PDV: o que é, para que serve e como ele pode te ajudar

PDV significa ponto de venda e confere vantagens competitivas a qualquer tipo de negócio

PDV significa Ponto de Venda, que também é conhecido como Frente de Caixa. Quem trabalha com comércio já deve ter visto esses termos antes. Talvez você até tenha um e nem saiba. 

E se você acha que se trata de um recurso voltado apenas para quem tem estabelecimento físico, vai descobrir que está enganado. Hoje, você vai entender de uma vez por todas o que é PDV e como ele pode ajudar o seu negócio a decolar

O que é PDV?

PDV é um sistema no qual seus produtos ficam expostos e os consumidores entram em contato com eles. Em outras palavras, é o local onde são realizadas as vendas, podendo ser tanto um ambiente físico quanto virtual.

O consumidor pode caminhar pela sua loja, pegar um item e comprar no caixa, ou visitar seu catálogo online, selecionar a mercadoria desejada e pagar por ela no mesmo site. Nessas duas situações, há um ponto de venda envolvido no processo.

Ele é um programa que integra produtos, pagamentos, vendas e tecnologia – por exemplo, ligando uma caixa registradora a um computador central e levando as informações de um lugar para o outro.

Alguns sistemas de PDV, como o Kyte, vão além e oferecem serviços adicionais, como relatórios de venda, gerador de recibos e até controle de estoque. Ou seja, com a tecnologia, é possível fazer toda a gestão do seu negócio com apenas um programa.

O que é PDV online?

PDV online é um ponto de venda na internet. Mas a diferença para o PDV convencional vai além do ambiente de transações comerciais. 

Um ponto de venda online conta com ferramentas de gestão mais robustas, que auxiliam na administração do negócio em diversas frentes, como controle de pagamentos, organização de estoque e cadastro de clientes.

Em resumo, o PDV online é um sistema mais completo, voltado para quem quer otimizar sua operação. 

Se você tem um negócio online, esse ponto de venda pode auxiliar no gerenciamento, facilitar suas atividades nos bastidores e organizar suas vendas. 

Agora, se você tem uma loja física, um PDV online é o caminho ideal para digitalizar o seu empreendimento e abri-lo para diversas oportunidades de vendas, além de integrar atividades administrativas.

O PDV que você precisa

Kyte é a solução que falta para o seu negócio decolar. Tenha um ponto de venda completo com as ferramentas ideais para o seu sucesso.

Baixe grátis

Quais as vantagens de utilizar um PDV?

A maior vantagem de ter um PDV é poder gerenciar todos os seus pedidos e vendas em um mesmo sistema. Você não precisa usar vários programas para executar cada parte do processo. Com uma ferramenta integrada, todas as etapas – de vendas e gestão – estão ligadas entre si.

Além disso, um ponto de venda permite:

  • reduzir os custos com estrutura, já que dá para controlar os processos usando um celular, tablet ou computador de qualquer lugar que você estiver;
  • ter autonomia no gerenciamento do negócio, pois o PDV facilita diversos processos e, assim, você mesmo pode dar conta de várias etapas, sem precisar de um colaborador em cada uma para te ajudar;
  • tornar a experiência do cliente diferenciada e evitar que ele compre algo cujo estoque se esgotou, por exemplo;
  • facilitar abertura e fechamento de caixa da loja e trocas e devoluções de produtos;
  • acompanhar as movimentações financeiras da sua empresa de forma mais próxima e com menos chances de erros;
  • ter acesso rápido a dados importantes, já que muitos sistemas de PDV trabalham com armazenamento em nuvem;
  • economizar tempo com atividades do dia a dia.

Para que serve o PDV e quais as funções?

ponto de venda online

Um sistema PDV serve essencialmente para facilitar a administração das suas vendas e do negócio como um todo. Por isso, ele conta com funcionalidades específicas para agilizar tarefas e integrar informações e processos. 

Confira abaixo algumas funções do PDV:

Abertura e fechamento de caixa

Um ponto de venda ajuda a monitorar o valor em caixa no momento em que a loja abre (uma espécie de fundo de troco) e quando ela fecha, verificando se a quantia restante bate ao comparar com vendas realizadas e contas pagas. Ele faz as contas e balanços, diminuindo as chances de erro de cálculo.

Frente de caixa

Frente de caixa é onde a venda é finalizada, seja em um balcão de atendimento físico ou em uma plataforma virtual. 

Um PDV automatiza a leitura de código de barras ou outro utilizado para o seu controle e ajuda a dar baixa dos itens vendidos no estoque. Tudo graças a uma logística integrada e eficiente.

Emissão de recibos e notas fiscais

Alguns PDVs contam com um recurso de geração de recibos impressos ou digitais. Isso agiliza a comunicação com o cliente, além de oferecer mais conveniência ao reduzir a burocracia.

Controle de estoque

sistema PDV

Um ponto de venda ajuda você a não ficar na mão com o consumidor. Ele dá baixa toda vez que um item é vendido, deixando seu estoque sempre atualizado. Alguns programas permitem até configurar um alerta para quando uma mercadoria estiver perto do fim. Desta forma, você se antecipa e evita ficar sem estoque. 

Controle de pagamentos e de clientes

Com um PDV, você pode reunir de maneira organizada todos os pagamentos recebidos, parcelados e em falta. Também consegue cadastrar informações sobre os clientes, facilitando a comunicação e até aumentando as chances de fidelização por prestar um atendimento personalizado.

Integração de colaboradores

Alguns PDVs contam com uma funcionalidade interessante: a de integrar todos os seus colaboradores no mesmo sistema. Assim, você consegue acompanhar o desempenho de cada um deles e identificar pontos de melhoria.

💡 Conheça o sistema multiusuário do Kyte e veja como ele pode auxiliar no crescimento do seu negócio. Baixe o app grátis e aproveite todos os benefícios! 😉

Controle financeiro completo

Uma das funções mais importantes de um ponto de venda é o armazenamento de dados essenciais para a saúde financeira do seu negócio.

Você tem acesso rápido a valores como quantidade de vendas, lucro, despesas, ticket médio e muitos outros. Com esses números em mãos, a tomada de decisão é mais certeira e tem mais chances de trazer resultados positivos.

Como escolher o PDV certo para o seu negócio?

o que é PDV

Que ponto de venda é uma ferramenta fundamental para o sucesso do seu negócio, você já entendeu. Agora, como escolher o ideal para o seu empreendimento?

Primeiro, você precisa identificar quais tarefas são as mais importantes para o funcionamento da sua loja e/ou quais precisam ser modificadas ou atualizadas com mais urgência. 

Em seguida, pense sobre o tamanho do seu negócio e o quão robusto um sistema de PDV precisa ser para atender você de maneira eficiente.

Com essas informações em mãos, faça uma pesquisa de mercado para conhecer os produtos disponíveis. Compare recursos e preços e veja qual o mais adequado para o seu momento.

Se puder, invista em um aplicativo de vendas online e gestão completo, simples e com todas as funcionalidades para fazer o seu negócio crescer.

Conclusão

Agora que você entendeu o que é PDV e por que deve ter um, que tal começar a testar algumas opções do mercado? 

O programa PDV Kyte é uma excelente ferramenta para vender mais, gerenciar melhor e fidelizar os seus clientes. Se você ainda não é um kyter, aproveite o teste grátis por 7 dias.

Baixe o app gratuitamente, cadastre seus produtos e comece a vender na internet, nas redes sociais, de casa, da loja e onde mais você quiser.

Tags relacionadas:

O PDV que você precisa

Quero baixar o app
Para pequenos negócios e vendedores.
APRENDA MAIS

Conteúdos em destaque