Como ter um sistema delivery via WhatsApp: guia completo

Usar o WhatsApp como ferramenta para entregas é uma excelente forma de alavancar as suas vendas. Veja as melhores dicas para lidar com entregas usando um dos apps mais populares do Brasil
Publicado: 
21/6/2021
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
16 minutos

Usar um sistema delivery via WhatsApp no seu negócio hoje em dia é fundamental para se aproximar do cliente e oferecer mais comodidade a ele. 

Você conhece alguém que não tem WhatsApp? É quase impossível, certo? Por isso, saber utilizar esse app a favor do seu negócio é uma estratégia certeira para alavancar as vendas. Vamos ver como?

O que é e como funciona o delivery pelo WhatsApp?

Delivery pelo WhatsApp é um sistema pelo qual os consumidores fazem o pedido diretamente à sua loja pelo app de mensagens e toda a comunicação ao longo do processo é feita por lá.

Com ele, você:

  • agiliza o atendimento;
  • facilita o seu trabalho e/ou dos funcionários ao receber todas as informações necessárias para preparar o pedido em um único lugar;
  • reduz os custos operacionais, já que o WhatsApp é gratuito;
  • oferece mais comodidade e praticidade aos clientes, que conseguem realizar um pedido em poucos minutos e sem precisar baixar outro aplicativo;
  • consegue exibir um cardápio ou catálogo digital atrativo no próprio WhatsApp;
  • proporciona uma comunicação mais próxima e ágil com os clientes.

Você pode programar para, quando a pessoa entrar em contato com o seu estabelecimento pelo WhatsApp, ela receber uma mensagem automática (uma saudação, por exemplo) e já ser convidada a fazer o pedido. 

Ela poderá consultar o cardápio digital para ver os pratos ou tirar dúvidas diretamente com você. Tudo pelo WhatsApp. Após confirmação da compra, o cliente também poderá ser informado sobre o status do pedido e previsão de entrega.

Sistema delivery via WhatsApp

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Por que receber pedidos delivery pelo WhatsApp?

como fazer entregas com sistema delivery via whatsapp

Utilizar um sistema de entregas via WhatsApp tem uma série de vantagens para você e seus clientes. Ele acelera todo o processo de compra, desde a escolha dos itens até a chegada deles ao consumidor. 

Contato direto e sem intermediários

Você consegue se comunicar diretamente com seus clientes, sem a necessidade de uma plataforma intermediando essa comunicação, como acontece com o iFood, por exemplo.

Você mesmo pode checar informações, comunicar eventuais problemas com o pedido, divulgar promoções e novidades e até conhecer melhor o seu público por meio de pesquisas e votações.

Cardápio online personalizado

Diferente das plataformas de entrega convencionais, nas quais todos os restaurantes e bares exibem o mesmo formato de cardápio, no WhatsApp você pode usar o seu próprio material, customizado da maneira que você quiser.

Utilize o recurso de catálogo do próprio aplicativo ou crie o seu do zero e compartilhe o link. Outra solução é usar apps de cardápio digital e integrá-lo com o WhatsApp. Algumas opções do mercado oferecem esse recurso de forma gratuita, inclusive.

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Economia com operações

Falando em dinheiro, outra vantagem do sistema delivery via WhatsApp é a redução de gastos. Pense: anunciar no iFood, por exemplo, exige o pagamento de uma mensalidade e de uma taxa de comissão por cada venda feita. 

Usando o WhatsApp, você não paga absolutamente nada. Mesmo a versão comercial do app, o WhatsApp Business, é gratuita.

WhatsApp Business: como ele ajuda nos negócios

delivery whatsapp

Você pode administrar o seu negócio e as suas vendas pelo WhatsApp pessoal. No entanto, ter um perfil comercial no app te dá acesso a ferramentas para melhorar ainda mais a sua atuação no mercado. 

Para isso, basta baixar o WhatsApp Business. Como essa modalidade é voltada para comerciantes, ela oferece recursos especiais para auxiliar nas vendas: 

  • perfil com informações essenciais para os consumidores, como descrição do negócio, endereço, e-mail, site, entre outras;
  • configuração de respostas rápidas para lidar com perguntas feitas com frequência sem precisar escrever tudo de novo;
  • etiquetas para organizar todos os seus contatos e/ou conversas e localizá-los mais facilmente (ex: novo cliente, pagamento pendente, completo, etc.);
  • configuração de mensagens automáticas, como uma saudação ou um aviso sobre o horário de atendimento, para serem disparadas quando você não estiver disponível.

Vale lembrar que o WhatsApp Business é gratuito, e que você pode exportar todas as conversas da sua conta pessoal do WhatsApp e importá-las para o perfil comercial.

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Como ter um sistema delivery via WhatsApp?

Uma das maneiras de ter um sistema de entrega via WhatsApp no seu negócio é utilizando o Kyte. Com este app, você consegue se conectar com todos os seus clientes e aumentar as suas vendas.

Ele também conta com recursos como gerenciamento de pedidos, recibos personalizados, cardápio digital, controle de fiado, ponto de vendas (PDV) completo e muito mais.

Veja como criar o seu sistema com o Kyte:

Configure o seu cardápio ou catálogo online

  1. Baixe o Kyte ou acesse a versão web e crie uma conta.
  2. Acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Catálogo Online. Clique em Configurar Catálogo Online.
  3. Indique o nome do seu negócio e como vai querer utilizá-lo no link do seu estabelecimento (kyte.site/seu-negocio). Vá em Avançar.
  4. Informe seu CPF ou CNPJ e vá em Avançar.
  5. Aceite os termos de uso e clique em Publicar Catálogo Online.

Personalize seu catálogo e cadastre seus produtos

  1. Acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Catálogo Online
  2. Em Opções de exibição, escolha a cor que mais combina com a sua marca, o modo de exibição dos produtos (em lista ou Instaview) e como informar quando um item estiver sem estoque.
  3. Volte ao menu e vá em Produtos.
  4. Clique no sinal + no canto superior direito. Na aba Cadastro, insira o nome do produto e preço. Aproveite também para colocar uma foto. Se quiser acrescentar outras informações, como descrição do item, categoria ou promoção, vá em Opcionais.
  5. Com tudo preenchido, clique em Adicionar produto. Repita esse processo com todas as suas mercadorias. 
  6. Na aba Pedidos, não esqueça de ativar a opção Aceitar pedidos online. Só assim as pessoas vão poder comprar direto com você.
  7. Configure Status de Pedidos. Pode ser “Pendente”, “Confirmado”, “Saiu para entrega”... O que você quiser escrever para facilitar a comunicação com os consumidores. 
  8. Configure também a parte de Entregas, Retirada e Taxa.

Receba e atenda pedidos pelo WhatsApp

  1. Para integrar os pedidos pelo WhatsApp no seu sistema de entrega, acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Catálogo Online.
  2. Em Redes sociais & Outros, informe o seu número de WhatsApp com código do país e de área. Vá em Salvar.
  3. Feito isso, o seu WhatsApp começará a ser exibido no seu catálogo junto a outras informações sobre o seu estabelecimento. Os produtos passarão a contar com uma etiqueta de Pedir por WhatsApp.
  4. Quando o cliente clicar nesse botão, você receberá direto no seu WhatsApp uma mensagem dele mais ou menos assim: “Olá, gostaria de pedir hambúrguer” com o link para o produto em questão.
whatsapp delivery app Kyte
Fotos 1 e 2 mostram como cliente faz pedidos no Kyte. Foto 3 mostra como comerciante recebe o pedido

Estabeleça sua comunicação com o cliente no WhatsApp Business 

Agora, é só você configurar uma mensagem automática bem amigável para o seu cliente. Pode até incluir o link do catálogo ou cardápio para ele já ir dando uma olhada nos outros produtos que você vende.

Daqui para frente, o importante é ficar de olho nas mensagens que chegam ali. Caso você não consiga dar conta de todas na velocidade desejada, configure uma mensagem informando o tempo estimado de retorno.

Além disso, busque sempre ser educado, atencioso e simpático com a clientela. Seja claro ao responder dúvidas e aberto para receber críticas. Afinal, não tem como você melhorar o seu serviço ou produto se não ouvir quem compra com você, não é mesmo?

Preze por um bom atendimento via WhatsApp para que os consumidores sempre voltem ao seu estabelecimento.

Conclusão

Viu como fazer entregas com um sistema delivery via WhatsApp é mais fácil do que você imaginava?

Esse sistema traz diversos benefícios para o seu negócio e é uma ferramenta muito eficaz para aumentar as suas vendas e promover uma aproximação com os clientes.

E aí, o que você está esperando para começar a vender pelo WhatsApp?

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