Saiba como vender na Black Friday: 13 estratégias para aumentar as vendas em 2021

A Black Friday é uma data de sucesso em vendas para os comércios. Confira dicas infalíveis para aproveitar ao máximo o dia e faturar muito mais

Como vender na Black Friday da maneira mais eficiente? Bom, ela é uma das datas mais importantes do ano para o varejo e a maioria dos comerciantes já começa a se preparar meses antes.

Entretanto, muitas dúvidas surgem nessa hora sobre onde e como vender os produtos de forma atraente e ter um ótimo faturamento. 

Hoje, você vai aprender como vender na Black Friday e aumentar o lucro do seu negócio nessa data.

O que é e quando é comemorada a Black Friday?

dicas para vender na Black Friday

A Black Friday é uma ação promocional de lojistas, que oferecem grandes descontos em diversos produtos a fim de atrair consumidores. 

Ela é celebrada na última sexta-feira de novembro, dia seguinte ao feriado norte-americano de Ação de Graças.

A data surgiu nos Estados Unidos, mas há diferentes teorias a respeito da origem do nome e de quando o termo foi utilizado pela primeira vez. 

De qualquer forma, a Black Friday só começou a ser vista como um grande dia de compras a partir da década de 2000. Com o passar dos anos, diversos países aderiram à Black Friday, inclusive o Brasil. 

Black Friday no Brasil

A primeira vez que o evento ocorreu no Brasil foi em 2010, direto na internet, quando o site Busca Descontos (um agregador de ofertas) realizou várias promoções no dia da Black Friday norte-americana.

A partir disso, essa ação ficou marcada, tanto para varejistas quanto para consumidores. 

No entanto, é preciso ter atenção para anunciar neste dia. No Brasil, alguns lojistas praticam a arte de vender pela “metade do dobro”. 

Ou seja, eles aumentam o preço dos produtos dias antes da Black Friday e voltam ao patamar que estava no dia das compras, dando a impressão de que aplicaram descontos.

Se você quer conquistar clientes de vez, seja honesto e evite práticas que visam enganar os consumidores. Aproveite a data de maneira ética. 

como aumentar as vendas na Black Friday

A Black Friday é uma excelente oportunidade para promover a sua marca e vender muito mais

Em 2020, as vendas pela internet durante os dias 26 e 27 de novembro movimentaram R$ 4 bilhões, um aumento de 25% em relação a 2019.

Em 2021, a data será celebrada no dia 26 de novembro. Entretanto, é muito comum os comércios anteciparem ou estenderem o período das promoções, aderindo ao que eles chamam de Black November – o mês todo com ofertas.

O que mais vende na Black Friday?

Muitos comerciantes têm dúvidas sobre o que vender nessa data, já que há muita procura por diversos produtos e concorrência entre as lojas.

Confira abaixo o que costuma vender mais na Black Friday:

  • eletrônicos e eletrodomésticos;
  • roupas;
  • livros;
  • itens de beleza, como cosméticos e maquiagens;
  • objetos de decoração;
  • brinquedos.

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Como vender mais na Black Friday 2021: como atrair o público para o seu negócio?

Algumas estratégias simples podem te ajudar a conquistar mais consumidores e aumentar seu faturamento nesse dia. Confira 13 dicas para vender na Black Friday com sucesso.

Planeje sua estratégia com antecedência

Pense na logística que será necessária, afinal você pode receber mais pedidos do que o normal, e garanta a estrutura para atender a todos.

Lembre-se de tudo aquilo que não pode faltar, como os produtos no estoque e uma divulgação estratégica. 

Pense bem nos prazos de entrega. Você precisa considerar que um volume grande de pedidos pode acabar atrasando o processo. Logo, estabeleça uma data dentro da qual você realmente consiga trabalhar, evitando atrasos e descontentamentos. 

Venda produtos com alta procura

Atente-se ao que as pessoas mais querem no momento e tente oferecer esses produtos na sua loja. 

Procure nas redes sociais e faça perguntas aos seus clientes, por meio de enquetes nos stories, por exemplo, sobre o que eles mais desejam comprar na Black Friday.

Caso seu negócio seja muito segmentado, procure formas de atrair a atenção das pessoas para o produto com mais chances de sucesso ou que costuma sair mais.

Pesquise o preço da concorrência

Elabore um estudo de mercado para analisar os preços dos concorrentes. Tome-os como base para você não perder clientes ao estipular valores muito altos ou baixos para as suas mercadorias.

Não precisa contratar uma empresa de consultoria ou algo do gênero. Apenas observe os preços praticados no mercado e tenha certeza de que você não está muito fora do normal.

Faça promoções reais e não disfarçadas

A última coisa que os consumidores querem é ser enganados. Como dito anteriormente, evite práticas questionáveis, pois elas prejudicam a experiência dos clientes e a imagem da marca. 

Portanto, invista em ofertas verdadeiras e inovadoras na sua loja, como combos, kits e ações do tipo “compre 2 e pague 1”.

checklist da Black Friday

Prepare-se para um aumento nos pedidos

O objetivo da Black Friday é aumentar as vendas, então esteja preparado para receber um fluxo intenso de consumidores e pedidos. 

Controle seu estoque e fique atento às mensagens enviadas à sua loja, prezando pelo melhor atendimento possível.

Capriche na exposição dos produtos

Os clientes precisam ser estimulados visualmente para sentirem vontade de comprar. Por isso, dedique-se à sua vitrine virtual e/ou física para vender mais na Black Friday. 

Exiba suas mercadorias de maneira atraente e cative os consumidores com uma apresentação profissional da sua marca

Você pode fazer alterações na decoração da fachada ou no layout da sua loja online. O importante é impactar, chamar a atenção.

Invista na divulgação pelas redes sociais

As pessoas gostam de ver os bastidores dos comércios, acompanhar como são feitos os preparativos para eventos e a confecção e organização dos produtos.

Publique stories no Instagram, por exemplo, mostrando como você está se preparando para a Black Friday. Não revele demais – é legal fazer uma surpresa e manter os seguidores curiosos.

Interaja nas redes sociais com seus seguidores através de ferramentas como templates do Instagram, enquetes e perguntas, e compartilhe informações sobre suas promoções. 

Procure alcançar o máximo de pessoas com seus conteúdos e mostrar tudo que sua loja vai oferecer, além de sanar dúvidas que surgirem. Pode ser uma excelente forma de promover sua marca e vender nas redes sociais.

Reforce o estoque e anuncie os produtos “encalhados”

A Black Friday é uma ótima oportunidade para você vender os produtos “encalhados” do seu estoque com preços mais atrativos. Uma saída interessante é montar kits e combos com esses itens.

Lembre-se também de abastecer o seu estoque para não passar apertos no meio da ação. Converse com seus fornecedores e se programe para você não sair no prejuízo.

Crie um calendário promocional especial

Uma dica para vender mais na Black Friday é separar os dias por promoções. Por exemplo, na sexta-feira, vai ter 50% de desconto em todos os produtos; no sábado, o foco vai ser nos combos e kits; e no domingo, todo mundo compra no modo “leve 2 e pague 1”. 

Programe-se com antecedência para seus clientes se organizarem e aproveitarem ao máximo. Essa técnica pode te ajudar a conquistar novos clientes.

Ofereça várias opções de pagamento

O ritmo da Black Friday é sempre acelerado, pois os clientes querem garantir seus produtos o mais rápido possível, e estão de olho em várias lojas para ver qual delas tem o preço mais vantajoso e as melhores condições na hora de pagar. 

Destaque-se no meio dos concorrentes ao diversificar os meios de pagamento. Não fique apenas no cartão de crédito e débito, e aumente as chances de as pessoas comprarem com você.

Veja algumas formas que você pode oferecer:

  • Pix;
  • boleto bancário;
  • fiado;
  • parcelamento;
  • carteira digital;
  • transferência bancária.

Decida as políticas de envio e devolução dos produtos

Black Friday

Os clientes procuram os negócios que mais atendem às necessidades deles, desde preço até agilidade para entregar as mercadorias.

Por isso, deixe bem claro para os consumidores o valor do frete cobrado e o prazo da entrega. Mas também há um outro ponto muito importante a ser considerado.

Quando você estiver pensando nas formas de entrega com o melhor custo-benefício para a sua loja, esquematize como será a política de devolução dos produtos. 

Em outras palavras, não esqueça de pensar na logística reversa, caso alguém não goste do item ou se arrependa da compra.

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Aproveite para encantar e fidelizar os clientes

Dê um atendimento personalizado e de qualidade para todos os seus clientes, e foque em oferecer a melhor experiência possível a eles. 

Seja atencioso e mostre-se disposto a ajudar em qualquer situação. Esse pode ser um grande diferencial e um dos principais motivos para garantir a volta dos consumidores à sua loja após a Black Friday.

Tenha um pós-venda especial de Black Friday

O ato de fidelizar clientes depende de alguns fatores, como a experiência deles com a sua marca e o pós-venda, que é tão importante quanto a venda em si. 

Mantenha contato com esses consumidores após a compra e busque formas de atraí-los novamente para o seu negócio, por meio de brindes ou cupons de desconto, por exemplo.

Conte com uma ferramenta para gestão de vendas

Com tanta correria, é essencial automatizar processos para você conseguir prestar um bom serviço sem se perder ou enlouquecer. Conte com a ajuda de um sistema de gestão para te ajudar na Black Friday, como o Kyte. 

Ele é uma ótima escolha para gerenciar melhor o seu negócio e organizar todos os dados necessários para o crescimento da sua loja, como número de vendas realizadas e faturamento. 

Assim, você obtém uma análise completa do seu desempenho nessa data (e também no resto do ano) e consegue averiguar as estratégias que deram certo e quais você pode melhorar.

Conclusão: você está pronto para vender na Black Friday 2021!

Agora que você aprendeu como vender mais na Black Friday, já está preparado para colocar a mão na massa. Analise a realidade do seu negócio e invista nas melhores estratégias para obter sucesso.

Comece a planejar todos os detalhes com antecedência e conte com um sistema de vendas eficiente para arrasar na Black Friday 2021. Boa sorte!

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