Baixe nossa planilha de precificação de produtos
Cobre um preço que esteja alinhado aos seus objetivos de negócio e fature muito mais!
Você já pensou em vender no Facebook? Bom, como ele é a maior rede social do mundo, que conta com 2,9 bilhões de usuários ativos por mês, essa possibilidade já deve ter passado pela sua mente.
Antes de tudo, a pergunta correta é: você sabe como vender no Facebook?
Se você está aqui, provavelmente a sua resposta é não. Mas tudo bem, você já deu o primeiro passo rumo ao sucesso: encontrou este texto. Agora, chegou o seu momento de aprender.
Confira abaixo como vender pelo Facebook e conheça algumas estratégias valiosas para atrair mais clientes para o seu negócio.
Por conta do grande número de usuários, o Facebook é um canal com imenso potencial de vendas. Através dele, consumidores e consumidoras navegam pelo perfil de empreendimentos e podem comprar diretamente por lá.
A plataforma é gratuita e um meio valioso de identificar pessoas interessadas nos seus produtos. Isso porque a rede oferece várias ferramentas voltadas para ajudar os comerciantes a venderem mais.
Inclusive, uma coisa é certa: boa parte do seu público está nessa rede social. Logo, com a estratégia certa, você pode aumentar a receita da empresa, fidelizar clientes, e o melhor, alavancar suas vendas.
Para vender pelo Facebook, primeiro, é importante ter um perfil comercial, ou seja, uma página da sua empresa. Pois, assim, você sinaliza para as pessoas que o seu negócio é para valer.
Montar uma é super fácil e leva poucos minutos. Um detalhe: é necessário ter uma conta pessoal no Facebook antes de criar um perfil comercial. Há duas formas de fazer. Confira os passos:
Uma das ferramentas do Facebook comercial é a loja virtual na página. É por meio dela que seus clientes podem comprar com você na rede social.
Vale ressaltar que loja é apenas o nome do recurso. Se você tem restaurante, lanchonete ou bar, por exemplo, também pode criar um ambiente de vendas na plataforma.
O processo pode ser feito no próprio Facebook ou no Gerenciador de Comércio (note que não é no Gerenciador de Negócios e sim em outra plataforma). Veja como criar sua página no Facebook:
A resposta da plataforma pode demorar um pouco para chegar, mas, caso a sua loja seja aprovada, você já pode começar a vender pelo Facebook!
A primeira é selecionar um parceiro na lista da rede social. Um deles é o Kyte, com o qual você conecta o seu catálogo ou cardápio digital à plataforma e pode começar a receber pedidos direto do Facebook. Esse recurso com certeza vai ajudar você a lucrar muito mais com a sua loja.
Confira o passo a passo para ativar pedidos pelo Facebook na sua loja:
Com mais essa etapa concluída, é importante planejar o que postar para engajar na rede. Caso contrário, todo seu esforço até aqui pode ir por água abaixo. Então, acompanhe a seguir estratégias incríveis que vão te ajudar nesta missão!
Vender no Facebook, assim como em outras redes sociais, traz muitos benefícios para um empreendimento, sendo o principal deles a visibilidade.
Conquistar isso, não é fácil. No entanto, existem alguns truques que podem fazer o desempenho do seu negócio ir muito além do esperado. Confira:
Como tempo é dinheiro, atirar para todos os lados na hora de promover a sua marca e os seus produtos não é uma decisão inteligente. Afinal, quando a sua mercadoria está ligada aos interesses do cliente, o processo de venda se torna muito mais fácil.
Por isso, você precisa entender qual é o seu público-alvo, ou seja, para qual grupo de pessoas deseja vender os seus produtos. Isso permite criar ações para os indivíduos ideais, aumentando as chances de eles comprarem com você.
Além disso, para personalizar ainda mais o atendimento e fazer com que o consumidor se identifique com a sua marca, é interessante ter uma base para cadastro de clientes. Afinal, organização é tudo!
Criar um calendário de publicações é um passo indispensável para quem deseja vender nas redes sociais.
Com ele, você pode organizar novidades da sua loja, promoções de queima de estoque, ações especiais para datas comemorativas, entre outras.
Assim, você inicia uma rotina de postagem para não deixar faltar conteúdo na sua página do Facebook.
O catálogo ou cardápio digital nada mais é do que uma versão moderna e otimizada dos catálogos e menus tradicionais.
Além de toda a praticidade que um cardápio online pode oferecer para seu estabelecimento, como mudanças rápidas de preço e composição dos pratos, ele agiliza processos, já que o cliente possui maior autonomia para fechar pedidos.
Descreva seus itens com riqueza de detalhes. Desta forma, você deixa o consumidor super informado a respeito do que você vende.
Quanto mais franca e próxima for a sua relação com o consumidor, melhores serão os seus resultados. Mostre para a clientela que a experiência será positiva ao comprar com você.
Não há como negar: imagens chamam a atenção do público! Fotos bonitas, criativas e com boa resolução dificilmente passam despercebidas no Facebook e ainda transmitem um visual mais profissional para sua marca.
O ponto que muitas empresas acabam errando, e você deve evitar, é focar apenas na publicação de fotografias de autopromoção. Em outras palavras, só postar conteúdos com propaganda direta da sua loja.
Convenhamos, ver um feed abarrotado de anúncios é cansativo e nem um pouco atrativo. Por isso, invista em postagens que dialoguem com os seguidores e estimulem uma conversa, como enquetes e memes.
Mas tenha cuidado com a montagem. O seu produto precisa ser o destaque da publicação. Então, evite textos e objetos que atrapalhem a visualização do conteúdo principal.
Com o Kyte, você tem um app completo para vender de onde estiver e fazer toda a gestão do seu negócio de forma simples.
Comece agora mesmo!Comece agora mesmo!No Facebook, você pode tanto criar anúncios gratuitos com conteúdos inéditos quanto impulsionar publicações já existentes – ou seja, investir em um anúncio pago.
Esse recurso é bem útil para gerar mais engajamento e ampliar o público para além de quem já segue você. Basta definir um orçamento a ser gasto e o tempo de veiculação do anúncio.
Ao impulsionar uma publicação da sua página, também é possível adicionar um botão de chamada para ação. Assim, por meio dele, as pessoas podem marcar um horário no seu estabelecimento ou entrar em contato com você.
O ambiente virtual é bastante agitado, frequentemente surgem novas formas de vender e de se relacionar. Por isso, é importante estar sempre em busca de inovação e renovação.
Mesmo que a sua estratégia esteja dando bons resultados, não tenha medo de ir por outros caminhos, testar coisas novas. Negócios que investem em apenas uma frente correm um alto risco de se prejudicar.
Como você viu, vender pelo Facebook é uma das alternativas mais vantajosas para lojas que buscam alcançar melhores resultados por meio das redes sociais.
Analise as estratégias citadas e não deixe de colocar em prática as que estão mais próximas da realidade do seu negócio. Boa sorte!