Como loja de calçados fatura R$ 3 mil por mês com vendas no WhatsApp

Dono da marca tem loja física e decidiu investir em vender também pelo WhatsApp; hoje, app de mensagens é o principal canal de vendas do comerciante, que já vê chance de chegar a R$ 10 mil de faturamento mensal
Publicado: 
15/7/2021
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
8 minutos

Com a reabertura do comércio em várias cidades do país, muitos lojistas planejam o retorno à operação presencial. Apesar da grande parcela de comerciantes que aderiram às vendas online como forma de driblar o fechamento causado pela pandemia de Covid-19, é inegável a força que essa modalidade ganhou nesse período.

Rogério da Silva Marcondes abriu uma loja de calçados e acessórios em 2015 na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. A ideia surgiu depois que a empresa onde ele trabalhava encerrou as atividades no Brasil e o obrigou a buscar uma nova fonte de renda.

O objetivo dele era ter um negócio que pudesse gerenciar mesmo que voltasse a ter um emprego no setor industrial. E assim nasceu a Você Bonitta Calçados. Hoje, Rogério vende tanto na loja física quanto na internet – e ele trabalha bastante, já que o comércio é sua única fonte de renda no momento. 

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À dir., loja da Você Bonitta em São José dos Campos (SP)

A busca pelo sistema ideal

Com o tempo, a loja foi ganhando cada vez mais clientes e crescendo, o que exigiu mudanças na administração. De início, Rogério foi em busca de um sistema de gerenciamento só para a loja física. 

O comerciante queria uma ferramenta para ajudar a controlar o estoque e registrar as vendas feitas de forma eletrônica. Até então, ele fazia grande parte do controle do negócio manualmente, com a ajuda do Excel. 

Contudo, a empresa seguiu em expansão e as vendas pelo WhatsApp aumentaram. Logo, o sistema escolhido deixou de atender ao que ele precisava.

“Com o tempo, percebi que as clientes precisavam de suporte em horários e dias nos quais a loja não estava aberta”, diz ele. “Comecei a procurar por uma solução que funcionasse bem em dispositivo móvel. Foi nesse momento que encontrei o Kyte.”

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A integração do físico e online: como o Kyte ajudou a Você Bonitta

Ao utilizar o sistema Kyte, Rogério sentiu a diferença logo de cara. A tarefa de gerenciar os produtos armazenados ficou mais fácil, e os benefícios do programa refletiram em outras áreas da empresa.

“O Kyte me possibilitou ter um controle muito mais preciso do meu estoque”, afirma. “E, por estar disponível na palma da mão, também me possibilitou atender às minhas clientes e fechar vendas mesmo eu não estando na loja.”

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Catálogo da Você Bonitta no Kyte

Ao melhorar o contato com a clientela, Rogério conseguiu aumentar as vendas pelo WhatsApp. Só de janeiro a junho de 2021, ele faturou cerca de R$ 3 mil por mês, e já projeta ir além. “Vejo a possibilidade de chegar a R$ 10 mil a partir de setembro com o Kyte”, conta.

O comércio pelo WhatsApp foi potencializado graças à integração do Kyte com o app de mensagens. “Os recursos de filtros e conexão direta com o WhatsApp são excelentes. O aplicativo é muito eficiente, simples e intuitivo. Funciona muito bem e o suporte online é excelente”, diz ele. 

Rogério conta que o catálogo online é outro recurso muito útil para o negócio dele, já que facilita a exibição das peças aos clientes, inclusive nas redes sociais. “Eu divulgo pelo Facebook e Instagram. A venda efetivamente é feita pelo WhatsApp.”

O dono da Você Bonitta tem planos de expansão e pretende, muito em breve, recorrer ao sistema multiusuário do Kyte para conseguir lidar com as revendedoras da loja.

Apesar de não ter sido a primeira escolha, ele não se arrepende de usar um programa que funciona tanto para operações físicas quanto online. “O app é excelente. Simples, prático, intuitivo. Atendeu a todas as minhas expectativas”, diz.

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