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Você sabe como vender pelo Instagram? Essa modalidade está ganhando espaço na rede social com a quantidade crescente de lojas e empreendedores que divulgam as próprias marcas por lá.
Por ser uma plataforma que foca no visual, é o ambiente perfeito para estabelecimentos conquistarem novos clientes ao mostrarem produtos ou pratos, para quem trabalha no ramo de alimentos.
Hoje, você vai conhecer o passo a passo completo de como vender pelo Instagram e dicas para fazer sucesso numa das maiores redes sociais do mundo.
De acordo com uma pesquisa de 2021 da DataReportal, empresa que realiza estudos sobre internet global, o Instagram é a 3ª rede social favorita dos entrevistados, ficando atrás somente do WhatsApp e do Facebook.
Com tantas pessoas utilizando a plataforma, foram promovidas mudanças de acordo com as necessidades e desejos delas. Surgiram recursos como conta comercial, loja, stories e outras ferramentas que permitiram a comerciantes começar a vender no Instagram.
Hoje, dá para vender diversos itens na rede social, inclusive gastronômicos. Confira algumas vantagens de vender pelo Instagram:
Transformar a tecnologia em sua aliada é uma das melhores estratégias para ter visibilidade e captar cada vez mais clientes. Confira a seguir o passo a passo completo de como vender pelo Instagram.
O primeiro requisito para começar a vender no Instagram é ter um perfil comercial. Com ele, você tem acesso ao Instagram Insights, uma ferramenta que fornece dados para análise de resultados e desempenho sobre a página.
Confira abaixo como criar um perfil comercial no Instagram:
Depois, para vender no Instagram, é legal configurar o recurso de pedidos com um parceiro da lista da rede social.
Um deles é o app de pedidos online e delivery Kyte, com o qual você conecta o catálogo da sua loja à plataforma e pode começar a receber pedidos direto do Instagram.
Escolhido o parceiro, veja como ativar pedidos pelo Instagram:
Receba pedidos direto do Instagram e fature muito mais. Com o Kyte, você facilita o seu trabalho e melhora a experiência dos clientes!
Comece agora mesmo!Comece agora mesmo!Com toda a parte técnica feita, você vai precisar de estratégias para se destacar no meio da concorrência. Confira a seguir dicas de como vender pelo Instagram e ter sucesso com a sua loja na plataforma!
O primeiro contato com o seu perfil pode definir a impressão que alguns usuários terão da sua empresa. Por isso, pense no que eles vão ver logo quando entrarem na sua página: o nome e a biografia.
Pense em um nome de usuário simples e fácil de decorar para facilitar a busca pelo seu perfil. Escreva também uma bio clara sobre qual é a linha de produtos que você vende e onde sua loja está localizada, se houver ponto físico – use emojis e hashtags para chamar a atenção das pessoas.
Faça fotos e vídeos de qualidade para passar uma aparência mais profissional da sua marca e deixar os seguidores com vontade de adquirir os seus produtos. Caso você não tenha condições de comprar equipamentos profissionais, use o seu próprio celular.
Não esqueça de montar um cenário limpo que valorize os itens e evitar sombras nas fotos. Caso contrário, esses detalhes podem impactar no resultado final e prejudicar a mensagem que você quer passar.
Não se prenda apenas aos posts convencionais. Os stories, por exemplo, são uma ótima maneira de divulgar conteúdos de maneira rápida e dinâmica. Por isso, muitos comerciantes apostam até em templates de stories para dar uma cara mais original à própria página.
Os stories somem após 24 horas, mas você pode salvá-los no seu perfil com a função Destaques para serem vistos a qualquer hora.
Outras ferramentas interessantes são o Reels, vídeos de até 1 minuto que proporcionam maior alcance e engajamento na rede social, e as Lives, que duram 1 hora e podem ficar salvas na sua página.
Com o Instagram, você consegue impulsionar suas publicações – ou seja, investir em anúncios pagos – para virarem campanhas mais elaboradas.
Você escolhe se a sua meta de publicidade é ter mais visitas ao perfil, acessos ao site ou mensagens. Lembre-se de que é você quem determina o orçamento do anúncio.
Agora que você aprendeu como vender pelo Instagram, corra já para a plataforma e coloque as dicas em prática no perfil da sua marca.
Capriche nos conteúdos para atrair novos seguidores e clientes para conhecer a sua marca.
Aproveite para conhecer a história da Patrícia, dona do Lia Restaurante, e ver como o Kyte a ajudou a crescer com operação delivery.