Como vender pelo Instagram: passo a passo completo

O Instagram permite fazer muito mais do que apenas postar foto de pratos. Se você tem loja online, veja como vender na rede social e se destacar
Publicado: 
13/12/2023
|
Atualizado:
13/12/2023
Tempo de leitura:
13 minutos

Você sabe como vender pelo Instagram? Essa modalidade está ganhando espaço na rede social com a quantidade crescente de lojas e empreendedores que divulgam as próprias marcas por lá.

Por ser uma plataforma que foca no visual, é o ambiente perfeito para estabelecimentos conquistarem novos clientes ao mostrarem produtos ou pratos, para quem trabalha no ramo de alimentos.

Hoje, você vai conhecer o passo a passo completo de como vender pelo Instagram e dicas para fazer sucesso numa das maiores redes sociais do mundo.

Quais as vantagens de vender no Instagram?

De acordo com uma pesquisa de 2021 da DataReportal, empresa que realiza estudos sobre internet global, o Instagram é a 3ª rede social favorita dos entrevistados, ficando atrás somente do WhatsApp e do Facebook.

Com tantas pessoas utilizando a plataforma, foram promovidas mudanças de acordo com as necessidades e desejos delas. Surgiram recursos como conta comercial, loja, stories e outras ferramentas que permitiram a comerciantes começar a vender no Instagram.

Você sabe como criar uma identidade visual única para a sua marca?

Leia nosso ebook e confira dicas incríveis que vão te ajudar a ser um verdadeiro sucesso na promoção e divulgação do seu negócio.

Hoje, dá para vender diversos itens na rede social, inclusive gastronômicos. Confira algumas vantagens de vender pelo Instagram:

  • maior alcance de usuários em razão da visibilidade que a plataforma proporciona;
  • ferramentas especiais para chamar atenção do público, como lives e stories;
  • dados de desempenho (como curtidas, seguidores e engajamento);
  • contato direto com os seguidores;
  • possibilidade de alto engajamento nas postagens;
  • forma gratuita de divulgar o seu negócio.

Como vender pelo Instagram: passo a passo completo!

vender comida no Instagram: como fazer

Transformar a tecnologia em sua aliada é uma das melhores estratégias para ter visibilidade e captar cada vez mais clientes. Confira a seguir o passo a passo completo de como vender pelo Instagram.

Crie um perfil comercial no Instagram

O primeiro requisito para começar a vender no Instagram é ter um perfil comercial. Com ele, você tem acesso ao Instagram Insights, uma ferramenta que fornece dados para análise de resultados e desempenho sobre a página.

Confira abaixo como criar um perfil comercial no Instagram:

  1. Faça o download gratuito do app para Android ou iOS.
  2. Abra e clique em Cadastrar-se com telefone ou e-mail.
  3. Coloque o seu número de celular ou e-mail e vá em Avançar.
  4. Você vai receber um código de confirmação no seu telefone ou e-mail cadastrado. Digite o código e aperte Avançar
  5. Insira o nome de usuário que pretende usar no Instagram e defina uma senha para sua conta. Feito isso, vá em Concluir.   
  6. Com a sua conta pessoal criada, acesse o seu perfil e, no canto superior direito da página, clique no menu
  7. Em seguida, toque na opção Configurações (ilustrada pelo símbolo de engrenagem), depois vá em Conta e Mudar para conta profissional. Caso o seu perfil pessoal esteja no modo privado, autorize a conta a se tornar pública. 
  8. Escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio, como restaurante. 
  9. Na próxima tela, escolha Empresa e informe os dados para contato.
  10. Confirme a mudança para conta comercial. Pronto! Perfil comercial criado.

Integre o seu catálogo com um parceiro

Depois, para vender no Instagram, é legal configurar o recurso de pedidos com um parceiro da lista da rede social.

Um deles é o app de pedidos online e delivery Kyte, com o qual você conecta o catálogo da sua loja à plataforma e pode começar a receber pedidos direto do Instagram

Escolhido o parceiro, veja como ativar pedidos pelo Instagram:

  1. Baixe e instale o app Kyte em seu celular ou tablet, ou acesse a versão web pelo computador.
  2. Crie uma conta no sistema e configure seu catálogo online. Se precisar de ajuda ou quiser saber mais detalhes, acesse o nosso tutorial.
  3. Acesse o menu do app Kyte, vá em Catálogo Online e depois em Redes sociais & Outros
  4. Clique em Integrar com parceiros e em Shopping na aba Facebook/Instagram.
  5. Na tela seguinte, entre na sua conta do Facebook e vincule a página comercial da sua loja.
  6. Após a confirmação, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e faça o login com os dados do seu perfil.
  7. Na tela inicial, na aba de Páginas, toque na página comercial da sua loja para ser redirecionado à plataforma Facebook Business Suite (que é diferente do Gerenciador de Negócios).
  8. No menu à esquerda, aperte Aplicativos de negócios, selecione o Kyte e, em seguida, vá em Conectar. Caso veja a opção de Gerenciar em vez de Conectar, a integração foi concluída com sucesso!
Venda pelo Instagram

Receba pedidos direto do Instagram e fature muito mais. Com o Kyte, você facilita o seu trabalho e melhora a experiência dos clientes!

Comece agora mesmo!

Como vender no Instagram: dicas para a sua marca bombar!

Com toda a parte técnica feita, você vai precisar de estratégias para se destacar no meio da concorrência. Confira a seguir dicas de como vender pelo Instagram e ter sucesso com a sua loja na plataforma!

Pense em um nome estratégico

O primeiro contato com o seu perfil pode definir a impressão que alguns usuários terão da sua empresa. Por isso, pense no que eles vão ver logo quando entrarem na sua página: o nome e a biografia.

Pense em um nome de usuário simples e fácil de decorar para facilitar a busca pelo seu perfil. Escreva também uma bio clara sobre qual é a linha de produtos que você vende e onde sua loja está localizada, se houver ponto físico – use emojis e hashtags para chamar a atenção das pessoas.

Use fotos que deixem as pessoas com vontade

Faça fotos e vídeos de qualidade para passar uma aparência mais profissional da sua marca e deixar os seguidores com vontade de adquirir os seus produtos. Caso você não tenha condições de comprar equipamentos profissionais, use o seu próprio celular.

Não esqueça de montar um cenário limpo que valorize os itens e evitar sombras nas fotos. Caso contrário, esses detalhes podem impactar no resultado final e prejudicar a mensagem que você quer passar.

Sabe por que você precisa ter uma estratégia de vendas no Instagram?

Para vender mais, claro! Mas ter sucesso de verdade requer um pouco mais. Leia nosso ebook e aprenda todos os truques.

Aposte em recursos variados do Instagram

Não se prenda apenas aos posts convencionais. Os stories, por exemplo, são uma ótima maneira de divulgar conteúdos de maneira rápida e dinâmica. Por isso, muitos comerciantes apostam até em templates de stories para dar uma cara mais original à própria página.

Os stories somem após 24 horas, mas você pode salvá-los no seu perfil com a função Destaques para serem vistos a qualquer hora.

Outras ferramentas interessantes são o Reels, vídeos de até 1 minuto que proporcionam maior alcance e engajamento na rede social, e as Lives, que duram 1 hora e podem ficar salvas na sua página.

Se der, explore o uso dos anúncios

Com o Instagram, você consegue impulsionar suas publicações – ou seja, investir em anúncios pagos – para virarem campanhas mais elaboradas.

Você escolhe se a sua meta de publicidade é ter mais visitas ao perfil, acessos ao site ou mensagens. Lembre-se de que é você quem determina o orçamento do anúncio.

🍔 Venda no Instagram com o Kyte e aumente suas chances de sucesso! Crie sua conta agora e dê o primeiro passo para alavancar a sua jornada empreendedora! 🤩

Conclusão

Agora que você aprendeu como vender pelo Instagram, corra já para a plataforma e coloque as dicas em prática no perfil da sua marca. 

Capriche nos conteúdos para atrair novos seguidores e clientes para conhecer a sua marca. 

Aproveite para conhecer a história da Patrícia, dona do Lia Restaurante, e ver como o Kyte a ajudou a crescer com operação delivery.  

Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Venda pelo Instagram
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.