Como usar o Instagram como ferramenta de vendas

Aprenda a utilizar uma das redes sociais mais populares do mundo para lucrar com a sua loja
Publicado: 
29/6/2022
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
11 minutos

Não é novidade para ninguém que o Instagram é uma das redes sociais mais populares atualmente, e conta com um número cada vez maior de comerciantes como membros.

Quem consegue acompanhar as tendências dessa rede obtém resultados melhores nas vendas. Isso porque, graças aos diversos recursos oferecidos pela conta comercial do Instagram, o alcance da sua página pode ser muito maior.

Os seus resultados podem ser ainda melhores se você utilizar técnicas de gestão de marketing e branding, por exemplo.

Fato é que empreendedores que não fazem uso do Instagram correm o risco de perder muitas oportunidades de vendas. Não porque o produto não tenha qualidade, mas sim porque aqueles que utilizam essa rede conseguem ter mais visibilidade e atrair potenciais clientes

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Não é preciso fazer muito esforço para aprender o que as ferramentas da plataforma são capazes de fazer. Existem diversos tutoriais para alavancar vendas feitos pelo próprio Instagram. 

Embora estar antenado seja uma forma de conseguir leads (clientes em potencial), é preciso aprender técnicas específicas para vender mais e aplicá-las no seu negócio. 

E saiba que ter uma boa gestão de marketing e vendas é um dos segredos para alcançar os objetivos almejados pela sua empresa.

Como vender no Instagram?

como usar Instagram para vender

O Instagram é uma das redes sociais que mais possuem usuários ativos no mundo. 

A maioria dos perfis criados na plataforma seguem ao menos uma marca, o que mostra o quão importante é estar nessa rede social, já que ela pode aumentar o número de pessoas interessadas nos seus produtos

Para vender no Instagram, primeiro você deve criar uma conta comercial e preencher todos os dados solicitados. Com isso, sua página pode aparecer como indicação de outras do mesmo segmento

O Instagram ajuda os empreendedores nas vendas, pois com ele é possível acompanhar as tendências de mercado do seu segmento a partir dos comentários do seu público-alvo sobre sua marca e similares. Desta forma, você consegue mudar a estratégia sempre que houver algo errado. 

Ser um bom estrategista faz com que você obtenha resultados melhores. Para isso, busque aprender sobre marketing, seja a partir de artigos online ou mesmo de um curso de gestão comercial EAD (educação à distância) para agregar mais conhecimento ao seu negócio. 

Para vender bem, seja qual for a plataforma, é preciso se destacar dos seus concorrentes, criando conteúdos relevantes, interagindo com seu público para mostrar que você é uma marca que se importa com o que seus seguidores pensam e que está sempre em busca de melhorias. 

Como a forma de comprar está mudando e muitas pessoas preferem fazer compras online do que ir a uma loja física, vender nas redes sociais se torna um caminho fundamental a ser seguido pelos comerciantes.

Com o Instagram, é possível montar sua loja virtual de forma eficiente e gerar engajamento para o seu site – sem esquecer, claro, de aplicar técnicas de gestão estratégica de marketing e vendas.

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Como ter um Instagram de sucesso?

Antes de tentar ganhar seguidores é preciso deixar o seu perfil do Instagram preparado para receber os clientes em potencial. 

Ou seja, é imprescindível escolher uma foto que chame a atenção, publicar posts com conteúdos relevantes e divulgar informações que agreguem valor para as pessoas que vão te seguir. 

Uma das dicas mais importantes para se obter sucesso no Instagram é explorar a plataforma. Por isso, invista um tempo para: 

  • descobrir as melhores hashtags para o seu nicho; 
  • interagir com seus seguidores; 
  • fazer postagens relevantes para o seu público-alvo;
  • planejar posts e stories. 

Entenda melhor cada uma dessas práticas abaixo.

Sabe por que você precisa ter uma estratégia de vendas no Instagram?

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1) Descubra as melhores hashtags

Apostar nas hashtags é uma das estratégias mais comuns no Instagram, porque a partir delas você consegue ter mais visibilidade no seu perfil

Ao usar hashtags nas suas publicações, você contribui para o dinamismo na rede social, e os seguidores conseguem ver diversas publicações do mesmo segmento. 

Procurar por hashtags relacionadas ao seu perfil e usá-las ajuda a encontrar pessoas que podem se interessar pelo seu negócio. Ao fazer isso, você amplia as chances de ser encontrado e seguido. 

Mas algo que precisa ser dito é que não adianta postar qualquer hashtag, pois isso não dá resultado. É necessário usar algo que realmente te deixe em evidência e atraia seguidores mais propensos a se tornarem clientes.

2) Interaja com seus seguidores

interação no Instagram

Você quer conquistar seguidores e quer que eles se mantenham engajados na sua página, certo? Então, é imprescindível dar a devida atenção a eles.

Nunca deixe alguém sem resposta. Interaja com eles, responda comentários, acompanhe as postagens deles. Só assim você começa a trilhar um caminho para fidelizá-los.

Quando você interage com o seu público, passa mais simpatia e desperta o interesse das pessoas em saberem mais sobre você e o seu negócio

A melhor forma de conhecer seus seguidores e seu público-alvo ideal é estudar o mercado. Se você tiver condições, uma faculdade de vendas pode ser uma opção interessante. Com ela, você aprende técnicas necessárias para conseguir atingir os seus objetivos comerciais. 

Uma outra forma de gerar engajamento é fazer enquetes nos stories. Como muitas pessoas não se sentem confortáveis em se expor nas redes sociais, poder responder a uma simples pergunta facilita e estimula a interação.

3) Fazer postagens relevantes

Nada melhor do que um seguidor interagir com suas publicações, elogiando e reagindo positivamente aos seus conteúdos. 

Para isso é necessário fazer postagens que tenham a ver com seus serviços e que tenham uma identidade visual alinhada à sua marca. Assim, quando eles olharem o post, já vão saber de quem se trata.

Se você quer aprender quais tipos de publicações fazer, deve conhecer muito bem o seu público. Pesquise e veja outras marcas que sejam do mesmo nicho, observe como elas interagem e como os clientes se comportam.

Para potencializar seus negócios, a dica é considerar um curso de empreendedorismo a distância. Com ele, você amplia seus conhecimentos e aprende a desenvolver estratégias certeiras. 

Não precisa postar apenas sobre o seu produto. Se você tem uma loja de bijuterias ou joias, por exemplo, pode divulgar dicas de como usá-las no dia-dia e como combinar com as roupas.

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4) Planeje posts e stories

Para ter engajamento e despertar interesse das pessoas que seguem você no Instagram, é necessário planejar posts e stories com antecedência. 

Desta forma, nada fica maçante ou repetitivo, e você ainda consegue focar em ações específicas para atrair as pessoas que realmente têm potencial de se tornarem clientes.

Faça anotações, estude seu público, observe o que eles curtem e com o que não se identificam. Depois disso, faça um cronograma de postagens e stories, e publique nos horários certos para gerar mais engajamento.

Aposte também em templates para stories do Instagram. São uma ótima forma de se destacar da concorrência e mostrar originalidade.

Por que é importante ter uma identidade visual no Instagram? 

vender no instagram e conhecer público-alvo

Para um consumidor se lembrar de uma marca, as cores são muito importantes porque dão uma identidade própria ao negócio. Mas este é apenas um dos pontos fundamentais para construir a sua imagem.

Crie um logo impactante que tenha a ver com o seu segmento, utilize cores vibrantes que combinem entre si e gerem uma identificação com o seu público. 

Com isso, sua marca fica em evidência e pode ser um modelo para outras do mesmo setor, o que favorece a obtenção de mais seguidores e mais compradores dos seus produtos e serviços.

Como fidelizar clientes?

Para aprender como fidelizar clientes é importante focar em todas as etapas de vendas: atração, venda e pós-venda.

Se você vende e deixa o cliente de lado, é difícil ele querer voltar a comprar na sua loja. O pós-venda é uma das partes mais importantes para se obter a fidelização de clientes. 

Interaja com eles, mande e-mails e mensagens sobre suas ações e novidades, envie códigos promocionais. Em outras palavras, faça com que os consumidores se sintam especiais e passem a ser clientes regulares. 

Essas são apenas algumas técnicas voltadas para a fidelização. Para ir mais a fundo no assunto, o ideal é estudar técnicas de persuasão e as melhores formas de conseguir atrair e conquistar clientes.

Todos esses pontos são estudados e explicados em cursos específicos para a área de negócios, como uma faculdade de gestão de vendas. Investir nos estudos é essencial para ter sucesso na sua empresa.

Como o Reels te ajuda a vender no Instagram? 

O Reels é o recurso de vídeos curtos do Instagram, semelhante à proposta do TikTok – onde também é possível ganhar dinheiro –, e tem feito cada vez mais sucesso. 

Quando se fala em vendas, ele é importante para conseguir engajamento. Quando você posta um vídeo no Reels, ele pode aparecer nos resultados de busca dos usuários. 

Se as pessoas têm interesse no seu nicho e você souber usar as estratégias certas para conseguir se destacar na plataforma, com certeza vai conseguir engajar mais seguidores. 

Portanto, para obter sucesso, aproveite o Reels para divulgar novidades do seu negócio, depoimentos de clientes satisfeitos, conteúdos relevantes e promoções. 

E se você quiser entender mais sobre as melhores estratégias para conseguir alcançar seus objetivos, um curso de gestão comercial e marketing EAD pode ajudar a ampliar seus conhecimentos e crescer no marketing digital.

Conclusão

Como você viu, os recursos do Instagram, assim como o Reels, podem conferir resultados muito positivos para o seu negócio. 

Então, não esqueça: elabore conteúdos com relevância, estude o seu público e entenda qual o formato de vídeo que eles mais curtem assistir no Instagram. 

Assim, você consegue conquistar mais vendas e ampliar o seu público-alvo.

Este post foi produzido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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