Como vender comida pelo Facebook? Confira o passo a passo completo

Se antes o Facebook era utilizado somente para fins de entretenimento, agora é uma ótima ferramenta para empreendedores, principalmente os do ramo alimentício. Veja como vender na plataforma e faça seu restaurante decolar!
Publicado: 
18/3/2022
|
Atualizado:
13/4/2022
Tempo de leitura:
19 minutos
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Você já pensou em vender comida no Facebook? Bom, como ele é a maior rede social do mundo, que conta com 2,9 bilhões de usuários ativos por mês, essa possibilidade já deve ter passado pela sua mente.

Antes de tudo, a pergunta correta é: você sabe como vender no Facebook

Se você está aqui, provavelmente a sua resposta é não. Mas tudo bem, você já deu o primeiro passo rumo ao sucesso: encontrou este texto. Agora, chegou o seu momento de aprender.

Confira abaixo como vender comida pelo Facebook e conheça algumas estratégias valiosas para atrair mais clientes para o seu negócio. 

Porque vender no Facebook?

Por conta do grande número de usuários, o Facebook é um canal com imenso potencial de vendas. Através dele, consumidores e consumidoras navegam pelo perfil de empreendimentos e podem comprar diretamente por lá.

A plataforma é gratuita e um meio valioso de identificar pessoas interessadas nos seus produtos. Isso porque a rede oferece várias ferramentas voltadas para ajudar os comerciantes a venderem mais

Inclusive, uma coisa é certa: boa parte do seu público está nessa rede social. Logo, com a estratégia certa, você pode aumentar a receita da empresa, fidelizar clientes, e o melhor, alavancar suas vendas.

Como vender comida pelo Facebook: passo a passo completo

como vender pelo Facebook

Para vender pelo Facebook, primeiro, é importante ter um perfil comercial, ou seja, uma página da sua empresa. Pois, assim, você sinaliza para as pessoas que o seu negócio é para valer.

Como criar uma página no Facebook?

Montar uma é super fácil e leva poucos minutos. Um detalhe: é necessário ter uma conta pessoal no Facebook antes de criar um perfil comercial. Há duas formas de fazer. Confira os passos: 

Criar página comercial a partir da conta pessoal no Facebook

  1. Na página inicial do site ou app do Facebook, selecione a opção Páginas.
  2. Vá em Criar
  3. Na tela Criar sua página, clique em Começar.
  4. Selecione a categoria que melhor descreve o seu negócio (ex: restaurante) e vá em Avançar.
  5. Escreva o nome que quer dar à sua página (geralmente, é o nome do negócio).
  6. Informe se o seu negócio tem um site e clique em Avançar.
  7. Insira uma imagem para ser a foto do perfil da sua página. Pode ser o logotipo da empresa ou alguma figura que a represente. 
  8. Feito isso, vá em Concluir

Criar página comercial no Gerenciador de Negócios

  1. Acesse o site do Gerenciador de Negócios e faça login na sua conta do Facebook.
  2. Vá em Criar conta.
  3. Escreva o nome da empresa, o seu nome e e-mail. Clique em Enviar.
  4. Acesse sua caixa de entrada e clique no link recebido para confirmar o e-mail e ter acesso à conta.
  5. Ao abrir o Gerenciador de Negócios, na tela de Configurações do negócio, vá em Contas, no menu à esquerda, e clique em Páginas
  6. Na tela seguinte, vá em Adicionar. Selecione a opção Criar uma nova página.
  7. Escolha a categoria do seu negócio (ex: empresa, organização ou instituição; marca ou produto; entretenimento).
  8. Insira o nome que quer dar à sua página (geralmente, é o nome do negócio) e selecione uma categoria para o seu produto ou serviço. 
  9. Por fim, vá em Criar página.

Como criar uma loja no Facebook?

Uma das ferramentas do Facebook comercial é a loja virtual na página. É por meio dela que seus clientes podem comprar com você na rede social. 

Vale ressaltar que loja é apenas o nome do recurso. Se você tem restaurante, lanchonete ou bar, por exemplo, também pode criar um ambiente de vendas na plataforma.

O processo pode ser feito no próprio Facebook ou no Gerenciador de Comércio (note que não é no Gerenciador de Negócios e sim em outra plataforma). Veja como criar sua página no Facebook: 

  1. Acesse o Facebook no navegador e procure a opção Páginas no menu.
  2. Selecione a sua página e vá em Gerenciar loja.
  3. Clique em Iniciar configuração da loja e vá em Avançar.
  4. Clique na opção Finalização da compra com mensagem, se quiser que os clientes sejam direcionados para o WhatsApp ou Facebook Messenger. Caso prefira vender num site próprio, clique na opção Finalização da compra em outro site.
  5. Informe o nome da sua empresa e o e-mail usado para gerenciá-la. Clique em Avançar.
  6. Escolha um nome para o seu catálogo (lista dos produtos/pratos que pretende vender) e aceite os termos da plataforma.
  7. Verifique todos os dados, concorde com o Acordo do Comerciante e vá em Enviar loja para análise

A resposta da plataforma pode demorar um pouco para chegar, mas, caso a sua loja seja aprovada, você já pode começar a vender pelo Facebook

Como aceitar pedidos de comida no Facebook?

vender comida no Facebook

Até aqui, você aprendeu como anunciar e comercializar produtos em geral na plataforma. No entanto, para vender comida no Facebook, você precisa seguir mais algumas etapas. 

A primeira é selecionar um parceiro na lista da rede social. No momento, são poucas as empresas que oferecem esse tipo de integração no Brasil. 

Uma delas é o Kyte, com o qual você conecta o seu cardápio digital à plataforma e pode começar a receber pedidos de comida direto do Facebook. O recurso é gratuito e com certeza vai ajudar você a lucrar muito mais com o seu restaurante.

Confira o passo a passo para ativar pedidos de comida pelo Facebook na sua loja:

  1. Baixe e instale o app Kyte em seu celular ou tablet.
  2. Crie uma conta no sistema e configure seu catálogo online. Se precisar de ajuda ou quiser saber mais detalhes, acesse o nosso tutorial.
  3. No menu do app Kyte, clique em Catálogo Online e, em seguida, em Redes sociais & Outros
  4. Vá em Integrar com parceiros e depois em Pedidos de comida.
  5. Na tela seguinte, acesse sua conta do Facebook e vincule a página comercial de seu restaurante.
  6. Após a confirmação do vínculo de sua página comercial com o Kyte, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e efetue o login usando os mesmos dados que você utiliza para entrar no seu perfil.
  7. Na tela de início, na aba de Páginas, clique na página comercial de seu restaurante para ser redirecionado à plataforma Meta Business Suite (que é diferente do Gerenciador de Negócios).
  8. No menu à esquerda, clique em Aplicativos de negócios, selecione o Kyte e, em seguida, vá em Conectar
  9. Caso apareça a opção de Gerenciar em vez de Conectar, parabéns, a integração foi concluída corretamente! 
pedidos de comida no Facebook com Kyte
Telas mostram configuração de pedidos de comida no Facebook e Instagram com o Kyte

O botão Pedir Comida é criado automaticamente no seu perfil do Facebook durante a integração com o Kyte. Assim, as pessoas podem fazer pedidos apenas clicando nele.

Com mais essa etapa concluída, é importante planejar o que postar para engajar na rede. Caso contrário, todo seu esforço até aqui pode ir por água abaixo. Então, acompanhe a seguir estratégias incríveis que vão te ajudar nesta missão! 

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7 estratégias para decolar suas vendas no Facebook

como vender comida pelo Facebook

Vender comida no Facebook, assim como em outras redes sociais, traz muitos benefícios para um empreendimento, sendo o principal deles a visibilidade.

Conquistar isso, não é fácil. No entanto, existem alguns truques que podem fazer o desempenho do seu negócio ir muito além do esperado. Confira: 

1. Entenda os desejos do seu público-alvo

Como tempo é dinheiro, atirar para todos os lados na hora de promover o seu restaurante e os seus produtos não é uma decisão inteligente. Afinal, quando a sua mercadoria está ligada aos interesses do cliente, o processo de venda se torna muito mais fácil. 

Por isso, você precisa entender qual é o seu público-alvo, ou seja, para qual grupo de pessoas deseja vender os seus produtos. Isso permite criar ações para os indivíduos ideais, aumentando as chances de eles comprarem com você. 

Além disso, para personalizar ainda mais o atendimento e fazer com que o consumidor se identifique com a sua marca, é interessante ter uma base para cadastro de clientes. Afinal, organização é tudo!

2. Crie um calendário para suas postagens

Criar um calendário de publicações é um passo indispensável para quem deseja vender nas redes sociais

Com ele, você pode organizar novidades do seu restaurante, promoções de queima de estoque (caso seu estabelecimento também venda produtos), ações especiais para datas comemorativas, entre outras.

Assim, você inicia uma rotina de postagem para não deixar faltar conteúdo na sua página do Facebook. 

3. Invista em um cardápio digital

O cardápio digital nada mais é do que uma versão moderna e otimizada dos menus tradicionais. 

Além de toda a praticidade que um cardápio online pode oferecer para seu estabelecimento, como mudanças rápidas de preço e composição dos pratos, ele agiliza processos, já que o cliente possui maior autonomia para fechar pedidos.

4. Descreva com clareza seus pratos

Descreva seus pratos detalhadamente. Desta forma, você deixa o consumidor super informado a respeito do que a casa serve.

Informe peso ou tamanho do prato, ingredientes, quantas pessoas serve e tudo que for relevante para o cliente. Não deixe espaço para dúvidas.

Quanto mais franca e próxima for a sua relação com o consumidor, melhores serão os seus resultados. Mostre para a clientela que, ao consumir no seu restaurante, a experiência será positiva.

Dica: sabia que a ordem dos pratos no cardápio pode fazer toda a diferença no faturamento? Aprenda o que é engenharia de cardápio e como aplicá-la.

5. Use os recursos visuais como aliados

estratégias para vender comida pelo Facebook

Não há como negar: imagens chamam a atenção do público! Fotos bonitas, criativas e com boa resolução dificilmente passam despercebidas no Facebook e ainda transmitem um visual mais profissional para sua marca

Quando falamos de comida, não é diferente. As postagens precisam ser convidativas e fazer com que o cliente fique com “água na boca”.  

O ponto que muitas empresas acabam errando, e você deve evitar, é focar apenas na publicação de fotografias de autopromoção. Em outras palavras, só postar conteúdos com propaganda direta do seu restaurante.

Convenhamos, ver um feed abarrotado de anúncios é cansativo e nem um pouco atrativo. Por isso, invista em postagens que dialoguem com os seguidores e estimulem uma conversa, como enquetes e memes.

Mas tenha cuidado com a montagem. O seu produto precisa ser o destaque da publicação. Então, evite textos e objetos que atrapalhem a visualização do conteúdo principal.

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6. Se puder, invista dinheiro nas suas publicações 

No Facebook, você pode tanto criar anúncios gratuitos com conteúdos inéditos quanto impulsionar publicações já existentes – ou seja, investir em um anúncio pago. 

Esse recurso é bem útil para gerar mais engajamento e ampliar o público para além de quem já segue você. Basta definir um orçamento a ser gasto e o tempo de veiculação do anúncio.

Ao impulsionar uma publicação da sua página, também é possível adicionar um botão de chamada para ação. Assim, por meio dele, as pessoas podem marcar um horário no seu estabelecimento ou entrar em contato com você. 

7. Busque inovar constantemente

O ambiente virtual é bastante agitado, frequentemente surgem novas formas de vender e de se relacionar. Por isso, é importante estar sempre em busca de inovação e renovação

Mesmo que a sua estratégia esteja dando bons resultados, não tenha medo de ir por outros caminhos, testar coisas novas. Negócios que investem em apenas uma frente correm um alto risco de se prejudicar. 

Conclusão: vale a pena vender comida pelo Facebook?

Como você viu, vender comida pelo Facebook é uma das alternativas mais vantajosas para restaurantes que buscam alcançar melhores resultados por meio das redes sociais.

Analise as estratégias citadas e não deixe de colocar em prática as que estão mais próximas da realidade do seu negócio. Boa sorte! 

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