Como vender mais na Páscoa: ideias inovadoras para se inspirar

Não é só de chocolate que vive o empreendedor. Confira maneiras de aproveitar a Páscoa para vender mais, independentemente do segmento em que você atua
Publicado: 
1/4/2022
|
Atualizado:
6/4/2022
Tempo de leitura:
18 minutos
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Se você pensa que apenas as marcas que produzem ovos de chocolate precisam se preocupar em saber como vender mais na Páscoa, você está muito enganado. 

Não importa qual é o seu nicho de atuação, com uma estratégia eficiente, é possível trabalhar a criatividade e ressignificar os produtos do seu negócio para transformá-los em verdadeiros protagonistas da data. 

Em outras palavras, mesmo que o seu negócio não trabalhe com as mercadorias mais procuradas, como o chocolate, existem maneiras de envolver a clientela e atraí-la para comprar com você.

Quer saber como fazer isso? Então, confira os passos que você precisa seguir para vender mais na Páscoa e colocar o seu empreendimento em evidência. 

Dica: sabia que dá para vender comida direto pelo Instagram? Veja como fazer isso e aumentar as chances de sucesso com seus produtos na Páscoa.

O que é e quando é comemorada a Páscoa?

Inspirada em uma comemoração judaica chamada Pessach, a Páscoa é uma celebração do calendário cristão em memória à crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, segundo a religião. 

Uma característica bem conhecida da data é que sua celebração é móvel, ou seja, cada ano ela é realizada em um dia diferente. Normalmente, acontece entre 22 de março e 25 de abril

Isso ocorre pois, durante o Concílio de Niceia (reunião de bispos cristãos realizada em 352 d.C.), ficou determinado que a comemoração da Páscoa seria feita sempre no domingo depois da primeira lua cheia do equinócio da primavera (transição do inverno para a primavera) no hemisfério Norte – ou do equinócio de outubro (transição do verão para o outono) no hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil. 

O que vender na Páscoa?

como vender na Páscoa

Você sabe o que fazer para vender na Páscoa

Esse é um feriado especialmente movimentado para os segmentos de doces caseiros e produtos artesanais. Mas, por conta da alta concorrência, é necessário usar a criatividade para se destacar e atrair clientes.

Além disso, saber o que vende mais na Páscoa é muito importante para identificar em qual mercadoria faz mais sentido investir.  

Pensando nisso, confira os produtos sazonais que mais fazem sucesso nesta época e comece a estruturar campanhas para decolar as suas vendas:

  • ovo de Páscoa caseiro;
  • biscoitos decorados;
  • ovo de Páscoa de colher;
  • trufas;
  • pirulitos de chocolate;
  • alfajor;
  • artesanatos temáticos;
  • bolos de pote;
  • kits de Páscoa;
  • cestas de café da manhã;
  • colomba pascal (um tipo de pão doce em forma de pomba).

Ideias para vender na Páscoa 2022

De itens decorativos e acessórios a ovos de chocolate, confira os catálogos online de alguns clientes Kyte para você se inspirar e não deixar essa data passar em branco!

Ovos de chocolate e doces temáticos

Artesanato e acessórios

Como vender mais na Páscoa: passo a passo para bombar as suas vendas nesta data

como vender mais na Páscoa

Em primeiro lugar, tenha em mente que a experiência do consumidor com o seu estabelecimento é um fator que merece atenção especial, já que interfere diretamente na fidelização

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria e auditoria PwC mostra que 36% dos clientes aceitariam pagar a mais por um produto caso o atendimento fosse mais amigável e acolhedor. 

Isso significa que, além de considerar a qualidade da mercadoria, a clientela preza por fatores como: atendentes disponíveis e atenciosos, formas de pagamento variadas e comunicação clara e objetiva

Levando isso em conta, veja abaixo o passo a passo de como vender mais na Páscoa e atrair mais clientes na data.  

1- Selecione os produtos que quer vender

Para conquistar a atenção dos clientes, você precisa definir uma linha de mercadoria que seja convidativa e dê destaque para a sua loja. Para isso, considere o que o público que você quer atingir gostaria de comprar. 

Caso seu objetivo seja vender para casais, pense em uma linha mais romântica, com bandejas de café da manhã e porta-retratos. Agora, se quiser focar em vender mais para as crianças, aposte em ursos de pelúcia, doces e brinquedos temáticos. 

Uma estratégia interessante é selecionar produtos que, juntos, tenham um significado. Por exemplo, se você vende itens de escritório, pode ser relevante para o cliente compor um presente com um planner temático e uma caneca cheia de trufas.

Outro ponto importante para se preocupar é com o controle de estoque

Para evitar o famoso “tem, mas acabou”, que pode resultar na perda de clientes, atente-se à movimentação das suas mercadorias e mantenha contato constante com os seus fornecedores – para o caso de precisar de algo de última hora. 

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2- Pesquise o preço dos concorrentes

O mundo dos negócios é um local de intensa concorrência e para que as suas mercadorias tenham um preço competitivo, analisar seus concorrentes diretos é essencial

Portanto, antes de calcular o preço de venda de um produto, verifique o que os seus concorrentes estão fazendo. Avalie aspectos como: 

  • qualidade dos itens vendidos; 
  • preço praticado; 
  • formas de pagamento oferecidas;
  • canais de venda utilizados.

A partir disso, você consegue ter uma ideia de como destacar o seu negócio e proporcionar uma experiência de compra ainda melhor para o consumidor. Afinal, não é só o valor do produto que o cliente avalia.

3- Exponha seus produtos estrategicamente

vender na Páscoa

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o tempo para conquistar um cliente pela vitrine é de 30 segundos. Portanto, saber posicionar os produtos da sua loja física de forma estratégica é extremamente necessário. 

Para entender melhor, confira algumas técnicas interessantes:

Ponto focal

Este método consiste em chamar a atenção do consumidor concentrando as mercadorias em um espaço de destaque do estabelecimento. Ter um mesão central ou uma prateleira atraente pode ser uma boa alternativa. 

Sistema de triangulação

Esta técnica nada mais é do que organizar produtos em alturas diferentes. Isso favorece a visualização de cada um e evita que a vitrine, mesão central ou prateleira aparente desorganização. 

Considere também que itens de fácil alcance normalmente são muito manuseados, o que pode acabar prejudicando a aparência deles. Então, atente-se constantemente à limpeza e reorganização

Massificação

Outro conceito bastante utilizado é o de repetir o mesmo produto várias vezes na exposição. Geralmente, isso é feito com as mercadorias mais atrativas da loja e que têm alta margem de lucro. 

Organização por cores

Ordenar os itens por cor ajuda a transmitir a sensação de local cuidado e organizado, conferindo um visual mais profissional para a sua loja. 

4- Crie campanhas promocionais

Abuse do senso de urgência. Frases como “promoção imperdível” e “descontos especiais” são convidativas e instigam o consumidor a comprar. Afinal, quem não adora um descontinho? 

É importante também estipular um período de duração para cada ação, assim, os consumidores sentem que, se não efetuarem a compra logo, podem perder uma excelente oportunidade. 

Além disso, suas campanhas precisam, de alguma forma, se relacionar com a Páscoa. Por exemplo, se você vende tintas, coloque em promoção as de cor pastel, que são frequentemente relacionadas à data. 

Agora, se você trabalha com produtos personalizados, já imaginou o sucesso que pode ter oferecendo linhas exclusivas de Páscoa

Não há uma regra, o importante é usar a criatividade e cativar o público. Aproveite ainda para fazer uma queima de estoque e desencalhe as mercadorias que estão paradas na sua loja há um tempo – só não se esqueça de verificar o prazo de validade.

5- Monte kits e cestas especiais

Uma excelente estratégia para vender mais na Páscoa é montar kits de produtos temáticos. Pode ser uma cesta com diferentes itens da loja, um buquê de chocolate ou até mesmo um conjunto de produtos com nome relacionado à data. 

Você pode também oferecer brindes, como cartões personalizados e trufas. Isso incentiva a compra e aumenta as suas possibilidades de fidelizar clientes. Explore todas as oportunidades e personalize ainda mais as suas ações.  

6- Divulgue suas ações para o público

Para que os clientes sejam atingidos pelas campanhas de venda do seu negócio, você precisa saber divulgá-las

Pelo baixo investimento e rápido retorno, vender nas redes sociais está entre as estratégias mais adotadas pelos pequenos comerciantes. 

Fazer lives e stories no Instagram, posts no Facebook ou vídeos no TikTok mostrando os produtos e promoções da sua loja ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio e, consequentemente, as vendas. 

Outro caminho, se você tem loja física, é caprichar na decoração do estabelecimento. Coloque em destaque os itens diretamente ligados à Páscoa e abuse do apelo visual utilizando coelhos de pelúcia, ovos de chocolate, guirlandas e ninhos.  

Se você tem uma loja virtual, pode apostar em um layout ligado à Páscoa e dar mais destaque a produtos como chocolates e doces em geral. Não importa a plataforma, o importante é não ficar de fora do clima da época.

Venda mais na Páscoa com Kyte

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7- Invista em mais de um canal de vendas

Um dos segredos para atrair um público ainda maior para o seu estabelecimento é investir em mais de um canal de venda. Por isso, escolha com sabedoria o seu ponto de venda (PDV) principal e tenha um secundário.

Opção é o que não falta! Você pode vender pela internet, no seu próprio site, em ponto físico ou até mesmo no WhatsApp, Facebook e Instagram.

Além disso, caso você esteja buscando mais independência, com aplicativos como o Kyte você pode criar uma loja virtual para seus clientes fazerem pedidos online e vender com mais liberdade e organização de onde estiver. 

Bônus: 2 dicas práticas para vender mais na Páscoa

vender mais na Páscoa

Datas comemorativas são excelentes oportunidades para impulsionar as vendas da sua empresa.

E agora que você aprendeu os passos de como vender mais na Páscoa, acompanhe dicas promissoras para aumentar ainda mais o seu lucro nesse período do ano: 

Ofereça cursos

Se você sabe fazer ovos de Páscoa, doces gourmet, artesanato ou outros produtos que saem bastante na época, experimente oferecer cursos para capacitar outros empreendedores e gerar uma renda extra.

Customize seus produtos

Cada cliente é único, dificilmente vai existir uma mercadoria que agrade a todos, não é? Pensando nisso, aposte em anunciar itens personalizados

Pode ser um doce em que o cliente tenha a liberdade de escolher as combinações de sabores ou até uma cesta de café da manhã com produtos selecionados por ele.

Conclusão - vale a pena vender na Páscoa?

Como você viu, sim, vale a pena investir em estratégias para vender mais na Páscoa.

Comece a se planejar para aplicar as táticas de venda apresentadas o quanto antes e veja os resultados positivos que isso pode gerar.

Aproveite para conferir os templates de stories do Instagram para Páscoa do Kyte e não perca a chance de bombar as redes sociais do seu negócio na data. Boa sorte!

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