Como promover o seu restaurante no Facebook: 9 passos para o sucesso

Aprenda a divulgar o seu estabelecimento na maior rede social do planeta e amplie sua clientela
Publicado: 
14/1/2022
|
Atualizado:
20/6/2022
Tempo de leitura:
12 minutos
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Divulgar o seu restaurante no Facebook é aproveitar a visibilidade que a rede social proporciona para aumentar o conhecimento sobre o seu negócio. Hoje em dia, quem não está nesse tipo de plataforma simplesmente não é visto.

Trata-se de um recurso fácil e gratuito para ajudar você a crescer e a vender pela internet.

Hoje, você vai aprender como promover o seu restaurante no Facebook e fortalecer sua marca na maior rede social do mundo. Vamos lá?

Qual a importância de usar o Facebook para divulgar o seu restaurante?

como promover seu restaurante nas redes sociais

Segundo dados recentes, o Facebook tem mais de 2,8 bilhões de usuários ativos, sendo a rede social mais acessada do mundo. Só com esse número já dá para ter uma ideia da importância, né?

Diante disso, muitas empresas agarram a oportunidade de expor suas mercadorias e promover as próprias marcas no Facebook para alcançar um público cada vez maior.

A rede social oferece diversas ferramentas para os comerciantes alavancarem as vendas, como criação de eventos, exibição de produtos na vitrine virtual de uma página comercial e até mesmo a possibilidade de investir em um anúncio patrocinado para aumentar as chances de ser visto

Essas ações ajudam a firmar a presença digital do seu negócio com muito mais credibilidade e aproxima facilmente as pessoas da sua marca.

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Como promover o seu restaurante no Facebook?

De acordo com uma pesquisa da DataReportal, empresa que realiza estudos sobre a internet global, o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo online, com média de 10 horas por dia.

Ele perde apenas para Filipinas, cuja população fica quase 11 horas por dia navegando. Em terceiro lugar está a Colômbia, seguida pela África do Sul.

O mesmo estudo aponta ainda que as pessoas passam, em média, 23 minutos só no Facebook. Então, por que não aproveitar para divulgar seu estabelecimento em um ambiente com tantas pessoas online? 

Veja como promover o seu restaurante no Facebook em apenas 9 passos e bombar na rede social!

Crie uma página comercial no Facebook

como promover o seu restaurante no Facebook

O primeiro passo para divulgar seu restaurante de maneira eficiente é criar uma página comercial no Facebook, que nada mais é do que um perfil comercial de uma empresa, marca ou negócio.

Esse recurso ajuda a vender no Facebook com mais facilidade, já que evidencia o perfil da loja e passa mais profissionalismo para quem entra em contato com você pela rede social.

Você consegue criar uma página comercial pelo aplicativo do Facebook, pela plataforma Gerenciador de Negócios ou pelo site da rede social no navegador do seu computador, tablet ou celular.

Monte um perfil completo do seu restaurante

Já pensou como deve ser frustrante estar morrendo de fome, pesquisar vários restaurantes e não encontrar informações básicas sobre eles? Pois é, não faça isso com seus clientes.

Se você quer usar o Facebook para promover o seu restaurante, precisa fornecer todas as informações importantes e deixá-las sempre atualizadas.

Escreva o nome do estabelecimento, endereço, telefone, horário de funcionamento, linha gastronômica do restaurante (ex: massas, carnes, vegano, etc.), se possui sistema de delivery e se tem perfis em outras redes sociais.

Elabore um cardápio atrativo

Antes de escolher um restaurante, os consumidores costumam procurar o cardápio do estabelecimento na internet para conhecer mais a respeito dele e saber se há algo que interessa.

Por isso, disponibilize o cardápio do seu restaurante no Facebook e mantenha atualizado. 

Considere também criar um cardápio digital, integrá-lo à rede social e ativar a opção de pedidos online. Desta forma, você incentiva os consumidores a fazerem pedidos de forma rápida e fácil.

Outra ação interessante é fazer um cardápio por QR code para o seu restaurante e aproveitar todas as vantagens que ele possui.

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Publique fotos dos pratos no feed

Para conseguir destaque nas redes sociais, você precisa chamar a atenção. Por isso, além de exibir o seu cardápio no Facebook, poste com frequência fotos dos pratos e drinks do seu restaurante.

Pense sempre em uma composição original de elementos e utilize imagens de qualidade. Só assim as pessoas poderão ver com detalhes o que você vende.

E atenção: exiba fotos de pratos reais. Nada de mostrar uma coisa e vender outra completamente diferente. Essa é a receita perfeita para o cliente nunca mais voltar ao seu estabelecimento.

Seja ativo no Facebook

Quem não é visto, não é lembrado, então promova o seu restaurante no Facebook com frequência e de várias formas.

Poste regularmente sobre o seu negócio, principalmente fotos e vídeos do local, para os consumidores terem uma noção do ambiente e do que é servido. 

Se você tiver um tempinho, é legal fazer stories dos bastidores, mostrando o preparo dos alimentos, por exemplo. Isso, claro, sem revelar suas receitas secretas.

Interaja com seus seguidores

Mantenha contato próximo com as pessoas que seguem a sua página por meio de posts interessantes, como informando sobre alguma novidade no cardápio ou mesmo com enquetes

Pergunte aos consumidores o que eles gostariam de ver no seu restaurante, promova concursos e competições, e explore todos os recursos de interação que o Facebook oferece.

Outra forma de se comunicar com os consumidores é por meio de lives e stories. Aproveite essas ferramentas quando houver um evento ou inauguração de algo no seu restaurante.

E se você quer fazer isso de forma muito mais original, use templates de stories e deixe seu conteúdo com a cara do seu negócio.

Saiba aproveitar as datas comemorativas

como divulgar restaurante no Facebook

Ofereça descontos, cupons e outras condições especiais para quem escolher seu restaurante para comemorar aniversários e confraternizações, por exemplo.

Aliás, é muito importante elaborar ações diferenciadas para Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal e outras datas. São épocas ideais para lançar pratos novos e por tempo limitado – se o cliente não correr, vai perder a oportunidade.

Tudo isso contribui para fidelizar os seus clientes e mostrar que você está sempre em busca de oferecer a melhor experiência para eles.

Explore os anúncios do Facebook para promover seu restaurante

Quanto mais ferramentas do Facebook você utilizar para promover o seu restaurante, melhor! Você já conhece o sistema de anúncios patrocinados da plataforma?

Ao acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, você consegue investir uma pequena quantia em uma propaganda e aumentar as chances de ser visto na rede social.

Lembre-se de avaliar bem as suas finanças antes de apostar nesse recurso. O preço do anúncio varia conforme o número de pessoas que você pretende atingir – quanto maior o alcance, maior o investimento. Estude e veja se é interessante para o seu negócio.

Teste todos os recursos disponíveis no Facebook

Sabia que você pode adicionar um botão na sua página para as pessoas realizarem uma ação diretamente por ali, como acessar um vale-presente, fazer uma reserva no seu restaurante ou até pedir comida?

O Facebook está sempre lançando recursos para facilitar a vida dos comerciantes e ajudá-los a vender cada vez mais. Fique de olho nas novidades e teste as que você achar interessante.

Conclusão

Agora que você aprendeu como promover o seu restaurante no Facebook, não perca mais tempo. Siga todos os passos aqui citados e teste todos os recursos que puder.

Não se esqueça de investir também em outros canais de venda, como um site só seu ou outras redes sociais, para expandir ainda mais o alcance do seu estabelecimento. 

Aproveite e veja o quanto o aplicativo Kyte vale a pena para ajudar na gestão da sua empresa e das suas vendas. Boa sorte!

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