Como vender comida pelo Instagram: passo a passo completo

O Instagram permite fazer muito mais do que apenas postar foto de pratos. Se você tem um restaurante, veja como vender comida e se destacar na plataforma
Publicado: 
24/3/2022
|
Atualizado:
13/4/2022
Tempo de leitura:
13 minutos
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Você sabe como vender comida pelo Instagram? Esse ramo de atividade está ganhando espaço na rede social com a quantidade crescente de restaurantes e cozinheiros independentes que divulgam o próprio trabalho por lá.

Assim como já é comum promover restaurante no Facebook, muitos profissionais buscam alternativas em mídias sociais para se reinventar com a ajuda da tecnologia.

Por ser uma plataforma que foca no visual, é o ambiente perfeito para estabelecimentos conquistarem novos clientes ao mostrarem pratos, ingredientes e a forma de preparo. Afinal, as pessoas comem com os olhos, né?

Hoje, você vai conhecer o passo a passo completo de como vender comida pelo Instagram e dicas para fazer sucesso numa das maiores redes sociais do mundo.

Quais as vantagens de vender comida no Instagram?

vender comida no Instagram

De acordo com uma pesquisa de 2021 da DataReportal, empresa que realiza estudos sobre internet global, o Instagram é a 3ª rede social favorita dos entrevistados, ficando atrás somente do WhatsApp e do Facebook.

Com tantas pessoas utilizando a plataforma, foram promovidas mudanças de acordo com as necessidades e desejos delas. Surgiram recursos como conta comercial, loja, stories e outras ferramentas que permitiram a comerciantes começar a vender no Instagram.

Hoje, dá para vender diversos itens na rede social, inclusive gastronômicos. Confira algumas vantagens de vender comida pelo Instagram:

  • maior alcance de usuários em razão da visibilidade que a plataforma proporciona;
  • ferramentas especiais para chamar atenção do público, como lives e stories;
  • dados de desempenho (como curtidas, seguidores e engajamento);
  • contato direto com os seguidores;
  • possibilidade de alto engajamento nas postagens;
  • forma gratuita de divulgar o seu negócio.

Como vender comida pelo Instagram: passo a passo completo!

vender comida no Instagram: como fazer

Transformar a tecnologia em sua aliada é uma das melhores estratégias para ter visibilidade e captar cada vez mais clientes. Confira a seguir o passo a passo completo de como vender comida pelo Instagram.

Crie um perfil comercial no Instagram

O primeiro requisito para começar a vender comida no Instagram é ter um perfil comercial. Com ele, você tem acesso ao Instagram Insights, uma ferramenta que fornece dados para análise de resultados e desempenho sobre a página.

Confira abaixo como criar um perfil comercial no Instagram:

  1. Faça o download gratuito do app para Android ou iOS.
  2. Abra e clique em Cadastrar-se com telefone ou e-mail.
  3. Coloque o seu número de celular ou e-mail e vá em Avançar.
  4. Você vai receber um código de confirmação no seu telefone ou e-mail cadastrado. Digite o código e aperte Avançar
  5. Insira o nome de usuário que pretende usar no Instagram e defina uma senha para sua conta. Feito isso, vá em Concluir.   
  6. Com a sua conta pessoal criada, acesse o seu perfil e, no canto superior direito da página, clique no menu
  7. Em seguida, toque na opção Configurações (ilustrada pelo símbolo de engrenagem), depois vá em Conta e Mudar para conta profissional. Caso o seu perfil pessoal esteja no modo privado, autorize a conta a se tornar pública. 
  8. Escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio, como restaurante. 
  9. Na próxima tela, escolha Empresa e informe os dados para contato.
  10. Confirme a mudança para conta comercial. Pronto! Perfil comercial criado.

Integre o seu catálogo com um parceiro

pedidos de comida no Instagram com Kyte
Telas mostram configuração de pedidos de comida no Facebook e Instagram com o Kyte

O segundo requisito para vender comida no Instagram é configurar o recurso de pedidos com um parceiro da lista da rede social. No momento, são poucas as empresas que oferecem esse tipo de integração no Brasil. 

Uma delas é o app de pedidos online e delivery Kyte, com o qual você conecta o cardápio do seu restaurante à plataforma e pode começar a receber pedidos direto do Instagram

O recurso é gratuito e disponibiliza o botão Pedir refeição na bio do seu perfil, além de figurinhas especiais para stories.

Escolhido o parceiro, veja como ativar pedidos de comida pelo Instagram para a página do seu restaurante:

  1. Baixe e instale o app Kyte em seu celular ou tablet.
  2. Crie uma conta no sistema e configure seu catálogo online. Se precisar de ajuda ou quiser saber mais detalhes, acesse o nosso tutorial.
  3. Acesse o menu do app Kyte, vá em Catálogo Online e depois em Redes sociais & Outros
  4. Clique em Integrar com parceiros e em Pedidos de comida.
  5. Na tela seguinte, entre na sua conta do Facebook e vincule a página comercial de seu restaurante.
  6. Após a confirmação, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e faça o login com os dados do seu perfil.
  7. Na tela inicial, na aba de Páginas, toque na página comercial de seu restaurante para ser redirecionado à plataforma Facebook Business Suite (que é diferente do Gerenciador de Negócios).
  8. No menu à esquerda, aperte Aplicativos de negócios, selecione o Kyte e, em seguida, vá em Conectar. Caso veja a opção de Gerenciar em vez de Conectar, a integração foi concluída com sucesso!

Configure o botão Pedir Comida no Instagram

Depois, só falta configurar o botão no seu perfil para vender comida pelo Instagram. Veja como fazer:

  1. Vá ao seu perfil do Instagram.
  2. Toque em Editar ou Editar perfil (dependendo do sistema operacional do seu celular).
  3. Em Informações comerciais públicas, toque em Opções de contato.
  4. Depois, vá em Adicionar um botão de ação.
  5. Em Selecione um botão, escolha Pedir refeição.
  6. Selecione o Kyte e adicione o link do seu cardápio digital.
  7. Depois, toque em Concluir (iOS) ou em ✓ (Android).
Venda comida pelo Instagram

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Como vender comida no Instagram: dicas para o seu restaurante bombar!

Com toda a parte técnica feita, você vai precisar de estratégias para se destacar no meio da concorrência. Confira a seguir dicas de como vender comida pelo Instagram e ter sucesso com o seu restaurante na plataforma!

Pense em um nome estratégico

O primeiro contato com o seu perfil pode definir a impressão que alguns usuários terão da sua empresa. Por isso, pense no que eles vão ver logo quando entrarem na sua página: o nome e a biografia.

Pense em um nome de usuário simples e fácil de decorar para facilitar a busca pelo seu perfil. Escreva também uma bio clara sobre qual é a linha gastronômica do seu restaurante e onde ele está localizado – use emojis e hashtags para chamar a atenção das pessoas.

Use fotos que deem água na boca

Faça fotos e vídeos de qualidade para passar uma aparência mais profissional da sua marca e deixar os seguidores com água na boca. Caso você não tenha condições de comprar equipamentos profissionais, use o seu próprio celular.

Não esqueça de montar um cenário limpo que valorize os pratos e evitar sombras nas fotos. Caso contrário, esses detalhes podem impactar no resultado final e prejudicar a mensagem que você quer passar.

Aposte em recursos variados do Instagram

Não se prenda apenas aos posts convencionais. Os stories, por exemplo, são uma ótima maneira de divulgar conteúdos de maneira rápida e dinâmica. Por isso, muitos comerciantes apostam até em templates de stories para dar uma cara mais original à própria página.

Os stories somem após 24 horas, mas você pode salvá-los no seu perfil com a função Destaques para serem vistos a qualquer hora.

Outras ferramentas interessantes são o Reels, vídeos de até 1 minuto que proporcionam maior alcance e engajamento na rede social, e as Lives, que duram 1 hora e podem ficar salvas na sua página.

Se der, explore o uso dos anúncios

Com o Instagram, você consegue impulsionar suas publicações – ou seja, investir em anúncios pagos – para virarem campanhas mais elaboradas.

Você escolhe se a sua meta de publicidade é ter mais visitas ao perfil, acessos ao site ou mensagens. Lembre-se de que é você quem determina o orçamento do anúncio.

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Conclusão

Agora que você aprendeu como vender comida pelo Instagram, corra já para a plataforma e coloque as dicas em prática no perfil da sua marca. 

Capriche nos conteúdos para atrair novos seguidores e consumidores para conhecer e saborear as delícias do seu menu. 

Aproveite para conhecer a história da Patrícia, dona do Lia Restaurante, e ver como o Kyte a ajudou a crescer com operação delivery.  

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