Como montar um salão de beleza de sucesso? Veja dicas antes de começar

Começar um empreendimento é um grande desafio. Se você está pensando em abrir um salão de beleza, veja as dicas valiosas que separamos para ajudar você a ter cada vez mais clientes
Publicado: 
26/7/2021
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
20 minutos

Quer começar um negócio, mas não sabe bem o que fazer? Hoje, vamos mostrar como montar um salão de beleza pode ser uma excelente e lucrativa opção para você.

Não pense que você precisa necessariamente ser um cabeleireiro ou cabeleireira profissional para isso. O bom desse setor é que você pode trabalhar com várias coisas e oferecer uma gama de serviços aos consumidores. 

O importante mesmo é desempenhar um ótimo trabalho, seja qual ele for, e gostar de lidar com pessoas. Afinal, atendimento de qualidade é peça-chave para ter sucesso ao montar um salão de beleza. Bora ficar por dentro desse assunto?

Por que montar um salão de beleza? 

Montar um salão de beleza é apostar em um setor em pleno crescimento. De acordo com um levantamento recente, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão.

Uma pesquisa feita pelo GetNinjas, plataforma para encontrar prestadores de serviços, apontou que ela recebeu mais de 200 mil solicitações na categoria Moda e Beleza em 2020. Esse número representa um aumento de 54% com relação às buscas feitas em 2019. 

Como se vê, os consumidores se interessam bastante pelo assunto. E com a reabertura do comércio pelo país, também se abrem novas oportunidades de negócios para empreendedores.

Veja alguns serviços nos quais você pode investir quando montar seu salão de beleza:

  • corte e tratamento de cabelos;
  • maquiagem;
  • manicure;
  • design de sobrancelhas;
  • podologia;
  • depilação;
  • serviços de estética facial, entre outros.

Qual o custo para abrir um salão de beleza?

montar um salão de beleza simples e barato

Montar um salão de beleza simples e aconchegante pode custar a partir de R$ 20.000,00. Assim como qualquer negócio, é preciso ter uma certa quantia inicial para investir em equipamentos, localização e funcionários.

Contudo, o valor varia conforme os tipos de serviços que você vai oferecer, as marcas dos equipamentos e produtos, o aluguel ou compra do ponto físico, entre diversos outros fatores.

De qualquer forma, só é possível estabelecer uma margem de investimentos necessários após estudos e a elaboração de um plano de negócios. Com ele, você lista suas metas e traça caminhos para conseguir atingi-las.

O maior desafio para quem quer abrir um salão de beleza é conseguir se diferenciar, já que a concorrência é alta. Você precisa oferecer uma experiência diferenciada do que existe por aí, fazer o cliente se sentir especial e sair mais do que satisfeito. 

Dica importante: é preciso muita atenção e dedicação quando se trabalha com algo que mexe com a autoestima das pessoas.

Organize seu salão de beleza

Controle o estoque dos seus produtos e mostre as fotos do seu trabalho em um catálogo online.

Comece agora mesmo!

Qual é o lucro de um salão de beleza?

O lucro de um salão de beleza varia conforme os serviços prestados e os custos para manter o local funcionando. É possível abrir um salão de beleza simples e barato, como também um mais sofisticado e caro. Então, você deve ficar de olho nas contas.

Para calcular a margem de lucro de um estabelecimento, é preciso fazer o seguinte: 

Gastos fixos no mês + gastos variáveis no mês = custos totais no mês

Em seguida:

Valor do faturamento no mês - custos totais = lucro mensal

Fazer essa conta quando ainda se está pensando em abrir um salão de beleza fica um pouco complicado. Logo, o ideal é conversar com quem já está no ramo para se informar. 

Há quem diga que a margem de lucro nesse setor é de 50% a 300%, mas como há muitos fatores em jogo, o melhor mesmo é fazer um bom planejamento e controle financeiro, em vez de se prender a esses números.

Você controla bem suas vendas no fiado?

Pare de se perder nas contas! Baixe nossa planilha e faça um controle mais apurado das suas vendas.

O que é preciso para montar um salão de beleza?

É sempre bom reforçar a necessidade e importância que um estudo de mercado tem na vida de qualquer pessoa que deseja abrir um negócio próprio. Hoje em dia, com as redes sociais, o contato com pessoas do ramo fica muito mais fácil.

Pesquise tudo o que puder sobre o setor, onde se pode chegar, os riscos, os investimentos necessários, o trabalho realizado pela concorrência e busque definir o nicho ou nichos do seu salão de beleza.

Se você tiver uma boa quantia para investir, ótimo. Mas como essa não é a realidade da maioria dos empreendedores, é preciso começar por baixo. Procure o que é preciso para montar um salão de beleza em um espaço pequeno primeiro. Esses locais demandam menos manutenção e são mais baratos.

Elabore um plano de negócios, liste todos os seus objetivos e defina uma estratégia para conseguir atingi-los. Pense também em ações para promover o seu salão de beleza nas redes sociais. Essa medida ajuda a ampliar o alcance do seu negócio e as chances de atrair mais clientes.

Como montar um salão de beleza de sucesso? Veja 15 passos

salão de beleza

Para montar um salão de beleza de sucesso, é preciso mais do que uma estrutura equipada e funcionários capacitados. Veja a seguir o passo a passo para abrir o seu salão e faturar muito!

1 - Faça um estudo completo

Como dito antes, faça uma pesquisa sobre o mercado, concorrentes e, principalmente, elabore um plano de negócios. 

Detalhe também todas as informações financeiras, como quanto pode investir, até quando o local pode ser mantido se não tiver lucro, capital de giro ideal, entre outros.

2 - Defina os serviços que vai oferecer

Escolha qual será o seu segmento de atuação, com base no que saber fazer e quer se aprimorar, no que está estudando ou no que quer investir. 

Com essas informações em mãos, você consegue começar a pensar nos valores que vai cobrar, na quantidade de funcionários necessários e nos equipamentos que precisará adquirir.

3 - Conheça seu público

Pesquise o seu público-alvo, o grupo de pessoas que deve buscar mais pelo seu serviço. Assim, você saberá quais as maiores necessidades delas, como atendê-las melhor e o que fazer para fidelizar mais clientes.

4 - Analise a concorrência

Veja como os seus concorrentes atuam, o que fazem para conquistar os consumidores, como administram seus negócios. Eles são ótimas fontes de inspiração. Além disso, conhecê-los permite que você pense em maneiras de se diferenciar e prestar um serviço ainda melhor.

5 - Escolha um bom lugar

Pesquise sobre o bairro, o trânsito da região e o acesso ao local em potencial. Veja se há concorrentes por perto e se é um endereço estratégico para atrair consumidores.

6 - Pense na identidade visual do local

Crie um logo para a sua marca, imagine como será a decoração do salão de beleza, a disposição e o design das peças no ambiente e procure especialistas para te ajudar.

Você sabe como criar uma identidade visual única para a sua marca?

Leia nosso ebook e confira dicas incríveis que vão te ajudar a ser um verdadeiro sucesso na promoção e divulgação do seu negócio.

7 - Contrate funcionários com a mesma visão que você

Tenha muita atenção na hora de contratar seus funcionários. Procure pessoas com o mesmo espírito e vontade de crescer que você tem. O grupo precisa estar bem alinhado para o salão ter sucesso.

8 - Compre equipamentos de qualidade para seu salão de beleza

Não precisam ser os produtos do mais alto nível e as máquinas mais modernas do mercado, mas prefira investir em itens de marcas conhecidas do ramo, que sejam de qualidade. Liste todas as prioridades e calcule os investimentos necessários para manutenção.

9 - Conquiste e fidelize clientes

como montar um salão de beleza

Foque em um atendimento personalizado e de alta qualidade. Saiba ouvir o cliente e, mais importante, se atente a todos os detalhes do que ele pedir. E se por um acaso algo der errado, assuma a responsabilidade pelo erro e tente repará-lo da melhor maneira possível. Um cliente satisfeito sempre volta.

10 - Ofereça diferentes meios de pagamento

Ao abrir o salão de beleza, seja moderno e ofereça mais opções de pagamento além do dinheiro, cartão de crédito e débito. Cogite:

O importante é oferecer cada vez mais conveniência aos consumidores.

11 - Invista em novidades

Não deixe o seu negócio parado. Busque sempre inovar de alguma forma, seja com produtos, serviços novos, reformas ou benefícios aos clientes. Mostre que você se importa com quem frequenta o seu salão.

12 - Mantenha contato com os clientes

Interaja com a clientela quando ela não estiver no salão. Divulgue promoções e novidades nas redes sociais, curta comentários e responda sempre que alguém enviar uma mensagem.

13 - Saiba como está a qualidade do seu serviço

Realize pesquisas e peça avaliações aos clientes para saber se estão satisfeitos com os serviços prestados e produtos utilizados. Desta forma, você consegue trabalhar para tentar atingir as expectativas deles e se aprimorar.

14 - Acompanhe os números do seu salão de beleza

Monitore as movimentações financeiras e faça o controle de vendas do salão, observe as metas atingidas (ou não) e revisite seu plano de negócios sempre que necessário. Não deixe as coisas simplesmente acontecerem. Esteja atento à saúde financeira do empreendimento para não levar um susto depois.

15 - Automatize processos

Invista em ferramentas que otimizem e agilizem certas atividades, como agendamento online de serviços do salão de beleza. Você não precisa de um software super avançado para isso. Basta utilizar o WhatsApp para vendas (WhatsApp Business), por exemplo. 

💡 Que tal um sistema super intuitivo para cadastrar e organizar todos os seus clientes, conseguir visualizar quais deles frequentam mais o seu salão e os meios de pagamento mais usados? Baixe o Kyte agora e desfrute desses e muitos outros recursos! 💇💅

Conclusão: vale a pena montar um salão de beleza?

Sim, vale a pena, desde que esse seja o seu objetivo, que você tenha uma quantia inicial para investir, que tenha feito um estudo de mercado e elaborado um plano de negócio e, claro, goste bastante do ramo.

Agora que você sabe o passo a passo completo de como montar um salão de beleza, comece a estruturar o seu negócio. E não deixe de considerar a possibilidade de usar uma ferramenta como o Kyte para ajudar no gerenciamento do seu estabelecimento.

Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Organize seu salão de beleza
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.