Identidade de marca: o que é e por que sua empresa deve ter uma

Identidade de marca é a forma como você apresenta o seu negócio para o público. Por isso, ela precisa ser única
Publicado: 
2/2/2022
|
Atualizado:
15/3/2022
Tempo de leitura:
9 minutos
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O que torna as pessoas tão únicas? Será a personalidade, a forma como olham ou a forma como falam? E o que dizer sobre produtos e serviços? 

Se você tem um negócio ou planeja abrir um em breve, já pensou em ter uma identidade de marca única?

Quanto mais representativa e original for a sua marca, mais fácil é para ela ser reconhecida e obter a confiança de clientes em potencial.

O que é uma identidade de marca?

como criar identidade de marca

Em resumo, uma identidade de marca é como o seu negócio se apresenta para as pessoas. Uma identidade de marca é mais do que apenas um logotipo. Também inclui tom, valores e elementos como paleta de cores e tipografia.

Todos esses ingredientes permitem criar algo único que vai fazer sua marca dizer: “Esta sou eu, isso é o que eu sou!”. 

Com apenas um olhar, seu público-alvo precisa sentir que você está oferecendo os produtos ou serviços que vão de encontro com as necessidades deles.

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Quais são os elementos de uma identidade de marca?

Uma pessoa tem diferentes traços de personalidade. Com uma identidade de marca, é a mesma coisa. Conheça os principais elementos que compõem o perfil da sua empresa.

Logotipo 

O primeiro elemento é o logotipo. Ele geralmente resume a identidade da marca e é o mais utilizado, já que é exibido em todo lugar – no site, perfil comercial no Facebook, Instagram e outras redes sociais, cartões de visita e embalagens de produtos.

Portanto, criar um logo que represente bem a sua loja é essencial. 

Cores

o que é identidade de marca

Depois, há as cores da marca. Você precisa escolher sua paleta de cores de maneira sábia, pois ela pode ajudar a transmitir uma mensagem específica.

As cores também precisam ter um significado. Por isso, verifique se as que você quer usar combinam com seus valores.

Você sabia que os logos de muitos negócios têm a coloração azul porque ela é a cor da confiança e sabedoria? É o que diz a psicologia das cores.

A recomendação é escolher, no máximo, três cores principais para a sua marca.

Lema

A maioria das empresas de sucesso usam um lema, que nada mais é do que uma ideia básica expressada em uma frase

Pode ser um elemento relevante para a sua identidade de marca, já que é um jeito de as pessoas lembrarem do seu negócio com mais facilidade.

Você pode decidir adicionar o lema ao seu logo se quiser, mas não esqueça que ele precisa ser curto, representativo e fácil de lembrar.

Tom

E quanto ao tom? Bom, ele pode ser mais sutil do que um logo. No entanto, também é parte da identidade da marca. 

Sua marca é chique, amigável, séria ou engraçada? O tom deixa isso bem claro às pessoas. É a personalidade que você vai usar para se comunicar com clientes em potencial. 

Quando usadas com domínio, as palavras podem ser uma maneira de distinguir você dos seus competidores. 

Fontes

fontes para identidade de marca

Vamos agora falar sobre fontes. Elas ajudam a identidade da marca a transmitir uma mensagem específica, assim como a paleta de cores. 

É muito importante escolher as fontes certas. Por exemplo, fontes com serifa (aquele pequeno prolongamento nas extremidades das letras) normalmente são consideradas mais sérias ou tradicionais. 

Por outro lado, fontes sem serifa são conhecidas por serem mais modernas e acessíveis a qualquer público. É por isso que elas costumam ser mais utilizadas na internet.

Como criar uma identidade de marca?

Há centenas de negócios iguaizinhos ao seu por aí. Como você se diferencia dos demais? 

Lembre-se de que todos os elementos de identidade da marca precisam ser representativos e funcionar bem juntos. O todo é maior do que a soma das partes.

Digamos que você queira abrir um restaurante. A identidade da sua marca vai depender do que você quer oferecer no estabelecimento. 

Como existem dezenas de restaurantes no seu bairro, você precisa ser diferente para captar a atenção das pessoas. A identidade de marca de um restaurante chique é diferente da de uma cafeteria aconchegante, por exemplo. 

Confira algumas dicas de como criar a identidade da sua marca e torná-la única.

Quais são os valores da sua marca?

Para criar uma identidade de marca única, você precisa conhecer o seu negócio muito bem

Quais são os pontos fortes e fracos dele? E quanto aos valores? Quanto mais você souber sobre a sua empresa, mais fácil é criar uma identidade de marca representativa.

Quem é o seu público-alvo?

O segundo passo é conhecer seu público-alvo. Quem é ele? O que eles estão procurando? Do que eles gostam? 

Não esqueça que você oferece produtos e serviços que precisam atender às necessidades e interesses do seu público.

Você precisa, então, compreender quais são essas necessidades. Sua pesquisa terá um impacto direto na identidade da sua marca.

O que você quer que seu público sinta quando entrar em contato com sua marca?

A Nike faz as pessoas se sentirem poderosas. A Maybelline quer que você se sinta bonita

O que você quer que as pessoas sintam quando estiverem usando o seu produto? Tire um tempo para pensar a respeito e fazer acontecer.

Como você vai apresentar a identidade da sua marca?

importância da identidade de marca

Uma coisa é criar uma identidade de marca, outra é divulgá-la. Você pode ter a melhor identidade de marca do mundo e o logo mais bonito. Contudo, se ninguém o vir, será uma completa perda de tempo.

Pergunte a si mesmo como você quer exibir a sua identidade de marca. Pode usar os elementos do seu negócio em vários lugares, como redes sociais, site e embalagens, fazer campanhas de marketing ou trabalhar com influenciadores.

Se tiver condições financeiras, você também pode optar por colocar um anúncio em um outdoor na sua cidade.

Por fim, não é tão difícil criar uma identidade de marca única. Comece definindo o seu negócio e o seu público-alvo, depois reúna os elementos da sua marca.

A coisa mais importante para se ter em mente é que você precisa criar algo versátil que represente seu negócio da melhor forma possível, seja qual for o meio.

Este post foi produzido pela equipe do FreeLogoDesign, uma plataforma de criação online e gratuita de logos para pequenas e médias empresas.


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