Planilha Simples para Controle de Vendas: Baixe Grátis!

Conheça essa ferramenta que gerencia seus lucros e suas despesas de forma simples, e aproveite para baixá-la gratuitamente
Publicado: 
3/9/2021
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
13 minutos

Uma planilha de controle de vendas é uma excelente ferramenta para você administrar as finanças do seu negócio. 

Ela facilita o seu dia a dia com o registro de todas as vendas realizadas e oferece uma visão geral do faturamento da empresa.

Esse controle é essencial para uma gestão financeira eficiente, pois permite analisar os ganhos e a produtividade da sua loja e definir metas mais ambiciosas. 

Então, hoje você verá como utilizar uma planilha para controle de vendas no Excel e no Google e garantir a saúde financeira do seu comércio.

Você controla bem suas vendas no fiado?

Pare de se perder nas contas! Baixe nossa planilha e faça um controle mais apurado das suas vendas.

Qual a importância do controle de vendas?

De acordo com uma pesquisa feita pela CB Insights, um dos principais motivos para o fechamento de empresas iniciantes é o descontrole do fluxo de caixa.

Problemas como esse são facilmente resolvidos com uma gestão eficiente e ferramentas auxiliares, como uma planilha de controle de vendas. Veja a seguir quais são as vantagens dela:

  • organizar melhor as informações;
  • conseguir se planejar para ações futuras, como ofertas e períodos para a venda de produtos sazonais;
  • comparar o desempenho da empresa ao longo do tempo;
  • ter uma visualização diária, semanal e mensal clara;
  • poder prever demanda para o estoque.

Porém, só ter uma planilha não é a solução para as suas vendas decolarem se você não souber como utilizá-la da melhor maneira possível.

Como fazer um bom controle de vendas?

controlar vendas diárias

A sobrevivência de uma empresa depende da compreensão total de suas finanças. Para isso, é fundamental ter todas as informações corretas nas mãos. Afinal, não dá para administrar algo que você não sabe direito, né?

Então, confira abaixo o que é mais importante na hora de fazer um controle de vendas eficiente.

Planejamento e organização

Registre todos os dados ligados às vendas, como forma de pagamento, produtos vendidos, preço, clientes e impostos. 

Tenha todas as informações para extrair relatórios precisos sobre o seu negócio e otimizar as estratégias com base nos itens mais vendidos e nos meios de pagamento mais utilizados, por exemplo. 

Só assim você consegue elaborar ações promocionais certeiras e com mais chances de sucesso.

Além disso, você pode planejar o estoque e as compras dos produtos para não comprometer parte importante da sua renda, evitando problemas futuros.

Frequência

Procure anotar todas as informações regularmente, estabelecendo uma rotina. É necessário um acompanhamento contínuo para obter um parâmetro certeiro sobre o comportamento dos seus clientes e o andamento da sua empresa.

Controle as vendas diariamente

criar planilha de controle de vendas

Avalie a produtividade e o desempenho individual e coletivo da sua equipe com base no cadastro das vendas e dos vendedores responsáveis por elas. A partir disso, calcule a comissão de cada um deles e inclua na lista de despesas. 

Para fazer isso de uma maneira fácil e organizada, você pode optar por uma planilha de controle de vendas e gastos. Com ela, você consegue analisar a situação do seu negócio com mais clareza. 

Mas não adianta marcar os valores e só olhar de vez em quando. Esse acompanhamento precisa ser feito com frequência e muita atenção às oscilações diárias, semanais e mensais. 

Organize suas finanças

Conte com a ferramenta ideal para gerenciar suas vendas e despesas. Digitalize seu negócio e aproveite os benefícios!

Comece agora mesmo!

Planilha de controle de vendas do Kyte

Visando a praticidade e agilidade no seu cotidiano, o Kyte criou uma planilha para você controlar suas vendas de uma forma muito mais otimizada e simples. 

Ela possui abas integradas, fórmulas salvas em toda a ferramenta e até um manual de instruções para você preencher tudo direitinho.

Para utilizá-la o quanto antes, confira a seguir como funciona a planilha de controle de vendas do Kyte.

Calendário

A primeira aba da planilha contém o calendário do ano todo. Basta selecionar o dia desejado e clicar no link que aparecerá embaixo dele para acessar o controle diário do seu caixa

Controle diário de vendas

Em cada dia, há três confirmações do fluxo de valores. A primeira é na Gaveta, onde você monitora tudo que entra e sai do seu caixa. 

A segunda ocorre na Movimentação de Caixa, onde você insere todos os valores disponíveis no fechamento do caixa. Não se preocupe com as porcentagens de cartões de crédito e débito, elas podem ser alteradas conforme a política do seu comércio.

A terceira e última etapa é na aba Valores no programa Kyte, que exibe a preferência de meios de pagamento dos seus clientes. Esses dados ajudam a compreender melhor o seu público e podem ser extraídos direto do aplicativo.

planilha de controle de vendas

Fluxo de caixa semanal

Essa aba possui uma visão semanal de cada mês. Logo no início, a seção Receita é para inserir todos os valores recebidos naquela semana, separando-os por métodos de pagamento. 

Em A Receber, coloque os valores que foram contabilizados na semana, mas que ainda não foram recebidos, como o valor restante das parcelas em vendas no cartão de crédito.

Já na área de Despesas, você pode adaptar as linhas e as células de acordo com as necessidades da sua empresa. Lembre-se de tomar cuidado para não afetar as fórmulas salvas na planilha e seguir as instruções de uso.

🤝 Conte com o Kyte para fazer controle e gestão das suas vendas de forma simples e rápida. Baixe o app grátis e desfrute desses e de muitos outros recursos! 🤗

Resultados mensais

Essa aba serve para auxiliar no controle das despesas comerciais com uma visão mensal. A proposta é a mesma do Fluxo de Caixa Semanal.

E você não precisa se preocupar em preencher as duas pois elas estão interligadas. Ou seja, todos os valores em Resultados Mensais são gerados automaticamente a partir da aba de valores semanais.

Controle de fiado

Na última aba, mas não menos importante, temos o Controle de Fiado para você gerenciar o parcelamento e pagamentos dos clientes. 

Na coluna Débito, insira o valor negativo para compará-lo com o inserido em Pago, que será atualizado conforme as parcelas forem quitadas.

Você controla bem suas vendas no fiado?

Pare de se perder nas contas! Baixe nossa planilha e faça um controle mais apurado das suas vendas.

Alternativa para planilhas de controle de venda no Excel

Sabemos que as planilhas, sejam do Excel ou do Google, podem ser um pouco confusas para quem não está muito acostumado com acompanhamento financeiro. 

Por isso, uma excelente solução é buscar uma ferramenta completa para te ajudar nesse sentido.

Além da tradicional planilha de controle de vendas, você pode contar com um sistema de gestão como o Kyte, que fornece dashboards interativos para você acompanhar em tempo real informações como faturamento, vendas, lucro, ticket médio, produtos mais vendidos e até clientes que mais compram com você.

Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Organize suas finanças
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.