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Você já pensou em criar uma página comercial no Instagram? Se seu objetivo é vender mais, ter uma conta pessoal pode até ser útil, mas um perfil comercial oferece ferramentas exclusivas com muitas vantagens para o seu negócio.
O Instagram é perfeito para quem pretende vender pela internet e aumentar a visibilidade da empresa. Pois, além de ser uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, é conhecido como um lugar onde os consumidores encontram novas marcas.
Por isso, não fique para trás. Confira o passo a passo completo de como criar um perfil comercial no Instagram e veja os benefícios que ele trará para a sua loja.
É uma conta profissional criada dentro da plataforma Instagram for Business (Instagram para Negócios).
Essa modalidade conta com diversos recursos para comerciantes que buscam visibilidade para algum produto ou serviço por meio do Instagram.
O diferencial é que, ao criar um perfil comercial para empresa, você tem acesso a um amplo pacote de ferramentas para o monitoramento do desempenho das suas postagens e do engajamento com os seus seguidores.
Já o perfil pessoal oferece apenas as funções básicas da plataforma, como publicação de Stories, fotos e vídeos no Feed, IGTV e Reels.
Para entender as ações que colaboram com o crescimento do negócio, o comerciante precisa constantemente analisar resultados. A mesma coisa se aplica às vendas nas redes sociais.
A principal vantagem de ter um perfil para empresa no Instagram é que, com ele, essa análise pode ser feita por meio de um recurso chamado Instagram Insights. Dentre suas funcionalidades, estão as seguintes:
A conta comercial dispõe de ferramentas que visam facilitar a vida do empreendedor e fazer a ponte entre o consumidor e a marca. E para melhorar a experiência do cliente com a empresa, algumas funções são voltadas também para ele.
Por exemplo, com um perfil para empresas você pode adicionar à sua biografia (ou apenas bio) o botão Contatos, que direciona o usuário para o canal de contato que você preferir – como e-mail ou WhatsApp.
E há mais uma vantagem exclusiva para quem tem uma conta comercial no Instagram: a possibilidade de ativar a função Compras, conhecida também como Instagram Shopping e mais popularmente como “sacolinha do Instagram”.
Caso você não se lembre, trata-se daquela etiqueta que indica que o produto marcado no post está à venda. Clicando no botão, a pessoa é direcionada para uma página especial com informações sobre a peça em questão.
Um dos requisitos para criar uma conta no Instagram para empresa é já ter um perfil pessoal para poder transformá-lo em comercial. Então, caso você já tenha um, pule para o passo 5.
Criar um perfil comercial no site do Instagram é uma das melhores formas de apresentar seu catálogo de produtos online para os consumidores. Mas você precisa fazer com que ele seja atrativo e apresente as informações com clareza.
Confira um checklist dos principais pontos aos quais você deve se atentar na hora de preencher o perfil.
✓ O nome tem indicação sobre o nicho da empresa – como saias indianas ou hamburgueria plant based.
✓ O nome de usuário, “@...”, é fácil de digitar, memorizar e contém algo que identifica a marca.
✓ A foto de perfil transmite a mensagem que a sua empresa quer passar.
✓ A bio responde quem é você, o que você faz e como faz.
✓ Você cria destaques dos seus stories e deixa-os bem organizados.
✓ Os conteúdos são pensados de acordo com os interesses do público que quer atingir.
✓ Você criou uma identidade visual para o perfil, com cores, letras e conteúdos que caracterizam seu negócio.
Uma grande fonte de engajamento de seguidores no Instagram é a publicação de stories. Com eles, você tem mais liberdade para mostrar a rotina e bastidores da sua loja, postar outros assuntos além dos produtos em si e contar histórias que agregam valor à marca.
Busque sair do convencional e mostre que, por trás de cada mercadoria, há muito trabalho, cuidado e dedicação envolvidos.
Agora, quanto à postagem de fotos, que é o foco do Instagram, para ter um feed atrativo você precisa que suas imagens chamem a atenção do usuário.
Para isso, fotografe seus produtos com fundos criativos, luzes diferentes e ângulos favoráveis. Tenha como objetivo inovar, evitando sempre o mesmo formato de publicação. Aqui vão algumas sugestões do que você pode postar também:
Dica extra: Os vídeos em formato de Reels e IGTV têm se popularizado muito nos últimos tempos, tente se aventurar por essas modalidades na hora de produzir seus conteúdos.
Com o Kyte, você vai muito mais além. Ofereça uma experiência de compra única aos consumidores e torne-os porta-vozes da sua marca.
Comece agora mesmo!Comece agora mesmo!De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook IQ, 59% dos brasileiros entrevistados afirmaram que efetuam uma compra no momento ou depois de ver uma mercadoria ou serviço no Instagram.
A concorrência na plataforma pode até ser alta, mas existem algumas estratégias que te ajudam a colocar o seu negócio no topo. Confira dicas valiosas para destacar o perfil da sua empresa na rede social e conquistar mais clientes.
Já imaginou poder dar um visual mais profissional para sua marca, interagir com seus seguidores e ainda divulgar seus produtos ou serviços de forma atrativa e prática? Isso é possível ao se usar templates de stories do Instagram.
Eles são layouts pré-definidos que conferem uma identidade ao perfil e poupam tempo de criação. Basta customizar da maneira que preferir e ainda aproveitar para melhorar sua presença digital e promover o seu perfil comercial no Instagram.
Para conseguir mais seguidores no Instagram você precisa, primeiro, fazer com que quem já te segue permaneça com você. É ir além de responder ou curtir os comentários, e fazer com que as pessoas queiram interagir com as suas publicações.
Para isso, é essencial que você invista seu tempo nos usuários e preze por responder todas as perguntas com agilidade e clareza. Publique também stories com perguntas, enquetes ou curiosidades sobre o seu nicho para emplacar seus conteúdos.
Um perfil profissional requer uma organização de conteúdo. É interessante planejar tudo aquilo que você quer apresentar para seus seguidores e nunca deixar de postar.
Então, tenha um calendário para organizar dias e horários específicos para publicar os conteúdos que deseja e destaque as principais datas que não podem passar em branco, como Natal e Black Friday.
A hashtag, representada no Instagram pelo símbolo de jogo da velha (#), amplia a visibilidade dos seus conteúdos e conecta à sua conta pessoas que demonstram interesse pelo seu tipo de publicação. Ou seja, conecta você ao seu público-alvo.
No Instagram, há a possibilidade de as pessoas seguirem as hashtags e, por meio de uma ferramenta chamada Explorar, encontrar assuntos que tenham afinidade com o seu perfil.
O Explorar apresenta sugestões de conteúdos com base nas hashtags que o usuário demonstra mais interesse. Então, se você usar as palavras certas, pode aumentar significativamente seu engajamento. #ficaadica
Agora que você entendeu como criar um perfil comercial no Instagram, avalie os benefícios dele para a sua marca e não perca mais tempo. Crie a sua conta o quanto antes e coloque as dicas citadas em prática para vender nas redes sociais e onde mais você quiser cada vez mais!
Lembre-se de que, focando no consumidor, suas chances de crescer são maiores. Por isso, use todos os relatórios de desempenho da plataforma como aliados para oferecer ao usuário a melhor experiência com a sua marca e aumentar as chances de fidelizar clientes!