Como vender mais no Natal: 16 dicas para aumentar o faturamento

As vendas do Natal são as mais famosas do varejo pelo seu alto faturamento. Veja como aproveitar ao máximo essa data e ter um fim de ano de sucesso!
Publicado: 
26/11/2021
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
26 minutos

O Natal é uma das datas comemorativas mais importantes para os lojistas por conta da alta procura por presentes e, consequentemente, do aumento das vendas.

O período de fim de ano é recheado de dias lucrativos que podem ajudar a alavancar o seu negócio, como a Black Friday, o Natal e o Ano-Novo. Isso sem contar eventos comuns da época, como confraternizações de empresas e amigo secreto. 

Por isso, é importante aproveitar todos os eventos para vender o máximo que puder.

Hoje, você vai aprender como vender mais no Natal e desfrutar dessa data especial para atrair mais clientes à sua empresa.

O que é e quando é comemorado o Natal 2022? 

O Natal é comemorado anualmente no dia 25 de dezembro e, no ano de 2022, cairá no último domingo do mês

O surgimento dessa celebração possui várias versões, mas as mais conhecidas são a do nascimento de Jesus Cristo, apropriada pelos cristãos, e a da celebração do solstício de inverno, fenômeno da noite mais longa do ano e início da estação no hemisfério Norte, que acontece no final de dezembro

Com o passar do tempo, essa comemoração se popularizou entre vários povos e até mesmo para além dos cristãos, e começou a ser realizada em diversos países. Hoje em dia, é uma das datas mais importantes do ano e virou referência no comércio.

O que mais vende no Natal?

O Natal é marcado pela troca de presentes nas confraternizações entre familiares, amigos e colegas de trabalho e estudo. 

É um momento importante que envolve uma preocupação muito comum entre os consumidores: “o que será que eu vou dar de presente para aquela pessoa?”.

Na hora da indecisão, muitos recorrem às lojas para comprar aquilo que mais lhes agrada. Veja o que mais vende no Natal para você ficar por dentro das tendências do mercado:

  • comida e bebida;
  • eletrônicos;
  • roupas e calçados;
  • itens de decoração;
  • acessórios em geral;
  • brinquedos;
  • perfumes e cosméticos;
  • eletrodomésticos;
  • livros.

Como vender mais no Natal?

aumente as suas vendas no Natal

Não importa se sua loja é física ou virtual. Há várias técnicas infalíveis para seu negócio alavancar nessa época. Confira abaixo como vender mais no Natal com 16 dicas para atrair mais clientes na data.

Planeje-se com antecedência

Antes do mês de dezembro sequer iniciar, comece a se organizar para sua empresa não passar apuros no Natal. Tenha em mente os produtos que você vai vender e qual público-alvo você quer atingir. 

A decisão não é fácil, mas os concorrentes podem ser um parâmetro do que dá certo e errado para quem quer investir nessa época. Então, estude o mercado e já elabore estratégias para botar em prática ao longo de todo o mês de dezembro.

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Prepare o estoque

Ninguém quer fazer feio na data mais esperada do ano, né? Portanto, programe e controle seu estoque para não perder compradores por falta de mercadorias. 

Também procure fornecedores com preços e prazos favoráveis para o seu negócio receber todos os produtos a tempo. É importante estar preparado para atender todos os pedidos nesse mês, pois a demanda costuma ser maior.

Muitos comércios aproveitam as datas comemorativas para fazer queima de estoque da loja e se livrar daqueles itens parados que não dão retorno. Verifique a possibilidade de fazer isso na sua loja.

Marque presença na internet

Você já ouviu aquela frase “quem não é visto, não é lembrado”? No mundo das redes sociais é exatamente assim. 

Esteja presente com a sua empresa no máximo de lugares possíveis na internet para fixar sua marca na mente das pessoas.

Sempre interaja com seus seguidores e estimule o engajamento nas publicações. Você pode fazer isso utilizando enquetes no Instagram, votações, caixinha de perguntas e até mesmo templates de stories.

Capriche na divulgação e no figurino

decoração de natal

Foque no marketing da sua loja e produza posts interessantes para os consumidores nas redes sociais, como “ideias de presentes para o amigo secreto” ou “presentes para quem ama viajar”.

Além disso, não perca a chance de decorar suas publicações. Use um design temático de Natal quando postar mensagens em banners, fotos ou vídeos, seja apenas com as cores clássicas (verde, vermelho e branco) ou com figuras natalinas (Papai Noel, árvores e bonecos de neve). 

Você pode fazer isso em aplicativos de edição de fotos e vídeos, como o Canva e PicsArt. Esses detalhes chamam a atenção das pessoas e se tornam um diferencial perante os concorrentes.

Invista em fotos e descrições

Como o visual é uma parte muito importante nas divulgações e vendas pela internet, disponha-se a tirar fotos com qualidade e em cenários que despertem sensações agradáveis, como uma parede colorida da sua casa ou um lençol com cores harmônicas na sua cama.

Empenhe-se também em escrever detalhadamente a descrição de cada produto. Conte para o cliente todas as características do item, evitando que ele tenha surpresas negativas ao comprá-lo e explorando o que os seus produtos têm de melhor. 

Desse jeito, seu catálogo online vai ficar chamativo e bem explicado para todos os compradores que o visitarem.

Dedique-se na exibição dos produtos

Independentemente da sua loja ter uma vitrine virtual ou física, invista na decoração para vender mais no Natal e insira elementos natalinos no ambiente, deixando tudo característico.

Se for um ponto físico, espalhe balões, guirlandas e estrelas pelo espaço. Se for uma loja online, veja quais elementos você consegue inserir para dar uma cara mais natalina ao seu negócio.

As pessoas são conquistadas por aquilo que veem, então a maneira que você exibe suas mercadorias é essencial. Organize-as de forma atrativa para dar uma identidade mais profissional à sua marca e, claro, chamar a atenção.

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Faça promoções irrecusáveis

Se o seu objetivo nesta data é atrair novos clientes, uma excelente técnica é lançar promoções de diferentes formatos. Você pode escolher vários tipos, apenas um ou montar um calendário para promover ações ao longo do mês. 

Veja abaixo algumas opções para o seu negócio:

  • combos e kits;
  • ações como “leve 2 e pague 1”;
  • cupons de descontos;
  • frete grátis;
  • vales-presentes.

Alguns países costumam fazer o boxing day, que acontece no dia seguinte ao Natal. Trata-se de uma mega liquidação com os produtos que sobraram após o pico de vendas. 

Aqui no Brasil, algumas lojas fazem algo nessa linha. Analise se vale a pena no seu comércio e aproveite para não deixar o seu estoque parado!

Venda em vários canais

O segredo de como atrair mais pessoas no Natal está nos canais de venda. Por isso, escolha bem o seu ponto de venda (PDV) principal. Ele será fundamental para você faturar mais nessa temporada.

Tente diversas possibilidades, como vender no Facebook, no Instagram e até mesmo no WhatsApp. Explore os recursos que essas plataformas oferecem e mantenha todas elas sempre atualizadas com os seus itens.

Se estiver procurando mais independência, você pode criar uma loja virtual gratuita para experimentar na sua empresa e ver o que mais funciona para ela. 

Saiba que, com a tecnologia atual, você não precisa mais de um programador ou outro profissional para ter uma página sua na internet e lucrar muito com ela.

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Abuse do senso de urgência

As palavras “promoção” e “desconto” chamam a atenção de qualquer um. Afinal, quem não gosta de pagar menos em um produto? 

Entretanto, algumas pessoas sempre deixam para comprar os presentes na última hora e acabam perdendo preços baixos por conta do prazo. 

Então, estipule um período e enfatize para os consumidores que as promoções vão durar apenas naquele dia ou semana. Desta maneira, você coloca uma leve pressão para eles efetuarem as compras com descontos rapidamente, ou ficarão sem.

Atente-se aos prazos de entrega

Presentear quem a gente ama é uma das principais tradições natalinas. 

Assim como em outras datas comemorativas, elas esperam ter os produtos em mãos o mais rápido possível – tirando os atrasadinhos que fazem as compras nos 45 minutos do segundo tempo. 

Portanto, se você trabalha com entregas ou encomendas, escolha a opção mais ágil do mercado e de melhor custo-benefício para prestar esse serviço. 

Programe-se para evitar qualquer tipo de imprevisto ou transtorno no envio da mercadoria. Você não quer ser responsável por um cliente entregar presente atrasado.

Utilize a tecnologia a seu favor

Invista em aplicativos de gestão e vendas completos para agilizar e otimizar as atividades do dia a dia, como a organização dos pedidos, controle de estoque e cadastro de produtos.

Essa estratégia ajuda a reduzir custos e tempo nas tarefas, o que impacta diretamente na diminuição dos erros e no aumento da produtividade da sua empresa.

Além disso, conte com uma planilha para controle de vendas do seu negócio e gerencie seus lucros e despesas de uma maneira muito simples. Com ela, você consegue até mesmo se organizar melhor para vender ainda mais no próximo Natal.

Amplie as formas de pagamento

Procure expandir os meios de pagamento que você oferece para conquistar novos clientes e fidelizar quem já compra na sua loja. Veja algumas opções para você ir além do dinheiro ou cartão de débito e crédito:

  • carteiras digitais;
  • Pix;
  • QR code;
  • boleto bancário;
  • links de pagamento;
  • transferência bancária;
  • parcelamento;
  • fiado.

Faça os clientes lembrarem de você o ano todo

como atrair mais clientes no Natal

Caso a sua empresa tenha condições, seja diferente e ofereça mais do que os produtos em si. Dê brindes e mimos para os consumidores, como amostras grátis, doces ou cupons e descontos especiais na próxima compra.

Decorar as embalagens com o tema do Natal ou com algum charme a mais também é uma forma de agradar. Não fique só no tradicional. Tente encantar e fidelizar os clientes para que eles tenham uma experiência positiva e memorável na sua loja.

Preste um atendimento de qualidade

Uma comunicação assertiva é fundamental para prestar um excelente atendimento, assim como a educação é a base de uma conversa civilizada.

Seja simpático com as pessoas e mostre-se proativo para resolver os problemas e tirar todas as dúvidas delas.

Priorize a transparência e agilidade durante o atendimento. Dessa forma, você evita futuras frustrações do cliente e consegue lidar melhor com as mais variadas situações. 

Para te auxiliar nesse processo, considere utilizar o WhatsApp Business para vendas. Com ele, você pode enviar mensagens automáticas, por exemplo, quando uma pessoa entrar em contato e você não estiver disponível.

Dedique-se ao pós-venda

Mantenha contato com os consumidores após a venda e evite que eles se esqueçam da sua loja. Envie por e-mail ou WhatsApp as novidades dos seus produtos, promoções e informações sobre eventos especiais para que eles fiquem por dentro de tudo que acontece.

É importante fazer pesquisas de satisfação com todos os compradores para você ter uma noção de como está o atendimento e a experiência deles com a sua empresa. 

A partir disso, você identifica pontos de melhoria e pode até mesmo ter ideias de coisas diferentes para implementar na sua loja.  

Lembre-se de que essa deve ser uma das suas prioridades para ganhar promotores gratuitos da sua marca. Afinal, a fidelização só ocorre com um pós-venda eficiente.

Analise as métricas

Por fim, após toda a correria passar, tire um tempo para analisar os relatórios e estatísticas do seu desempenho nas vendas de Natal. 

Verifique como ficou o seu faturamento e ticket médio no final das contas e quais estratégias te ajudaram a conseguir esses números. 

Caso eles não tenham sido como o esperado, estude e se planeje melhor para o ano que vem.

Esses são os termômetros do seu sucesso nas datas comemorativas e servem para você ter uma visão ampla do que deu certo ou errado no seu negócio. 

Assim, fica mais fácil planejar outras técnicas no decorrer do ano e ter uma noção se elas serão eficazes ou não.

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Conclusão

Agora que você aprendeu como vender mais no Natal, bote a mão na massa e já estruture as estratégias de vendas que mais combinam com a sua empresa.

Aproveite para ver como o Kyte ajudou Adrian Fletcher, dono de uma loja online de frutas, legumes e verduras do Caribe que fatura cerca de R$ 13 mil por mês, e inspire-se.

Comece a aplicar essas dicas no seu negócio o quanto antes e veja os resultados logo logo. Boa sorte!

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