Planilha de Controle de Vendas: a Bússola para o Sucesso do Negócio

Ideal para pequenos empreendedores, uma planilha de controle de vendas pode ajudar a transformar seu negócio, simplificar processos e impulsionar o sucesso. Navegue pelo mundo dos negócios com confiança usando nossa planilha de controle de vendas
Publicado: 
3/9/2021
|
Atualizado:
1/4/2024
Tempo de leitura:
14 minutos

Olá, empreendedor! Você sabe que, como dono ou dona de um pequeno comércio, seu trabalho é o de atuar como o comandante que navega seu negócio rumo ao sucesso. Para facilitar seu caminho nessas águas turvas, ter uma "bússola" que aponta o caminho certo faz toda a diferença, não é mesmo?

Nesses casos, essa bússola pode ser uma planilha de controle de vendas. Ela facilita o seu dia a dia com o registro de todas as vendas realizadas e oferece uma visão geral do faturamento da empresa.

Esse controle é essencial para uma gestão financeira eficiente, pois permite analisar os ganhos e a produtividade da sua loja e definir metas mais ambiciosas.

Você controla bem suas vendas no fiado?

Pare de se perder nas contas! Baixe nossa planilha e faça um controle mais apurado das suas vendas.

Manter um olho nas vendas de forma organizada é o segredo para conhecer melhor quem compra de você e tomar decisões mais acertadas. Com essa planilha, você vai saber direitinho quais produtos estão bombando na sua loja e quais não estão fazendo tanto sucesso assim.

Mas olha, não precisa ser um especialista em números para usar essa ferramenta, viu? Ela é para todo mundo. Pense nela como um amigo que ajuda a ver como as coisas estão indo, quem está comprando mais e o que você pode fazer para melhorar ainda mais as suas vendas.

Quer ver seu negócio crescer de verdade? Então, bora colocar a mão na massa e explorar as maravilhas das planilhas de controle de vendas.

Vamos nessa aventura juntos, descobrindo como uma coisinha tão simples pode fazer uma baita diferença no seu dia a dia. Está preparado? Vem que o sucesso te espera!

Principais características das planilhas de controle de vendas

controlar vendas diárias

Você já ouviu falar que saber é poder, né? Pois é, no mundo dos pequenos negócios, isso é a mais pura verdade. E acredite, ter uma planilha de controle de vendas é como ter superpoderes para entender cada detalhe da sua loja. Vamos conferir esses superpoderes?

Conhecendo seus clientes como a palma da sua mão

Já pensou se você conseguisse lembrar o nome de todo mundo que passa pela sua porta, o que compraram e até como pagaram? Com uma planilha de controle de vendas, isso não é só um sonho. Anotar informações dos clientes, o que levaram e a forma de pagamento fica muito mais fácil.

É como ter uma memória digital, que ajuda a entender o que seu cliente curte e como ele se comporta.

Um diário das suas vendas

Imagine poder, com uns cliques, dar uma espiada em todas as vendas que fez, tudo bonitinho por data, valor e forma de pagamento. Pois é, a planilha faz isso pra você. É como ter um diário de vendas, só que bem mais chique e prático, onde dá para ver cada coisa que aconteceu e ainda se organizar para o que vem pela frente.

Olhando o futuro financeiro

E por último, mas nada menos incrível, é como se você tivesse o poder de prever o futuro... Do seu caixa, é claro! A planilha mostra não só o que você já ganhou, mas o que está para ganhar, considerando as vendas que ainda vão ser pagas. Isso dá uma visão clara das suas finanças, mostrando como as coisas estão e como elas vão ficar.

Então, está vendo como uma simples planilha pode dar uma força enorme para entender e planejar o sucesso do seu negócio?

Por que usar planilhas para o seu pequeno negócio?

Sabe aquele papo de que o melhor da vida é de graça? Pois é, as planilhas de controle podem ser um desses presentes para o seu negócio. E eu vou contar o porquê de elas serem tão especiais.

Para começar, elas não custam nada. Isso mesmo! Ferramentas como o Google Sheets ou certas versões do Excel são totalmente gratuitas. Já pensou ter uma mãozona dessas sem gastar um real?

Agora, imagine poder trabalhar em equipe como se todos estivessem juntinhos, olhando a mesma folha de papel. Só que esse papel é online e acessível de qualquer lugar. É todo mundo contribuindo e vendo as atualizações na hora. Incrível, né?

E nem precisa ser nenhum especialista para mexer nas planilhas. Com um pouquinho de curiosidade e vontade de aprender, você domina o básico rapidinho. E o legal é que, quanto mais você usa, mais macetes descobre.

A personalização é outro ponto fantástico. Cada comércio tem sua peculiaridade, então nada mais justo que sua ferramenta de gestão se encaixe no que você precisa. Nas planilhas, você ajusta tudo: adiciona, tira, colore, calcula... Ela vira o que você quiser.

Já pensou no alívio de nunca perder seus dados? Com as planilhas online, tudo fica salvo na nuvem. É como ter um cofre inviolável protegendo seu bem mais precioso: as informações do seu negócio.

Por fim, vamos falar da maravilha de abandonar o velho caderno de anotações e partir para algo mais organizado e digital. Isso não só poupa seu tempo e espaço, mas dá uma visão mais limpa do andar da carruagem.

Você começa a notar coisas que antes passavam batido, encontra oportunidades que estavam escondidas e planeja ações com uma clareza nunca vista.

Afinal, por que as planilhas são uma boa para o seu negócio? Porque elas simplificam, não custam nada e te dão uma visão de águia sobre seu empreendimento.

Que tal deixarmos os caderninhos na gaveta e darmos um salto para o digital? Seu negócio só tem a ganhar!

Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pela CB Insights, um dos principais motivos para o fechamento de empresas iniciantes é o descontrole do fluxo de caixa. Problemas como esse são facilmente resolvidos com uma gestão eficiente e ferramentas auxiliares, como uma planilha de controle de vendas.

Quando não usar uma planilha?

criar planilha de controle de vendas

Pode parecer estranho, mas tem hora que as planilhas não são as heroínas da história. Há momentos em que seu pequeno negócio vai precisar de um superpoder diferente para dar conta do recado. Vamos ver algumas dessas situações?

Se você tem uma loja que não para um minuto, onde cada segundo é precioso. Nesse caso, um Sistema de Ponto de Venda (PDV) pode fazer toda a diferença, deixando as vendas mais rápidas e a organização do caixa na ponta dos dedos.

E quanto ao seu estoque cheio de produtos? Manter tudo arrumado e saber exatamente o que você tem é fundamental. Aqui, um Sistema de Gerenciamento de Estoque vira seu melhor aliado, evitando aquelas surpresas chatas de produto que acaba bem na hora H.

Falando em clientes, que são a alma do negócio, um bom sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) pode elevar seu jogo. Com ele, você acompanha cada papo com os clientes, entende o que eles querem de verdade e, claro, tem tudo para vender mais e melhor.

Mas imagina se você pudesse juntar tudo isso num único lugar? Ferramentas como o Kyte atuam como um canivete suíço digital para pequenos negócios.

Ele oferece sistema de PDV, gerenciamento de estoque, finanças e até controle de clientes, tudo num lugar só. É como ter uma liga de super-heróis ao seu lado, fazendo a gestão do seu negócio virar brincadeira de criança.

Então, quando deixar as planilhas de lado? Quando você perceber que seu negócio está crescendo e pedindo soluções mais robustas para acompanhar esse crescimento. As planilhas são ótimas, mas às vezes você precisa de um extra para levar seu negócio ainda mais longe.

Aí que entra o Kyte e outras ferramentas do tipo, prontinhas para ajudar a mandar bem no mercado. O Kyte oferece dashboards interativos para você acompanhar em tempo real informações como faturamento, vendas, lucro, ticket médio, produtos mais vendidos e até clientes que mais compram com você.

Organize suas finanças

Conte com a ferramenta ideal para gerenciar suas vendas e despesas. Digitalize seu negócio e aproveite os benefícios!

Comece agora mesmo!

Guia prático sobre planilhas de controle de vendas

Gerenciar um pequeno negócio é quase como fazer malabarismo, né? Mas calma que eu tenho uma dica que pode ser o seu assistente de palco nessa arte: uma planilha de controle de vendas. Bora aprender a montar uma?

Primeiros passos

Primeiro de tudo, abra o Excel, Google Sheets ou a plataforma que você preferir. Uma folha nova está esperando e... Partiu arrasar!

Os protagonistas: as colunas

Confira o que colocar em cada coluna:

  • Data: Marque a data de cada venda. É ótimo para ver como as coisas vão mudando.
  • Valor: Quanto entrou de grana? Essa coluna é pra isso.
  • Produto: O que foi que vendeu? Anote tudo direitinho.
  • Vendedor: Quem fechou a venda? Para ficar de olho na equipe.
  • Desconto: Rolou algum desconto? Coloque aqui.
  • Comissão: Se sua equipe ganha comissão, essa coluna é essencial.
  • Data de Pagamento: Se a venda foi fiado, quando que vai entrar essa grana?
  • Método de Pagamento: Foi no dinheiro, cartão, boleto? Anote aí.

O segredo: as automações

Criamos uma planilha para controle de vendas bastante robusta e repleta de automações para facilitar o acompanhamento do seu negócio. Confira o passo a passo:

1. Na aba "Caixa Inicial", coloque a data e o quanto havia no caixa.

2. Nas abas "Pagamentos" e "Vendas", detalhe essas movimentações. Chame a equipe para todo mundo mexer junto.

3. Chegou a hora da mágica! Usa fórmulas simples para deixar os cálculos no automático. Por exemplo, para saber o lucro de cada venda, é só tirar os custos e comissões do valor vendido. Para ver o total de vendas, é só somar tudo do período. E a margem de lucro? Divida o lucro pelas vendas totais e multiplique por 100, que dá o percentual.

4. Com essas informações, crie abas e/ou gráficos mostrando "Fluxo de Caixa" e "Análise de Vendas" para ter aquela visão 360° de como seu negócio está indo.

Lembre, a planilha é sua, então ajuste do jeito que precisar. Quanto mais você brincar com ela, mais truques vai aprender para facilitar a vida e deixar todo mundo de queixo caído . Com uma pitada de prática, essa planilha de controle de vendas vai se tornar peça-chave no seu dia a dia. Agora, é só começar e arrasar no espetáculo!

Estudos de caso sobre os benefícios de fazer controle de vendas do seu pequeno comércio

Quem não gosta de ouvir aquelas histórias de sucesso que dão um quentinho no coração... E vou contar: essas histórias não vêm do nada. Principalmente para os donos de pequenos comércios, ter um controle bacana das vendas pode ser o grande truque para virar protagonista de um desses contos inspiradores.

Bora ver alguns casos reais que mostram como isso pode rolar?

O truque do dinheiro rápido

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Financial Risk Management, revista científica suíça que analisou o comportamento de centenas de pequenos comércios, o segredo para ter menos dor de cabeça com dinheiro está em agilizar o ciclo de conversão de caixa.

Ou seja, fazer o dinheiro circular mais rápido, pagando contas e recebendo de clientes de forma eficiente. O resultado disso? Menos necessidade de realizar empréstimos e mais lucro no final do mês.

Estratégia sob medida

Outro estudo conduzido na Austrália mostrou que cada comércio é um universo único. A idade da empresa, o que ela pode oferecer de garantia, o tipo de mercado em que está inserida, tudo isso influencia na melhor maneira de manter o caixa positivo.

Não existe uma receita pronta para todo mundo. O lance é customizar o controle de vendas e a gestão da caixa de uma forma que faça sentido para o seu negócio.

O que esses estudos tem em comum? Com um bom controle das vendas e uma gestão financeira eficiente, é possível se manter firme no mercado e ainda fazer seu negócio brilhar.

Planilha de controle de vendas do Kyte

Visando a praticidade e agilidade no seu cotidiano, o Kyte criou uma planilha para você controlar suas vendas de uma forma muito mais otimizada e simples. 

Ela possui abas integradas, fórmulas salvas em toda a ferramenta e até um manual de instruções para você preencher tudo direitinho.

Para utilizá-la o quanto antes, confira a seguir como funciona a planilha de controle de vendas do Kyte.

Calendário

A primeira aba da planilha contém o calendário do ano todo. Basta selecionar o dia desejado e clicar no link que aparecerá embaixo dele para acessar o controle diário do seu caixa

Controle diário de vendas

Em cada dia, há três confirmações do fluxo de valores. A primeira é na Gaveta, onde você monitora tudo que entra e sai do seu caixa. 

A segunda ocorre na Movimentação de Caixa, onde você insere todos os valores disponíveis no fechamento do caixa. Não se preocupe com as porcentagens de cartões de crédito e débito, elas podem ser alteradas conforme a política do seu comércio.

A terceira e última etapa é na aba Valores no programa Kyte, que exibe a preferência de meios de pagamento dos seus clientes. Esses dados ajudam a compreender melhor o seu público e podem ser extraídos direto do aplicativo.

planilha de controle de vendas

Fluxo de caixa semanal

Essa aba possui uma visão semanal de cada mês. Logo no início, a seção Receita é para inserir todos os valores recebidos naquela semana, separando-os por métodos de pagamento. 

Em A Receber, coloque os valores que foram contabilizados na semana, mas que ainda não foram recebidos, como o valor restante das parcelas em vendas no cartão de crédito.

Já na área de Despesas, você pode adaptar as linhas e as células de acordo com as necessidades da sua empresa. Lembre-se de tomar cuidado para não afetar as fórmulas salvas na planilha e seguir as instruções de uso.

🤝 Conte com o Kyte para fazer controle e gestão das suas vendas de forma simples e rápida. Baixe o app grátis e desfrute desses e de muitos outros recursos! 🤗

Resultados mensais

Essa aba serve para auxiliar no controle das despesas comerciais com uma visão mensal. A proposta é a mesma do Fluxo de Caixa Semanal.

E você não precisa se preocupar em preencher as duas pois elas estão interligadas. Ou seja, todos os valores em Resultados Mensais são gerados automaticamente a partir da aba de valores semanais.

Controle de fiado

Na última aba, mas não menos importante, temos o Controle de Fiado para você gerenciar o parcelamento e pagamentos dos clientes. 

Na coluna Débito, insira o valor negativo para compará-lo com o inserido em Pago, que será atualizado conforme as parcelas forem quitadas.

Você controla bem suas vendas no fiado?

Pare de se perder nas contas! Baixe nossa planilha e faça um controle mais apurado das suas vendas.

Conclusão

Bora embarcar nessa viagem para levar seu pequeno negócio a lugares incríveis? Já deu pra ver que ter uma planilha de controle de vendas pode fazer toda a diferença.

Chegou a hora de arregaçar as mangas. Fique ligado nos pontos importantes:

  1. Fique de olho e dê um up no seu ciclo de caixa: tornar mais rápido o processo de transformar seu estoque em grana no bolso é o objetivo. Isso ajuda a ver a cor do dinheiro mais rápido e a diminuir a dependência de empréstimos. Assim, você tem mais liberdade para investir onde realmente precisa.
  2. Ache o equilíbrio do capital de giro: nem demais, nem de menos. O segredo é encontrar um meio-termo para que seu negócio não fique nem com dinheiro parado demais, nem sem liquidez. Essa balança precisa é uma habilidade que todo dono de negócio precisa desenvolver.
  3. Estratégias sob medida para cada mercado: cada área de atuação tem suas especificidades. Saber como as coisas funcionam onde você está inserido ajuda a ajustar a estratégia do seu negócio para aproveitar ao máximo as oportunidades.
  4. De olho no futuro financeiro: o futuro começa agora! Planejar e gerenciar de forma ativa o seu fluxo de caixa e o capital de giro é crucial. Uma base sólida de estratégias não só garante a estabilidade financeira do seu negócio como também abre caminho para um crescimento firme e contínuo.

Que tal dar o primeiro passo hoje? Você pode baixar um modelo de planilha de controle de vendas ou, se quiser algo sob medida, é só falar com um profissional que possa adaptar a ferramenta direitinho para o seu negócio.

Lembre-se: o sucesso é uma viagem longa, não um ponto de chegada, e cada etapa é importante.

Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Organize suas finanças
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.