Como criar e gerenciar um catálogo de produtos no WhatsApp Business

Aprenda a facilitar a interação dos clientes com sua empresa e aumente suas vendas

Criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business é essencial para quem deseja vender na internet. Por ser um aplicativo muito popular entre os brasileiros, aproveitar a oportunidade de fazer negócios ali é uma jogada de mestre.

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo de mensagens voltada para comerciantes e oferece alguns recursos para ajudá-los nas vendas. 

A plataforma é bem simples de mexer e gratuita, por isso costuma ser um dos primeiros ambientes nos quais empreendedores e empreendedoras se lançam para vender.

Ao ter um catálogo no WhatsApp, você pode compartilhá-lo com todos os seus contatos e exibir informações valiosas para clientes em potencial. Hoje, você vai aprender como criar o seu e gerenciá-lo da melhor forma possível para ter sucesso. Vamos lá?

Como funciona o catálogo de produtos do WhatsApp?

Com um catálogo de produtos no WhatsApp Business, comerciantes podem exibir os produtos na internet nos próprios perfis comerciais. A partir dele, os consumidores conseguem consultar os itens disponíveis e interagir rapidamente com os lojistas.

Em outras palavras, o recurso do catálogo no WhatsApp encurta o caminho do cliente até a finalização da compra. Se você ainda não tem certeza se ele é realmente necessário para o seu negócio, confira algumas vantagens:

  • cada produto ou serviço cadastrado no catálogo pode ter um título exclusivo;
  • você tem a opção de informar preço, escrever uma descrição e inserir fotos;
  • possibilidade de compartilhar o link do catálogo nas redes sociais e outros canais;
  • recurso permite cadastrar até 500 itens;
  • você pode inserir até 10 fotos de cada produto;
  • com o Pix e o serviço de pagamentos no WhatsApp – o Facebook Pay (conhecido popularmente como WhatsApp Pay) –, você pode realizar as vendas e receber direto pelo app.

Apesar de tudo isso, é importante ressaltar alguns pontos de atenção. O WhatsApp Business é uma plataforma simples e, portanto, certas tarefas precisam ficar por sua conta. Por exemplo, o aplicativo não calcula fretes e demais taxas. Logo, você deve gerenciar suas entregas.

Além disso, o Facebook Pay é um modo de transferência de dinheiro e não processa transações. Ou seja, se você vender nesta modalidade, precisa ter um bom controle de pagamentos para não se perder nas vendas.

Como criar um catálogo no WhatsApp Business?

Para criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business é necessário, primeiro, ter uma conta na versão comercial do aplicativo de mensagens. Para isso, basta acessar sua loja de apps (iOS ou Android) e baixar o WhatsApp Business.

como criar catálogo de produtos para vender no WhatsApp
Telas mostram como criar uma conta no WhatsApp Business

Em seguida, abra o aplicativo, confirme seu número de telefone comercial para receber um código por SMS e continuar o processo. Se desejar usar o mesmo número que você já utilizava no WhatsApp, é só transferir os dados. 

Depois, escreva o nome da sua loja, o ramo de atividade dela e configure o restante do perfil. Se já possuir um catálogo online no Kyte, pode inserir o link aqui, integrá-lo à sua conta e permitir que os clientes efetuem os pedidos direto pelo WhatsApp!

Venda mais no WhatsApp

Use o Kyte para fazer mais negócios no app de mensagens e aumente seus lucros.

Baixe grátis

Feito isso, você pode começar a montar o seu catálogo. Dá para fazê-lo tanto no celular quanto no computador (se optar por este caminho, é só acessar WhatsApp Web e escanear o QR code que aparece na tela).

Adicionar um produto ao catálogo 

adicionar produto no catálogo do Whatsapp
Telas mostram como começar a criar um catálogo no WhatsApp Business

Com sua conta comercial criada, confira o passo a passo para adicionar itens ao seu catálogo no WhatsApp:

  1. Abra o app e vá em Mais opções (aqueles 3 pontinhos no canto superior direito). Clique em Configurações, depois em Ferramentas comerciais e em Catálogo.
  2. Vá em Adicionar item para começar a montar o catálogo.
  3. Clique no ícone + e em Adicionar imagens. Se quiser usar fotos do seu celular, vá em Galeria ou Escolher foto. Se preferir tirar uma foto na hora, vá em Câmera ou Tirar foto
  4. Escolhida as imagens, escreva o nome do item em questão e, se quiser, uma descrição, preço, link e código dele.
  5. Clique em Salvar. Agora é só repetir esses passos com todos os produtos ou serviços que deseja cadastrar.
catálogo de produtos
Telas mostram como adicionar um item ao catálogo do WhatsApp Business

Gerenciar produtos exibidos aos clientes

É muito importante manter o seu catálogo do WhatsApp atualizado. Por isso, fique de olho quando alguma mercadoria ficar sem estoque e atualize a sua vitrine. Você consegue fazer isso graças a um recurso especial do app que permite ocultar, exibir ou apagar os itens

Os nomes das telas podem ser ligeiramente diferentes dependendo do sistema operacional, mas a ideia é a mesma. Veja o passo a passo para cada uma dessas funcionalidades:

Como ocultar produtos no catálogo do WhatsApp

  1. Volte à aba de configurações e vá em Catálogo.
  2. Selecione o item que deseja ocultar. Vá em Mais opções e depois em Editar.
  3. Ative a opção Ocultar este item.
  4. Clique em Salvar. Agora o produto está oculto para os consumidores.

Como mostrar produtos no catálogo

  1. Volte à aba de configurações e vá em Catálogo.
  2. Selecione o item que deseja ocultar. Vá em Mais opções e depois em Editar.
  3. Desative a opção Ocultar este item.
  4. Clique em Salvar. Agora o produto está visível para os consumidores.

Como apagar produtos no catálogo do WhatsApp

  1. Volte à aba de configurações e vá em Catálogo.
  2. Selecione e segure o item que deseja apagar.
  3. Clique em Apagar e confirme a opção. Você também pode deslizar o item para a esquerda e ir em Apagar.
🥇 Baixe o Kyte agora e crie o seu catálogo online personalizado. Depois, é só integrá-lo ao WhatsApp para vender muito mais! O que você está esperando para começar a faturar? 🤔

Catálogo de produtos no WhatsApp: como compartilhar com clientes para vender mais?

A esta altura, criar e gerenciar um catálogo de produtos no WhatsApp Business já é tarefa simples para você. Agora, você vai aprender como compartilhar a sua linda vitrine virtual nas redes sociais e qualquer outro canal que quiser. Veja o passo a passo:

  1. Abra o seu catálogo no WhatsApp Business.
  2. Selecione o item que você quer compartilhar e clique nos 3 pontinhos no canto superior direito.
  3. Escolha como você quer compartilhar o link: para outras pessoas no WhatsApp ou por outros canais, como e-mail e redes sociais.
  4. Selecione as pessoas ou grupos para os quais quer enviar o link.
  5. Clique em Enviar.

Se você estiver em uma conversa com algum consumidor ou consumidora e quiser compartilhar o catálogo, clique no ícone +, depois em Catálogo e em Enviar

Se quiser compartilhar apenas um item do catálogo, clique no ícone + e depois em Catálogo. Selecione os produtos ou serviços desejados e vá em Enviar.

como compartilhar o catálogo do WhatsApp
Telas mostram como compartilhar no WhatsApp um item específico do catálogo

Conclusão

Criar um catálogo no WhatsApp Business é mais fácil do que você imaginava, não? Após fazê-lo, você vai ver como ele será útil no seu processo de vendas, além de ajudar a alcançar mais pessoas graças aos recursos de compartilhamento.

Ah, e se você tem um restaurante, bar, lanchonete ou vende comida pela internet, pode usar o catálogo do WhatsApp como o cardápio digital do seu negócio. Assim, você consegue desfrutar das mesmas vantagens e aumentar suas vendas.

Tags relacionadas:

Venda mais no WhatsApp

Quero baixar o app
Para pequenos negócios e vendedores.
APRENDA MAIS

Conteúdos em destaque