Confira como o app Kyte ajudou o Lia Restaurante a crescer no delivery

Patrícia Tulmann, sócia do restaurante localizado em um shopping na zona sul de São Paulo, buscava uma ferramenta que a ajudasse a ter agilidade e praticidade no negócio. Veja como o Kyte atendeu a tudo o que ela precisava
Publicado: 
9/3/2022
|
Atualizado:
5/5/2022
Tempo de leitura:
11 minutos
Quer receber nossos conteúdos direto no seu e-mail?
Você se cadastrou com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O mundo passou por mudanças extremas após a pandemia de Covid-19, afetando principalmente o setor do comércio. Muitos estabelecimentos tiveram que se reinventar para continuarem com suas operações. Com o Lia Restaurante não foi diferente.

Fundado em 1984 como um empório, o negócio foi se expandindo com os anos – primeiro para uma doceria e depois para um restaurante buffet, localizado hoje em um shopping na zona sul da cidade de São Paulo.

Após o falecimento de Lia Tulmann, fundadora e proprietária da empresa, coube às filhas dela, Patrícia e Marcela Tulmann, assumir a gestão do negócio em 2020. Foi neste ano que a pandemia chegou ao Brasil e levou governadores e prefeitos a adotarem medidas restritivas na tentativa de evitar o avanço da doença. 

“Até o início da pandemia nós não tínhamos a operação de delivery. Tudo começou bem depressa e de forma desorganizada para atender aos clientes quando foi decretado o fechamento dos shoppings e comércios não essenciais”, conta Patrícia. 

Patrícia Tulmann - Lia Restaurante
Patrícia Tulmann, sócia do Lia Restaurante

Do presencial para o online

Nas primeiras semanas após o decreto, os funcionários do Lia Restaurante sofreram para dar conta de todo o trabalho. Foi quando as donas do estabelecimento começaram a perceber que precisavam de ajuda.

“A gente não tinha nenhum sistema de delivery. Então, toda vez que o cliente ligava, era preciso anotar o endereço e tirar o pedido manualmente, o que causava bastante erro e ainda deixava o atendimento mais lento”, diz Patrícia.

Outro problema era a demanda de pedidos pelo WhatsApp, principalmente na hora do almoço. Segundo a empreendedora, o restaurante atendia cerca de 150 pessoas por dia pelo aplicativo.

“Isso era o pior de tudo. A gente não conseguia responder no tempo que os clientes desejavam. Eles mandam mensagem e esperam uma resposta no ato”, afirma.

Além disso, ainda havia a questão logística da entrega dos pedidos, tanto com relação ao tipo de prato oferecido quanto ao jeito de transportá-lo. 

Patrícia explica que “é um desafio fazer uma comida ficar saborosa após colocá-la numa embalagem plástica que viaja de moto e pode demorar 1h30 para ser degustada”. 

Isso porque não é toda comida que viaja bem, a exemplo de alimentos fritos que podem perder a "crocância" e pratos com muito molho que podem vazar no caminho. Ou seja, acertar na escolha da embalagem também é uma tarefa difícil.

Diante de todas essas dificuldades, Patrícia percebeu que não dava para continuar daquele jeito. O restaurante precisava, mais do que nunca, de um sistema de gestão de pedidos e vendas.

Pedidos online e delivery

Com o Kyte, a entrega de comida é muito mais ágil. Baixe o app e tenha um sistema de gestão de pedidos completo para alavancar o seu negócio

Comece agora gratuitamente

A solução ideal para os problemas

As donas do Lia já conheciam o app Kyte, mas até então usavam um programa que contava com funções básicas para gerenciar um restaurante, como controle de mesa, comanda e abrir e fechar contas. 

Porém, ele não oferecia uma estrutura para gestão e entrega de pedidos. Além do mais, entre outras questões, para cadastrar um produto demorava muito por conta dos detalhes que ele exigia.

Se esse processo já era complicado para a operação física, imagine o transtorno quando o local começou a trabalhar com delivery. Ficou claro que o sistema utilizado não supria as necessidades do dia a dia. 

Patrícia queria um sistema que permitisse:

  • fazer o cadastro dos clientes;
  • gravar as formas de pagamentos utilizadas;
  • imprimir os pedidos realizados;
  • controlar o estoque;
  • criar um catálogo online;
  • dar autonomia para os clientes fazerem os próprios pedidos;
  • facilitar o pagamento online para os consumidores.

“Quando percebi que precisaria de um sistema diferente do que tinha, na hora já lembrei do Kyte, porque eu sabia que ele seria o melhor para atender a gente”, afirma Patrícia. 

Como o Kyte ajudou o Lia Restaurante a se organizar e crescer

Com um sistema de gestão de pedidos, a rotina de trabalho no Lia Restaurante passou por uma verdadeira transformação. 

Catálogo online

catálogo online
Catálogo do Lia Restaurante no Kyte

Com o catálogo online do Kyte, Patrícia conseguiu otimizar o tempo do atendimento, já que os clientes passaram a ter a possibilidade de realizar os próprios pedidos e efetuar o pagamento direto por lá.

Uma das maiores vantagens do sistema foi permitir ao Lia Restaurante conduzir uma operação virtual muito mais profissional, estruturada e flexível. Isso porque o aplicativo permite receber pedidos online tanto direto do catálogo quanto do WhatsApp.

O catálogo ainda ajudou Patrícia a se organizar melhor. O Lia Restaurante é de gastronomia variada, então todo dia o local oferece um cardápio diferente. O Kyte facilitou e otimizou essa prática.

“Todos os dias, tanto no almoço quanto no jantar, nosso time cadastra os pratos da vez, coloca foto e preço e desativa os anteriores. O Kyte é bem simples para isso. Os passos são curtos, não é nada demorado, ele é super fácil”, conta.

Cadastro de clientes e sistema multiusuário

Outro recurso que facilitou a rotina no restaurante é o cadastro de clientes, já que o sistema permite localizar os contatos muito rapidamente, o que contribui para uma entrega mais eficiente.

O Kyte também levou a uma integração maior entre os funcionários na operação presencial, pois cada um deles tem o app instalado no celular. Desta forma, quando o local não está muito movimentado, ninguém precisa ficar parado ao lado do computador.

“O funcionário pode realizar outra função no salão e, quando chegar um pedido, ele pega o celular, lança no sistema e imprime em um dispositivo Wi-Fi que temos”, relata Patrícia. 

Controle de estoque

Um detalhe interessante é que, quando começou a usar o Kyte, ela não contava com a ajuda do controle de estoque do app. Contudo, quando os pedidos de delivery começaram a aumentar, a coisa saiu um pouco do controle e ela entendeu a necessidade de usar o recurso. 

“Nós vendíamos 50 feijoadas e, quando íamos embalar, acabava o estoque no meio do processo, sendo que um cliente já tinha pedido e estava esperando. Aí não tem como não atender, o que é um pouco desesperador”, diz Patrícia.

Sendo assim, a equipe teve que se organizar para colocar o estoque disponível dos produtos, principalmente por causa dos diversos canais de venda do restaurante, que trabalha, além do Kyte, com vendas pelo WhatsApp, iFood e telefone. 

“Esse é um desafio bem grande, mas usando direitinho, alimentando o estoque todos os dias de manhã antes de começar o dia, ajuda bastante.”

Pagamento online

Com o Kyte, Patrícia conseguiu oferecer a autonomia que tanto queria aos clientes do restaurante. 

Os consumidores não só passaram a realizar os próprios pedidos como também a finalizar o pagamento online, direto no app.  

Graças à integração com o Mercado Pago, o sistema permite aceitar compras via cartão de crédito e carteira digital, o que facilita muito a vida do comerciante e da clientela. 

Planos para o Lia Restaurante

operação presencial Lia Restaurante
Buffet do Lia Restaurante

Atualmente, o Lia Restaurante faz, em média, 1,4 mil vendas por mês com o aplicativo Kyte. “Ele foi essencial para nossa organização e crescimento no delivery”, destaca Patrícia.

Ela resume a importância do sistema em três pontos fundamentais para o sucesso do negócio dela: 

  • lançar os pedidos que chegam por WhatsApp;
  • permitir que os clientes façam os pedidos direto pelo catálogo;
  • controlar o estoque de mercadorias.

Com relação aos planos para o futuro, ela afirma que pretende focar na expansão do delivery, mantendo sempre a qualidade dos pratos e o controle do negócio.

🛵 Se você quer ter um sistema de delivery no seu restaurante para expandir suas operações, baixe agora o Kyte e transforme o seu negócio! 🤩


Gostou da matéria?
Você se cadastrou com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Pedidos online e delivery
Quero baixar o app
Para pequenos negócios e vendedores.