Como trabalhar com redes sociais? O que é necessário e as vantagens

Está em dúvida sobre como trabalhar o seu negócio nas redes sociais? Veja ótimas dicas para você se organizar como os profissionais que atuam nessa área
Publicado: 
21/9/2022
|
Atualizado:
8/2/2023
Tempo de leitura:
15 minutos

Se você gosta muito das redes sociais ou possui um negócio que não está apresentando bons resultados, saiba que trabalhar com esses canais pode trazer muitos benefícios à sua marca. 

Trata-se de uma atividade que exige dedicação, mas que proporciona resultados satisfatórios, principalmente quanto à imagem e ao retorno financeiro de empresas.

Algumas das vantagens para as corporações investirem nesse tipo de ação são as seguintes:

  • aumentar a visibilidade da marca;
  • conquistar um bom relacionamento com o cliente;
  • atrair mais tráfego para o site;
  • ficar por dentro das tendências do setor.

Descobrir a melhor forma de organizar seus esforços nesse aspecto pode ser complicado. 

Por isso, hoje você vai entender como trabalhar com as redes sociais e como elas podem ajudar sua loja a vender muito mais. Confira!

Como trabalhar com redes sociais?

Você não precisa ter formação na área para impulsionar a sua própria marca nas plataformas digitais. Um caminho que você pode seguir é contratar um social media para fazer esse trabalho. 

Um social media é o profissional responsável por criar, planejar, executar estratégias e analisar os resultados das ações de marketing nas redes sociais, com base nos objetivos de uma empresa. 

Mas caso seu negócio esteja em um processo inicial ou mesmo se você não estiver com dinheiro sobrando para investir em um novo funcionário, entenda abaixo como você pode trabalhar e vender nas redes sociais.

Tela de celular exibe ícones de aplicativos de redes sociais

Como começar a trabalhar com as redes sociais

Quem quer ter sucesso nas redes sociais precisa ficar de olho em alguns pontos importantes. O primeiro deles é definir em quais canais focar, afinal não dá para se jogar em todas as plataformas de uma vez.

Cada uma exige um tipo de estratégia e até tem um público diferente. Portanto, você precisa estudar as plataformas que pretende atacar e as ações que pode promover em cada uma delas para saber por onde começar.

Além disso, também é preciso estudar a concorrência para ver o que vem sendo feito por aí. A partir disso, você pode começar a pensar no que conteúdo que quer produzir – e não se esquecer de interagir com seus seguidores.

Ficam ao seu cargo as tarefas de curadoria e criação de conteúdo, programação e publicação de posts, responder comentários dos usuários e interagir com o público de forma geral. 

Como gerenciar as redes sociais

Trabalhar com as redes sociais nem sempre é uma tarefa simples, pois se trata de uma atividade que deve ser realizada em tempo integral. 

Felizmente, hoje existem inúmeras ferramentas para gerenciar esse tipo de plataforma e que facilitam os processos. Há programas para criar anúncios, agendar e publicar postagens, criar e editar imagens, entre outros.

Também há vários sistemas que fornecem relatórios com identificação do público-alvo, desempenho dos conteúdos nas redes sociais e outras informações relevantes.  

Como aumentar suas vendas com as redes sociais?

Uma das vantagens de se trabalhar com redes sociais está no aumento das vendas, mas para que isso aconteça é necessário estabelecer e seguir algumas diretrizes. 

Em primeiro lugar, é importante descobrir qual plataforma o seu público-alvo usa mais. Depois, você deve criar e organizar o perfil da sua empresa no Instagram, no Facebook ou qualquer outra com fotos e informações interessantes para seus clientes em potencial.

A partir daí, inicia-se um processo constante de manter a imagem da companhia ativa nas interações sociais, fazendo publicações com anúncios e respondendo menções. 

O tempo para realizar as ações de marketing digital e obter retorno financeiro varia conforme o produto e o nicho para o qual a publicidade é direcionada.

O que é necessário para trabalhar com redes sociais?

Alcançar ótimos resultados nas redes sociais envolve diversas variáveis, como a qualidade do conteúdo produzido, as ações promovidas nas plataformas e a linguagem utilizada na comunicação. 

Confira na sequência o que você precisa fazer para conseguir trabalhar da melhor forma com as redes sociais.

Celular exibe tela de login do Instagram

Tenha bons aparelhos para gerenciar as redes sociais

Tudo o que você precisa para trabalhar com o gerenciamento de redes sociais é de um dispositivo com acesso à internet

Contudo, o dispositivo deve ser capaz de executar programas sem sofrer com travamentos ou lentidão. Caso contrário, seu trabalho será mais lento e difícil.

Há diversos equipamentos que atendem a esses requisitos, como notebooks, tablets e smartphones. Você pode até usar o seu celular pessoal, porém o ideal é ter um dispositivo reservado somente para trabalho

Portanto, pesquise bastante, analise os melhores celulares de 2023, e veja qual opção é a mais adequada para o seu momento em termos de tecnologia e preço.

Escolha em quais redes sociais atuar

Se seu tempo e recursos são limitados, você deve concentrar seus esforços na plataforma que melhor se adequa ao público-alvo que deseja atrair e aos seus objetivos

Por exemplo, se deseja obter maior visibilidade para a sua marca, o Instagram, Facebook e Twitter são as redes sociais mais apropriadas. Se o produto ou serviço que você oferece tem um aspecto visual relevante, então é aconselhável priorizar o Instagram. 

Por outro lado, caso busque maior interação com o cliente, trabalhar com o Twitter pode trazer um resultado mais satisfatório. 

Produza conteúdo que passe a mensagem da sua marca

Qualquer empresa pode estar presente nas redes sociais, mas se o conteúdo não transmitir a identidade da marca ou cativar o usuário, o esforço é em vão. 

Então, antes de postar, descubra dados importantes sobre o público-alvo que você deseja alcançar, como região onde moram, média de idade e principais interesses.

A partir daí, comece a desenvolver textos e imagens de acordo com as informações coletadas. Assim, a chance de engajar com os seus seguidores é maior.

Lembre-se sempre de destacar a importância do seu negócio na vida do consumidor. O mesmo cuidado deve ser dispensado ao responder comentários, inclusive os negativos. 

Defina um objetivo para a rede social

Para trabalhar com as redes sociais é importante estabelecer metas que permitam avaliar se todo o empenho está sendo compensado. Nesse sentido, procure formular objetivos alcançáveis e realistas com os recursos que você tem.

Eles devem ser específicos e mensuráveis. Por exemplo, aumentar as vendas em 5% ou atrair 200 seguidores que possam se tornar novos clientes. 

Por fim, trace ações que possam ajudar a chegar ao objetivo proposto e determine uma data para cada fase acontecer. Depois, conforme o andamento das etapas, reveja esse planejamento e faça ajustes, se necessário.

Estabeleça uma linguagem de comunicação

Com tanta informação disponível o tempo todo, conseguir chamar a atenção de qualquer pessoa atualmente está cada vez mais complicado. 

Por isso, trabalhar o tom e a linguagem usados nas redes sociais é uma das melhores formas de conquistar o famoso engajamento. Basicamente, para fazer isso você deve observar como o seu público se expressa.

A imagem que a empresa deseja passar também tem que ser considerada. Há muitos estilos de comunicação como humorístico, informativo, emotivo, entre outros.

Uma vez que você saiba qual é o ideal para a sua empresa, basta encontrar um ponto de equilíbrio para desenvolver uma linguagem atraente e que case com o estilo da marca.

Promova ações para aumentar o número de seguidores 

Quanto maior for sua audiência, maiores serão as oportunidades de se promover nas redes sociais e alcançar as suas metas. 

Por causa da grande concorrência que há nesses canais, conseguir aumentar o número de seguidores não é uma tarefa fácil. 

Sendo assim, procure aperfeiçoar seu perfil publicando fotos de qualidade e descrições completas sobre os produtos anunciados.

Comente e curta conteúdos postados por contas relacionadas ao tema do seu negócio. Seguir empresas ou pessoas de interesse do seu público atrai novas interações, assim como usar hashtags nas publicações.  

Automatize as suas publicações

Uma boa estratégia para você não ter que trabalhar em excesso com as redes sociais e economizar tempo para realizar outras tarefas, é usar aplicativos que fazem postagens automaticamente

Basta deixar tudo preparado e programar para a publicação para o dia, semana ou até mês que você preferir.

Aliás, para ter mais praticidade, você pode usar um dispositivo específico, como um smartwatch, para fazer o agendamento de qualquer lugar e a qualquer momento. 

Há diversas ferramentas para gerenciamento das plataformas sociais que disponibilizam esse recurso, como o Postgrain, mLabs e Metricool.

Smartwatch ligado em pulso de consumidor

Poste regularmente para manter a comunicação

Publicar conteúdo original com frequência é o segredo para construir credibilidade e criar uma imagem positiva da empresa. 

Atualizar seu perfil periodicamente permite que você se diferencie da concorrência e estimule o seu público-alvo a acompanhar seu negócio. Como consequência, isso também afeta as vendas.

Trabalhar diariamente o engajamento nas redes sociais não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Geralmente, observar os comentários é o jeito mais rápido de saber o que a audiência quer e encontrar inspiração para trazer novidades.

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Quais as vantagens das redes sociais para empresas?

Trabalhar com redes sociais requer bastante dedicação, porém há motivos que justificam esse esforço. Confira as principais razões para investir tempo no uso desses canais como estratégia de marketing.

Acompanhar as tendências

Trabalhar com as redes sociais obriga você a se inteirar a respeito dos principais assuntos da atualidade envolvendo o seu ramo de negócio. 

Com isso, fica mais fácil identificar oportunidades ou perigos. Existem diferentes maneiras de descobrir tendências, e participar de conversas relevantes para o seu setor é a mais fácil.

Aumentar a visibilidade da sua marca

As redes sociais são uma extensão de um negócio, portanto, qualquer ação realizada dentro delas afeta diretamente a marca e aumenta as chances de fidelização do cliente

Assim, quando uma empresa tem forte presença nessas plataformas, ganha uma ampla exposição. Por isso, é aconselhável trabalhar com um bom gerenciamento de marketing voltado para esses canais.

É essencial compartilhar conteúdos interessantes para os usuários, tirar dúvidas e responder comentários com gentileza e sem demora. 

Construir uma base de clientes fiéis

Um dos principais objetivos de quase todos os tipos de negócios é manter a maior quantidade de clientes fidelizados. 

Trabalhar a interação regularmente com os usuários das redes sociais serve para criar um vínculo. Deste engajamento surge a satisfação do cliente e a fidelidade aos produtos e serviços que sua loja oferece.

Além disso, muitos consumidores veem essas plataformas como um canal de atendimento a partir do qual podem se comunicar diretamente com a empresa e, portanto, ele não deve ser descuidado.

Empreendedora anuncia produtos em rede social

Gerar tráfego para outros canais

Outro benefício de trabalhar com as redes sociais está em aumentar o número de visitas recebidas por um site ou blog corporativo. Isso ocorre tanto pelo direcionamento feito de um canal para outro quanto por meio de pesquisa de palavras-chave. O compartilhamento de links também promove outros canais.

Então, para melhorar a classificação do seu site no Google e ter mais chances de ficar nas primeiras posições nos mecanismos de busca, é fundamental usar as postagens nas redes sociais a seu favor. 

Construir relacionamento com os clientes

Trabalhar com as redes sociais ajuda as empresas a se aproximarem dos clientes. Afinal, essas plataformas servem como meio para transmitir informações sobre a marca, tirar dúvidas, fazer sugestões e resolver possíveis problemas.

As redes sociais permitem que sua empresa construa um relacionamento com os clientes antes, durante e depois de uma venda. Esse tipo de interação é algo que a publicidade tradicional não consegue promover. Por isso, não desperdice a oportunidade de ficar mais próximo do seu público-alvo.

Trabalhar o posicionamento de marca

O posicionamento pode ser definido como o lugar que uma marca ocupa na mente dos consumidores e do público em geral, em relação à concorrência.

Atualmente, existe um grande número de clientes em potencial para você, e expor o seu negócio a essas pessoas aumenta as chances de vender seus produtos e serviços.

Por esse motivo, é um meio ideal para trabalhar com ações publicitárias de baixo custo, mas com grandes resultados, como promoções, pesquisas, sorteios e outras estratégias semelhantes.

Melhorar o engajamento

O engajamento representa a capacidade que uma marca, serviço ou produto tem para criar um relacionamento de longo prazo com o consumidor e que traga benefícios. 

Para chegar a esse ponto, é necessário trabalhar com estratégias que estejam focadas na satisfação e identificação do consumidor.

Esse empenho serve tanto para fisgar como manter clientes fiéis que vão comprar os produtos ou contratar os serviços da sua empresa com frequência. 

E o mais importante: eles ainda recomendam a sua marca para outras pessoas, ampliando o seu alcance. 

Aplique as dicas de como trabalhar com redes sociais

Como você viu, há uma grande recompensa para quem trabalha com redes sociais, desde que haja esforço e dedicação. 

Isso é tão importante que as empresas contratam profissionais, como um social media, para realizar todas as tarefas nessa área. 

Também existem ótimas ferramentas para facilitar o cotidiano de quem busca conquistar o engajamento dos clientes por esses canais.

Uma vez que você tenha objetivos bem definidos para sua rede social, pode usar diferentes estratégias para produzir um conteúdo direcionado a um público específico

Assim, com ações frequentes será possível conquistar e fidelizar clientes.

Este post foi produzido pela equipe do Portal Vida Livre, site de apresentação de produtos e serviços de diversas categorias para auxiliar a escolha dos consumidores.

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