Como desenvolver o pequeno negócio por meio das redes sociais

Usar as redes sociais para divulgar a sua marca é uma ótima oportunidade de aumentar a visibilidade e fazer negócios. Veja como iniciar uma estratégia eficiente para essas plataformas
Publicado: 
31/5/2022
|
Atualizado:
20/6/2022
Tempo de leitura:
6 minutos
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Ao longo dos anos, o marketing centrado nas redes sociais passou de uma nova ideia para uma necessidade absoluta para qualquer empreendimento comercial, principalmente para os pequenos negócios

Isso porque eles encontraram nesses canais uma maneira de se comunicar com os consumidores. Afinal, as redes sociais se mostram como a melhor maneira de se conectar com fãs leais e novos clientes em potencial. 

Sem isso, o empreendedor pode perder excelentes oportunidades de negócio e alcance de um público que está disposto a entrar em contato com a marca.

No entanto, começar a usar as redes sociais pode ser assustador para donos e donas de pequenos negócios, especialmente se não tiverem experiência em usá-las. 

Como devem se portar nessas plataformas e como saber quais estratégias serão mais efetivas são apenas algumas dúvidas que pairam sobre a cabeça dos comerciantes.

5 etapas para começar uma estratégia de marketing nas redes sociais

marketing digital para pequenos negócios

É preciso saber por onde começar, descobrir quais plataformas são melhores para vender e fazer com que elas sejam inseridas na rotina empresarial, como parte estratégica voltada para o marketing digital

A boa notícia é que é possível adotar algumas práticas que ajudam nesse processo, ou mesmo contar com profissionais especializados.

Além disso, a ação não precisa necessariamente envolver uma campanha de marketing abrangente ou milhares de seguidores nas redes sociais para ter um impacto positivo em um empreendimento. 

Para te ajudar a começar a utilizar as redes sociais, aqui estão 5 etapas para iniciar uma estratégia de marketing digital que pode ser implementada em pequenos negócios.

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1) Estabeleça uma presença online

Pode ser que o empreendedor não tenha criado um perfil comercial para a empresa que acaba de nascer. Ou talvez tenha conta em apenas uma plataforma, como o Facebook, por exemplo.

Quem tem ao menos um perfil configurado em uma rede social está na direção certa. Mas usar apenas uma plataforma não é suficiente para maximizar o alcance e atrair clientes.

Mesmo proprietários de pequenos negócios precisam estabelecer uma forte presença online, em especial nas redes sociais, para alcançar o máximo possível de usuários. 

Algumas dessas plataformas são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • TikTok;
  • Twitter;
  • YouTube.

Contudo, antes de criar um perfil em todas as plataformas listadas, é preciso entender qual o seu público-alvo. Isso ajudará a decidir em quais redes sociais você precisa se concentrar realmente. 

2) Crie um calendário de publicação

Para manter o foco na estratégia de marketing para as redes sociais, é preciso criar um calendário editorial, ou seja, de conteúdos a serem publicados.

Um calendário de rede social ajuda a evitar erros, como postagens repetidas, bem como a planejar uma estratégia de conteúdo forte, útil e relevante, inclusive com ações de longo prazo.

Além disso, o calendário auxilia a atingir as metas propostas sobre a estratégia do uso das redes sociais e a acompanhar o progresso em relação aos objetivos traçados para a marca como um todo. 

Para cada postagem programada, é possível incluir hashtags (#), links, imagens e qualquer outro material para enriquecer o conteúdo.

Desta forma, ele estará pronto para ser postado de acordo com os dias estabelecidos, e sem qualquer necessidade de trabalho extra.

3) Publique conteúdo regularmente

Com as contas empresariais estabelecidas no ambiente virtual, é preciso garantir que os perfis estejam ativos e promovam engajamento

Caso contrário, se um cliente em potencial se deparar com as empresas na internet e perceber que não houve qualquer tipo de atividade nos perfis, não haverá interesse dele em segui-las. 

Por isso, é preciso postar conteúdo de forma regular, ao menos algumas vezes por semana. Essa tática atrai novos seguidores, como também mantém os atuais envolvidos, entretidos e informados.

Compartilhar artigos de blog, vídeos e imagens que sejam relevantes para o setor é outra técnica que vale a pena. Do mesmo modo, se a empresa está realizando uma promoção especial, é uma ótima opção para compor o calendário.

como usar as redes sociais

4) Forneça valor

Falando em conteúdo, é importante compartilhar assuntos que agreguem valor ao público-alvo. Afinal, não adianta postar diariamente se os materiais parecerem spam ou não tiverem relevância para os seguidores.

É preciso criar conteúdo que o público achará útil ou pelo menos divertido. Pode ser um artigo de orientação ou um vídeo que os faça rir, por exemplo, desde que tenha alguma forma de benefício para os clientes em potencial.

Isso ajuda a atrair os clientes certos para os pequenos negócios e fará com que eles queiram seguir as empresas nas plataformas, além de divulgarem o conteúdo que foi compartilhado, ampliando a visibilidade da marca e as chances de venda pelas redes sociais

5) Incentive o engajamento

Começar a postar no perfil de sua marca é um passo importante, mas se trata apenas do início do trabalho. 

A plataforma, qualquer que seja, é social, então é preciso interagir com os seguidores o máximo que puder.

Pode ser por meio de perguntas sobre o conteúdo exibido, para ampliar a probabilidade de as pessoas se envolverem e deixarem um comentário. Também vale responder esses comentários e, assim, construir um relacionamento. 

Geralmente, as pessoas acham mais encorajador e autêntico quando as empresas alcançam e respondem aos clientes por meio das redes sociais.

Conclusão

Para ser relevante no mundo online, os pequenos negócios devem manter uma presença ativa nas redes sociais

Ter apenas um perfil social não é suficiente quando se deseja maximizar o alcance para atingir clientes em potencial. 

Cada vez mais, é preciso entender que o marketing digital passa pelas redes sociais, e isso pode ser a chave para o sucesso de uma marca, criando uma comunidade realmente fidelizada.

Este post foi produzido pela equipe da Ideal Marketing, uma plataforma especializada em automação de marketing digital.

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