Pixel do Facebook: o que é, como criar e usar

O Pixel do Facebook é um trecho de código que rastreia as interações de um site e auxilia nas estratégias publicitárias de qualquer negócio. Entenda como ele pode ajudar a sua marca
Publicado: 
20/4/2022
|
Atualizado:
26/4/2022
Tempo de leitura:
12 minutos
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Pixel do Facebook não é a mesma coisa que o pixel que compõe uma imagem, mas sim um pixel de rastreamento de dados

Mesmo não sendo muito conhecido pelos usuários, é um recurso utilizado em serviços e campanhas de publicidade do Facebook, como eventos e anúncios.

Trata-se de uma excelente ferramenta para diferentes tipos de negócios, desde a venda de artesanatos até mesmo venda de comida pelo Facebook, por exemplo.

Hoje, você vai aprender o que é o pixel do Facebook, para que ele serve e como ativar o seu para aproveitar todos os benefícios que ele possui, principalmente no seu catálogo de produtos. Vamos lá?

O que é o Pixel do Facebook?

Pixel do Facebook é um código colocado em um site que gera dados de rastreamento para medir o desempenho de uma determinada campanha de publicidade

Ou seja, quando o usuário realiza uma ação no seu site, como adicionar um item ao carrinho ou clicar numa página, o pixel (um elemento imperceptível a olho nu) informa o Facebook sobre essa atividade.

Quais são as funções do Pixel do Facebook?

como criar o Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook pode ser utilizado para direcionar com precisão os anúncios às pessoas certas, analisar a eficácia e o impacto de cada campanha nos usuários e, consequentemente, gerar mais vendas.

O acompanhamento desses dados é feito por meio de eventos. Assim, a cada ação que um usuário realizar no seu site, um evento será registrado de acordo com as configurações do seu pixel. 

Confira alguns tipos de eventos que você pode criar:

  • visualização de conteúdo;
  • pesquisa no site;
  • adição de produto ao carrinho;
  • adição de produto à lista de desejos;
  • início do processo de checkout;
  • adição de informações de pagamento;
  • finalização de compra;
  • interação do usuário (ex: envio de formulário ou download de material);
  • registro completo (preenchimento de um formulário, assinatura ou inscrição em um serviço).

E o melhor de tudo é que você pode registrar mais de um evento para conseguir um monitoramento mais completo sobre a interação com o seu site. 

Qual a importância de usar o Pixel do Facebook?

qual a importância do Pixel do Facebook

O uso do Pixel do Facebook é muito importante para ter uma visão ampla do comportamento e interesse das pessoas em relação ao seu site. 

Com a análise dos rastreios, ele permite que você personalize os conteúdos e anúncios conforme o perfil dos visitantes e com base nos dados sobre o que funciona ou não com o seu público.

Sendo assim, você também garante um aperfeiçoamento nas suas estratégias para captar clientes e expandir a sua marca na internet, já que os dados detalhados ajudam a corrigir erros de campanhas.

Como ativar o Pixel do Facebook? Passo a passo completo

Vale lembrar que, para utilizar o Pixel, você precisa ter uma conta na plataforma, de preferência uma conta comercial do Facebook. Outros requisitos importantes são: ter um site para sua empresa e conseguir atualizar o código do site.

Portanto, confira a seguir o passo a passo de como ativar o Pixel do Facebook e integrá-lo ao seu catálogo online.

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Como criar o Pixel do Facebook?

Para criar o Pixel do Facebook, siga atentamente as instruções abaixo:

  1. Acesse o Gerenciador de Eventos.
  2. Clique em Conectar fontes de dados, no menu à esquerda.
  3. Selecione Web e aperte Conectar.
  4. Adicione um nome para o seu pixel e clique em Criar pixel.
  5. Insira a URL do seu site para encontrar opções fáceis de configuração. Se ele foi feito em uma plataforma parceira, o processo é mais rápido. Depois, clique em Verificar.
  6. Selecione como quer conectar o seu site, se com API de Conversões e  Pixel da Meta ou Somente Pixel, e vá em Avançar. Para ficar claro, a diferença entre eles está na forma da coleta de informações; um faz isso via site e servidor, e o outro, apenas via site. Em resumo, a 1ª opção coleta mais dados (pois eles são menos afetados por erros de carregamento, problemas de conexão e bloqueadores de anúncios) e a 2ª, menos.
pixel do Facebook

Conectar com API de Conversões e Pixel da Meta:

  1. Se você clicar em API de Conversões e Pixel da Meta, o Facebook vai fazer uma pequena apresentação sobre o recurso. Clique em Avançar.
  2. Você deve escolher uma forma de configurar a API de conversões para conectar ao seu site: Configurar com a integração de parceiros ou Configurar com o Conversions API Getaway
  3. Selecione a 1ª opção e vá em Avançar. (A 2ª opção serve apenas para quem quiser instalar o código do Pixel manualmente no próprio site, o que exige um conhecimento um pouco maior sobre o assunto.)
  4. Na lista da plataforma, selecione o parceiro com o qual você trabalha, como o Kyte
  5. Depois, é só seguir as instruções na tela para terminar a configuração.

Conectar com Somente Pixel:

  1. Escolha como deseja instalar o código do pixel: Adicionar manualmente o código do pixel ao site ou Usar uma integração de parceiros.
  2. Selecione a 2ª opção. (A 1ª opção serve apenas para quem quiser instalar o código do Pixel manualmente no próprio site, o que exige um conhecimento um pouco maior sobre o assunto.)
  3. Na lista da plataforma, selecione o parceiro com o qual você trabalha, como o Kyte.
  4. Depois, é só seguir as instruções na tela para terminar a configuração.

Como integrar o Pixel do Facebook com o catálogo online?

Agora, chegou o momento de integrar o Pixel do Facebook com o seu catálogo online. Mas, antes disso, você precisa encontrar o código de identificação do seu pixel e copiá-lo. 

Veja como encontrar o código:

  1. Acesse sua conta no Facebook em um navegador e clique em Gerenciador de Anúncios
  2. Clique no menu sanduíche à esquerda e escolha a opção Gerenciador de Eventos.
  3. Veja o número de identificação de sua página no canto superior direito (é o número entre parênteses). 
  4. Caso tenha mais de uma página registrada na mesma conta do Facebook, clique no seletor das contas (aquela setinha ao lado do seu nome no canto superior direito) e escolha a opção desejada. 
  5. Agora, é só copiar o número para colá-lo no Kyte.
pixel do Facebook: passo a passo

Confira o passo a passo para integrar o Pixel do Facebook ao seu catálogo do Kyte: 

  1. Abra o app Kyte, clique no menu à esquerda e vá em Configurações.
  2. Toque em Integrar com parceiros e em Facebook Pixel.
  3. Cole o código de identificação copiado do Facebook e clique em Integrar com o Facebook Pixel
  4. O processo é instantâneo e você será redirecionado à página de gerenciamento de seu pixel ao clicar no botão Acessar Facebook Pixel.
  5. Caso queira alterar ou editar o número de identificação, basta realizar a correção e clicar em Salvar Alterações.
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Como mensurar as conversões do Facebook?

Os dados coletados e rastreados pelo seu pixel aparecem no Gerenciador de Anúncios e no painel do Facebook Analytics. Com eles, é possível fazer todo o monitoramento e manter as informações reunidas no mesmo lugar.

Elas podem ser usadas para otimizar suas ações na plataforma, configurar campanhas para diferentes usuários e aumentar suas chances de venda.

Conclusão

Agora que você já aprendeu como ativar o Pixel do Facebook e quais as funções mais importantes dele, corra para criar o seu, integrá-lo ao catálogo online do Kyte e obter resultados ainda melhores!

Tenha em mente que é essencial manter e monitorar relatórios e estatísticas de venda para entender o impacto das suas estratégias e saber quais decisões você deve tomar para que o seu negócio decole. Boa sorte!

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