A taxa de entrega cobrada pelo delivery de alimentos ou itens em geral impacta diretamente no preço final de um produto e na decisão de compra do cliente.
Ela não pode ser muito abaixo da média para não gerar prejuízos à empresa, e nem muito alta, para não espantar os consumidores.
Essa taxa de entrega equivale ao custo de transportar uma mercadoria de um ponto a outro, do estabelecimento até o cliente.
É necessário estabelecer esse valor de maneira justa e correta para todos saírem satisfeitos. Hoje, você vai aprender como calcular taxa de entrega para um sistema delivery e deixar seu produto com um preço mais atrativo e competitivo.
Tendências do delivery no Brasil
Delivery é um serviço de entregas em domicílio ou para retirada no balcão. A prática se intensificou durante a pandemia da Covid-19 por conta do isolamento social e também da facilidade de fazer e receber compras no conforto de casa.
Uma pesquisa divulgada pela Rede Globo mostra o que os usuários pedem mais no delivery:
- itens de mercado (41%);
- entrega de encomendas (39%);
- bebidas (39%);
- comida (38%);
- produtos de farmácia (33%).
Ainda de acordo com o estudo, 66% dos entrevistados disseram que passaram a fazer mais pedidos por delivery para evitar locais com aglomeração, enquanto 72% afirmaram que o motivo de usarem mais esse serviço é a praticidade ou comodidade.
Isso significa que se trata de um movimento que tende a crescer cada vez mais, o que representa uma excelente oportunidade de negócio para comerciantes.
Quais são os tipos de entrega?
Mesmo se o serviço de delivery for independente, com motorista freelancer ou terceirizado, existem alguns métodos de entrega que podem se encaixar perfeitamente na sua situação. Veja a seguir alguns deles.
Moto
Essa é uma das maneiras mais utilizadas para fazer entregas, devido à agilidade e economia dos gastos com a manutenção e combustível.
Há empresas terceirizadas que fazem esse serviço de entrega a partir de um cadastro, como a Loggi, que possui mensalidade, e a Bee Delivery, que você paga por entrega realizada.
Bicicleta
A escolha de ciclistas para o delivery é conhecida pela sustentabilidade, já que as bicicletas não poluem o ambiente.
Essa opção possui um baixo custo e o ciclista consegue driblar o trânsito nas ruas facilmente. Por outro lado, o tempo de entrega pode ser maior por falta de velocidade.
Carro
Usar um carro pode ser vantajoso para levar mais carga e realizar um número maior de entregas de uma vez só.
Entretanto, esse é o meio de transporte mais caro em relação a combustível e manutenção e está mais sujeito a enfrentar trânsito.
Como calcular o valor da taxa de entrega?
É preciso levar em consideração diversos fatores para calcular o preço da taxa de entrega. Confira abaixo alguns pontos importantes para chegar nesse valor.
Funcionários
A partir do meio de transporte escolhido, você deve pensar em como cobrar taxa de entrega por motoboy. É fundamental que uma parcela referente a esses serviços seja inclusa no valor final do produto.
O profissional pode ser contratado com carteira assinada (CLT – Consolidação das Leis do Trabalho), o que representa despesas fixas anuais para o negócio, como salário, benefícios, décimo terceiro, férias e FGTS.
Neste caso, calcule esses custos e divida pelos dias trabalhados. O valor será o custo diário de cada entregador. O resultado deve ser dividido pela média de entregas feitas em 1 dia para chegar no preço do funcionário por cada viagem.
Já em caso de terceirização, avalie o contrato oferecido e os benefícios que sua empresa pode ter com ele.
Veículos e combustível
Escolha os melhores veículos possíveis para usar no seu negócio e analise como cobrar taxa de entrega por motoboy levando em consideração a distância das entregas e o preço do combustível.
O valor do delivery pode ser estipulado de acordo com a quilometragem do trajeto ou com valores fixos para cada região. Você pode utilizar o Google Maps para calcular a distância do seu estabelecimento até outros bairros.
Procure saber também o gasto médio de combustível dos veículos desejados. Em outras palavras, veja quantos quilômetros por litro eles fazem.
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
- anote a quilometragem do veículo quando o tanque estiver quase vazio;
- abasteça, registre a quantidade de litros abastecidos e percorra com o veículo até o combustível chegar perto do fim;
- anote quantos quilômetros ele rodou até ser reabastecido;
- subtraia o valor obtido no passo 3 pelo valor registrado no passo 1; o resultado é a quantidade de quilômetros rodados;
- divida os quilômetros rodados pela quantidade de litros abastecidos no passo 2; o valor será a quantidade média de quilômetros rodados por litro (km/L);
- divida o preço atual do litro de combustível pela quantidade média de km rodados por litro (passo 5); o valor é o custo do combustível por quilômetro rodado.
Para ficar mais claro, pense no seguinte exemplo (totalmente fictício).
- Vamos supor que o tanque do seu veículo chegou perto do fim com 100 km marcados no hodômetro.
- Depois de abastecer com 20 litros e rodar com ele até o tanque esvaziar novamente, você viu que o hodômetro está marcando 150 km.
- A subtração de 150 por 100 dá 50 km percorridos com os 20 litros.
- Dividindo 50 por 20, você chega a 2,5 km rodados com 1 litros de combustível.
- Supondo que o litro custe R$ 5,00, ao dividir este valor pelos 2,5 km/L você chega ao número 2, o que significa que você gasta R$ 2,00 por km percorrido.
Seguro e imprevistos
Os imprevistos de mau tempo, acidentes e assaltos podem acontecer a qualquer momento, mas o segredo é estar preparado para evitar dores de cabeça.
Por isso, crie estimativas de gastos com futuras manutenções dos veículos, como troca de pneus e de óleo, e demais emergências.
Verifique também a possibilidade de contratar um seguro, tanto para o veículo quanto para o funcionário. Assim, você garante a segurança de todos caso ocorra alguma eventualidade.
Como calcular taxa de entrega: 7 dicas para o seu delivery!
Ao saber de todos os possíveis gastos para fazer entregas, veja abaixo como calcular taxa de delivery sem prejudicar o seu lucro e o bolso do consumidor.
Entenda se o delivery é interessante para você
Analise a realidade do seu negócio e as necessidades atuais que você possui, e veja se o delivery seria vantajoso ou não. Pode ser que, no seu caso, a retirada no balcão seja mais eficiente, por exemplo.
Estude todas as possibilidades do mercado para fazer suas entregas e acompanhe a reação dos consumidores a essa mudança.
Afinal, não adianta entrar de cabeça nesse novo negócio sem saber se funcionará com o seu estabelecimento e com os seus clientes, não é?
Escolha como vai querer cobrar pelo frete
Depois de entender tudo sobre o seu negócio, decida a forma que vai cobrar pela entrega: por porcentagem do valor do produto, por km rodado, frete fixo para cada região ou alguma outra maneira que você julgar eficiente.
Entenda o que é mais benéfico para sua empresa e para o seu cliente, sem sobrecarregar nenhum lado.
Limite a área de entrega
Nem sempre é viável fazer entregas em todos os cantos da cidade. Por isso, é preciso delimitar a área que você quer atender, pensando no número de entregadores disponíveis e na qualidade dos pedidos recebidos.
Um destino mais longe pode afetar as condições do pedido até chegar ao cliente. Por exemplo, a comida corre o risco de chegar fria e prejudicar a experiência do consumidor com o restaurante.
Inclua custos operacionais do seu negócio
Insira no cálculo do frete todos os gastos fixos do seu comércio, como luz, água, telefone e internet, e aqueles separados para imprevistos.
Com esses valores em mente, você pode pensar em reduzir o custo de confecção dos pratos, por exemplo, para baixar o valor da sua taxa em algum momento.
Lembre-se de que é importante trabalhar com uma margem de segurança nas taxas, para você não se deparar com prejuízos ao longo do caminho.
Tome cuidado com o frete grátis
Oferecer entregas grátis é um diferencial capaz de aumentar as vendas e fidelizar clientes. Entretanto, certifique-se de que esse “presente” não vai prejudicar e comprometer o faturamento do seu negócio.
Promova a sua marca
Com certeza você já viu por aí entregadores com acessórios personalizados, como as bags (mochilas) de empresas de entregas, como iFood e Rappi, ou adesivos com o logo de restaurantes.
Use o delivery para divulgar sua marca e ainda obter retorno do seu investimento. É uma ótima maneira de promover o seu negócio enquanto o entregador trabalha.
Conte com um sistema de gestão de entregas
Esse processo pode ser muito mais simples se você automatizá-lo com um sistema para pedidos delivery, como o Kyte.
O aplicativo permite que você assuma o controle dos seus pedidos e crie status personalizados para cada um, como “em preparação” ou “a caminho”. Desta forma, seus clientes podem acompanhar tudo em tempo real.
O Kyte possui um sistema multiusuário, ou seja, você pode criar contas para os seus funcionários e instalá-lo em mais de um celular. As informações serão sincronizadas e atualizadas em todos os dispositivos automaticamente.
Além disso, o programa não cobra comissão pelas vendas realizadas – o que representa economia para o seu estabelecimento – e você ainda pode enviar um recibo digital personalizado para o cliente no final da compra.
Com o Kyte, você cria um sistema de delivery completo para seus clientes realizarem pedidos a qualquer hora e de qualquer lugar.
Comece agora mesmo!Conclusão: como calcular a taxa de entrega?
Agora que você aprendeu como calcular taxa de entrega, basta seguir as nossas dicas para alavancar o seu negócio! Faça um estudo completo sobre o que se encaixa melhor na sua realidade e comece já a pensar no preço do delivery.
E para te ajudar ainda mais, veja como fugir das taxas de comissão dos apps de delivery e otimizar o seu empreendimento. Boa sorte!