Tipos de envio dos Correios no Brasil: como escolher a melhor opção

Conheça as modalidades disponíveis para a entrega dos seus produtos dentro do território nacional e veja quais podem te atender melhor
Publicado: 
10/11/2022
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
11 minutos

Para quem vende na internet, a entrega do produto é um dos pontos principais a se considerar. Atualmente, os Correios oferecem 6 tipos de envio no país: PAC, Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Correios Mini Envios.

Dentre todos esses, os mais conhecidos são os dois primeiros. De forma resumida, o PAC é um serviço mais barato, enquanto o Sedex é uma modalidade com entrega mais rápida. Explico em detalhes mais adiante.

Se você tem uma loja virtual ou um e-commerce, conheça a fundo cada uma das opções disponíveis e analise qual é a melhor para o seu negócio. Vamos lá?

Tipos de envio dos Correios

Gerenciar todo o processo de entrega de uma mercadoria não é tarefa fácil. Você precisa pensar no cálculo da taxa para entregar, nas garantias para que o item chegue da forma esperada no endereço do cliente, no planejamento da rota

Por isso é tão importante analisar parte por parte desta operação. E para te ajudar na seleção do melhor serviço para o seu negócio, conheça cada um dos 6 tipos de postagem dos Correios oferecidos hoje. 

Vale destacar que é possível simular o preço de cada um no site da empresa.

PAC

O PAC (Prático, Acessível e Confiável) é o serviço mais barato dos Correios. É uma modalidade exclusiva para envio de produtos e conta com um prazo maior de entrega.

Ele prevê a chegada da mercadoria em até 10 dias úteis (dependendo das condições operacionais), envio para todo o país, possibilidade de rastreio completo do objeto e faz duas tentativas de entrega no endereço informado.

No PAC, podem ser enviados produtos com até 1 metro de comprimento e 30 kg para clientes comuns e 50 kg para clientes com contrato com os Correios.

O preço varia de acordo com:

  • distância entre endereço de origem e destino;
  • formato do pacote (caixa ou cilindro);
  • dimensões do produto;
  • peso;
  • embalagem (dos Correios ou outra);
  • serviços adicionais contratados.

• Correios Mini Envios

É a modalidade do PAC voltada para o envio de produtos pequenos. A entrega é feita em até 12 dias úteis (dependendo das condições operacionais) em todo o país.

Este serviço pode ser contratado apenas por clientes que fecham contrato com os Correios, prevê rastreamento parcial da mercadoria e apenas 1 tentativa de entrega.

No Correios Mini Envios, podem ser entregues objetos com dimensões de até 24 cm x 16 cm x 4 cm e 300 gramas.

Sedex

tipos de envio pelos correios

O Sedex (Serviço de Encomenda Expressa Nacional) é o tipo mais rápido de entrega dos Correios. Com ele, é possível enviar produtos e documentos.

A mercadoria pode chegar em até 1 dia útil (dependendo da região) e ser rastreada de forma completa. As entregas são realizadas em dias úteis e sábados em todo o país.

No Sedex, podem ser enviados produtos com até 1 metro de comprimento e 30 kg. Os funcionários dos Correios fazem até 3 tentativas de entrega, caso a pessoa não se encontre no endereço.

O preço (para todos os tipos de Sedex) varia de acordo com a distância entre endereço de origem e destino, formato do pacote (caixa, cilindro ou envelope), dimensões do produto, peso, embalagem (dos Correios ou outra) e serviços adicionais contratados.

• Sedex 10

É a modalidade do Sedex que prevê entrega até às 10h do dia seguinte ao da postagem da mercadoria. Os envios ocorrem em dias úteis e sábados, mas estão disponíveis apenas para algumas áreas do país. 

Podem ser enviados produtos com até 1 metro de comprimento e 10 kg. O serviço conta com rastreamento completo e 3 tentativas de entrega.

• Sedex 12

O Sedex 12 tem as mesmas características do Sedex 10. A única diferença é que aqui a previsão de entrega é até às 12h do dia seguinte ao da postagem

• Sedex Hoje

O Sedex Hoje também possui as mesmas características do Sedex 10, com duas exceções. A previsão de entrega é para o mesmo dia da postagem e este serviço só funciona em dias úteis.

Já conhece o Kyte Web?

O Kyte Web é a versão mais completa e robusta do Kyte, ideal para quem quer gerenciar o negócio por meio de uma experiência multiplataforma.

Comece agora mesmo!

Qual é o valor do frete dos Correios?

O valor do frete dos Correios varia de acordo com alguns aspectos da encomenda, como: 

  • tamanho do objeto;
  • distância da entrega;
  • peso total do pacote.

Porém, dependendo do tipo do envio dos Correios, outros fatores são levados em consideração na hora de calcular o valor do frete, como formato do pacote, tipo da embalagem e serviços contratados.

Tipos de serviço dos Correios

Além de todos esses tipos de envio, os Correios ainda oferecem outros serviços para quem deseja mais comodidade. Confira cada um deles abaixo:

Mala direta

Mala direta é o envio de um pacote ou envelope por empresas que têm o objetivo de vender ou divulgar produtos e lançamentos. Pode conter folhetos, revistas, convites e até mesmo brindes. 

Os Correios oferecem duas modalidades de envio da mala direta:

  • endereçada, que é a postagem com endereço para um público específico;
  • não endereçada, que não tem endereço e é dirigida ao público de uma cidade ou bairro.

O limite de peso para utilizar a mala direta via Correios é de até 2 kg.

Logística reversa

Este é o serviço para situações em que o produto chegou ao endereço do cliente, mas por algum motivo ele quer devolvê-lo. O custo é do comerciante e não do consumidor.

Esse processo pode ser realizado de 3 formas:

  • cliente leva o objeto a uma agência dos Correios (Em Agência);
  • funcionário vai até a casa da pessoa coletar o produto (Domiciliar);
  • funcionário vai à casa do consumidor coletar o objeto e entregar o substituto (Simultânea Domiciliar).

A logística reversa está disponível apenas para clientes com contrato com os Correios

Domiciliar e Simultânea Domiciliar permitem agendamento de coleta, funcionam em dias úteis e somente em algumas áreas, e aceitam Sedex e PAC. 

Em Agência funciona de segunda a sábado em todo o país e aceita PAC, Sedex, Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje.

Rastreamento de pedidos

correios serviços de sedex e pac

Quando você postar o produto vendido, informe ao cliente a data de postagem e também o código de rastreamento. Desta forma, ele consegue mapear no site dos Correios onde está a mercadoria e as etapas da entrega.

Os consumidores também conseguem rastrear o objeto apenas com o CPF, mas para isso precisam ter uma conta no site dos Correios (se você não tiver, crie uma aqui). 

Contrato com os Correios

Se você é dono ou dona um e-commerce ou tem um fluxo grande de vendas na sua loja, talvez seja mais vantajoso assinar um contrato de serviços com os Correios. 

Ele oferece tarifas reduzidas para os envios, ferramentas especiais, logística reversa, entre outros.

Para usufruir de todos esses benefícios, o lojista precisa ter um CNPJ e gastar um valor mínimo com postagens, o qual varia conforme o estabelecido no contrato.

Disque coleta

É o serviço de agendamento de coleta de objetos no endereço do cliente, caso ele queira devolvê-lo ao comerciante. Funciona em apenas algumas regiões do país e só para clientes com contrato.

Endereçador web

Trata-se de um serviço para gerar e imprimir etiquetas de endereçamento para os produtos que você enviar.

Como enviar caixas pelos Correios

envio de caixa pelos Correios

Chegou a hora de enviar as encomendas para os seus clientes! Para isso, confira abaixo o passo a passo de como enviar caixas pelos Correios:

  1. Embale o pacote da maneira que preferir. Os Correios oferecem diversos tipos de embalagens de papelão, então você pode comprar com eles e empacotar na hora. Atente-se aos tipos de itens que não podem ser enviados e aos limites de tamanho e peso,
  2. Em seguida, preencha os dados do remetente e do destinatário, como nome e endereço, em uma etiqueta nos padrões dos Correios e cole na caixa a ser enviada.
  3. Depois, emita a nota fiscal do item ou declaração de conteúdo e coloque o documento do lado de fora da caixa. Esse passo é obrigatório para comprovar a origem do produto e evitar o comércio ilegal do pacote.
  4. Vá a uma agência dos Correios, escolha o tipo de envio e efetue o pagamento. Pronto, sua encomenda já está a caminho do destinatário!

Como saber em qual agência dos Correios está a sua encomenda

Saber em qual agência dos Correios está a sua encomenda é muito importante, pois, caso não haja ninguém para receber no endereço informado, o pacote é enviado para uma agência próxima e deve ser retirado pelo destinatário.

Há duas formas de rastrear objetos enviados pelos Correios. Confira cada uma delas a seguir.

Rastreamento pelo site dos Correios

Se você quiser rastrear alguma encomenda pelo computador, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site de rastreamento dos Correios.
  2. Faça o login no site clicando no botão Entrar no canto superior direito.
  3. Em seguida, digite o código de rastreamento do seu pedido ou o seu CPF/CNPJ e aperte Enter no seu teclado.
  4. Será exibida uma tela com as informações do seu pedido, como a região onde ele está e o status de entrega.
entrega de produtos

Rastreamento pelo aplicativo dos Correios

Caso você queira acompanhar o rastreamento de algum pacote pelo celular, veja as instruções abaixo:

  1. Baixe o app dos Correios (Android ou iOS) e abra no seu celular.
  2. Clique na barra de pesquisa no topo da tela onde está escrito Rastreie um objeto.
  3. Digite o código de rastreamento do seu pedido.
  4. Em seguida, vão aparecer todas as informações do objeto, como localização atual e status da entrega.

Conclusão: qual tipo de envio dos Correios escolher?

Como você viu, essa decisão depende de muitos fatores, desde as características das mercadorias que você enviar até os serviços extras que quiser contratar.

Avalie o tamanho da sua empresa, o fluxo e ritmo de entregas e opte pela modalidade mais em conta e adequada para o seu negócio.

E se você acha que sua loja é pequena e não tem necessidade de contratar os serviços dos Correios, confira a nossa lista de melhores apps para comerciantes do mercado.

🚚 Não dá para focar na gestão de entrega se você não tiver um sistema de PDV completo envolvido no processo. Experimente o Kyte para PC e veja as vantagens de poder administrar a sua loja usando o computador e o celular. 💻📲
Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Já conhece o Kyte Web?
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.