Que tal começar a digitalizar o seu negócio agora mesmo?
Aprenda a unir vendas presenciais e online de uma vez por todas com este ebook completo!
Saber como vender no Google Shopping é uma questão intrigante para muitos lojistas que querem exibir suas mercadorias na maior plataforma de busca do mundo.
Afinal, quem nunca pesquisou um produto que queria comprar e se deparou com vários anúncios de comércios de tudo o que é tipo, né? Pode parecer impossível, mas aparecer ali é muito mais fácil do que você imagina, inclusive, sem pagar nada!
Vender pela internet de graça é uma grande oportunidade para alavancar o seu negócio e atrair diversos clientes novos. Portanto, confira como vender produtos no Google Shopping e anunciar de forma paga e gratuita na plataforma.
O Google Shopping é a vitrine virtual do Google, onde os itens de diversos comércios são exibidos conforme a pesquisa do usuário.
Nessa espécie de shopping online do Google, há vários anúncios de diferentes lojas sobre o produto pesquisado. Vale lembrar que eles podem ser gratuitos (Listagens de produto gratuitas) ou pagos (Anúncios do Shopping).
Entender como funciona o Google Shopping é fundamental para explorar ao máximo os recursos da plataforma e alcançar suas metas com sucesso.
Ele está localizado tanto na aba Shopping – que fica do lado de Imagens, Notícias e Vídeos, quando é feita uma pesquisa no site – quanto na própria página dele.
Ao pesquisar qualquer objeto, os produtos que estão à venda no Google Shopping e possuem anúncio patrocinado aparecem no topo da página principal com o nome dele e da loja, preço, foto e avaliações.
Na aba Shopping, o que se destaca também são os anúncios pagos, mas, logo abaixo, há uma seção apenas para os gratuitos. Então, não se preocupe se quiser usar o Google Shopping sem pagar por ele.
Os anúncios não pagos são organizados com base no histórico de pesquisa de cada usuário — o famoso algoritmo de busca.
Já os pagos são classificados de acordo com os lances feitos pelas empresas que estão anunciando. Trata-se de uma espécie de leilão, no qual elas disputam um espaço de destaque na plataforma.
Ao clicar no anúncio desejado, a pessoa é direcionada para a Vitrine local, que é uma página com mais informações sobre a mercadoria, ou para o próprio site da loja que está vendendo o objeto.
Portanto, para anunciar os seus produtos no Google Shopping, você precisa conhecer e entender duas ferramentas do Google:
Se você quiser anunciar de maneira gratuita, crie uma conta no Google Merchant Center. Se quiser investir em anúncios patrocinados, crie uma conta no Merchant Center e também no Google Ads.
Atualmente, há dois tipos de anúncios do Google Shopping:
Há um tempinho, também existia um terceiro tipo de anúncio que era criado no Google Ads e agrupava os itens relacionados: eram os Anúncios de demonstração. Entretanto, desde abril de 2021, esse recurso foi removido do Google Shopping.
De acordo com uma pesquisa da Hedgehog Digital, agência de SEO (otimização de conteúdos para buscadores, como o Google), a funcionalidade mais usada do Google é o Google Shopping (40%).
Já em segundo lugar estão Todas, com 39%, e Imagens está em terceiro, com 32%. Portanto, é notável a relevância da plataforma quando o assunto é vendas.
Por ser a primeira coisa que o usuário enxerga ao fazer uma busca, ter a sua loja entre os anúncios de destaque do Google é fundamental para fazer a audiência da sua loja virtual aumentar e, consequentemente, o de clientes e de vendas também.
Se você possuir anúncios pagos e gratuitos, o seu site pode vender mais no Google Shopping, já que você vai ter mais visibilidade na plataforma do que os concorrentes que ficarem apenas na modalidade gratuita, e ainda mais do que aqueles que nem sequer estiverem no Google.
Além do mais, com todas as informações do produto presentes nos anúncios, você facilita a compra do cliente, evitando que ele tenha que entrar em dezenas de sites para saber mais sobre o item, e oferecendo uma experiência positiva a ele.
Sendo assim, que tal transformar o maior buscador do mundo no seu canal de vendas? Nada mal, né?
Integre o seu catálogo online com o Google Shopping, Facebook, Instagram e WhatsApp. Diversifique o seu negócio e venda muito mais!
Comece agora mesmo!Comece agora mesmo!Você pode optar por anunciar no Google no formato gratuito. Para isso, basta configurar seus produtos para que eles apareçam nas Listagens de produto gratuitas.
No entanto, se quiser aumentar sua exposição na plataforma, você pode investir na publicidade paga.
Ainda segundo a pesquisa da Hedgehog Digital, 53% das pessoas clicam nos anúncios que aparecem no Google, mesmo que às vezes. Por isso, é válido considerar separar uma graninha para aplicar no recurso.
Se optar por esse caminho, você usará a ferramenta chamada Google Ads. Além de oferecer um maior destaque na página de pesquisa e na aba Shopping do Google, ela promove seus anúncios no YouTube e em outros sites.
Para isso, não há um valor mínimo a pagar ou tempo de contrato a honrar. Você estabelece um limite mensal nas configurações de orçamento e só paga quando as pessoas interagem com o seu anúncio – ao clicarem nele, por exemplo.
O valor é cobrado com base em alguns fatores específicos, sendo o mais comum deles o custo por clique (CPC). Em outras palavras, você é cobrado somente quando alguém clica no seu anúncio.
E qual é a vantagem disso? Simples. O Google posiciona os anúncios com o objetivo de ampliar cliques e vendas, conforme o orçamento estabelecido pelo comerciante.
Isso significa que um anúncio pago fica em um local mais privilegiado da plataforma do que um gratuito, e tem mais chances de ser clicado.
Como você vê, o Google Shopping oferece oportunidades para todos os lojistas se destacarem da maneira que puderem e acharem melhor.
Há espaço para todo mundo vender nas redes sociais, basta explorar ao máximo o ambiente online e as ferramentas certas.
Agora que você já conhece a plataforma e suas vantagens, veja o passo a passo completo de como vender no Google Shopping e o que é preciso para anunciar nele.
Antes de qualquer coisa, você precisa criar uma conta no Google Merchant Center para poder anunciar seus produtos. Confira como:
Para vender um produto no Google Shopping, é necessário que você vincule o seu site à plataforma para que ela entenda que você é dono daquela loja. Veja como fazer isso:
Com todos os passos realizados e as contas vinculadas, confira o passo a passo completo de como vender no Google Shopping de graça:
Caso queira e possa investir uma parte do seu orçamento em anúncios, veja em detalhes como fazer. A primeira coisa é vincular sua conta no Google Shopping ao Google Ads.
O caminho da publicidade no Google precisa passar pelo Google Ads. Então, caso você não tenha uma conta no Google Ads, confira abaixo como criar uma:
Com sua conta no Google Ads criada, siga os seguintes passos:
Até aqui, você criou sua conta no Google Ads e a vinculou ao Google Shopping. Agora, veja como colocar seu anúncio pago na plataforma.
Agora que você aprendeu como vender no Google Shopping de graça e também com publicidade paga, é só decidir a modalidade mais vantajosa para o seu negócio e explorar todos os recursos disponíveis na maior plataforma de busca do planeta.
Aproveite e confira como criar um perfil comercial no Facebook para você expandir a presença da sua loja e aumentar ainda mais seu público. Boa sorte!