Como os relatórios do Kyte ajudam você a entender o seu negócio

Alguns termos ligados a finanças não são óbvios para a maioria das pessoas. No entanto, é fundamental compreender alguns deles para conseguir comandar seu negócio da melhor maneira
Publicado: 
1/12/2022
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
13 minutos

Fazer contas é o tendão de Aquiles de muita gente. Não é todo mundo que tem facilidade com números – e muito menos com termos financeiros.

Apesar da dificuldade, é importante fazer um esforcinho para compreender alguns conceitos. Afinal, só assim você consegue ter uma visão mais apurada e profissional sobre o seu negócio.

A partir disso, você entende melhor os movimentos da sua empresa, o que dá mais certo e o que não faz tanto sucesso, as consequências das suas ações, além de tomar decisões mais certeiras, com base em análise de dados.

Relaxe, você não precisa ser um gênio da matemática para conseguir fazer tudo isso. Para começar, basta aprimorar os seus conhecimentos sobre certas estatísticas.

Pensando nisso, criamos este guia essencial sobre os dados coletados no Kyte e como interpretá-los para utilizá-los a seu favor e evoluir o seu negócio. 

Quais dados estatísticos o Kyte coleta sobre o meu negócio?

relatórios e estatísticas

O Kyte foi desenvolvido para ajudar você tanto a vender mais quanto gerenciar melhor.

Por conta disso, a plataforma pega os dados referentes às suas vendas e transforma em relatórios estatísticos claros e objetivos. Assim, você consegue compreender as informações sem precisar do Excel ou de um especialista para fazer as contas.

No entanto, antes de você se preocupar em como analisar as informações fornecidas, precisa entender os conceitos por trás da coleta desses dados.

Confira a seguir as estatísticas coletadas pelo Kyte e o que significa cada uma delas:

  • faturamento;
  • lucro;
  • ticket médio;
  • vendas;
  • taxa de venda;
  • meio de pagamento;
  • ranking de produtos;
  • ranking de clientes;
  • vendas por usuário.

Faturamento

Faturamento é a soma de todas as suas vendas durante um determinado período. É toda a quantia que você recebeu pela venda dos seus produtos e/ou serviços em um certo tempo.

Acompanhe o exemplo: uma empreendedora tem uma loja de sapatos. Cada par custa R$ 60 e ela vendeu 100 pares ao longo de 30 dias. Ou seja, o faturamento dela naquele mês foi de R$ 6.000,00.

Cálculo do faturamento = quantidade de produtos vendidos x preço de venda

Ele serve como um termômetro, permitindo que você analise o desempenho das suas vendas, e é necessário no cálculo de outros dados (que serão explicados mais para frente).

Conhecer o seu faturamento também é importante para saber o quanto você deve pagar de imposto e a classificação da sua empresa quanto ao próprio tamanho: MEI, microempresa, de pequeno, médio ou grande porte.

Aqui vai um ponto que confunde muita gente: faturamento não é a mesma coisa que lucro. Dizer que você faturou R$ 6.000,00 no mês não significa que você lucrou essa quantia.

Por isso, o faturamento calculado anteriormente chama-se faturamento bruto, já que não engloba nada além do dinheiro que entrou no caixa da sua loja. É este o dado que o Kyte fornece para você.

estatísticas de vendas

faturamento líquido começa com o mesmo cálculo, mas depois é preciso subtrair do valor encontrado os gastos com as operações de venda, como impostos sobre a quantia obtida, taxas cobradas por operadoras de cartão de crédito e devoluções.

Seguindo o mesmo exemplo da loja de sapatos: imagine que a empreendedora teve 10 pares devolvidos (o que corresponde a R$ 600,00 saindo do caixa da loja e retornando aos clientes) e que precisou pagar 5% de impostos sobre a quantia arrecadada (o equivalente a R$ 270,00). 

Logo, o faturamento líquido da empreendedora foi de R$ 5.130,00.

Cálculo do faturamento líquido = faturamento bruto - taxas de vendas

Agora, você deve estar se perguntando “se isso é o faturamento, o que é considerado lucro então?” A resposta está logo abaixo.

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O Kyte é a solução para você! Com ele, você gera gráficos de fácil compreensão, facilitando o entendimento sobre as finanças da sua loja.

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Lucro

Lucro é o que sobra de toda a quantia obtida com as vendas após a subtração dos gastos com o seu negócio de forma geral.

Ao calcular o faturamento líquido, você desconta apenas as tarifas referentes ao processo de venda. Para calcular o lucro, você precisa descontar o que gasta para sustentar a sua empresa.

Só para você ter uma noção do que estamos falando, pense o seguinte: se a empresa fatura R$ 5.130,00 líquido, mas gasta R$ 8.000,00 para manter o negócio de pé, então ela não lucrou absolutamente nada. Na verdade, ficou com R$ 2.870,00 negativo no caixa. Entendeu?

Para ser algo viável, você precisa lucrar mais do que o valor gasto com as despesas do seu negócio – que não são poucas:

  • custos variáveis (gastos que variam e têm ligação com a produção), como matéria-prima para fabricação de produto ou compra de fornecedor;
  • custos fixos (gastos que não variam e têm ligação com a produção), como salário dos funcionários;
  • despesas variáveis (gastos que variam e não têm ligação com a produção), como comissão de vendedores;
  • despesas fixas (gastos que não variam e não têm ligação com a produção), como energia elétrica e IPTU.

Você pode calcular o seu lucro bruto ou líquido. Para saber o lucro bruto, você subtrai do faturamento apenas os gastos ligados à produção de fato (ou seja, os custos fixos e variáveis). 

Cálculo do lucro bruto = faturamento líquido - (custos fixos + custos variáveis)

Para saber o lucro líquido, você subtrai do faturamento todos os gastos (ou seja, custos fixos e variáveis, além de despesas fixas e variáveis).

Cálculo do lucro líquido = faturamento líquido - (custos fixos + custos variáveis + despesas fixas + despesas variáveis)

Atenção: o dado fornecido pelo Kyte com relação ao lucro é diferente dos explicados acima. O valor calculado pela plataforma subtrai do faturamento apenas o preço de custo dos produtos, indicado por você no momento do cadastro dos itens no estoque. Logo, o lucro indicado não é bruto ou líquido, mas um outro recorte.

Ainda assim, é um dado interessante de se ter em mãos para saber se você está cobrando um preço justo tanto para o cliente quanto para a sua loja. Se você não souber, aprenda a calcular o preço de venda de seus produtos.

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Ticket médio

Ticket médio é o valor médio das suas vendas durante um período específico. Em outras palavras, ele mostra uma média do quanto você fatura por cliente.

Ele serve para analisar o crescimento do seu negócio, já que um ticket médio alto significa que suas vendas estão com ótimo desempenho.

Conhecer o ticket médio ajuda no planejamento financeiro, previsão de vendas e até facilita a tomada de decisões.

Uma das formas de se calcular o ticket médio é pegar o faturamento bruto no período em análise e subtrair a quantidade de itens vendidos nesse tempo.

Seguindo com o exemplo inicial: a nossa amiga empreendedora teve o faturamento de R$ 6.000,00 no mês ao vender 100 pares de sapato. Então, o ticket médio dela durante o mês em questão foi de R$ 60,00.

Cálculo do ticket médio = faturamento bruto ÷ volume de vendas

Vendas

relatórios de vendas

O número de vendas informado no Kyte é o total de itens que você vendeu em um determinado período. Você pode filtrar esses dados por dia, semana, mês ou ano, com o recorte temporal que quiser.

A partir desses números, o Kyte consegue te mostrar quais dias da semana e até horários que você vende mais. Tudo isso para auxiliar os comerciantes a promoverem ações mais direcionadas e com mais chances de sucesso.

Lembrando que o gráfico com os dados de vendas, assim como todos os demais números, pode ser exportado para e-mail, redes sociais ou serviço de nuvem da sua preferência.

Taxa de venda

Taxa de venda é o valor que você cobra a mais pelos seus produtos com o objetivo de cobrir o custo de uma entrega ou outro serviço, por exemplo.

Você configura os valores que quer cobrar ao abrir o aplicativo Kyte, acessar Configurações e depois Taxa de Venda

Você pode adicionar uma porcentagem ao preço final do produto (semelhante à taxa de serviço cobrada em restaurantes) ou optar por não adicionar nenhum valor pois ele já será parte do preço, como é o caso de impostos sobre os itens.

Neste segundo caso, a taxa vai aparecer destacada tanto no carrinho quanto no recibo.

Tudo isso serve para você ter mais controle sobre suas vendas e maior conhecimento a respeito da renda obtida com o comércio.

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Meios de pagamento

A aba com estatísticas sobre meios de pagamento informa os métodos mais utilizados pelos seus clientes na hora da compra, seja dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito e até mesmo fiado, durante um determinado período.

Ela ajuda a entender o comportamento e a preferência dos seus clientes. Conhecer melhor o seu público é fundamental para ter sucesso com as suas ações e serviços.

gráficos e estatísticas

Ranking de produtos

O ranking de produtos lista as mercadorias mais vendidas pela sua loja durante um certo tempo. Você consegue ver a quantidade vendida e o valor faturado.

Essa informação ajuda você a saber quais itens fazem mais sucesso com o público, quais merecem mais destaque no catálogo e atenção quanto ao estoque.

Ranking de clientes

O ranking de clientes mostra os consumidores mais fiéis e fãs da sua loja em um determinado período. 

Você visualiza o nome dos clientes que mais compram com você, o valor que eles gastaram e a quantidade de vezes que finalizaram uma compra.

A partir dessa informação, você tem mais conhecimento sobre sua clientela e consegue realizar ações especiais para os clientes mais fidelizados.

Vendas por usuário

Esta aba é muito interessante para quem tem uma equipe de funcionários. Ela permite visualizar os colaboradores que venderam mais durante um certo tempo.

Você tem acesso à quantidade de itens vendidos por funcionário, o valor obtido com essas vendas e o quanto, em porcentagem, isso corresponde em relação ao total de vendas feitas na sua loja.

A partir disso, você consegue destacar a atuação de determinados profissionais, entender se eles tiveram uma estratégia diferente de vendas e, se for o caso, repassá-la para o restante da equipe.

Como ter acesso a gráficos, estatísticas e relatórios de venda sobre minha empresa?

estatísticas do Kyte
Tela do Kyte Web com estatísticas de loja demo

Para ter acesso a dados essenciais para gerenciar o seu negócio e mantê-lo financeiramente saudável, você precisa de uma plataforma que reúna tudo isso de forma clara.

Ninguém merece perder horas do dia tentando entender planilhas e gráficos do Excel, não é mesmo?

O Kyte gera todas as informações que você precisa para evoluir o seu negócio e crescer cada vez mais.

Ao contratar o plano PRO, você tem acesso a todos os relatórios necessários para um acompanhamento financeiro profissional. 

Você pode acessar essas informações no seu computador (caso utilize o Kyte Web), tablet ou mesmo no celular. 

Para visualizar os dados, faça o seguinte:

  1. Abra o menu do app Kyte ou do Kyte Web.
  2. Clique em Estatísticas.
  3. Informe o período de tempo desejado para a análise dos dados e vá em Aplicar filtro.
  4. Pronto! Você verá todas as abas de dados em formato de lista. Se quiser mais detalhes, basta clicar nelas.

Agora é com você! Analise todas as informações fornecidas e acompanhe os relatórios com frequência para estar sempre por dentro das movimentações do seu negócio. Boa sorte!

📊 Poder acompanhar todas as estatísticas sobre a sua loja a partir do seu smartphone é uma mão na roda. Mas, pense um pouco: não seria ainda mais interessante visualizar todos os gráficos em uma tela grande? Faça o teste com o Kyte Web e comprove!
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