Como fazer queima de estoque: guia completo com 12 dicas práticas

Veja como e quando fazer uma queima de estoque. Saiba identificar as melhores oportunidades para vender seus produtos!
Publicado 
18/11/2021
|
Atualizado:
23/11/2021
Tempo de leitura:
20 minutos

Ver mercadorias paradas nas estantes empoeirando dá uma angústia, não é? A realidade é dura. Se seus produtos não estão sendo vendidos como o planejado, quer dizer que seus investimentos não estão dando retorno.

Com o objetivo de superar essa adversidade, muitos comerciantes optam por fazer queima de estoque. Uma estratégia de vendas com a finalidade de impedir que seus itens fiquem encalhados nas prateleiras.

Se essa é uma situação recorrente no seu negócio, você precisa começar a prezar pela saúde financeira dele. Para isso, confira o guia completo sobre queima de estoque e não perca a chance de dar um gás nas suas vendas

Por que fazer uma queima de estoque de produtos?

As tendências do mercado mudam constantemente. Para se manter em alta, é importante ser inovador e apresentar peças que sejam relevantes para o público que deseja atingir. 

A queima de estoque é uma alternativa para evitar que as mercadorias fiquem paradas. Essa prática, além de reduzir prejuízos financeiros, dá abertura para aquisição de novos itens, até mesmo produtos sazonais.

Qual é o momento certo para fazer queima de estoque?

como fazer queima de estoque

Antes de fazer uma queima de estoque,  é essencial identificar o momento certo. Ao apostar em datas especiais, como Dia do Cliente ou Black Friday, você tem grandes chances de prosperar, pois as pessoas costumam estar predispostas a comprar algo

É importante avaliar as situações que realmente impactam o movimento do seu negócio. Para quem seus produtos são relevantes? Eventos esportivos e shows geram público para você?  E o Dia dos Pais

Coloque tudo na ponta do lápis e veja qual época pode ser mais vantajosa para você!  

Como fazer queima de estoque: 12 dicas para criar promoções irresistíveis

A palavra “promoção” faz os olhos dos clientes brilharem, não é? Além de ser um meio de tornar seus produtos mais acessíveis para diferentes públicos, fazer ofertas gera uma divulgação natural para o seu negócio pois chama atenção.

Para não perder a chance de movimentar seu estoque, confira 12 dicas incríveis!

1) Planeje com antecedência

Uma coisa é clara: sem planejamento, você corre o risco de ter mais prejuízos do que benefícios. Porém, você não precisa ser nenhum especialista para poder elaborar boas estratégias de vendas. Sabendo se organizar, você pode realizar coisas incríveis! 

Um conceito interessante para se ter em mente nesta ocasião é o dos 4 Ps do marketing: praça, promoção, preço e produto. Com base nele, para arquitetar sua oferta, você precisa seguir os seguintes passos:

1 - Produto: defina quais mercadorias você vai vender;

2 - Praça: analise quais serão os seus canais de comercialização – você pode vender pela internet, loja física ou pelos dois;

3 - Preço: anuncie um valor que seja atrativo, mas que, ainda assim, cubra seus gastos;

4 - Promoção: desenvolva a maneira que você vai divulgar sua queima de estoque. 

2) Aproveite datas especiais

promoção de queima de estoque

Você sabia que 6 em cada 10 brasileiros pretendem comprar na Black Friday de 2021? Não há dúvidas que feriados, eventos e datas comemorativas instigam a sede de compras dos clientes.

Seja para presentear os pais, um colega ou a si mesmo, promoções em datas especiais funcionam como um convite para os compradores. Entretanto, não adianta querer atacar todas de uma vez. É preciso pensar estrategicamente

Analise qual o seu nicho de atuação. Se você vende artigos infantis, anuncie seus produtos no Dia das Crianças ou no Natal. Agora, se tem uma papelaria, investir em vender na Black Friday ou em períodos de volta às aulas pode ser mais vantajoso. 

3) Determine os produtos que vai colocar em promoção

Aqui, cabe um exercício de observação. Além de encontrar os itens que estão em excesso no estoque, você precisa analisar o comportamento do consumidor. Entenda como tornar seus produtos relevantes para venda.

Uma dica: evite conceder descontos em lançamentos de mercadorias. Devido à alta procura, as novidades do mercado são excelentes para ganhar dinheiro.

Sem contar que dificilmente o cliente vai cogitar pagar um valor maior depois, quando a promoção acabar. 

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4) Diversifique os tipos de descontos

Para envolver o público, uma queima de estoque precisa de boas ofertas. Contudo, é interessante sair do convencional para se destacar frente aos concorrentes. 

Ao invés de usar o famoso “compre um, leve dois”, invista em montar kits, oferecer brindes para compras acima de um determinado valor e descontos progressivos (quanto mais produtos comprar, maior o desconto).

5) Calcule as promoções com cautela

Saber como calcular o preço de venda de um produto corretamente é um passo muito importante na hora de vender. Um pequeno erro pode gerar grandes prejuízos financeiros no futuro

Com promoções não é diferente. Você precisa analisar minuciosamente os caminhos que pode seguir

Saiba que não basta só levar em conta o valor da mercadoria, mas também suas despesas comerciais, como aluguel, contas, impostos, funcionários e marketing. 

Só assim você consegue chegar em um valor promocional que faça sentido para o seu cliente e o seu negócio.

6) Estipule um prazo para as promoções de queima de estoque

As ofertas costumam ser consideradas imperdíveis pois possuem tempo de vigência determinado. Isso faz com que o cliente sinta que, se perder essa oportunidade, pode não encontrar outra.  

Por isso, é essencial estipular e cumprir prazos. Mas, independentemente da abordagem escolhida, seja transparente e apresente com clareza todas as regras e condições das promoções

Os descontos são válidos apenas enquanto o estoque durar? Informe ao comprador. Qualquer deslize pode acarretar em uma denúncia no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

7) Priorize quem já é cliente 

queima de estoque

A respeito da qualidade das suas mercadorias, você acha mais fácil convencer uma pessoa que nunca comprou com você ou quem já usa seus produtos?

Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, atrair um novo público custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar clientes que já conhecem seu trabalho

A questão é que, muitas vezes, os consumidores são “esquecidos” pela loja após a compra, o que dificulta o processo de fidelização. 

Procure mantê-los perto de você. Ofereça cupons de desconto, brindes, possibilidade de parcelar a compra em mais vezes e foque em um atendimento humanizado

8) Capriche na divulgação

Depois de planejar toda sua queima de estoque, está na hora de apresentá-la para o público! Aqui vão algumas sugestões:

  • formule banners com descrições cativantes e imagens atrativas;
  • se tiver loja física, decore com balões e itens chamativos;
  • faça stories, posts e lives. Investir nessas ações para vender nas redes sociais vem se popularizando mais a cada dia, então aproveite!

Veja o que se adequa melhor ao perfil do seu negócio e preze sempre pela transparência. Fazer propaganda enganosa é um tiro no pé e fará você perder clientes.  

🛍️ Você sabia que o catálogo online de produtos funciona como uma vitrine virtual? É uma excelente forma de apresentar suas mercadorias e conquistar mais clientes. Baixe o Kyte agora e crie o seu grátis! 😱

9) Utilize frases impactantes

Investir no uso de frases marcantes é essencial para as suas vendas. Confira 10 inspirações para você divulgar suas promoções com eficiência:  

  • "A cada X reais em compras, ganhe X% de desconto. Não perca!"
  • "Compre o kit e ganhe X% de desconto!”
  • “Promoção imperdível: descontos de até X%!"
  • "Queima de estoque: últimas unidades, não deixe de conferir!"
  • "Queima de estoque: faltam X horas/dias para a promoção acabar!"
  • "Desconto imbatível! Só hoje!"
  • "Desconto de X% para os primeiros 10 clientes!"
  • "Liquidação: X% OFF"
  • "Liquidação: produtos a partir de X reais"
  • "A cada X reais em compras, ganhe um brinde exclusivo!"

10) Tenha a tecnologia como aliada

Todo esse processo de planejamento e organização pode parecer complexo, mas com o auxílio de aplicativos de venda, como o Kyte, tudo pode se tornar mais fácil. 

Com ele, além de ter completo controle sobre o seu estoque e a venda das suas mercadorias, você pode criar um catálogo online dos seus produtos, vender pela internet e ainda ter acesso a recursos que ajudam a fidelizar clientes

11) Busque novos públicos

Para crescer, você precisa conquistar novos clientes. O primeiro passo é a divulgação, pois o consumidor precisa conhecer o seu produto. Entretanto, o que realmente vai contar é a experiência de compra dele na sua loja.

Por isso, busque oferecer o melhor para o cliente. São pequenas ações que fazem a diferença. 

Você pode, por exemplo, diversificar os canais de pagamento, investir em programas de fidelidade e realizar um pós-venda eficiente ao pedir uma avaliação do seu serviço.

12) Avalie os resultados

Para encerrar da melhor forma, faça uma análise dos resultados da sua queima de estoque. Assim, você pode identificar as ações que foram bem sucedidas e as que ainda podem melhorar.

Com isso registrado, você consegue se preparar para fazer uma promoção ainda mais tentadora da próxima vez!  

Conclusão: estoque parado é dinheiro travado

Como você viu, com uma liquidação bem organizada, você pode colocar em circulação todas aquelas mercadorias que estavam encalhadas.

Não desanime se algo não sair como o planejado, afinal o progresso nem sempre é linear.

Há inúmeros caminhos que você pode seguir. Coloque em prática as dicas mencionadas e elabore uma promoção de queima de estoque incrível. Boa sorte! 

Antes de você ir embora, tenho uma última pergunta. Quer aproveitar a Black Friday para fazer uma oferta irresistível? Criamos templates de stories do Instagram para você utilizar nesta data e apresentar seus descontos de forma única. Confira!
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