Como fazer um cardápio por QR code para seu restaurante

Conheça 8 vantagens de oferecer um cardápio em QR code para os seus clientes e aprenda a fazer um exclusivo para o seu estabelecimento
Publicado: 
27/10/2021
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
17 minutos

O cardápio por QR code é uma excelente alternativa para os restaurantes, bares e demais estabelecimentos que desejam ter mais segurança com relação aos pedidos e rapidez na hora de atender os clientes. 

Afinal, o cardápio digital fica à disposição do consumidor o tempo todo para consultar preços e fazer pedidos, sem a necessidade de um garçom, já que é utilizado em dispositivos pessoais. Muito mais simples, né?

O QR code foi criado em 1994 por uma empresa automobilística japonesa. Embora atualmente não seja uma novidade no mercado, é uma tendência nos comércios por permitir compartilhamento de informações com facilidade entre as pessoas. 

Hoje, você vai aprender como fazer um cardápio QR code e todas as vantagens que ele pode trazer à sua empresa e aos seus clientes.

O que é cardápio por QR code?

como fazer cardápio por QR code

O cardápio digital em QR code é uma maneira tecnológica de visualizar o menu do estabelecimento sem precisar do cardápio convencional de papel ou plástico.

O termo QR code (ou Quick Response) significa código de resposta rápida. Em outras palavras, é um código de barras em 2D que possui o formato de um quadrado preto com outros quadrados pequenos dentro.

É usado para acesso rápido a sites, imagens, textos ou aplicativos. Para ler esse código, é preciso escaneá-lo com a câmera de um smartphone ou tablet. A pessoa, então, é redirecionada para um determinado conteúdo ou página.

Aliás, e se você soubesse exatamente os pontos fracos e fortes do seu cardápio? Confira o nosso conteúdo sobre engenharia de cardápio para aproveitar ao máximo as chances de aumentar o lucro dos produtos no seu estabelecimento.

Crie seu cardápio digital

Com o Kyte, você cria um cardápio digital para o seu negócio e começa a receber pedidos pela internet.

Comece agora mesmo!

8 vantagens de criar um QR code para seu cardápio

Muitos bares e restaurantes aderiram a essa tecnologia e as pessoas já estão se acostumando a encontrá-la com frequência. Veja a seguir 8 vantagens de criar seu próprio cardápio digital em QR code e implementá-lo no seu estabelecimento.

Facilita a experiência de compra do cliente

Ofereça ao seu público uma experiência mais interativa e atraente com uma melhor visualização do cardápio, sem precisar folhear vários papéis e nem chamar um garçom.

Proporcionar um momento único com novidades do mercado influencia muito na fidelização de clientes do seu restaurante.

Moderniza o seu ambiente

fazer cardápio por QR code

Atualmente, é possível resolver a maioria dos problemas com a tecnologia. Então, por que não utilizá-la ao seu favor?

Basta o cliente apontar a câmera do celular para o código desejado e todos os itens à venda no estabelecimento vão estar na palma da mão dele.

Otimiza o tempo da equipe

Com o cardápio em QR code à disposição, o consumidor ganha autonomia para pedir o que quiser a qualquer momento.

Essa possibilidade reflete na agilidade do atendimento, já que sua equipe recebe o pedido direto na cozinha, por exemplo, e inicia o preparo de forma mais rápida. 

Também pode ajudar ao permitir uma rotatividade maior de clientes e ainda mais pedidos no estabelecimento.

Reúne mais informações sobre os pratos

Poucos cardápios físicos possuem fotos de todos itens da casa, pois é mais trabalhoso e, consequentemente, mais caro. 

No cardápio online, você pode colocar imagens de cada prato ou drink, junto à descrição e ao preço.

Com isso, você aumenta a capacidade de atrair clientes com uma identidade visual mais profissional e completa da sua marca.

Você sabe como criar uma identidade visual única para a sua marca?

Leia nosso ebook e confira dicas incríveis que vão te ajudar a ser um verdadeiro sucesso na promoção e divulgação do seu negócio.

Atualiza em tempo real 

Você já deve ter ouvido as frases “não temos mais essa opção” ou “estamos sem os ingredientes desse prato”, não é mesmo? Elas vão ser esquecidas com um cardápio por QR code.

É possível atualizar o seu catálogo online em tempo real, seja os preços, as imagens, a descrição ou até mesmo o design. Também dá para acrescentar ou retirar os produtos de acordo com a situação do seu estoque.

Reduz gastos

Os cardápios físicos são associados à ideia de desperdício em bares e restaurantes, já que ficam facilmente desatualizados e podem ser danificados a todo instante com bebidas, comidas e mãos engorduradas. 

Com uma versão digital, você elimina todos esses problemas e custos de manutenção.

Além disso, economiza dinheiro, já que um cardápio em QR code não necessita de impressões toda vez que houver uma atualização.

É uma solução higiênica

Segundo uma pesquisa realizada em 2020, em apenas seis meses de pandemia da Covid-19, o número de brasileiros que realizam pagamentos online por QR code subiu de 35% para 48%, por ser uma opção sem contato físico.

A utilização do cardápio digital é uma opção muito melhor em termos de higiene, principalmente em momentos de crise sanitária. 

Diminui o risco de erros nos pedidos

criar cardápio por QR code

Ao deixar o cliente ter a liberdade e a independência de fazer o próprio pedido no sistema, você não somente proporciona uma experiência diferenciada, como também reduz as chances de erros durante o atendimento.

Anotações em papel podem ser falhas e causar problemas na comunicação entre cliente, garçom e cozinheiro.

Como criar um cardápio QR code gratuito: passo a passo completo

Montar seu cardápio QR code é muito mais fácil do que você imagina. Hoje em dia, existem aplicativos de sistemas de vendas online, como o Kyte, que auxiliam na gestão de estabelecimentos e também possuem um gerador de QR code.

Confira a seguir o passo a passo completo de como fazer cardápio QR code utilizando o Kyte.

  1. Acesse o link do gerador.
  2. Insira o link do seu catálogo online no campo indicado.
  3. Clique em Criar QR CODE.

E pronto! O código aparecerá na tela e será baixado automaticamente no seu dispositivo. Basta você imprimir e colar no seu estabelecimento.

🖨️ Você sabia que o Kyte pode ser conectado a uma impressora Bluetooth? Assim, você consegue imprimir recibos para os seus clientes a qualquer momento. Conte com o Kyte para aumentar suas vendas. Baixe agora! 💰

Como oferecer um cardápio em QR Code?

O seu estabelecimento precisa ter uma estrutura preparada para oferecer um cardápio via QR code. De início, é preciso ter um cardápio digital personalizado, que você pode criar em aplicativos especializados.

É importante que o local disponibilize rede de internet Wi-Fi para que os clientes possam acessar o cardápio mesmo se estiverem sem internet móvel no dispositivo.

Além disso, faça um passo a passo para ensinar o cliente a utilizar o QR code em qualquer aparelho, e pense em lugares estratégicos e de fácil acesso para espalhar as instruções e o código. 

Onde utilizar o QR Code no restaurante?

A opção simples e compacta de cardápio QR code permite que você divulgue seus pratos e drinks dentro e fora do estabelecimento. Veja abaixo algumas ideias de pontos onde você pode instalar o código:

  • mesas e balcões;
  • paredes do local;
  • letreiros, painéis digitais e TVs;
  • embalagens de delivery;
  • redes sociais da empresa.

Confira um exemplo de cardápio por QR Code

Criamos um QR code com o link de um cardápio teste do Kyte para você compreender melhor como funciona a experiência que você vai oferecer para seus clientes.

Abra a câmera do seu smartphone e escaneie o código abaixo. Você será redirecionado para o cardápio digital automaticamente.

cardápio QR code Kyte

Conclusão

Agora que você aprendeu como fazer um cardápio digital em QR code e conheceu todas as vantagens, não perca mais tempo e crie já o seu!

Aproveite para entender como o Kyte funciona e analisar essa excelente oportunidade para o seu negócio. Boa sorte!

Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Crie seu cardápio digital
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.