Como vender no Google Shopping: o que é e como anunciar na plataforma

O Google é o principal site de pesquisa do mundo e também exibe anúncios de inúmeros comércios. Conheça o Google Shopping e aprenda a anunciar seus produtos de forma tanto gratuita quanto paga para aumentar suas vendas
Publicado: 
29/12/2021
|
Atualizado:
29/8/2023
Tempo de leitura:
20 minutos

Saber como vender no Google Shopping é uma questão intrigante para muitos lojistas que querem exibir suas mercadorias na maior plataforma de busca do mundo. 

Afinal, quem nunca pesquisou um produto que queria comprar e se deparou com vários anúncios de comércios de tudo o que é tipo, né? Pode parecer impossível, mas aparecer ali é muito mais fácil do que você imagina, inclusive, sem pagar nada!

Vender pela internet de graça é uma grande oportunidade para alavancar o seu negócio e atrair diversos clientes novos. Portanto, confira como vender produtos no Google Shopping e anunciar de forma paga e gratuita na plataforma.

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é a vitrine virtual do Google, onde os itens de diversos comércios são exibidos conforme a pesquisa do usuário

Nessa espécie de shopping online do Google, há vários anúncios de diferentes lojas sobre o produto pesquisado. Vale lembrar que eles podem ser gratuitos (Listagens de produto gratuitas) ou pagos (Anúncios do Shopping).

Como funciona o Google Shopping?

como funciona o Google Shopping

Entender como funciona o Google Shopping é fundamental para explorar ao máximo os recursos da plataforma e alcançar suas metas com sucesso. 

Ele está localizado tanto na aba Shopping – que fica do lado de Imagens, Notícias e Vídeos, quando é feita uma pesquisa no site – quanto na própria página dele.

Ao pesquisar qualquer objeto, os produtos que estão à venda no Google Shopping e possuem anúncio patrocinado aparecem no topo da página principal com o nome dele e da loja, preço, foto e avaliações. 

Na aba Shopping, o que se destaca também são os anúncios pagos, mas, logo abaixo, há uma seção apenas para os gratuitos. Então, não se preocupe se quiser usar o Google Shopping sem pagar por ele.

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Os anúncios não pagos são organizados com base no histórico de pesquisa de cada usuário — o famoso algoritmo de busca. 

Já os pagos são classificados de acordo com os lances feitos pelas empresas que estão anunciando. Trata-se de uma espécie de leilão, no qual elas disputam um espaço de destaque na plataforma.

Ao clicar no anúncio desejado, a pessoa é direcionada para a Vitrine local, que é uma página com mais informações sobre a mercadoria, ou para o próprio site da loja que está vendendo o objeto.

Portanto, para anunciar os seus produtos no Google Shopping, você precisa conhecer e entender duas ferramentas do Google:

  • Google Merchant Center: é uma plataforma que ajuda você a gerenciar os dados dos seus produtos e da sua loja, e a promovê-los no Google Shopping.
  • Google Ads: conhecido também como o antigo AdWords, é a plataforma de publicidade e de anúncios do Google, onde os comerciantes criam as campanhas das mercadorias.

Se você quiser anunciar de maneira gratuita, crie uma conta no Google Merchant Center. Se quiser investir em anúncios patrocinados, crie uma conta no Merchant Center e também no Google Ads.

Quais são os tipos de anúncios do Google Shopping?

Atualmente, há dois tipos de anúncios do Google Shopping:

  • Anúncios do produto: são criados com base nos dados da mercadoria que você envia ao Google Merchant Center.
  • Anúncios de inventário local: ao clicar nesse tipo de anúncio, o usuário é direcionado à página da Vitrine local, que contém mais informações sobre o produto. Eles são ativados por buscas nas proximidades e ajudam a direcionar o tráfego para as lojas físicas.

Há um tempinho, também existia um terceiro tipo de anúncio que era criado no Google Ads e agrupava os itens relacionados: eram os Anúncios de demonstração. Entretanto, desde abril de 2021, esse recurso foi removido do Google Shopping.

Qual a importância de anunciar no Google Shopping?

vender no Google Shopping gratuitamente

De acordo com uma pesquisa da Hedgehog Digital, agência de SEO (otimização de conteúdos para buscadores, como o Google), a funcionalidade mais usada do Google é o Google Shopping (40%)

Já em segundo lugar estão Todas, com 39%, e Imagens está em terceiro, com 32%. Portanto, é notável a relevância da plataforma quando o assunto é vendas

Por ser a primeira coisa que o usuário enxerga ao fazer uma busca, ter a sua loja entre os anúncios de destaque do Google é fundamental para fazer a audiência da sua loja virtual aumentar e, consequentemente, o de clientes e de vendas também. 

Se você possuir anúncios pagos e gratuitos, o seu site pode vender mais no Google Shopping, já que você vai ter mais visibilidade na plataforma do que os concorrentes que ficarem apenas na modalidade gratuita, e ainda mais do que aqueles que nem sequer estiverem no Google.

Além do mais, com todas as informações do produto presentes nos anúncios, você facilita a compra do cliente, evitando que ele tenha que entrar em dezenas de sites para saber mais sobre o item, e oferecendo uma experiência positiva a ele.

Sendo assim, que tal transformar o maior buscador do mundo no seu canal de vendas? Nada mal, né?

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Quanto custa para anunciar no Google Shopping?

Você pode optar por anunciar no Google no formato gratuito. Para isso, basta configurar seus produtos para que eles apareçam nas Listagens de produto gratuitas.

No entanto, se quiser aumentar sua exposição na plataforma, você pode investir na publicidade paga.

Ainda segundo a pesquisa da Hedgehog Digital, 53% das pessoas clicam nos anúncios que aparecem no Google, mesmo que às vezes. Por isso, é válido considerar separar uma graninha para aplicar no recurso.

Se optar por esse caminho, você usará a ferramenta chamada Google Ads. Além de oferecer um maior destaque na página de pesquisa e na aba Shopping do Google, ela promove seus anúncios no YouTube e em outros sites.

Para isso, não há um valor mínimo a pagar ou tempo de contrato a honrar. Você estabelece um limite mensal nas configurações de orçamento e só paga quando as pessoas interagem com o seu anúncio – ao clicarem nele, por exemplo.

como vender no Google de graça
Na parte superior da tela estão os anúncios pagos no Google Shopping. Na parte inferior, os gratuitos.

O valor é cobrado com base em alguns fatores específicos, sendo o mais comum deles o custo por clique (CPC). Em outras palavras, você é cobrado somente quando alguém clica no seu anúncio.

E qual é a vantagem disso? Simples. O Google posiciona os anúncios com o objetivo de ampliar cliques e vendas, conforme o orçamento estabelecido pelo comerciante.

Isso significa que um anúncio pago fica em um local mais privilegiado da plataforma do que um gratuito, e tem mais chances de ser clicado.

Como você vê, o Google Shopping oferece oportunidades para todos os lojistas se destacarem da maneira que puderem e acharem melhor. 

Há espaço para todo mundo vender nas redes sociais, basta explorar ao máximo o ambiente online e as ferramentas certas. 

Como vender no Google Shopping? Confira o passo a passo

como anunciar no Google Shopping

Agora que você já conhece a plataforma e suas vantagens, veja o passo a passo completo de como vender no Google Shopping e o que é preciso para anunciar nele.

Como se cadastrar no Google Shopping?

Antes de qualquer coisa, você precisa criar uma conta no Google Merchant Center para poder anunciar seus produtos. Confira como:

  1. Acesse o site do Google Merchant Center e faça o login com a sua conta Google (caso você não tenha, aperte Criar conta).
  2. Preencha as informações comerciais, como nome da empresa, país e fuso horário. Se precisar atualizá-las, fique tranquilo pois esses dados podem ser editados depois.
  3. Informe onde os seus clientes vão finalizar a compra (no seu site ou na loja física).
  4. Mais abaixo, se tiver, insira outras ferramentas que você utiliza para vender, como Shopify e PayPal.
  5. Leia e concorde com os Termos de Serviço.
  6. Aperte Criar conta.
  7. Escolha se deseja começar a etapa de configuração ou se prefere fazê-lo depois.
  8. Caso opte por mais tarde, clique nas três linhas no canto superior esquerdo, em Crescimento e depois em Gerenciar programas, para voltar ao processo de configuração. No bloco de Listagens de produto gratuitas, selecione o botão Continuar.
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Como vincular seu site ao Google Shopping?

Para vender um produto no Google Shopping, é necessário que você vincule o seu site à plataforma para que ela entenda que você é dono daquela loja. Veja como fazer isso:

  1. Ainda no Google Merchant Center, vá em Visão geral na página principal.
  2. Clique no símbolo de engrenagem no topo da tela e, na aba de Ferramentas, selecione as Informações comerciais.
  3. Vá para a aba de Website.
  4. Insira o seu site (onde seus produtos serão vendidos) e aperte Continuar.
  5. Escolha uma das opções oferecidas para o Google verificar a sua página (Google Analytics, Google Tag Manager ou upload de arquivo HTML) e siga as instruções indicadas.
  6. Clique em Verificar o site.
  7. Após a verificação, aperte Reivindicar site.

Como anunciar no Google Shopping de graça?

Com todos os passos realizados e as contas vinculadas, confira o passo a passo completo de como vender no Google Shopping de graça:

  1. Acesse a sua conta no Google Merchant Center.
  2. Clique no menu, nas três linhas do canto superior esquerdo, e vá em Crescimento e depois em Gerenciar programas.
  3. No bloco de Listagens de produto gratuitas, aperte Continuar.
  4. Na tela Exibir produtos no Google gratuitamente, clique em Continuar no canto inferior direito.
  5. Preencha as informações necessárias, como endereço, número de telefone, site e serviços de frete.
  6. Ao chegar na parte de Adicionar produtos, você precisa escolher se quer adicionar um de cada vez ou vários de uma vez só. Se você preferir a primeira opção, vai inserir item por item e eles não poderão ser utilizados para anúncios de inventário local. Já na segunda opção, você vai incluir muitos itens, mas, para isso, é necessário fazer upload de algum arquivo que contenha as informações de todos os produtos, como uma planilha ou através do rastreamento de sites.
  7. Em seguida, leia as políticas do Google e confirme no botão Iniciar revisão final.
  8. Selecione a opção Acessar uma visão geral. Depois disso, é só esperar o Google analisar os dados dos produtos e aprovar. Esse processo pode levar alguns dias.
como criar conta no Google Merchant Center

Como vender no Google Shopping com anúncio pago?

Caso queira e possa investir uma parte do seu orçamento em anúncios, veja em detalhes como fazer. A primeira coisa é vincular sua conta no Google Shopping ao Google Ads

Como vincular sua conta ao Google Ads?

O caminho da publicidade no Google precisa passar pelo Google Ads. Então, caso você não tenha uma conta no Google Ads, confira abaixo como criar uma:

  1. Acesse o Google Merchant Center e clique no botão de Configurações (que possui o símbolo de engrenagem).
  2. Aperte Contas vinculadas.
  3. Selecione a opção Sua conta no Google Ads.
  4. Vá em Criar conta, representado pelo símbolo “+”.
  5. Insira o seu fuso horário, a moeda do seu país e conclua o processo.

Com sua conta no Google Ads criada, siga os seguintes passos:

  1. Vá no botão de engrenagem, das Configurações.
  2. Clique em Contas vinculadas.
  3. Aperte Outras contas do Google Ads.
  4. Selecione a opção de Vincular conta.
  5. Informe o ID do Google Ads da conta em questão (número que fica na aba do site e acima do seu e-mail no canto superior direito da tela).
  6. Clique em Enviar solicitação de link.
  7. Vá até a página inicial do Google Ads e clique em Ferramentas e configurações, que tem o símbolo de uma ferramenta.
  8. Aperte Contas vinculadas.
  9. Na aba do Google Merchant Center, selecione Detalhes.
  10. Aprove a solicitação.
como anunciar no Google Ads

Até aqui, você criou sua conta no Google Ads e a vinculou ao Google Shopping. Agora, veja como colocar seu anúncio pago na plataforma.

  1. Acesse sua conta no Google Merchant Center.
  2. Clique no menu no canto superior esquerdo, nas três linhas, vá em Crescimento, depois em Gerenciar programas e, no bloco Anúncios do Shopping, clique em Primeiros passos.
  3. Preencha as informações comerciais e do produto, como imposto, frete, endereço e telefone.
  4. Confira se sua conta do Google Ads já está vinculada ao Google Shopping.
  5. Informe se seus itens são voltados para o mercado adulto, como lingeries e produtos eróticos.
  6. Confirme que você leu todas as políticas dos anúncios do Shopping e que sua conta está de acordo com elas.
  7. Por fim, aperte Ativar. A partir daqui, você pode criar campanhas para seus anúncios patrocinados no Google Shopping.

Conclusão

Agora que você aprendeu como vender no Google Shopping de graça e também com publicidade paga, é só decidir a modalidade mais vantajosa para o seu negócio e explorar todos os recursos disponíveis na maior plataforma de busca do planeta.

Aproveite e confira como criar um perfil comercial no Facebook para você expandir a presença da sua loja e aumentar ainda mais seu público. Boa sorte!

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