Recheado de promoções que instigam a sede de compra dos consumidores, o fim do ano é uma época excelente para investir em estratégias que ajudem a aumentar a visibilidade do seu negócio.
Se você quer desfrutar das possibilidades que esse momento proporciona, como vender mais no Natal, é necessário muito planejamento e organização. Pode parecer difícil, porém existem técnicas que auxiliam em todo o processo de comercialização.
Para não dar nenhum tiro no escuro, confira 11 dicas de como vender mais no fim do ano e aumente suas chances de atrair mais clientes!
O que vender no final do ano?
Além de ser um alívio para o bolso de muita gente, o pagamento do 13° salário aumenta consideravelmente a quantidade de dinheiro circulando no mercado. É o momento que muitas famílias encontram para poder comprar mais.
Saber o que vende mais no fim do ano é muito importante para que os comerciantes possam estruturar campanhas eficientes de venda. Há inúmeros produtos que fazem sucesso nessa época, mas o ponto principal é identificar em qual faz mais sentido você investir.
Dentre as mercadorias que têm maior demanda no final do ano estão:
- roupas;
- biscoitos decorados;
- artigos para mesa posta;
- enfeites natalinos;
- calçados;
- eletrônicos;
- roupas para pets;
- cestas e caixas de presentes em geral.
Entenda em qual nicho seu estabelecimento se encaixa e tente adaptar suas mercadorias para essa época do ano.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, procure encher suas araras com trajes de verão e peças características de Natal e Ano-Novo – vermelhas, brancas, douradas.
Como vender mais no fim do ano: 11 dicas para fazer suas vendas decolarem
Se seu objetivo é vender mais no fim do ano, precisa traçar suas ações o quanto antes para poder desfrutar de bons resultados.
Confira 11 estratégias promissoras para aumentar seu lucro e/ou sair do sufoco nesse período do ano.
Planeje campanhas promocionais irresistíveis
Anunciar promoções é como chegar nos consumidores e dizer “aqui tem benefícios para você!”. Contudo, para atrair mais pessoas, você precisa buscar formas de fazer com que a sua oferta se mostre mais relevante e vantajosa do que a da concorrência.
Para isso, busque ir além do convencional. Entenda o que os clientes mais procuram e apresente seus produtos como uma solução para “as dores” deles – ou seja, aquela mercadoria perfeita que eles estão procurando há semanas ou meses.
Ofereça seus itens por meio de sorteios exclusivos, descontos especiais ou até mesmo por programas de fidelidade. A ideia é mostrar que, comprando na sua loja, a clientela só tem a ganhar.
Organize seus produtos
Uma situação muito frustrante para o consumidor, mas, infelizmente, comum no dia a dia do varejo, é procurar determinada mercadoria pelas prateleiras, não achar e precisar buscar em outros estabelecimentos.
O famoso “tem, mas acabou” é desagradável e pode resultar na perda de clientes. Para evitar que isso aconteça no seu negócio, você precisa ter um controle de estoque adequado.
Então, analise os produtos que têm mais demanda no fim do ano e se organize para não os deixar faltar na sua loja. Fique atento à movimentação das suas mercadorias e mantenha contato com seus fornecedores, para o caso de precisar de algo.
Faça parcerias com seus fornecedores
Manter relações agradáveis, tanto com os seus funcionários quanto com os seus fornecedores, é essencial. Construir laços melhora o ambiente de trabalho e transmite aos clientes a sensação de um clima agradável no local.
Nada pior do que ter pedidos, mas não ter produtos. E é exatamente isso que acontece se você ficar sem ter quem te forneça. O ideal é sempre ter mais de uma fonte, no entanto, caso você não tenha, tudo bem.
Aposte em maneiras de integrar seus fornecedores à sua empresa e tente construir uma relação de cumplicidade com eles. Desta forma, você pode conquistar descontos maiores, ter acesso a produtos exclusivos e dificilmente ficará na mão.
Invista em um design atrativo
Já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Muitas vezes, antes de comprar determinada comida, o consumidor analisa aquela que apresenta uma estética mais atrativa. Isso se aplica também na hora de escolher um estabelecimento para comprar qualquer outra coisa.
Uma loja com uma decoração temática, que apresenta bem os produtos e promoções, ou modelos de layout que chamam atenção nas redes sociais são alternativas eficientes na hora de vender.
Busque destacar os pontos mais fortes do seu negócio (aqueles que costumam ser um verdadeiro sucesso) e crie uma identidade visual a partir disso.
Treine seus funcionários
Caso seu negócio seja recente no mercado, o dia a dia ainda pode não ser muito movimentado. Contudo, se seu objetivo é crescer, você precisa que sua equipe esteja preparada para as mais diversas ocasiões.
No fim do ano, os estabelecimentos costumam estar lotados de clientes, chegando até mesmo a ter o movimento triplicado. Mas, sem organização, o seu sonho de vendas pode virar um pesadelo.
Para a clientela, os funcionários são a imagem do estabelecimento. Vê-los perdidos, passando informações erradas ou até mesmo demorando para atender, são situações que transmitem uma ideia negativa sobre a sua loja.
Colaboradores treinados tendem a cometer menos erros e têm mais aptidão para lidar com situações desafiadoras. Por isso, invista em um treinamento de equipe eficiente e dê todo suporte para que o serviço possa ser executado da melhor maneira possível.
Com o Kyte, você pode vender direto do app, apresentar seu catálogo online de produtos, oferecer vários meios de pagamento e muito mais!
Comece agora mesmo!Observe a concorrência
No mundo dos negócios, é preciso se reinventar todos os dias para tentar encontrar estratégias que levem seu empreendimento ao topo. Um exercício interessante a se fazer é analisar as técnicas dos concorrentes.
Às vezes, você pode ter uma ideia sensacional de campanha e descobrir que algum concorrente realizou aquilo e não deu certo. Então, antes de ir com tudo, tente descobrir se outras lojas já tentaram fazer algo parecido e se a ação foi bem recebida pelos clientes.
A concorrência pode ser sua aliada nesse sentido, já que ela pode servir de inspiração para suas próprias ações.
Fique de olho nas tendências
No final do ano, a demanda por alguns produtos específicos aumenta. Você deve estar atento àquilo que vem fazendo mais sucesso entre os consumidores para poder se manter em alta.
Todavia, tenha cuidado. Também não é válido e nem viável querer atacar para todos os lados. Seja receptivo com as tendências que se enquadram no seu nicho de venda. Assim, suas chances de prosperar aumentam.
Divulgue suas promoções
Se você não divulga suas mercadorias, a possibilidade de encontrar novos clientes é bem menor. Para que isso não aconteça, busque maneiras diferentes de se promover e apresentar sua marca ao público.
Sua loja precisa ser convidativa, com cores interessantes e bem organizada, seja ela física ou online.
Além disso, para dar aquele gás no seu faturamento, vender nas redes sociais pode ser uma boa. Nelas, você encontra uma infinidade de recursos para impulsionar sua presença nas plataformas e, claro, suas vendas.
Confira alguns deles:
- criar um catálogo online dos seus produtos;
- fazer caixinhas de perguntas e enquetes no Instagram para interagir com os clientes;
- realizar sorteios exclusivos para seguidores;
- receber e divulgar feedbacks dos consumidores;
- usar templates de stories do Instagram para deixar seu conteúdo com uma cara diferente;
- anunciar promoções exclusivas.
Essa é uma forma de deixar o seu negócio em evidência e cativar cada vez mais clientes.
Ofereça um atendimento de qualidade
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Zendesk, especialista em software de atendimento ao cliente, ter uma experiência negativa faz com que aproximadamente 50% dos consumidores troquem de loja.
Um atendimento abaixo de ótimo não é uma opção para um estabelecimento que visa o sucesso. Lembre-se de que, sem clientes, não há vendas. Então, você precisa deles tanto quanto eles precisam de você.
Atender bem vai muito além do “volte sempre”. Para não perder a clientela, invista em tornar a experiência de compra única e memorável.
Ações como responder todas as dúvidas com clareza, seja nas redes sociais ou pessoalmente, ser ágil e gentil, e diversificar as formas de pagamento já auxiliam nessa missão.
Por meio dos feedbacks dos consumidores você consegue saber as ações que causam mais satisfação e quais podem ser aprimoradas. Assim, fica mais fácil acertar.
Foque no pós-venda
Para vender mais no fim do ano, aproveite o fato de que muitas pessoas vão ter contato com a sua loja pela primeira vez. Essa é a oportunidade perfeita para causar uma boa impressão e fidelizar clientes.
Mostre que você realmente se importa com quem compra no seu estabelecimento. Invista em um pós-venda de qualidade, mantendo proximidade com a clientela e prestando atenção em todas as colocações do consumidor com relação ao seu negócio.
Ao permanecer em contato, você aumenta a chance de cativar os clientes e até mesmo anunciar novos produtos para eles. Só tome cuidado para que suas abordagens não se tornem invasivas demais.
Tenha a tecnologia como aliada
A época de passar horas fazendo contagem de produtos no estoque ficou para trás. Nos dias de hoje, todo esse processo de planejamento e organização da sua empresa pode ser mais simples. Basta contar com o auxílio de aplicativos de venda, como o Kyte.
Com ele, você pode cadastrar seus clientes, ter o controle completo das suas mercadorias e até integrar seu catálogo online no WhatsApp. Tudo isso direto do seu celular, tablet ou computador.
Conclusão: vender no fim do ano vale a pena?
Seja para comprar novas mercadorias ou por ter seguido o jeitinho brasileiro de deixar os presentes para última hora, depois do Natal, os clientes ficam atentos à espera das próximas ofertas.
Então, sim! Vale a pena investir em estratégias voltadas para vender mais no fim do ano. É o momento propício para dar uma repaginada nas prateleiras, fazendo uma queima de estoque inesquecível, por exemplo.
Agora que você aprendeu como vender mais no fim do ano, não deixe tudo para os 45 do segundo tempo. Comece o quanto antes a estruturar as ações que você acredita que vão trazer mais resultados para sua empresa.
Aproveite para conferir a nossa planilha de precificação de produtos e evite errar na hora de estipular o valor das suas mercadorias. Boa sorte!