Como criar um perfil comercial no Instagram: passo a passo completo

Saiba como criar uma conta comercial no Instagram para deixar o seu negócio muito mais profissional e se destacar no mercado!
Publicado: 
18/2/2022
|
Atualizado:
13/12/2023
Tempo de leitura:
15 minutos

Você já pensou em criar uma página comercial no Instagram? Se seu objetivo é vender mais, ter uma conta pessoal pode até ser útil, mas um perfil comercial oferece ferramentas exclusivas com muitas vantagens para o seu negócio. 

O Instagram é perfeito para quem pretende vender pela internet e aumentar a visibilidade da empresa. Pois, além de ser uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, é conhecido como um lugar onde os consumidores encontram novas marcas.

Por isso, não fique para trás. Confira o passo a passo completo de como criar um perfil comercial no Instagram e veja os benefícios que ele trará para a sua loja. 

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O que é um Instagram comercial?

É uma conta profissional criada dentro da plataforma Instagram for Business (Instagram para Negócios). 

Essa modalidade conta com diversos recursos para comerciantes que buscam visibilidade para algum produto ou serviço por meio do Instagram. 

O diferencial é que, ao criar um perfil comercial para empresa, você tem acesso a um amplo pacote de ferramentas para o monitoramento do desempenho das suas postagens e do engajamento com os seus seguidores. 

Já o perfil pessoal oferece apenas as funções básicas da plataforma, como publicação de Stories, fotos e vídeos no Feed, IGTV e Reels.

Quais as vantagens de ter uma conta comercial no Instagram?

como criar perfil comercial no Instagram

Para entender as ações que colaboram com o crescimento do negócio, o comerciante precisa constantemente analisar resultados. A mesma coisa se aplica às vendas nas redes sociais.

A principal vantagem de ter um perfil para empresa no Instagram é que, com ele, essa análise pode ser feita por meio de um recurso chamado Instagram Insights. Dentre suas funcionalidades, estão as seguintes:

  • fornecer informações completas sobre a conta, como atividades recentes;
  • mostrar o desempenho do seu perfil no Instagram, como curtidas, número de seguidores, alcance das postagens e cliques em sites;
  • possibilitar a análise de postagens por impressões e engajamento;
  • proporcionar dados detalhados sobre seus seguidores, como idade, localização e gênero.

A conta comercial dispõe de ferramentas que visam facilitar a vida do empreendedor e fazer a ponte entre o consumidor e a marca. E para melhorar a experiência do cliente com a empresa, algumas funções são voltadas também para ele.

Por exemplo, com um perfil para empresas você pode adicionar à sua biografia (ou apenas bio) o botão Contatos, que direciona o usuário para o canal de contato que você preferir – como e-mail ou WhatsApp

E há mais uma vantagem exclusiva para quem tem uma conta comercial no Instagram: a possibilidade de ativar a função Compras, conhecida também como Instagram Shopping e mais popularmente como “sacolinha do Instagram”.

Caso você não se lembre, trata-se daquela etiqueta que indica que o produto marcado no post está à venda. Clicando no botão, a pessoa é direcionada para uma página especial com informações sobre a peça em questão.

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Como criar um perfil comercial no Instagram?

Um dos requisitos para criar uma conta no Instagram para empresa é já ter um perfil pessoal para poder transformá-lo em comercial. Então, caso você já tenha um, pule para o passo 5.  

  1. Faça o download gratuito do app do Instagram para Android ou iOS, abra e clique em Cadastrar-se com telefone ou e-mail.
  2. Coloque o seu número de celular ou e-mail e vá em Avançar.
  3. Um código de confirmação será enviado para seu telefone ou e-mail cadastrado. Digite o código e clique em Avançar
  4. Insira o nome de usuário que pretende usar no Instagram e defina uma senha para sua conta. Feito isso, clique em Concluir.   
  5. Com a sua conta pessoal criada, acesse o seu perfil.
  6. No canto superior direito da página, clique no menu. Em seguida, selecione a opção Configurações (ilustrada pelo símbolo de engrenagem), depois vá em Conta e Mudar para conta profissional. Caso o seu perfil pessoal esteja no modo privado, autorize a conta a se tornar pública. 
  7. Escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio, como produto/serviço, restaurante, saúde/beleza, entre outros. 
  8. Na próxima tela, escolha Empresa e informe os dados para contato.
  9. Confirme a mudança para conta comercial e pronto! Agora você tem um perfil profissional no Instagram. 
criar conta comercial no Instagram

Como preencher o perfil?

Criar um perfil comercial no site do Instagram é uma das melhores formas de apresentar seu catálogo de produtos online para os consumidores. Mas você precisa fazer com que ele seja atrativo e apresente as informações com clareza. 

Confira um checklist dos principais pontos aos quais você deve se atentar na hora de preencher o perfil. 

O nome tem indicação sobre o nicho da empresa – como saias indianas ou hamburgueria plant based.

O nome de usuário, “@...”, é fácil de digitar, memorizar e contém algo que identifica a marca.

A foto de perfil transmite a mensagem que a sua empresa quer passar.

A bio responde quem é você, o que você faz e como faz.

Você cria destaques dos seus stories e deixa-os bem organizados.

Os conteúdos são pensados de acordo com os interesses do público que quer atingir.

Você criou uma identidade visual para o perfil, com cores, letras e conteúdos que caracterizam seu negócio.

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O que postar em uma conta comercial do Instagram?

Uma grande fonte de engajamento de seguidores no Instagram é a publicação de stories. Com eles, você tem mais liberdade para mostrar a rotina e bastidores da sua loja, postar outros assuntos além dos produtos em si e contar histórias que agregam valor à marca.

Busque sair do convencional e mostre que, por trás de cada mercadoria, há muito trabalho, cuidado e dedicação envolvidos. 

Agora, quanto à postagem de fotos, que é o foco do Instagram, para ter um feed atrativo você precisa que suas imagens chamem a atenção do usuário. 

Para isso, fotografe seus produtos com fundos criativos, luzes diferentes e ângulos favoráveis. Tenha como objetivo inovar, evitando sempre o mesmo formato de publicação. Aqui vão algumas sugestões do que você pode postar também:

  • mitos e verdade sobre algo do seu nicho;
  • feedbacks dos clientes;
  • curiosidades sobre a sua marca;
  • fotos de você ou de clientes usando os seus produtos.

Dica extra: Os vídeos em formato de Reels e IGTV têm se popularizado muito nos últimos tempos, tente se aventurar por essas modalidades na hora de produzir seus conteúdos.

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Conta comercial no Instagram: 4 dicas para atrair mais seguidores

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook IQ, 59% dos brasileiros entrevistados afirmaram que efetuam uma compra no momento ou depois de ver uma mercadoria ou serviço no Instagram. 

A concorrência na plataforma pode até ser alta, mas existem algumas estratégias que te ajudam a colocar o seu negócio no topo. Confira dicas valiosas para destacar o perfil da sua empresa na rede social e conquistar mais clientes.  

Use templates de stories criativos

Já imaginou poder dar um visual mais profissional para sua marca, interagir com seus seguidores e ainda divulgar seus produtos ou serviços de forma atrativa e prática? Isso é possível ao se usar templates de stories do Instagram

Eles são layouts pré-definidos que conferem uma identidade ao perfil e poupam tempo de criação. Basta customizar da maneira que preferir e ainda aproveitar para melhorar sua presença digital e promover o seu perfil comercial no Instagram. 

Interaja com os seguidores

conta comercial no Instagram

Para conseguir mais seguidores no Instagram você precisa, primeiro, fazer com que quem já te segue permaneça com você. É ir além de responder ou curtir os comentários, e fazer com que as pessoas queiram interagir com as suas publicações. 

Para isso, é essencial que você invista seu tempo nos usuários e preze por responder todas as perguntas com agilidade e clareza. Publique também stories com perguntas, enquetes ou curiosidades sobre o seu nicho para emplacar seus conteúdos.   

Tenha um calendário de conteúdo

Um perfil profissional requer uma organização de conteúdo. É interessante planejar tudo aquilo que você quer apresentar para seus seguidores e nunca deixar de postar

Então, tenha um calendário para organizar dias e horários específicos para publicar os conteúdos que deseja e destaque as principais datas que não podem passar em branco, como Natal e Black Friday

Use hashtags

A hashtag, representada no Instagram pelo símbolo de jogo da velha (#), amplia a visibilidade dos seus conteúdos e conecta à sua conta pessoas que demonstram interesse pelo seu tipo de publicação. Ou seja, conecta você ao seu público-alvo.

No Instagram, há a possibilidade de as pessoas seguirem as hashtags e, por meio de uma ferramenta chamada Explorar, encontrar assuntos que tenham afinidade com o seu perfil.

O Explorar apresenta sugestões de conteúdos com base nas hashtags que o usuário demonstra mais interesse. Então, se você usar as palavras certas, pode aumentar significativamente seu engajamento. #ficaadica

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Conclusão 

Agora que você entendeu como criar um perfil comercial no Instagram, avalie os benefícios dele para a sua marca e não perca mais tempo. Crie a sua conta o quanto antes e coloque as dicas citadas em prática para vender nas redes sociais e onde mais você quiser cada vez mais

Lembre-se de que, focando no consumidor, suas chances de crescer são maiores. Por isso, use todos os relatórios de desempenho da plataforma como aliados para oferecer ao usuário a melhor experiência com a sua marca e aumentar as chances de fidelizar clientes!

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