Quer saber como ser um verdadeiro sucesso no Instagram?
Baixe o nosso ebook e descubra os segredos para alavancar suas vendas! 😉
BAIXE GRÁTIS

Como Criar Loja Virtual Grátis: Melhores Plataformas e Dicas

As vendas online foram muito impulsionadas pela pandemia e estão aumentando cada vez mais. Conheça 7 estratégias para investir nesse modelo de negócio e alavancar sua empresa

Abrir sua própria loja virtual pode ser mais fácil do que você imagina. Inclusive, este é um excelente momento para você empreender em casa, mas é essencial tomar alguns cuidados antes de embarcar nessa jornada. 

A concorrência no comércio digital é grande e exige bastante logística e cuidado com os detalhes para evitar dores de cabeça. Portanto, hoje você vai aprender como montar uma loja virtual grátis e aumentar suas chances de sucesso!

O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual é um site que permite a venda de produtos ou serviços. Nesse ponto de venda, o cliente pode realizar as compras online, efetuar o pagamento através de transações eletrônicas e até avaliar o atendimento.

É possível montar uma loja virtual grátis?

Sim, é completamente possível! Hoje em dia, existem diversas plataformas com propostas práticas e rápidas para você montar uma loja online de graça. É uma ótima oportunidade para quem quer vender pela internet com pouco dinheiro.

Criar uma loja virtual grátis: vantagens e desvantagens

loja virtual grátis

As possibilidades ao abrir uma loja online são enormes e há várias vantagens, principalmente em relação ao alcance das vendas, já que você consegue vender para clientes de diferentes lugares do estado, do país e até mesmo do mundo. 

As despesas financeiras são menores do que as de uma loja física, por exemplo. E os preços dos produtos também costumam ser mais baixos do que em lojas de rua e de shoppings, em razão da diminuição dos gastos com estrutura local.

Como nem tudo são flores, o comércio online também tem seus pontos negativos, mas que podem ser contornados. Cada plataforma de venda possui um padrão de layout e de recursos, então é preciso escolher a que melhor se encaixa com a sua loja.

Você também dependerá da ferramenta para implementar as alterações e ajustes necessários de acordo com o seu negócio, como informações sobre cobranças de frete e atualização de preços em geral. 

Logo, é fundamental escolher um sistema intuitivo, simples e fácil de mexer.

🛒Conheça o sistema Kyte e veja como ele pode te auxiliar na criação da sua loja virtual. Baixe o app grátis e desfrute de todos os benefícios! 😊

Melhores plataformas para criar sua loja virtual grátis

loja online grátis

Antes de escolher a melhor plataforma de loja virtual grátis, você precisa conhecer os produtos do mercado e analisar as suas necessidades.

Confira abaixo algumas opções de sistemas para você criar sua loja online sem pagar nada.

Wix

É uma plataforma intuitiva com vários layouts atraentes; fácil e recomendada para usuários sem conhecimento profundo em criação de sites. 

Funciona em qualquer dispositivo – celular, tablet e computador – e é integrada com o Facebook, Instagram e YouTube.

Na versão gratuita, o Wix não recebe pagamentos direto pelo site e não conta com o serviço dos Correios, mas permite rastrear as entregas.

Mercado Shops

O Mercado Shops é uma plataforma para criar uma loja online com todos os recursos do Mercado Livre

Ou seja, todos os produtos são publicados diretamente no site do Mercado Livre. O checkout (finalização da compra) é feito somente pelo Mercado Pago e a entrega e frete ficam a cargo do Mercado Envios.

O número de visitas e mercadorias é ilimitado e há poucas opções de configuração para você personalizar a sua loja virtual.

Loja Integrada

A Loja Integrada conta com um painel de configurações organizado e intuitivo para você vender pela internet de forma rápida e fácil.

Os pagamentos são recebidos apenas via Mercado Pago, mas ela oferece outras formas de entrega e frete. Vale destacar que a plataforma permite anunciar apenas 50 produtos por loja virtual.

Nloja

O Nloja é uma opção interessante para empreendedores iniciantes. O sistema permite anunciar uma quantidade ilimitada de produtos e oferecer diversos meios de pagamento integrados, como cartão de crédito, PayPal, pagamento na entrega e até mesmo Bitcoin.

Ele disponibiliza até 200 MB de armazenamento e não cobra comissão por venda, porém exibe alguns anúncios próprios e não mostra estatísticas de vendas e de visitas à loja.

Minestore

Essa plataforma funciona de uma maneira diferente das outras já citadas: o plano gratuito não é tão gratuito assim e há uma taxa de 2,99% por pedido efetuado.

Apesar disso, a Minestore permite anunciar um número ilimitado de produtos, oferece layouts gratuitos e compatíveis com a versão mobile, e ainda permite que você utilize um domínio próprio (endereço do site) da sua loja.

Kyte

O Kyte é um sistema de vendas online ideal para pequenos comerciantes e conta com recursos gratuitos essenciais para quem quer abrir uma loja virtual e ter o controle total das operações. 

Ele oferece várias ferramentas para você montar sua loja virtual, como: 

  • cadastro de produtos – limite de 5 mil; 
  • catálogo online integrado com outros canais de venda – Instagram, WhatsApp, Google Shopping e Facebook; 
  • emissão de recibos digitais
  • pagamentos com cartão de crédito, Pix e até parcelados.

A plataforma Kyte vale muito a pena e está disponível para a versão mobile e tablet.

lojas virtuais de graça

Como criar sua loja virtual grátis: 7 dicas para montar seu negócio online

Segundo uma pesquisa de 2019, o sonho de 77% dos brasileiros é ter o próprio negócio. Se você faz parte desse número, veja a seguir 7 técnicas de como montar uma loja virtual de graça!

1 – Faça um estudo completo

Antes de qualquer coisa, você deve analisar o mercado no qual está prestes a entrar. Escolha o tipo de mercadoria que você vai vender e veja como funcionam os negócios desse segmento, tanto os concorrentes quanto os fornecedores. 

Descubra o público-alvo que você deseja atrair e como encontrá-lo. Aproveite também para ficar por dentro das tendências do momento e avaliar todas as possibilidades que as lojas virtuais oferecem.

2 – Defina sua marca

Fixar a sua marca na mente das pessoas é uma excelente forma de ter promotores gratuitos e espontâneos da sua empresa

Na hora de escolher o nome da sua loja, foque em palavras curtas e fáceis de memorizar – melhor ainda se tiverem a ver com o produto que deseja vender.

Verifique se outra empresa já teve a mesma ideia de nome que você e se o domínio desejado está disponível. Você pode fazer essa verificação escrevendo o link em seu navegador ou no site do RegistroBR

A criação de uma logomarca atraente também faz toda a diferença no comércio online. Pense nas cores e no design, e garanta que tudo esteja agradável visualmente e combinando com a sua proposta.

Afinal, o mercado online requer atenção à identidade visual para você conseguir causar o impacto desejado.

3 – Selecione uma plataforma

Apesar de existirem diversos marketplaces e sistemas de criação de lojas virtuais, é preciso entender qual ecossistema é mais adequado para o seu caso

Ou seja, qual possui as ferramentas que você mais precisa e os recursos que podem fazer toda a diferença na hora de criar sua página.

Além disso, é importante ficar de olho no suporte técnico oferecido pela plataforma e se há integração com as redes sociais – algo simplesmente indispensável nos dias de hoje ao montar uma loja online.

Monte sua loja virtual agora

Expanda seu público-alvo e conquiste mais clientes. O Kyte possui todas as ferramentas que você precisa para criar sua loja online e lucrar!

Baixe grátis

4 – Descreva seus produtos de uma maneira diferente

Você sabia que a descrição padrão de produtos não é mais suficiente para garantir sucesso nas vendas? Como em lojas virtuais os clientes não têm um contato físico com os produtos, você deve elaborar algo que chame a atenção e desperte desejo.

Por isso, é essencial escrever descrições completas das suas mercadorias. Fale sobre como utilizar o item, em quais ocasiões e como aproveitar o melhor dele.

Elabore textos que falem a língua do seu público. Desta maneira, você cria proximidade com ele e aumenta as chances de venda. 

Aliás, essa estratégia faz com que sua loja online ganhe cada vez mais autoridade no assunto e atraia novos clientes.

5 – Invista no apelo visual

como abrir uma loja virtual grátis

Quando falamos de vendas em uma loja online, é necessário lembrar que tudo que envolve a parte visual interfere na decisão de compra do consumidor, tornando-a mais fácil ou mais difícil. 

Seu dever é facilitar essa escolha. Por isso, use imagens de excelente qualidade para anunciar suas mercadorias, trabalhando diferentes ângulos e explorando os detalhes das peças.

Dê atenção à organização da sua vitrine virtual e certifique-se de que todas as informações estão corretas antes de publicar os seus anúncios.

6 – Diversifique os meios de pagamento

Nem toda plataforma de loja virtual possui todas as opções que você pretende oferecer aos consumidores, então tente diversificá-las por conta própria. Veja alguns meios de pagamento com os quais você pode trabalhar:

  • cartão de débito e crédito;
  • Pix;
  • boleto bancário;
  • fiado;
  • transferência;
  • carteira digital;
  • intermediadores de pagamento, como PicPay e Mercado Pago.

Procure oferecer além do que seus clientes pedem e invista em opções que eles não necessariamente conhecem. Assim, você passa uma imagem de que está sempre preocupado em modernizar a sua loja e facilitar os pagamentos.

7 – Explore as redes sociais

Atualmente, é impossível pensar em vender online sem a ajuda das redes sociais. Muitas campanhas de vendas são realizadas por meio de postagens com conteúdos informativos e estratégicos.

Cada rede social tem um apelo específico: o Facebook possui um foco mais geral, misturando imagem e texto, enquanto o Instagram é mais eficaz para a criação de iniciativas visuais, como imagens e vídeos de curta duração.

Portanto, invista algum tempo e, se possível, dinheiro para fazer sua marca ser notada. Mas antes, faça uma pesquisa e descubra quais redes sociais podem ser melhores para o seu negócio.

Conclusão

Hoje, você aprendeu a montar uma loja virtual de graça e conheceu os benefícios que ela pode proporcionar, como a integração com outros canais de venda e a chance da sua marca estar em diversos espaços ao mesmo tempo

Agora é com você! Analise as melhores plataformas para loja online de graça, escolha a que oferece os recursos que você mais precisa e já comece a aplicar as dicas acima no seu negócio. 

Veja como vale a pena montar a sua própria loja virtual grátis e conte com a gente nessa nova jornada. Boa sorte!

Tags relacionadas:

Monte sua loja virtual agora

Quero baixar o app
Para pequenos negócios e vendedores.
APRENDA MAIS

Conteúdos em destaque