Planilha para controle de clientes: baixe grátis!

Preze pela organização com uma planilha para controle de clientes e melhore o controle das pessoas que compram com você
Publicado: 
9/2/2022
|
Atualizado:
9/2/2022
Tempo de leitura:
10 minutos
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Para todo empreendedor ou empreendedora que busca obter resultados satisfatórios no negócio, é essencial fazer um controle de vendas, de estoque e de clientes

Com este último, você consegue acompanhar a relação dos consumidores com a sua loja, manter uma comunicação personalizada e pensar em ações específicas – com mais chances de sucesso – voltadas para essas pessoas.

Uma planilha para controle de clientes é uma ferramenta muito eficiente para ajudar tanto a criar estratégias para fidelizar clientes quanto cuidar das questões administrativas do estabelecimento.

Por isso, hoje você vai ver como utilizar uma planilha para controle de clientes  e entender como ela pode auxiliar a aumentar os lucros da sua empresa

O que é controle de clientes? 

Inicialmente, vale ressaltar que controlar clientes não tem relação alguma com manipulação. Na verdade, essa prática consiste em coletar, registrar e estudar dados de consumidores com o objetivo de entender melhor as necessidades deles. 

Um controle de clientes te ajuda a ter acesso a informações importantes de forma rápida e organizada não só para você entender melhor o comportamento dos consumidores e utilize isso a seu favor, como também para atrair novos compradores.

Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, um aumento de apenas 5% na taxa de retenção de clientes da sua empresa pode elevar os lucros dela em torno de 25% a 95%

Qual a importância de controlar meus clientes? 

controle eficiente de clientes

O controle de clientes possibilita oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado, o que aumenta as chances de satisfação do consumidor ao realizar uma compra e agrega valor às soluções oferecidas pelo negócio.

De acordo com um estudo divulgado pela SuperOffice, empresa de software de gestão de relacionamento com o cliente, 86% dos compradores estão dispostos a pagar a mais por um produto ou serviço, se isso significar receber um atendimento melhor.  

Portanto, é muito importante conhecer a fundo o seu cliente para conseguir atendê-lo de maneira satisfatória e fazê-lo voltar a comprar com você.

Com uma planilha para controle de clientes, todas as informações que vão garantir maior assertividade no atendimento ficam concentradas em um só lugar.

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Como fazer um controle de clientes eficiente em 3 passos simples 

Com base em uma pesquisa divulgada em 2018 pela empresa de auditoria e consultoria PwC, os elementos mais importantes para uma experiência de compra ser considerada positiva pelos consumidores são: 

  • conhecimento;
  • conveniência;
  • velocidade; 
  • atendimento. 

Para que cada uma dessas ações seja realizada com acerto, confira um passo a passo básico de como fazer um controle de clientes adequado.

atendimento ao cliente

1) Defina os dados que deseja registrar

É importante definir quais dados são relevantes para o seu negócio e precisam de fato ser registrados. 

Isso evita situações desconfortáveis nas quais os vendedores precisam quase que interrogar os clientes para obter uma série de informações que talvez nem sejam tão importantes.

Além das informações de identificação, como nome, telefone e endereço, é interessante saber, por exemplo, quantidade e valor das compras de cada cliente, se há débitos em aberto e até data de aniversário – para fazer uma ação especial no dia, como uma promoção exclusiva ou cupom de desconto.  

Vale também acrescentar uma aba na planilha para registrar se o consumidor precisou de algum produto ou serviço que a loja ainda não disponibiliza. Desta forma, é possível entender como inovar e ser a melhor solução para as necessidades da clientela.

2) Mantenha as informações atualizadas

Uma planilha para controle de clientes serve para tornar o trabalho da sua equipe mais fácil.

Por isso, é importante que a planilha seja revisada constantemente. Faça, de tempos em tempos, uma checagem para verificar se os dados de contato são válidos.

3) Mantenha contato com clientes inativos

Ao atualizar os dados, você provavelmente vai notar que alguns clientes compraram apenas uma vez na sua loja e nunca mais voltaram. Seu dever é entrar em contato com essas pessoas para lembrar que você existe e se importa com elas.

Procure colocar em prática ações especiais para esses consumidores, como oferecer um cupom de desconto por tempo limitado ou promoções estilo “compre 1 e leve 2”. 

O objetivo é atraí-los e estimulá-los a fazerem negócio com você de novo. Ao mostrar que cada cliente é importante e especial para a sua empresa, você aprende como fidelizá-lo e aumenta as chances de sucesso.

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Visando a praticidade e uma gestão eficiente da clientela da sua empresa, o Kyte criou uma planilha para você controlar seus clientes de forma simples.

Veja a seguir o que registrar nas abas da planilha para controle de clientes do Kyte

Como utilizar a planilha? 

Os dados básicos dos clientes são de extrema importância, afinal, é por meio deles que você consegue entrar em contato caso necessite. 

Os primeiros campos da planilha são justamente para anotar essas informações: nome e endereço do comprador, telefone, e-mail para contato e CPF ou CNPJ, se houver.

Nas demais colunas, você vai registrar ações e promoções personalizadas para cada consumidor, data do contato e investimento.

Alternativa para planilha de controle de clientes no Excel

Por mais eficientes que sejam, usar as planilhas do Excel ou do Google Sheets pode ser desafiador para quem não está familiarizado ou não gosta dessas ferramentas.  

Por isso, uma ótima alternativa é utilizar uma ferramenta completa que auxilie nesse sentido. Você pode, por exemplo, contar com um sistema de vendas e gestão, como o Kyte.

Ele é uma plataforma de pedidos online que ajuda a aumentar suas vendas virtuais e presenciais e a gerenciar seu negócio. Com o Kyte, você tem maior controle sobre clientes, pagamentos, produtos e pedidos.

Para possibilitar um atendimento ainda mais personalizado, a ferramenta disponibiliza também uma ficha completa para cadastro de clientes com contato, foto, endereço e histórico de compras.

Acesse rapidamente todos os dados do seu negócio em um só lugar. Conte com o Kyte para gerenciar seu estabelecimento da melhor maneira possível. Boa sorte!

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