Dia dos Pais 2021: como aproveitar a data para aumentar as vendas online?

Confira 11 dicas para vender mais no Dia dos Pais e ampliar o faturamento da sua loja nessa data especial

Datas comemorativas são pontos de muita atenção para os lojistas. Normalmente, são excelentes oportunidades para venderem mais do que em outros momentos do ano. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas bem legais para ajudar você a vender mais no Dia dos Pais 2021.

Quando é o Dia dos Pais 2021? 

O Dia dos Pais no Brasil é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. Em 2021, ele cai no dia 8.

Essa data comemorativa existe no país desde a década de 1950 e foi criada com fins puramente comerciais. Ela foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, com o objetivo de atrair anunciantes para os veículos de comunicação.

A primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil aconteceu em um 16 de agosto, pois era quando os católicos comemoravam o Dia de São Joaquim (avô de Jesus Cristo, segundo a Bíblia). 

Mais tarde, o Dia dos Pais mudou para o segundo domingo de agosto por analogia ao Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio – este, oficializado no calendário brasileiro em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas.

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O que mais vende no Dia dos Pais?

ideias para vender no dia dos pais

O Dia dos Pais pode não ter a mesma força comercial que o Dia das Mães (segunda melhor data do ano para o comércio, atrás somente do Natal), mas ainda assim costuma render bons lucros para os lojistas. Em 2020, por exemplo, o Dia dos Pais superou o Dia das Mães em faturamento e volume. 

Por isso, a data é uma ótima oportunidade para elaborar ações especiais ou investir em determinadas linhas de produtos para conseguir lucrar ainda mais.

Veja abaixo algumas dicas de tendência e o que vender no Dia dos Pais em 2021:

  • carteiras;
  • perfumes;
  • camisas sociais;
  • camisetas informais (com estampas relacionadas à cultura pop);
  • camisas de times de futebol;
  • canecas;
  • acessórios como canivetes, cooler, faca de churrasco, etc.;
  • cestas de café da manhã;
  • almoço especiais (combos personalizados, por exemplo).

Como vender mais no Dia dos Pais?

Algumas dicas simples podem te ajudar a aproveitar a data para aumentar o seu faturamento. Veja o que fazer para vender mais na sua campanha do Dia dos Pais 2021.

Faça um planejamento com antecedência

Não deixe para pensar no que vai fazer faltando uma semana para o Dia dos Pais. 

Reserve um tempo alguns meses antes para estudar o mercado e o seu próprio negócio, e analisar no que você pode investir. Veja o quanto pode gastar ou o que fazer de diferente com poucos recursos.

Tenha atenção na hora de anunciar

É muito importante que você se lembre de que, hoje em dia, há diversos formatos de família, não necessariamente com a presença de uma figura paterna. Considere tios, avôs, padrastos e mães que exercem esse papel. Em outras palavras, pense em abordagens e campanhas inclusivas para seus clientes.

Escolha os produtos certos

o que vender no dia dos pais

Listamos acima alguns produtos que costumam ter boa saída no Dia dos Pais. No entanto, você precisa estudar os seus próprios clientes para conhecer a fundo os interesses deles e realizar ações mais certeiras. 

E fique de olho! Faça o controle do seu estoque para não correr o risco de vender algo que já acabou.

Explore os canais de venda

Não fique restrito apenas ao seu site. Invista também em marketplaces, Google Shopping, WhatsApp e, principalmente, nas redes sociais. Facebook e Instagram são excelentes ambientes para obter visibilidade e atrair novos clientes. Aproveite a ocasião e use a campanha do Dia dos Pais para vender mais pelas redes sociais.

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Tenha muita atenção ao prazo de entrega

Estamos falando sobre uma data comemorativa. Tirando aqueles atrasadinhos que compram o presente no sábado à noite querendo recebê-lo magicamente na manhã do domingo, os consumidores fazem a compra contando com a entrega na data combinada. Atrasos não são tolerados.

Portanto, estipule um prazo com o qual você consiga trabalhar. Esse detalhe é de extrema importância para o consumidor – e a experiência dele na sua loja deve ser sua principal preocupação. 

Ofereça personalizações e mimos

É legal você comercializar peças que possam ser customizadas de alguma forma ou então oferecer a possibilidade de a pessoa enviar um cartão junto ao presente. Outra estratégia interessante é dar brindes. Um pequeno gesto pode significar muito para o cliente.

Invista em boas fotos e descrições

Exiba seus produtos da maneira mais atrativa possível e torne-os irresistíveis. Para isso, escreva descrições detalhadas das mercadorias, passando não somente por informações técnicas, mas ressaltando os benefícios e como podem ser usadas em conjunto com outros itens. E não se esqueça de investir em fotos de qualidade.

Fique ligado no atendimento

Se normalmente as pessoas já têm dúvidas sobre os produtos, imagine nessa época em que compram para outras pessoas? Sim, você vai receber muitas mensagens nos seus canais de atendimento. E é muito importante que esclareça todas as dúvidas em um tempo hábil.

Ofereça descontos e promoções

Se sua loja tiver condições, é legal aproveitar a data para abaixar os preços de alguns produtos ou promover ações voltadas para esse período. Saiba que campanhas com tempo limitado costumam funcionar muito bem para os varejistas.

Diversifique os meios de pagamento

O Dia dos Pais também pode ser uma boa oportunidade para você expandir os meios de pagamento que sua loja oferece. Considere começar a trabalhar com carteiras digitais ou mesmo PIX e facilite a vida do seu cliente. Aumente as chances de ele efetuar a compra com você.

Não se esqueça do pós-venda

A data passou, muitas pessoas estão felizes com os seus presentes, mas sempre há aquele grupo cuja lembrança não serviu, não agradou ou chegou com problema. Logo, prepare-se para esse tipo de situação. 

Não pense que o seu trabalho acabou porque a venda foi realizada. Você precisa seguir prestando um atendimento de qualidade e trabalhando para fidelizar o cliente

Conclusão: aproveite o Dia dos Pais para aumentar as vendas e fidelizar clientes

Como você viu, essa data comemorativa pode render muitos frutos para você e seu negócio. Basta seguir as técnicas certas e focar sempre em realizar um bom trabalho. Essa é a receita para o sucesso.

Agora que você aprendeu como vender mais no Dia dos Pais, já vai pensando no que fazer na próxima data comemorativa. Boa sorte!

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