Planilha de precificação de produtos: aprenda a calcular o preço deles

Conheça essa ferramenta que te ajuda a calcular o preço de venda dos seus produtos sem dor de cabeça e aproveite para baixá-la gratuitamente!
Publicado: 
10/11/2021
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
10 minutos

Uma planilha de precificação de produtos é uma excelente ferramenta para auxiliar qualquer negócio na hora de calcular o preço de uma mercadoria ou serviço.

Esse é um dos assuntos que mais causam dúvidas nos lojistas. Afinal, o que levar em consideração na hora de definir os preços?

Será que um valor inferior ao da concorrência será bom para os negócios? O que deve ser feito para alcançar resultados positivos?

Para esclarecer essas e outras questões, hoje, você vai aprender a utilizar uma planilha para calcular o preço de venda de um produto e garantir a saúde financeira do seu comércio.

Baixe nossa planilha de precificação de produtos

Cobre um preço que esteja alinhado aos seus objetivos de negócio e fature muito mais!

O que é uma planilha de precificação de produtos?

Planilha de precificação de produtos é um documento digital que organiza os gastos de uma empresa e, a partir deles, calcula o preço de venda das mercadorias.

Todas as despesas para fabricar e comercializar os itens ficam reunidas em um único lugar e, dependendo da planilha, podem ser usadas fórmulas específicas para calcular tudo. 

A partir dessas informações, é possível precificar produtos e até mesmo serviços.

Qual a importância da precificação correta dos produtos?

planilha de custos e formação de preços grátis

Precificar produtos não é uma tarefa fácil para os empreendedores. De acordo com a pesquisa Panorama Varejo 2020, 61,5% das empresas determinam o preço sem terem certeza de quanto estão lucrando.

Por isso, é de extrema importância que você faça a precificação correta dos seus produtos

A margem de lucro é um indicador que ajuda no crescimento e nas decisões de qualquer negócio, então procure determinar e entender a da sua empresa.

Além disso, a precificação pode influenciar diretamente no aumento das vendas, do faturamento e do lucro, e na sobrevivência de um comércio no mercado, tanto em relação ao público-alvo quanto à concorrência.

Afinal, você não pode oferecer um produto com um preço muito inferior ao dos concorrentes para não sair no prejuízo, e nem muito alto para não assustar os clientes.

Gerencie seus ganhos

Com o Kyte, você pode organizar a gestão financeira do seu negócio, desde as despesas até as vendas. Digitalize o seu negócio e aproveite!

Comece agora mesmo!

Como fazer o cálculo de precificação de produtos?

Durante a precificação de produtos, deve-se levar em consideração não só os gastos com a produção ou compra de matérias-primas, mas também os custos fixos e variáveis, ou seja, as despesas comerciais que sua empresa tem. Por exemplo:

Lembre-se sempre da margem de lucro que você deseja – ela deverá ser incluída na planilha. 

Ao ter todos os números definidos e claros, você consegue calcular corretamente o valor da sua mercadoria e ainda manter o fluxo de caixa do seu negócio equilibrado e saudável.

Portanto, para calcular o preço de produtos, é possível usar a seguinte fórmula:

Preço de venda = custos de produção + despesas fixas + lucro desejado 

🤝 Conte com o Kyte para fazer a precificação dos seus produtos e gerenciar suas vendas de forma correta e rápida. Baixe o app agora e desfrute desses e de muitos outros recursos! 🤩

Planilha de precificação de produtos gratuita: comece agora

planilha para calcular preço de venda de produtos

Pensando na sua praticidade e em melhorar a gestão financeira do seu negócio, o Kyte criou uma planilha para calcular o preço de venda de um produto de forma muito mais simples e otimizada.

Ela possui duas abas, diversas fórmulas prontas e um manual de instruções, além de já ter informações preenchidas como exemplos. Para utilizá-la o quanto antes, confira a seguir como funciona a planilha de precificação de produtos do Kyte.

Empresa

A primeira aba da planilha conta com as informações sobre os gastos da empresa, tanto com infraestrutura quanto com mão de obra, como as contas fixas, o salário dos funcionários e a quantidade de horas que eles trabalharam. 

Adicione os valores de cada linha e coluna de acordo com o seu negócio. Feito isso, você terá automaticamente o valor total dos gastos.

Produtos

A segunda aba lista os gastos com a produção das mercadorias, que envolvem as matérias-primas, margem de lucro almejada, comissões, custo das embalagens e das entregas, além das horas que cada funcionário trabalhou em cada produto. 

Caso o seu negócio não trabalhe com comissões, você pode preencher esse campo com as taxas cobradas pelo uso das máquinas de cartão, uma forma muito comum de receber pagamentos.

Alternativa para planilhas de precificação de produtos no Excel

Montar planilhas no Excel ou no Google Sheets pode ser confuso e complicado para as pessoas que não têm o hábito de fazer um controle financeiro ou mesmo mexer nessas ferramentas.

Por isso, uma excelente alternativa é buscar uma ferramenta completa que te auxilie em todas as funções operacionais. Além da planilha de precificação de produtos, você pode contar com um sistema de vendas e gestão, como o Kyte.

Ele é uma plataforma de vendas na internet e em loja física que permite o cadastro de produtos e clientes, e um maior controle sobre pagamentos e pedidos online.

Com ele, você pode gerenciar todas as frentes do seu negócio, inclusive o estoque dos seus produtos, e acompanhar relatórios e estatísticas gerados automaticamente com dados referentes ao seu faturamento, lucro, ticket médio, itens mais vendidos e clientes que mais compram com você.

Tenha tudo em um só lugar e mantenha a saúde financeira da sua empresa. Aproveite e baixe a planilha de controle de vendas do Kyte para gerenciar seus lucros e despesas da melhor forma possível. Boa sorte!

Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Gerencie seus ganhos
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.