Como Calcular Taxa de Entrega no seu Delivery

O delivery é um modelo de entrega que desperta dúvidas nos comerciantes na hora de precificar. Confira como calcular todos os valores a serem cobrados e definir as taxas para os seus clientes
Publicado: 
23/9/2021
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
18 minutos

A taxa de entrega cobrada pelo delivery de alimentos ou itens em geral impacta diretamente no preço final de um produto e na decisão de compra do cliente. 

Ela não pode ser muito abaixo da média para não gerar prejuízos à empresa, e nem muito alta, para não espantar os consumidores.

Essa taxa de entrega equivale ao custo de transportar uma mercadoria de um ponto a outro, do estabelecimento até o cliente. 

É necessário estabelecer esse valor de maneira justa e correta para todos saírem satisfeitos. Hoje, você vai aprender como calcular taxa de entrega para um sistema delivery e deixar seu produto com um preço mais atrativo e competitivo.

Tendências do delivery no Brasil

Delivery é um serviço de entregas em domicílio ou para retirada no balcão. A prática se intensificou durante a pandemia da Covid-19 por conta do isolamento social e também da facilidade de fazer e receber compras no conforto de casa. 

Uma pesquisa divulgada pela Rede Globo mostra o que os usuários pedem mais no delivery: 

  • itens de mercado (41%); 
  • entrega de encomendas (39%); 
  • bebidas (39%); 
  • comida (38%); 
  • produtos de farmácia (33%).

Ainda de acordo com o estudo, 66% dos entrevistados disseram que passaram a fazer mais pedidos por delivery para evitar locais com aglomeração, enquanto 72% afirmaram que o motivo de usarem mais esse serviço é a praticidade ou comodidade.

Isso significa que se trata de um movimento que tende a crescer cada vez mais, o que representa uma excelente oportunidade de negócio para comerciantes.

Quais são os tipos de entrega?

como calcular taxa de entrega motoboy

Mesmo se o serviço de delivery for independente, com motorista freelancer ou terceirizado, existem alguns métodos de entrega que podem se encaixar perfeitamente na sua situação. Veja a seguir alguns deles.

Moto

Essa é uma das maneiras mais utilizadas para fazer entregas, devido à agilidade e economia dos gastos com a manutenção e combustível.

empresas terceirizadas que fazem esse serviço de entrega a partir de um cadastro, como a Loggi, que possui mensalidade, e a Bee Delivery, que você paga por entrega realizada.

Bicicleta

A escolha de ciclistas para o delivery é conhecida pela sustentabilidade, já que as bicicletas não poluem o ambiente

Essa opção possui um baixo custo e o ciclista consegue driblar o trânsito nas ruas facilmente. Por outro lado, o tempo de entrega pode ser maior por falta de velocidade.

Carro

Usar um carro pode ser vantajoso para levar mais carga e realizar um número maior de entregas de uma vez só. 

Entretanto, esse é o meio de transporte mais caro em relação a combustível e manutenção e está mais sujeito a enfrentar trânsito.

👉 Conte com o Kyte para ter um controle maior sobre os pedidos recebidos e entregas feitas. Baixe o app e tenha um sistema de delivery só seu. 🛵

Como calcular o valor da taxa de entrega?

calcular custo da taxa de entrega

É preciso levar em consideração diversos fatores para calcular o preço da taxa de entrega. Confira abaixo alguns pontos importantes para chegar nesse valor.

Funcionários 

A partir do meio de transporte escolhido, você deve pensar em como cobrar taxa de entrega por motoboy. É fundamental que uma parcela referente a esses serviços seja inclusa no valor final do produto

O profissional pode ser contratado com carteira assinada (CLT – Consolidação das Leis do Trabalho), o que representa despesas fixas anuais para o negócio, como salário, benefícios, décimo terceiro, férias e FGTS. 

Neste caso, calcule esses custos e divida pelos dias trabalhados. O valor será o custo diário de cada entregador. O resultado deve ser dividido pela média de entregas feitas em 1 dia para chegar no preço do funcionário por cada viagem.

Já em caso de terceirização, avalie o contrato oferecido e os benefícios que sua empresa pode ter com ele.

Veículos e combustível

Escolha os melhores veículos possíveis para usar no seu negócio e analise como cobrar taxa de entrega por motoboy levando em consideração a distância das entregas e o preço do combustível

O valor do delivery pode ser estipulado de acordo com a quilometragem do trajeto ou com valores fixos para cada região. Você pode utilizar o Google Maps para calcular a distância do seu estabelecimento até outros bairros.

Procure saber também o gasto médio de combustível dos veículos desejados. Em outras palavras, veja quantos quilômetros por litro eles fazem. 

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. anote a quilometragem do veículo quando o tanque estiver quase vazio;
  2. abasteça, registre a quantidade de litros abastecidos e percorra com o veículo até o combustível chegar perto do fim;
  3. anote quantos quilômetros ele rodou até ser reabastecido;
  4. subtraia o valor obtido no passo 3 pelo valor registrado no passo 1; o resultado é a quantidade de quilômetros rodados;
  5. divida os quilômetros rodados pela quantidade de litros abastecidos no passo 2; o valor será a quantidade média de quilômetros rodados por litro (km/L);
  6. divida o preço atual do litro de combustível pela quantidade média de km rodados por litro (passo 5); o valor é o custo do combustível por quilômetro rodado.

Para ficar mais claro, pense no seguinte exemplo (totalmente fictício).

  1. Vamos supor que o tanque do seu veículo chegou perto do fim com 100 km marcados no hodômetro.
  2. Depois de abastecer com 20 litros e rodar com ele até o tanque esvaziar novamente, você viu que o hodômetro está marcando 150 km.
  3. A subtração de 150 por 100 dá 50 km percorridos com os 20 litros.
  4. Dividindo 50 por 20, você chega a 2,5 km rodados com 1 litros de combustível.
  5. Supondo que o litro custe R$ 5,00, ao dividir este valor pelos 2,5 km/L você chega ao número 2, o que significa que você gasta R$ 2,00 por km percorrido.

Seguro e imprevistos

Os imprevistos de mau tempo, acidentes e assaltos podem acontecer a qualquer momento, mas o segredo é estar preparado para evitar dores de cabeça. 

Por isso, crie estimativas de gastos com futuras manutenções dos veículos, como troca de pneus e de óleo, e demais emergências. 

Verifique também a possibilidade de contratar um seguro, tanto para o veículo quanto para o funcionário. Assim, você garante a segurança de todos caso ocorra alguma eventualidade.

Como calcular taxa de entrega: 7 dicas para o seu delivery!

como cobrar taxa de entrega por km

Ao saber de todos os possíveis gastos para fazer entregas, veja abaixo como calcular taxa de delivery sem prejudicar o seu lucro e o bolso do consumidor.

Entenda se o delivery é interessante para você

Analise a realidade do seu negócio e as necessidades atuais que você possui, e veja se o delivery seria vantajoso ou não. Pode ser que, no seu caso, a retirada no balcão seja mais eficiente, por exemplo.

Estude todas as possibilidades do mercado para fazer suas entregas e acompanhe a reação dos consumidores a essa mudança.

Afinal, não adianta entrar de cabeça nesse novo negócio sem saber se funcionará com o seu estabelecimento e com os seus clientes, não é?

Escolha como vai querer cobrar pelo frete

Depois de entender tudo sobre o seu negócio, decida a forma que vai cobrar pela entrega: por porcentagem do valor do produto, por km rodado, frete fixo para cada região ou alguma outra maneira que você julgar eficiente.

Entenda o que é mais benéfico para sua empresa e para o seu cliente, sem sobrecarregar nenhum lado. 

Limite a área de entrega

Nem sempre é viável fazer entregas em todos os cantos da cidade. Por isso, é preciso delimitar a área que você quer atender, pensando no número de entregadores disponíveis e na qualidade dos pedidos recebidos.

Um destino mais longe pode afetar as condições do pedido até chegar ao cliente. Por exemplo, a comida corre o risco de chegar fria e prejudicar a experiência do consumidor com o restaurante.

Inclua custos operacionais do seu negócio

Insira no cálculo do frete todos os gastos fixos do seu comércio, como luz, água, telefone e internet, e aqueles separados para imprevistos. 

Com esses valores em mente, você pode pensar em reduzir o custo de confecção dos pratos, por exemplo, para baixar o valor da sua taxa em algum momento.

Lembre-se de que é importante trabalhar com uma margem de segurança nas taxas, para você não se deparar com prejuízos ao longo do caminho.

Você controla bem suas vendas no fiado?

Pare de se perder nas contas! Baixe nossa planilha e faça um controle mais apurado das suas vendas.

Tome cuidado com o frete grátis

Oferecer entregas grátis é um diferencial capaz de aumentar as vendas e fidelizar clientes. Entretanto, certifique-se de que esse “presente” não vai prejudicar e comprometer o faturamento do seu negócio.

Promova a sua marca

Com certeza você já viu por aí entregadores com acessórios personalizados, como as bags (mochilas) de empresas de entregas, como iFood e Rappi, ou adesivos com o logo de restaurantes.

Use o delivery para divulgar sua marca e ainda obter retorno do seu investimento. É uma ótima maneira de promover o seu negócio enquanto o entregador trabalha.

Conte com um sistema de gestão de entregas

Esse processo pode ser muito mais simples se você automatizá-lo com um sistema para pedidos delivery, como o Kyte

O aplicativo permite que você assuma o controle dos seus pedidos e crie status personalizados para cada um, como “em preparação” ou “a caminho”. Desta forma, seus clientes podem acompanhar tudo em tempo real.

O Kyte possui um sistema multiusuário, ou seja, você pode criar contas para os seus funcionários e instalá-lo em mais de um celular. As informações serão sincronizadas e atualizadas em todos os dispositivos automaticamente.

Além disso, o programa não cobra comissão pelas vendas realizadas – o que representa economia para o seu estabelecimento – e você ainda pode enviar um recibo digital personalizado para o cliente no final da compra.

Crie seu sistema de delivery

Com o Kyte, você cria um sistema de delivery completo para seus clientes realizarem pedidos a qualquer hora e de qualquer lugar.

Comece agora mesmo!

Conclusão: como calcular a taxa de entrega?

Agora que você aprendeu como calcular taxa de entrega, basta seguir as nossas dicas para alavancar o seu negócio! Faça um estudo completo sobre o que se encaixa melhor na sua realidade e comece já a pensar no preço do delivery.

E para te ajudar ainda mais, veja como fugir das taxas de comissão dos apps de delivery e otimizar o seu empreendimento. Boa sorte!

Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Crie seu sistema de delivery
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.