Como Calcular Taxa de Entrega no seu Delivery

O delivery é um modelo de entrega que desperta dúvidas nos comerciantes na hora de precificar. Confira como calcular todos os valores a serem cobrados e definir as taxas para os seus clientes

A taxa de entrega cobrada pelo delivery de alimentos ou itens em geral impacta diretamente no preço final de um produto e na decisão de compra do cliente. 

Ela não pode ser muito abaixo da média para não gerar prejuízos à empresa, e nem muito alta, para não espantar os consumidores.

Essa taxa de entrega equivale ao custo de transportar uma mercadoria de um ponto a outro, do estabelecimento até o cliente. 

É necessário estabelecer esse valor de maneira justa e correta para todos saírem satisfeitos. Hoje, você vai aprender como calcular taxa de entrega para um sistema delivery e deixar seu produto com um preço mais atrativo e competitivo.

Tendências do delivery no Brasil

Delivery é um serviço de entregas em domicílio ou para retirada no balcão. A prática se intensificou durante a pandemia da Covid-19 por conta do isolamento social e também da facilidade de fazer e receber compras no conforto de casa. 

Uma pesquisa divulgada pela Rede Globo mostra o que os usuários pedem mais no delivery: 

  • itens de mercado (41%); 
  • entrega de encomendas (39%); 
  • bebidas (39%); 
  • comida (38%); 
  • produtos de farmácia (33%).

Ainda de acordo com o estudo, 66% dos entrevistados disseram que passaram a fazer mais pedidos por delivery para evitar locais com aglomeração, enquanto 72% afirmaram que o motivo de usarem mais esse serviço é a praticidade ou comodidade.

Isso significa que se trata de um movimento que tende a crescer cada vez mais, o que representa uma excelente oportunidade de negócio para comerciantes.

Quais são os tipos de entrega?

como calcular taxa de entrega motoboy

Mesmo se o serviço de delivery for independente, com motorista freelancer ou terceirizado, existem alguns métodos de entrega que podem se encaixar perfeitamente na sua situação. Veja a seguir alguns deles.

Moto

Essa é uma das maneiras mais utilizadas para fazer entregas, devido à agilidade e economia dos gastos com a manutenção e combustível.

empresas terceirizadas que fazem esse serviço de entrega a partir de um cadastro, como a Loggi, que possui mensalidade, e a Bee Delivery, que você paga por entrega realizada.

Bicicleta

A escolha de ciclistas para o delivery é conhecida pela sustentabilidade, já que as bicicletas não poluem o ambiente

Essa opção possui um baixo custo e o ciclista consegue driblar o trânsito nas ruas facilmente. Por outro lado, o tempo de entrega pode ser maior por falta de velocidade.

Carro

Usar um carro pode ser vantajoso para levar mais carga e realizar um número maior de entregas de uma vez só. 

Entretanto, esse é o meio de transporte mais caro em relação a combustível e manutenção e está mais sujeito a enfrentar trânsito.

👉 Conte com o Kyte para ter um controle maior sobre os pedidos recebidos e entregas feitas. Baixe o app grátis e tenha um sistema de delivery só seu. 🛵

Como calcular o valor da taxa de entrega?

calcular custo da taxa de entrega

É preciso levar em consideração diversos fatores para calcular o preço da taxa de entrega. Confira abaixo alguns pontos importantes para chegar nesse valor.

Funcionários 

A partir do meio de transporte escolhido, você deve pensar em como cobrar taxa de entrega por motoboy. É fundamental que uma parcela referente a esses serviços seja inclusa no valor final do produto

O profissional pode ser contratado com carteira assinada (CLT – Consolidação das Leis do Trabalho), o que representa despesas fixas anuais para o negócio, como salário, benefícios, décimo terceiro, férias e FGTS. 

Neste caso, calcule esses custos e divida pelos dias trabalhados. O valor será o custo diário de cada entregador. O resultado deve ser dividido pela média de entregas feitas em 1 dia para chegar no preço do funcionário por cada viagem.

Já em caso de terceirização, avalie o contrato oferecido e os benefícios que sua empresa pode ter com ele.

Veículos e combustível

Escolha os melhores veículos possíveis para usar no seu negócio e analise como cobrar taxa de entrega por motoboy levando em consideração a distância das entregas e o preço do combustível

O valor do delivery pode ser estipulado de acordo com a quilometragem do trajeto ou com valores fixos para cada região. Você pode utilizar o Google Maps para calcular a distância do seu estabelecimento até outros bairros.

Procure saber também o gasto médio de combustível dos veículos desejados. Em outras palavras, veja quantos quilômetros por litro eles fazem. 

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. anote a quilometragem do veículo quando o tanque estiver quase vazio;
  2. abasteça, registre a quantidade de litros abastecidos e percorra com o veículo até o combustível chegar perto do fim;
  3. anote quantos quilômetros ele rodou até ser reabastecido;
  4. subtraia o valor obtido no passo 3 pelo valor registrado no passo 1; o resultado é a quantidade de quilômetros rodados;
  5. divida os quilômetros rodados pela quantidade de litros abastecidos no passo 2; o valor será a quantidade média de quilômetros rodados por litro (km/L);
  6. divida o preço atual do litro de combustível pela quantidade média de km rodados por litro (passo 5); o valor é o custo do combustível por quilômetro rodado.

Para ficar mais claro, pense no seguinte exemplo (totalmente fictício).

  1. Vamos supor que o tanque do seu veículo chegou perto do fim com 100 km marcados no hodômetro.
  2. Depois de abastecer com 20 litros e rodar com ele até o tanque esvaziar novamente, você viu que o hodômetro está marcando 150 km.
  3. A subtração de 150 por 100 dá 50 km percorridos com os 20 litros.
  4. Dividindo 50 por 20, você chega a 2,5 km rodados com 1 litros de combustível.
  5. Supondo que o litro custe R$ 5,00, ao dividir este valor pelos 2,5 km/L você chega ao número 2, o que significa que você gasta R$ 2,00 por km percorrido.

Seguro e imprevistos

Os imprevistos de mau tempo, acidentes e assaltos podem acontecer a qualquer momento, mas o segredo é estar preparado para evitar dores de cabeça. 

Por isso, crie estimativas de gastos com futuras manutenções dos veículos, como troca de pneus e de óleo, e demais emergências. 

Verifique também a possibilidade de contratar um seguro, tanto para o veículo quanto para o funcionário. Assim, você garante a segurança de todos caso ocorra alguma eventualidade.

Como calcular taxa de entrega: 7 dicas para o seu delivery!

como cobrar taxa de entrega por km

Ao saber de todos os possíveis gastos para fazer entregas, veja abaixo como calcular taxa de delivery sem prejudicar o seu lucro e o bolso do consumidor.

Entenda se o delivery é interessante para você

Analise a realidade do seu negócio e as necessidades atuais que você possui, e veja se o delivery seria vantajoso ou não. Pode ser que, no seu caso, a retirada no balcão seja mais eficiente, por exemplo.

Estude todas as possibilidades do mercado para fazer suas entregas e acompanhe a reação dos consumidores a essa mudança.

Afinal, não adianta entrar de cabeça nesse novo negócio sem saber se funcionará com o seu estabelecimento e com os seus clientes, não é?

Escolha como vai querer cobrar pelo frete

Depois de entender tudo sobre o seu negócio, decida a forma que vai cobrar pela entrega: por porcentagem do valor do produto, por km rodado, frete fixo para cada região ou alguma outra maneira que você julgar eficiente.

Entenda o que é mais benéfico para sua empresa e para o seu cliente, sem sobrecarregar nenhum lado. 

Limite a área de entrega

Nem sempre é viável fazer entregas em todos os cantos da cidade. Por isso, é preciso delimitar a área que você quer atender, pensando no número de entregadores disponíveis e na qualidade dos pedidos recebidos.

Um destino mais longe pode afetar as condições do pedido até chegar ao cliente. Por exemplo, a comida corre o risco de chegar fria e prejudicar a experiência do consumidor com o restaurante.

Inclua custos operacionais do seu negócio

Insira no cálculo do frete todos os gastos fixos do seu comércio, como luz, água, telefone e internet, e aqueles separados para imprevistos. 

Com esses valores em mente, você pode pensar em reduzir o custo de confecção dos pratos, por exemplo, para baixar o valor da sua taxa em algum momento.

Lembre-se de que é importante trabalhar com uma margem de segurança nas taxas, para você não se deparar com prejuízos ao longo do caminho.

Tome cuidado com o frete grátis

Oferecer entregas grátis é um diferencial capaz de aumentar as vendas e fidelizar clientes. Entretanto, certifique-se de que esse “presente” não vai prejudicar e comprometer o faturamento do seu negócio.

Promova a sua marca

Com certeza você já viu por aí entregadores com acessórios personalizados, como as bags (mochilas) de empresas de entregas, como iFood, Uber Eats e Rappi, ou adesivos com o logo de restaurantes.

Use o delivery para divulgar sua marca e ainda obter retorno do seu investimento. É uma ótima maneira de promover o seu negócio enquanto o entregador trabalha.

Conte com um sistema de gestão de entregas

Esse processo pode ser muito mais simples se você automatizá-lo com um sistema para pedidos delivery, como o Kyte

O aplicativo permite que você assuma o controle dos seus pedidos e crie status personalizados para cada um, como “em preparação” ou “a caminho”. Desta forma, seus clientes podem acompanhar tudo em tempo real.

O Kyte possui um sistema multiusuário, ou seja, você pode criar contas para os seus funcionários e instalá-lo em mais de um celular. As informações serão sincronizadas e atualizadas em todos os dispositivos automaticamente.

Além disso, o programa não cobra comissão pelas vendas realizadas – o que representa economia para o seu estabelecimento – e você ainda pode enviar um recibo digital personalizado para o cliente no final da compra.

Crie seu sistema de delivery

Com o Kyte, você cria um sistema de delivery completo para seus clientes realizarem pedidos a qualquer hora e de qualquer lugar.

Baixe grátis

Conclusão: como calcular a taxa de entrega?

Agora que você aprendeu como calcular taxa de entrega, basta seguir as nossas dicas para alavancar o seu negócio! Faça um estudo completo sobre o que se encaixa melhor na sua realidade e comece já a pensar no preço do delivery.

E para te ajudar ainda mais, veja como fugir das taxas de comissão dos apps de delivery e otimizar o seu empreendimento. Boa sorte!

Tags relacionadas:

Crie seu sistema de delivery

Quero baixar o app
Para pequenos negócios e vendedores.
APRENDA MAIS

Conteúdos em destaque