Como vender mais no Dia das Mães: guia completo

Veja como aproveitar ao máximo essa data cheia de amor e sentimento para aumentar o faturamento da sua loja
Publicado: 
29/4/2022
|
Atualizado:
29/4/2022
Tempo de leitura:
15 minutos
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Saber como vender mais no Dia das Mães é uma dúvida constante de muitos comerciantes, já que essa data é uma das que mais movimentam o mercado varejista

Trata-se de uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio e fidelizar os clientes que comprarem com você. Pensando nisso, preparamos um guia completo para te ajudar a vender mais no Dia das Mães 2022.

Quando é comemorado o Dia das Mães 2022?

O Dia das Mães é celebrado no segundo domingo do mês de maio. Em 2022, ele cai no dia 8.

Esse evento surgiu nos Estados Unidos no fim do século 19 e foi idealizado por Anna Maria Jarvis, filha da ativista social Ann Maria Jarvis. Quando esta morreu, Anna Maria ficou muito deprimida e lutou para que fosse criada uma data em homenagem às mães.

Já no Brasil, esse dia só foi oficializado em 1932, após um decreto do então presidente Getúlio Vargas, em razão do movimento feminista no país

O que vender no Dia das Mães?

tendências Dia das Mães

A comemoração do Dia das Mães é marcada pelo ato de homenagear e presentear as figuras maternas, sejam elas amigas ou parentes próximos. Portanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a melhor opção de presente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Social Miner, uma plataforma especializada em dados de comportamento, o que mais vende no Dia das Mães no e-commerce são:

  • roupas, calçados e acessórios;
  • itens de beleza, como cosméticos e perfumaria;
  • eletrônicos;
  • bebidas;
  • livros;
  • objetos de casa e decoração.

Como vender mais no Dia das Mães: passo a passo para decolar as vendas nesta data

Independentemente do ramo da sua empresa, você pode adotar algumas técnicas para aumentar as suas vendas e o seu faturamento no Dia das Mães, principalmente se conseguir se organizar com antecedência.

Veja a seguir como vender mais no Dia das Mães 2022 e atrair mais pessoas para o seu negócio.

1) Analise a concorrência

Em todos os setores do mercado existe concorrência, é inevitável. Entretanto, é possível analisar aquilo que os outros comerciantes estão fazendo nessa época do ano para determinar estratégias competitivas na sua empresa.

Verifique o preço cobrado pelos produtos, se possuem qualidade, quais as formas de pagamento oferecidas e por onde são feitas as vendas, se em loja física, online, redes sociais, entre outros canais. 

Com isso, você já consegue ter uma ideia de como trabalhar ainda melhor com os seus produtos e proporcionar uma excelente experiência de compra aos clientes.

2) Escolha os produtos que você vai vender

como atrair clientes no Dia das Mães

Os presentes de Dia das Mães não são dados apenas de filhos para mães. Tias e avós também podem ser homenageadas, assim como um marido pode presentear a esposa ou até mesmo uma amiga pode presentear a outra. 

Por isso, tenha em mente todos os produtos que você pode vender e qual será a sua abordagem ao seu público-alvo. Tente trabalhar com essa versatilidade de presentes e relacionamentos e aproveitar ao máximo a data.

E não se esqueça de calcular o preço de venda dos produtos para não sair no prejuízo, hein?

Venda mais no Dia das Mães

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3) Prepare o estoque

Para evitar a situação chata de informar ao cliente que o que ele queria já acabou, priorize o controle de estoque da sua empresa e aumente as chances de todos conseguirem comprar os presentes desejados. 

Combine com antecedência a quantidade de itens com os seus fornecedores e preste atenção em todas as movimentações do estoque.

Inclusive, muitos comércios aproveitam as datas comemorativas para fazer uma queima de estoque com os itens parados há um tempo nas prateleiras. Veja se é vantajoso fazer isso na sua loja para vender mais no Dia das Mães.

4) Elabore kits e combos especiais

Pense em kits e combos de produtos para oferecer aos consumidores. Explore a sua criatividade e tente algo fora do convencional.

Que tal juntar alguns itens e criar novos presentes, como montar um conjuntinho com um creme e um perfume da mesma linha ou uma blusa e um sapato que combinam? 

A indecisão das pessoas aumenta em datas especiais como essa, mas você pode facilitar a escolha delas ao sugerir combinações personalizadas de presentes.

5) Capriche nas embalagens

Dia das Mães: o que mais vende

Por ser uma celebração que envolve muito sentimento, busque trabalhar isso na sua loja, tanto na vitrine virtual ou física quanto na entrega

Invista em embalagens com estampas fofas, corações, frases emocionantes ou até mesmo fotos de mães e filhos.

6) Aposte em brindes

Ofereça cartões personalizados de Dia das Mães, doces, amostras grátis e sachês aromáticos para acompanhar o presente. Afinal, quem não gosta de receber mimos, né?

Com isso, você aumenta a possibilidade de fidelizar os clientes e os estimula a comprar os presentes no seu comércio. Ações personalizadas conquistam ainda mais as pessoas pelo diferencial e a preocupação em agradar.

7) Pense nas divulgações

Seja qual for a sua vontade, se quiser vender pelas redes sociais ou criar uma loja virtual de graça, é necessário pensar em estratégias diferenciadas para divulgar suas mercadorias e vender mais no Dia das Mães.

O principal objetivo é chamar a atenção do público e despertar o interesse em consumir na sua loja. Portanto, aposte em campanhas com elementos gráficos temáticos, como flores, corações e cores como vermelho e rosa.

Além disso, você também pode contar com a ajuda de templates para stories do Instagram de Dia das Mães e divulgar seus conteúdos com mais originalidade.

8) Utilize o senso de urgência

Assim como acontece em toda data comemorativa, existem muitos atrasadinhos que compram os presentes de última hora, e no Dia das Mães não é diferente. Para colocar uma leve pressão e incentivar a compra no seu comércio, abuse do senso de urgência.

Ou seja, ofereça descontos por tempo limitado, enfatizando que as promoções são válidas apenas naquele dia ou semana. Ninguém vai querer correr o risco de pagar mais caro no presente, certo?

9) Acompanhe seus resultados

Depois de toda correria, tire um tempo para analisar os relatórios e estatísticas de venda da sua empresa no período que antecedeu o Dia das Mães. 

Veja como ficou seu ticket médio e o seu faturamento nos dias em que você focou em ações especiais para a data.

Verifique também quais estratégias mais te ajudaram a conseguir esses resultados. Como base, você pode ver as métricas das suas redes sociais com os recursos da conta comercial e medir suas campanhas com o Pixel do Facebook

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3 dicas bônus para vender no Dia das Mães

Agora que você já sabe como vender mais no Dia das Mães, confira 3 dicas bônus imperdíveis para alavancar ainda mais suas vendas nesse período do ano.

#1 - Invista na tecnologia

Comercializar produtos está cada vez mais simples, principalmente com o auxílio da tecnologia. É possível vender pela internet de graça, no seu ponto físico ou até mesmo pelas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp.

Contudo, é importante ter organização no seu ponto de venda (PDV), ainda mais no Dia das Mães. Hoje em dia, existem aplicativos que oferecem tudo isso e muito mais, como o Kyte.

Com ele, você pode criar seu catálogo online para os compradores fazerem pedidos, controlar o seu estoque de forma simples, cadastrar os seus clientes para ter uma relação mais próxima com eles e até integrar a sua loja virtual para vender no TikTok.

O Kyte ainda oferece a possibilidade de você ter um sistema de pedidos de comida online só seu, instalar o Pixel do Facebook no seu catálogo e ativar botões especiais no seu perfil nas redes sociais.

#2 - Alimente suas redes sociais

Quem não é visto, não é lembrado e nem consegue vender. Portanto, utilize suas redes sociais para postar conteúdos úteis para os usuários, como ideias de presentes para determinados tipos de mães (aventureiras, organizadas, festeiras), e não somente para divulgar os seus produtos. 

Interaja com os seus seguidores, tire dúvidas e responda comentários de forma educada e amigável.

#3 - Mantenha contato com os clientes

Passada a data comemorativa, é legal pedir aos clientes uma avaliação sobre os seus produtos e serviços. Pergunte como foi a experiência de compra na sua loja, se deu tudo certo, se chegou dentro do prazo.

Procure causar um impacto positivo nos consumidores e faça com que eles se lembrem da sua empresa o ano inteiro. 

O contato pós-venda é fundamental para a fidelização, então não deixe de mandar recados sempre que possível.

Conclusão

Agora que você aprendeu como vender mais no Dia das Mães, é só colocar tudo em prática e escolher as estratégias que mais combinam com o seu comércio. 

Aproveite para ver como o Kyte ajudou a Amore Gastronomia, uma padaria de produção artesanal, a vender com mais eficiência e inspire-se. Boa sorte!

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