Imagine a seguinte situação: você aprende como vender mais no Dia dos Namorados, destaca seus produtos na terceira data mais movimentada do varejo e tem um aumento significativo no faturamento da sua empresa.
Se você se interessou por esse cenário e quer que ele se torne realidade no seu negócio, você veio ao lugar certo!
Não importa se você vende em loja virtual ou física, as datas comemorativas são uma excelente oportunidade para aumentar as vendas, e o Dia dos Namorados não fica de fora. Investir na data pode trazer excelentes resultados para o seu negócio.
Então, já pegue o seu caderno de anotações ou o bloco de notas do seu celular porque hoje você vai aprender algumas estratégias incríveis para impulsionar as suas vendas no Dia dos Namorados. Vamos lá?
O que é e quando é o Dia dos Namorados?
Na teoria, o Dia dos Namorados é uma data reservada para os apaixonados celebrarem o amor. Na prática, ela carrega grande função comercial.
Na maioria dos países, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro e leva o nome de Valentine's Day ou Dia de São Valentim.
Há várias teorias sobre a origem da comemoração. Uma delas é que se trata de uma referência a um padre de Roma chamado Valentim, que no século III foi condenado à morte por ir contra as ordens do imperador Claudio II de não realizar casamentos.
Para o imperador, homens casados não eram bons soldados. Já Valentim defendia que matrimônio era parte do plano de Deus e, por isso, organizava cerimônias em segredo.
Segundo a crença, durante o tempo em que ficou preso, o padre teria se apaixonado pela filha do carcereiro e enviava a ela cartas com a assinatura de “Seu Valentim”.
Já aqui no Brasil, a criação do Dia dos Namorados tem base em uma história bem menos romântica, por assim dizer.
Criado em 1948 pelo publicitário João Doria – pai do empresário e ex-governador de São Paulo, João Doria –, o Dia dos Namorados surgiu com o objetivo de aumentar as vendas de uma determinada loja em junho, mês em que eram consideradas fracas.
O dia 12 de junho foi escolhido por ser véspera do dia de Santo Antônio, considerado o "santo casamenteiro", o que tornaria a data perfeita para demonstrar o amor por meio de presentes. Em outras palavras, seria uma excelente oportunidade para movimentar as vendas no mercado.
O que vender no Dia dos Namorados?
A data mais romântica do ano pede muita criatividade e estratégia. Para surpreender e conquistar os consumidores, é necessário saber quais produtos eles estão procurando para presentear os parceiros e parceiras.
Com base em uma pesquisa da empresa de tecnologia All In em parceria com a Opinion Box, que realiza estudos de mercado, os consumidores pretendem comprar produtos das seguintes categorias no Dia dos Namorados 2022:
- moda e acessórios;
- beleza e cosméticos;
- eletrônicos e informática;
- alimentos e bebidas;
- joias;
- eletrodomésticos;
- flores;
- livros;
- artesanatos.
Diante disso, você já tem uma noção de quais áreas pode focar se estiver em dúvida sobre o que vender no Dia dos Namorados.
Ou então, pode aproveitar para destacar determinadas mercadorias na sua loja ou ainda fazer promoções com itens específicos para vender mais.
Ideias para vender no Dia dos Namorados
Agora que você já sabe quais são os itens mais procurados no Dia dos Namorados, chegou o momento de pensar em como fazer com que o seu produto se destaque e convide os clientes a escolherem a sua loja na hora das compras.
Para isso, é importante pensar fora da caixinha, buscar oferecer produtos com alta demanda de uma maneira inovadora e divertida. Confira algumas inspirações:
- cesta de café da manhã;
- kits com chocolates e outros doces;
- cesta de bebidas, petiscos e frutas;
- quadros ou canecas personalizados;
- produtos de beleza com um guia de uso.
Optar por vender itens personalizados é sempre uma boa pedida. Isso porque eles dão a sensação de que foram pensados especialmente para a pessoa presenteada. Com certeza seus clientes querem proporcionar isso para os parceiros e parceiras.
Como vender mais no Dia dos Namorados: passo a passo para decolar as suas vendas
Datas temáticas são excelentes para criar ações que aproximem o público do seu negócio e ajudem a impulsionar as vendas e a fidelizar os clientes. Em meio a tantas tendências e alta concorrência, o importante é manter o foco para elaborar estratégias eficientes.
Fazer com que o consumidor se identifique com o produto que você está ofertando é um fator de extrema relevância, mas não é algo que se constrói do dia para noite.
É necessário muito planejamento e estudo para conseguir cativar o cliente. Pensando nisso, confira o passo a passo de como vender mais no Dia dos Namorados.
1) Elabore um catálogo temático
O catálogo é a porta de entrada do seu estabelecimento, então se ele não for atrativo, dificilmente o cliente vai querer comprar com você. Afinal, o visual é uma parte muito importante, tanto nas vendas pela internet quanto físicas.
O Dia dos Namorados é uma data com figuras super características. Ao pensar nela, elementos como corações, cor vermelha, flores e alianças vêm a mente, não é?
Por isso, pense em como aplicar esses elementos no seu catálogo ou cardápio digital para deixá-lo com a cara da data. Além disso, aposte em fotos de qualidade e em cenários criativos que convidem os consumidores a conhecerem os produtos.
2) Posicione seus produtos de forma estratégica
Convenhamos, se sua vitrine não for convidativa, passará batida em meio a tantas outras opções. Pensando nisso, preze por posicionar as suas mercadorias de maneira estratégica a fim de conquistar os clientes em poucos segundos.
Esse conceito se aplica tanto a quem tem loja física, que pode fazer alterações decorativas na fachada, quanto quem tem loja online, que pode modificar pequenos elementos no site para mostrar que se preocupa em mudar a imagem da marca para entrar no clima do Dia dos Namorados.
Existem diversas técnicas que podem ajudar nessa tarefa. Por exemplo, há um conceito chamado Sistema de triangulação, que consiste em organizar produtos em alturas diferentes para favorecer a visualização de cada um e evitar que a vitrine aparente estar desorganizada.
São coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Você pode até mesmo organizar as mercadorias por cor que já fará uma baita diferença.
Não há uma regra. O ideal é testar várias posições e ver qual favorece mais os itens que você pretende vender na data.
3) Elabore ações promocionais
Além de presentes, no Dia dos Namorados é comum que os casais pensem em algum programa diferenciado para fazer, como um jantar especial. Mas isso exige uma grana a mais.
Como não dá para deixar o presente de lado, nada melhor do que encontrar um bom desconto!
Para aproveitar essa situação, elabore promoções irrecusáveis e abuse do senso de urgência, ou seja, destaque que é por tempo limitado.
Coloque em evidência frases como “promoção imperdível”, “queima de estoque” ou “desconto especial” e instigue o consumidor a comprar na sua loja.
Lembre-se de relacionar as suas promoções com o Dia dos Namorados, então elabore campanhas que remetam ao amor, cuidado e companheirismo, com corações, bonequinhos juntos, alianças e flores para ilustrar.
4) Capriche na divulgação
De nada adianta fazer várias promoções e decorar toda a sua loja se o seu público não ficar sabendo das suas ações. Portanto, utilize as redes sociais para apresentar o seu negócio para o público e atraí-lo.
Foque em organizar o seu perfil especificamente para o Dia dos Namorados, com imagens e elementos que remetam à data. Isso, além de dar um visual mais profissional para a marca, chama a atenção de possíveis compradores.
Planeje-se também para não deixar faltar conteúdo. Você pode mostrar o processo de confecção de alguns kits especiais, fazer sorteios exclusivos para os seguidores, oferecer brindes ou compartilhar a avaliação de alguns clientes.
Conte com o Kyte para apresentar seu catálogo online, divulgar sua empresa nas redes sociais e vender seus produtos com mais segurança.
Comece agora mesmo!5) Venda em vários canais
Atualmente, existem inúmeras oportunidades de fazer negócio, seja em loja física, vendendo pelas redes sociais, em marketplaces ou em lojas virtuais. Opções não faltam!
Então, se o seu objetivo é conquistar novos compradores, é ideal escolher com sabedoria o seu ponto de venda (PDV) principal e ter um canal secundário. Afinal de contas, para cada um desses locais há um público diferente.
6) Conte com o auxílio da tecnologia
Conseguir organizar todas as ações e tarefas para o Dia dos Namorados (e o restante do ano) pode ser complicado sem uma ferramenta para ajudar.
Por isso, é interessante contar com o auxílio de aplicativos de vendas, como o Kyte, para facilitar a sua rotina. Com ele, você tem um ponto de vendas completo para vender de onde estiver, controlar o seu estoque de produtos, cadastrar clientes e muito mais!
Além disso, você pode criar um catálogo online para os seus consumidores fazerem pedidos direto por lá, e integrar a sua loja virtual com as redes sociais para vender no TikTok, Instagram, Facebook e WhatsApp.
7) Diversifique as formas de pagamento
Como você costuma receber pelas vendas na sua loja? Aceita pagamentos online, por exemplo? Se a resposta for não, é melhor começar a mudar isso (e antes do Dia dos Namorados).
Diversificar os meios de pagamento ajuda a tornar a experiência de compra dos clientes mais agradável, além de aumentar as chances de venda, já que podem pagar da forma que acharem mais conveniente.
Além do cartão de crédito e débito ou dinheiro, tente trabalhar com Pix, QR code, links de pagamento, fiado, parcelamento ou até mesmo carteiras digitais. Foque na satisfação da clientela.
8) Ofereça um atendimento de qualidade
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de consultoria e auditoria PwC, 36% dos clientes afirmam que aceitariam pagar a mais por um produto caso o atendimento fosse mais amigável e acolhedor.
Ou seja, fatores como qualidade da mercadoria e preço importam, mas os consumidores também prezam por um contato atencioso, comunicação assertiva e formas de pagamento diversificadas.
Claro que você deve pensar em um excelente atendimento no ano todo, mas dar uma atenção especial a isso para as vendas do Dia dos Namorados é fundamental. Em épocas como esta, as pessoas estão correndo para encontrar o presente ideal e a última coisa que querem é ter dor de cabeça ou não serem atendidas da forma desejada.
9) Foque na fidelização e pós-venda
A ideia não é fazer com que os clientes comprem com você apenas no Dia dos Namorados e sim o ano inteiro. Então, passada a data comemorativa, é legal manter contato com eles.
Peça para eles avaliarem os seus produtos e serviços, pergunte como foi a experiência de compra no seu estabelecimento, se há algum ponto em que você possa melhorar. É essencial mostrar para os consumidores que você se importa.
Assim, você causa um impacto positivo no público e aumenta as chances de eles lembrarem que sua loja é um local confiável e agradável para comprar. Além disso, esse contato pós-venda é fundamental no processo de fidelizar clientes.
Conclusão
Agora que você aprendeu como vender mais no Dia dos Namorados, comece a se planejar para colocar em prática as táticas citadas e elabore estratégias de venda incríveis.
O começo é desafiador, mas esse processo pode ser muito mais simples se você contar com o auxílio de uma ferramenta completa que possibilite a você gerenciar o seu negócio usando apenas o celular ou tablet, por exemplo. Quer uma dica? Conheça o Kyte.
Aproveite para conferir os templates de stories do Instagram para o Dia dos Namorados do Kyte e não perca a chance de bombar as redes sociais do seu negócio na data. Boa sorte!