Dia das Crianças 2021: 12 dicas para aumentar as vendas na data

Celebrado em 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para impulsionar suas vendas. Confira estratégias para o seu negócio bombar!

Datas comemorativas são ótimas oportunidades para comerciantes alavancarem as vendas em certos momentos do ano. E uma das datas mais esperadas pelo varejo é o Dia das Crianças.

Mesmo que seu nicho de atuação não seja o foco desse público, esse dia pode ser aproveitado e nós vamos te mostrar como fazer isso. Preparamos uma lista muito especial com 12 estratégias para te ajudar a vender mais no Dia das Crianças 2021.

Quando é o Dia das Crianças 2021?

O Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro e, no ano de 2021, cai numa terça-feira.

No Brasil, essa data surgiu na década de 1920, logo após o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, sediado na cidade do Rio de Janeiro, com a elaboração de um projeto de lei para criar um dia nacional dedicado à criança.  

Entretanto, a comemoração desse dia só se popularizou a partir de 1955 com a parceria das empresas Estrela e Johnson & Johnson, que lançaram a “Semana do Bebê Robusto” para alavancar a venda de brinquedos no Dia das Crianças.

Apesar de serem no mesmo dia, o Dia das Crianças não possui nenhuma relação com o feriado nacional de 12 de outubro. Este está relacionado à Nossa Senhora Aparecida, consagrada padroeira do Brasil em 1980.

Vale destacar que também existe o Dia Mundial da Criança, comemorado no dia 20 de novembro. Ele foi reconhecido em 1959 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em homenagem à aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.

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O que mais vende no Dia das Crianças?

As expectativas do varejo são altas para o Dia das Crianças 2021 devido à retomada gradativa da economia e ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no país.

Portanto, é uma ótima oportunidade para elaborar ações que ajudem você a vender mais no Dia das Crianças.

Veja abaixo algumas dicas do que vender para o público infantil:

  • roupas;
  • acessórios, como bonés, tiaras, mochilas;
  • fantasias;
  • brinquedos;
  • livros;
  • jogos educativos;
  • bolos e doces;
  • itens de papelaria.

Como vender mais no Dia das Crianças: dicas para atrair o público infantil

vender no dia das crianças

Independentemente do segmento e do público-alvo da sua empresa, algumas técnicas podem ser adotadas para aumentar as suas vendas e, consequentemente, o seu faturamento.

Veja a seguir 12 dicas para vender mais no Dia das Crianças 2021.

Prepare-se com antecedência

A pressa é inimiga da perfeição. Portanto, não deixe o planejamento para última hora. Antecipe-se na organização para ter melhores resultados. 

Alguns meses antes, comece a listar quais ações você poderá realizar e a estudar o seu ramo de atuação no mercado, pensando sempre em como seu negócio pode se destacar entre os concorrentes

Entenda o público-alvo

É necessário levar em consideração que essa data abrange crianças de diversas idades. Os presentes para um bebê de 1 ano são diferentes dos presentes para uma criança de 10 anos, por exemplo.

Então, fique atento às tendências infantis do momento e veja com qual faixa etária você dialoga melhor. 

Uma estratégia interessante é conversar com os seus clientes para saber o que eles pretendem comprar no Dia das Crianças e para quais idades. Você pode fazer isso criando uma enquete nas redes sociais, por exemplo.

Diferencie seus produtos

Para adaptar o seu negócio ao Dia das Crianças e aumentar suas chances de lucro, você precisa tentar fugir do óbvio e trabalhar a criatividade. Veja se dá para investir na venda de outras mercadorias, diferentes das que você sempre comercializa. 

Por exemplo, se você possui uma papelaria, pode tentar vender itens temáticos, de acordo com o que está em alta no mundo infantil, como estampas de personagens e materiais coloridos ou até mesmo alguns brinquedos pequenos.

Aproveite a data ao máximo

Mesmo que talvez o Dia das Crianças não seja destinado ao seu público principal, não deixe a data passar em branco

Aproveite a época para interagir com as pessoas nas redes sociais com publicações nostálgicas e posts que façam referência a crianças, como “desperte a criança que há em você”.

Pense em estratégias que atraiam os clientes e que favoreçam seus produtos. O importante é não ficar de fora dessa!

Aposte em campanhas divertidas

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Tente entrar no clima com divulgações animadas que promovam os objetos e a sua empresa, destacando uma relação de proximidade com os clientes.

Se tiver loja física, torne o ambiente mais interessante com artigos de decoração coloridos e que chamem a atenção das crianças

Se tiver loja online, tente alterar o layout do site ou parte dele na semana do Dia das Crianças. Faça promoções de itens específicos – infantis ou não – não se esqueça de valorizar suas mercadorias com fotos de qualidade.

Invista em promoções

O Dia das Crianças pede ações que estimulem o consumo, principalmente quando são por tempo limitado. Afinal, quem não gosta de uma promoção, né?

Por isso, se puder, considere oferecer:

  • kits de produtos do mesmo segmento;
  • combos promocionais;
  • descontos em itens específicos;
  • frete grátis e/ou expresso (entrega mais rápida).

Amplie sua presença na internet

Hoje em dia, é mais vantajoso tentar diversificar seus canais de venda. Não fique restrito somente ao seu próprio site. Aproveite para se aventurar nas redes sociais.

Aumente suas chances de venda ao explorar WhatsApp, Instagram, Facebook e Google Shopping. 

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Fale com as crianças, mas venda para os adultos

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Em 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou a resolução 163 que descreve a publicidade infantil como abusiva. Portanto, qualquer campanha nesse sentido deve ser feita com atenção.

Publicidade infantil é qualquer tipo de comunicação mercadológica que tem o intuito de persuadir a criança a consumir um produto ou serviço

Para evitar multas ou penalidades, tenha muito cuidado e dirija suas ações para os adultos – que, afinal de contas, são as pessoas que compram os presentes para o Dia das Crianças, seja para filhos, netos, afilhados, sobrinhos ou mesmo conhecidos.

Varie as formas de pagamento

A facilidade na hora de pagar é um dos pontos mais importantes quando se fala sobre a experiência do cliente. 

Para melhorá-la e aumentar as chances de fidelização, busque ir além do cartão de crédito e débito e invista em:

  • boleto bancário;
  • fiado;
  • carteira digital;
  • Pix;
  • parcelamento.

Aproveite o estoque parado

Esta é uma excelente oportunidade para você analisar o seu estoque e verificar quais mercadorias estão encalhadas há um tempo. 

Aproveite a ocasião para fazer promoções desses itens. Além de aumentar o seu faturamento, você ainda resolve esse probleminha no estoque.

Otimize a experiência dos consumidores

Invista em brindes e lembrancinhas para distribuir aos consumidores no momento da compra. Coisas pequenas já fazem a diferença. Afinal, o que vale aqui é a intenção. 

Você ainda pode mimar seus clientes no momento da entrega, com decorações diferenciadas nas caixas e embalagens especiais.

Fidelize os clientes novos

A comunicação no pós-venda é o melhor caminho para fidelizar os seus consumidores e se certificar que eles tiveram uma jornada de sucesso ao comprarem na sua loja.

Então, entre em contato para saber se a compra deu certo e se a pessoa gostou do produto. É uma forma de demonstrar que a satisfação dos clientes é muito importante para você.

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Conclusão

Agora que você aprendeu como vender mais no Dia das Crianças, viu que tudo depende de um planejamento antecipado e da aplicação das estratégias certas. 

Teste todas as técnicas apontadas acima e analise quais se encaixam melhor no seu negócio.

Não se esqueça de que você pode contar com o Kyte, nesta data e em todas as outras, para organizar seu estoque e controlar suas vendas. 

E que tal agora aprender a vender mais e de graça pela internet? Conhecimento nunca é demais – ainda mais quando se trata de ganhar dinheiro.

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