Sabe por que você precisa ter uma estratégia de vendas no Instagram?
Para vender mais, claro! Mas ter sucesso de verdade requer um pouco mais. Leia nosso ebook e aprenda todos os truques.
Se você vende na internet, mas ainda não conhece ou não usa o Instagram Shopping, precisa começar o quanto antes. Trata-se de um recurso que permite a venda de produtos na plataforma.
O Instagram oferece alguns recursos para comerciantes que são perfeitos para ajudar a aumentar o faturamento.
Um deles é a famosa “sacolinha do Instagram”, aquele ícone que aparece no canto inferior esquerdo de algumas publicações comerciais.
Quando a pessoa clica ali, surge a opção “Ver produtos”, além do nome e preço do produto em questão.
Apesar de pequena, essa figurinha pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Quer saber como? Então confira abaixo como colocar a sacolinha no Instagram e vender cada vez mais na rede.
A sacolinha do Instagram é uma etiqueta, uma tag que indica que o produto marcado está à venda.
Ao clicar nela, a pessoa é direcionada para uma página que contém informações sobre a mercadoria em questão e exibe mais itens do catálogo online.
Com a sacolinha, você pode marcar até 5 produtos ao publicar uma foto ou vídeo (tanto no feed quanto nos Stories), ou 20 itens ao publicar várias imagens de uma vez (modo carrossel). No Reels, é possível marcar até 30 produtos.
A sacolinha do Instagram ajuda a maximizar o alcance dos seus produtos, já que quem bater o olho na publicação vai saber que eles estão à venda e terá acesso fácil ao preço e à finalização de compra.
Com esse recurso, dá para destacar mercadorias específicas do seu catálogo. Ele também permite que você use a criatividade para atrair novos consumidores, ao mesmo tempo em que auxilia a fidelizar quem já compra com você.
Além disso, as publicações com a tag de preço levam os usuários diretamente para a página com detalhes sobre a mercadoria e o site onde ela pode ser adquirida, encurtando o caminho até a compra.
O Kyte é a solução que você precisa. Com ele, você integra o seu catálogo com o Instagram e aumenta as chances de sucesso do seu negócio.
Comece agora mesmo!Comece agora mesmo!A sacolinha do Instagram está disponível para quem tem ativada a função Compras, também conhecida como Instagram Shopping.
Para isso, é necessário seguir alguns passos com atenção. Veja a seguir o que você precisa fazer para colocar a sacolinha no Instagram nas suas postagens.
A plataforma é bem criteriosa para quem quer vender no Instagram. Por isso, muitos comerciantes têm dificuldades de colocar a sacolinha no Instagram logo na primeira tentativa. Mas não se preocupe, você chega lá.
Confira quais critérios você precisa seguir para poder usar o Instagram Shopping:
Mesmo que você ainda não tenha sequer uma conta pessoal no Instagram, deve criar uma para depois transformá-la em comercial. Só assim você poderá desfrutar de todos os benefícios do Instagram for Business (Instagram para Negócios).
Criado o perfil pessoal, acesse-o e clique no menu no canto superior direito. Vá em Configurações, depois em Conta e Mudar para conta profissional.
Em seguida, selecione a categoria que melhor descreve o seu negócio, como vestuário, saúde/beleza, produto/serviço, entre outros. Por fim, confirme a mudança para a conta profissional.
Se quiser saber mais detalhes sobre o perfil comercial do Instagram, como vantagens de ter um e dicas do que postar, temos um guia completo sobre assunto para você.
Para ter uma página no Facebook você precisa ter uma conta na plataforma. Se ainda não tem a sua página, confira o passo a passo para criá-la.
Com a página criada, acesse seu perfil comercial no Instagram e selecione Editar perfil. Abaixo de Informações comerciais públicas, clique em Página. Selecione a página à qual deseja se conectar e vá em Concluir.
Vale destacar que, para realizar esse processo, não é necessário criar uma loja no Facebook, apenas a página.
Seu catálogo não será criado direto no Instagram. Ele será feito em outro local e, depois, conectado à sua conta comercial.
Você pode elaborá-lo no Facebook pelo Gerenciador de Negócios ou Meta Business Suite (ambas as plataformas comerciais são praticamente a mesma coisa, com pequenas diferenças de recursos e na interface).
Ou também pode fazer em plataformas de comércio eletrônico parceiras, como o Kyte. Com ele, você cria o seu catálogo online com todos os seus produtos e depois integra com o Instagram.
Feito tudo isso, você precisa de uma espécie de autorização do Instagram para começar a vender na plataforma.
Para fazer essa solicitação, acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu no canto superior direito, depois em Configurações e Empresa.
Vá em Configurar compras no Instagram e clique em Começar. Aqui, você vai conectar bem rapidamente sua página no Facebook, seu catálogo e selecionar o domínio do seu site de venda (aquele para o cliente finalizar a compra).
Ao final, envie sua conta para análise. Esse processo normalmente leva alguns dias. Fique de olho na seção Compras na aba de Configurações para verificar o seu status.
Às vezes, o Instagram solicita mais informações para comprovar que você apresenta todos os Requisitos de qualificação para comércio exigidos. Se isso acontecer com você, siga as instruções indicadas para concluir o processo.
Assim que você receber a aprovação, o Instagram vai enviar uma notificação.
Após a aprovação, você deve ativar a função Compras na sua conta para finalmente poder começar a usar o recurso da sacolinha do Instagram.
Para isso, acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu, depois em Configurações e Empresa.
Vá em Compras, selecione o catálogo de produtos que você quer conectar à sua conta, e depois Concluir. Caso a opção Compras não apareça para você, significa que sua conta ainda está em análise ou não foi aprovada para utilizar essa função.
Depois de todos esses passos, você finalmente poderá usar o Instagram Shopping e começar a colocar a sacolinha no Instagram nos seus produtos. Veja a seguir como fazer isso.
Ao selecionar a foto ou vídeo que deseja publicar e escrever uma legenda, clique em Marcar produtos e, em seguida, na imagem. Pesquise o item no seu catálogo, selecione o escolhido, clique em Concluir e Compartilhar.
Ao escolher a foto ou vídeo que quer usar no Story, clique no ícone de figurinha (sticker) no topo da tela. Selecione a figurinha do produto e o item do catálogo que deseja destacar.
Posicione a figurinha no lugar onde quer exibi-la no Story. Se quiser alterar a cor do texto, clique no sticker e faça as mudanças. Quando terminar, é só compartilhar o Story.
Após gravar o vídeo ou selecionar um já gravado no seu smartphone, vá em Avançar. Selecione uma foto para a capa, escreva uma legenda, clique em Capa e deslize a imagem para a parte inferior da tela.
Clique em Marcar produtos e escolha as mercadorias ou coleção que quer destacar. Vá em Concluir e Compartilhar.
As redes sociais são poderosas ferramentas para alavancar vendas. A cada dia, mais empreendedores e lojistas se rendem aos recursos dessas plataformas para expor produtos e se conectar com clientes em potencial.
Segundo dados do Instagram:
Exatamente por isso ter um perfil no Instagram – e saber usá-lo – é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Confira abaixo dicas infalíveis para conquistar clientes no Instagram.
Já dissemos isso acima e vamos dizer novamente pois é realmente muito importante.
Ter um perfil comercial no Instagram confere mais seriedade ao negócio e fornece acesso a dados importantes, como alcance e engajamento das publicações, além de permitir a venda de produtos.
Essas palavras-chave precisam ser escolhidas com esperteza e focando naquelas que são mais associadas ao seu produto e negócio.
Dica: é interessante criar uma hashtag própria para a sua marca, desde que não seja confusa ou longa demais.
Não importa que o conteúdo vai sumir em 24 horas. Se for bom, ele terá o efeito desejado, que é levar a pessoa para a sua loja. Por isso, use os adesivos de links externos do app.
O legal deste recurso é que ele cria uma certa proximidade com os usuários. Nesse sentido, muitas empresas aproveitam para mostrar os bastidores da marca, como a confecção de algum produto.
De fato, os Stories são um ótimo lugar para divulgar promoções, anunciar descontos e incentivar a participação em competições.
O principal aqui é aguçar a curiosidade de quem vê – bem como criar uma sensação de urgência – e fazer a pessoa querer clicar no link para saber o que pode ganhar.
O foco do Instagram é o compartilhamento de fotos e vídeos. Portanto, a qualidade dessas mídias precisa ser alta sempre que possível. Imagens em baixa resolução podem desanimar e espantar a clientela.
Procure um ponto visualmente atrativo do seu produto, busque ângulos que o favoreçam e tenha cuidado com as montagens. Originalidade e criatividade contam muitos pontos aqui e ajudam a destacar a identidade da sua marca.
A chave para conquistar clientes no Instagram é promover o engajamento. Assim, fique de olho nas oportunidades para interagir com as pessoas.
Curta, comente, crie enquetes e responda dúvidas ou sugestões. Priorize o diálogo e não perca o timing. Agilidade é crucial nas redes sociais.
Lembre-se de que o perfil da sua empresa não é o seu pessoal. Ou seja, postar coisas aleatórias não fará muito sentido.
É importante criar um calendário de publicações, pensando previamente no que se deseja postar e no melhor momento para isso. Além de deixar o conteúdo mais organizado, essa estratégia cria periodicidade, algo muito valorizado por seguidoras e seguidores. Perfil abandonado é perfil esquecido.
Identifique quem são suas referências, lojas já influentes no mercado, e siga os perfis delas para ficar por dentro do que estão fazendo e como estão fazendo. Podem ser boas fontes de inspiração para novas ações na sua página.
A única forma de saber se suas estratégias estão dando certo é acompanhar as métricas da conta.
A partir de dados como número de visualizações do perfil e horário de maior interação, por exemplo, é possível criar estratégias mais certeiras para o seu público e entender o que o agrada mais.
Conseguiu entender todos os passos para colocar a sacolinha no Instagram? São muitos passos, mas certeza que com atenção e força de vontade você vai conseguir.
Depois disso, é só se preparar e aproveitar todas as vantagens do Instagram Shopping para aumentar o seu faturamento. Boas vendas!