Produtos sazonais: estratégias de vendas e gestão para vender o ano todo

Conheça 9 técnicas para movimentar as vendas também na baixa temporada e não ficar refém da sazonalidade dos seus produtos

Produtos sazonais são aqueles que vemos mais nas prateleiras em períodos específicos do ano, como panetones e ovos de Páscoa. E se você soubesse como vendê-los em qualquer época

Essas mercadorias são um dos maiores desafios para empreendedores nos períodos de baixa temporada, já que muitos têm dúvidas sobre como lidar com elas nos meses em que não são tão procuradas.

Entender a sazonalidade dos produtos e o comportamento do consumidor em diferentes períodos do ano, principalmente perto de datas comemorativas, é a chave para lucrar em qualquer época.

Para saber como conseguir isso, hoje você vai aprender 9 dicas para vender produtos sazonais o ano todo. Vamos lá?

O que é um produto sazonal?

Um produto sazonal é aquele que é mais vendido numa determinada época do ano. Isso não significa que ele não possa ser encontrado nos outros meses, mas é mais difícil. Por isso, fala-se em períodos de alta e baixa temporada nas vendas. 

A sazonalidade de produtos é um conceito relacionado às flutuações ao longo do ano nas buscas dos consumidores por determinadas mercadorias. 

Essa procura varia de acordo com alguns fatores, como estações do ano e datas comemorativas (ex: Dia do Cliente, Natal, Páscoa e Dia das Crianças). 

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Produtos sazonais: exemplos

Seja alimentos ou objetos em geral, os itens que dependem de sazonalidade existem em vários segmentos. Veja alguns exemplos de produtos sazonais:

  • roupas de inverno e verão;
  • frutas, verduras e legumes;
  • acessórios de decoração (Natal e Halloween, por exemplo);
  • ovos de Páscoa;
  • panetones. 

Independentemente do seu segmento de atuação, saiba que é possível trabalhar com os seus produtos também em outras épocas do ano. Basta aplicar as estratégias certas – e vamos te mostrar quais.

Quais produtos são sazonais no Brasil?

Devido ao clima e às festas típicas, como Carnaval e Festa Junina, são considerados produtos sazonais no Brasil:

  • fantasias;
  • camisas xadrez;
  • sorvetes;
  • roupas brancas;
  • materiais escolares;
  • moda praia;
  • cobertores;
  • ventiladores.

Essas são algumas ideias de produtos sazonais que muitos comércios aproveitam para vender durante a alta temporada e, em épocas de baixa temporada, podem ser mais desafiadores. 

Entretanto, esse período não deve ser visto como desvantagem e vamos te mostrar o porquê.

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Quais as vantagens de vender produtos sazonais fora de época?

Períodos de baixa temporada são excelentes para obter descontos ao negociar com os fornecedores

Além disso, uma estratégia eficiente é pesquisar e ficar de olho nas redes sociais, principalmente em grupos da sua região, para ver se você consegue aproveitar alguma oportunidade específica.

Por exemplo, se você vende fantasia, pode acabar descobrindo que uma escola do seu bairro vai dar uma festa temática no fim do ano. É a situação perfeita para você divulgar o seu negócio e aumentar as chances de lucro.

A tarefa não é fácil. Mas transformar esse desafio em vantagem é um diferencial no mercado, independentemente da época do ano. 

Portanto, pense em todas as formas de aproveitar para lucrar fora da alta temporada de vendas dos seus produtos. Com planejamento e organização, você pode ter resultados ótimos.

Como vender produtos sazonais? Confira 9 dicas

A sazonalidade não é algo impossível de driblar. No entanto, para faturar nesse sentido, você precisa conhecer e aplicar as estratégias mais certeiras. Veja abaixo 9 dicas sobre como vender produtos sazonais o ano todo!

1 - Analise os períodos sazonais

De início, você precisa compreender a sazonalidade das suas vendas e os motivos para ela existir. A alta temporada pode ocorrer por causa da proximidade de datas comemorativas ou eventos famosos.

Com isso em mente, fica mais fácil mirar os esforços na outra ponta, a da baixa temporada.

2 - Planeje-se com antecedência

Quem vende produtos sazonais deve se preparar para vender muito na alta temporada, mas também precisa se organizar para  manter as vendas e conseguir sustentar os gastos na baixa temporada.

Isso demanda uma gestão financeira eficiente. Somente com um fluxo de caixa saudável é possível contornar eventuais problemas e elaborar um plano B para quando seu principal produto estiver em baixa.

Lembre-se sempre de ter uma reserva em caixa para ter controle das despesas durante esse período e não passar nenhum sufoco.

3 - Estude o mercado

Tanto em relação aos concorrentes quanto aos possíveis fornecedores, estar por dentro do mercado é fundamental para aumentar as vendas com produtos sazonais.

Acompanhe as estratégias dos seus concorrentes, veja o que funciona para eles ou não, os conteúdos que eles utilizam para chamar a atenção dos clientes e como eles lidam com a sazonalidade dos produtos.

Além disso, procure fornecedores com o melhor custo-benefício e mantenha um bom relacionamento com eles para obter negociações vantajosas. 

4 - Crie uma necessidade

Os consumidores não costumam ter vontade de comprar certos produtos fora de época, como um sorvete no inverno ou um moletom no verão. Então, você deve estimular o consumo.

Para isso, mude a sua abordagem de venda e crie uma demanda aos clientes. Incentive a compra fora de época com ações promocionais e mostre os benefícios que isso pode trazer (sabe aquele papo de que é mais barato comprar ventilador durante os meses mais frios? Pois é).

Planeje ações de marketing para atraí-los, aumentar o seu número de vendas e movimentar o seu estoque. Você pode oferecer: 

5 - Diversifique seus produtos

Uma ótima maneira de segurar as pontas durante a baixa temporada é diversificar o catálogo de produtos

Aposte em produtos complementares que combinem com o seu segmento e que possam ser vendidos o ano todo junto aos produtos sazonais. 

Se você vende ovos de Páscoa em abril, por exemplo, por que não aproveita para comercializar também outros doces, como bolos e doces de festa, no resto do ano?

Só tome cuidado com os riscos de fugir muito do seu ramo. Caso contrário, a ideia de lucro pode acabar virando prejuízo. Para evitar esse problema, mantenha uma coerência nos seus produtos, ou seja, tente permanecer no mesmo segmento.

6 - Venda em vários canais

O segredo de como trabalhar com produtos sazonais está nos canais de venda. Então, escolha bem o seu ponto de venda (PDV), pois ele pode ajudar a aumentar o desempenho das suas vendas na baixa temporada.

Invista em diversos canais de venda, principalmente nas redes sociais. Foque na parte visual, explore os recursos dos aplicativos, integre seu catálogo ao WhatsApp, Facebook e Instagram, e divulgue as promoções e novidades do seu negócio.

Essa estratégia requer um esforço contínuo de marketing. Parece complicado, mas na verdade é bem simples. 

Basta trabalhar para manter uma presença online na baixa temporada e fixar sua empresa na memória das pessoas para que elas não se esqueçam de você.

7 - Faça a sua própria sazonalidade

o que é um produto sazonal

Você pode aproveitar a época de baixa temporada para criar o seu “evento sazonal”. Sabe como? Inspirando-se em lojas como a Amazon, que criou o Amazon Prime Day - um ou dois dias de descontos em diversos produtos da plataforma.

Crie o dia do aniversário da sua empresa e lance promoções. Ou ainda, analise o calendário de datas comemorativas do ano e destaque aquelas relacionadas aos seus produtos – como o Dia do Livro, Dia da Pizza, Dia do Sorvete e por aí vai....

É uma estratégia oportuna para aumentar as vendas na baixa temporada e garantir a interação com os seus clientes.

8 - Tenha uma boa comunicação com os consumidores

Prepare-se para atender os pedidos online e/ou físicos, esteja disposto a resolver e responder todas as dúvidas que surgirem sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Se possível, invista num atendimento personalizado.

Ofereça uma experiência positiva às pessoas que comprarem com você, faça com que se sintam únicas e especiais e gere valor a elas. Em outras palavras, trabalhe para fidelizar os clientes.

9 - Ajuste o que for necessário

Conforme você for aplicando as estratégias, analise a eficiência delas para o seu ramo de atuação e público-alvo.

Peça avaliações aos seus clientes para saber se estão gostando das novidades, dos seus produtos e do seu atendimento. Reúna essas informações e acompanhe a evolução delas ao longo do tempo.

E não esqueça: qualquer planejamento deve ter flexibilidade para mudar conforme as necessidades, tanto suas quanto dos clientes. 

Não rejeite mudanças e adaptações. É melhor corrigir o rumo das coisas no meio do percurso do que deixar elas desandarem por completo.

Por isso, esteja sempre aberto a sugestões e críticas construtivas, pois elas podem auxiliar a melhorar a sua empresa e seu produto.

Como planejar os estoques sazonais na baixa temporada?

A gestão de estoque sazonal deve ser feita com base no mapeamento dos períodos de alta e baixa dos seus negócios para evitar falta ou excesso de mercadorias no estoque.

Planeje seu orçamento para a baixa temporada e evite gastos desnecessários. Verifique com seus fornecedores questões como:

  • prazo de entrega;
  • quantidade de itens;
  • preço de custo;
  • condições de pagamento.

Faça o controle de estoque, registre todas as entradas e saídas de produtos, monitore os prazos de validade das suas mercadorias e há quanto tempo elas estão estocadas - caso necessário, aproveite para lançar promoções de queima de estoque.

Gerenciar produtos sazonais não tem segredo. Para otimizar o seu trabalho, aposte em aplicativos de venda que ajudam na gestão de estoque e no controle de produtos. 

É a melhor opção para quem procura organização e facilidade no dia a dia dos negócios.

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Conclusão

Agora que você aprendeu as melhores estratégias de como vender produtos sazonais o ano todo, é só seguir nossas dicas de planejamento e organização. As chances de você ser prejudicado por eventuais crises serão mínimas.

Aproveite para conhecer a história da Poliana, sócia da Ahazzo, uma loja de roupas femininas na internet, que fatura, em média, R$ 12.000,00 por mês.

Comece a aplicar essas técnicas no seu negócio agora mesmo e colha os frutos logo logo. Boa sorte!

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