Venda_Mais

Guia: Como vender no Facebook

Faz muito tempo que o Facebook deixou de ser apenas uma mídia social, se transformando em um canal de vendas. Além de divulgar seus produtos, ele oferece diversas ferramentas para ajudar a expandir suas vendas. Especialmente para os pequenos comércios, é uma solução interessante que ajuda a expor os produtos a uma grande audiência, de forma totalmente gratuita. Contudo, para quem ainda não conhece, é comum perder a oportunidade de usar todas estas ferramentas, por isso criamos um guia para ajudar com os primeiros passos.

Crie uma página no Facebook para usar as ferramentas de marketing disponíveis


Uma das vantagens de vender no Facebook é que ela é uma rede social com ótima reputação e conhecida no mundo todo, porém é interessante buscar ações para interagir com o público de uma maneira mais profissional. Você pode fazer postagens com perguntas, enquetes e outras ações que promovam o engajamento e o compartilhamento de seu negócio.

Outro ponto crucial é em relação ao momento da postagem. Tire um tempo para testar os horários em que seus posts mais têm interações, por exemplo. Não adianta postar constantemente se o conteúdo não for interessante, pois você acabará saturando o interesse de seu público alvo, portanto sempre tenha como foco a interação que seu post poderá gerar.

Uma boa dica é incluir palavras de ação, de modo a incentivar a interação não só dos clientes com o seu negócio mas também dos usuários entre si. Compre, descubra, confira, compartilhe e curta são alguns exemplos que podem ajudar. Crie textos curtos, completos e que causem impacto, e sempre lembre de conferir a ortografia!


Criar uma página para o seu negócio é simples e pode ser feita dentro do próprio app do Facebook. Confira se ele está na versão mais recente e toque no menu inicial.


  1. ‍Na página inicial do app, selecione a opção Páginas e comece o processo; 
  2. Escolha a categoria Produto/serviço;
  3. Digite um nome para sua página;
  4. Adicione o link de seu website;
  5. Após inserir seu logo ou uma imagem relacionada ao seu negócio na capa e perfil de sua página, clique em Concluir.


Crie uma loja dentro de sua página‍ e use as ferramentas do Marketplace


Ter um perfil profissional e uma loja no Facebook dará acesso à ótimas ferramentas para quem quer vender, como o marketplace, onde seus produtos e sua marca são expostos de modo a aumentar o seu alcance e atrair ainda mais potenciais clientes. 

Outra ferramenta de marketing super útil são os posts patrocinados. Eles são interessantes pois atingem mais do que sua rede de contatos enquanto mantém sua divulgação dentro do público-alvo de seu negócio. Por ser pago, além de precisar de um cartão de crédito, deve ser considerado como um investimento para uma loja mais estabelecida.

Para criar sua loja, terá que usar seu navegador, pois o app do Facebook não possui os mesmos recursos. 


  1. Clique no menu e selecione a opção de Páginas na lateral esquerda. Se estiver usando o PC basta selecionar a página em Seus Atalhos;
  2. Escolha sua página e clique em Gerenciar loja;
  3. Clique em Iniciar configuração da loja e em Avançar;
  4. Escolha para Finalizar a compra em outro site;
  5. Forneça o nome e email de sua empresa;
  6. Dê um nome ao seu catálogo;
  7. Confira os dados e envie sua loja para análise.

Esse processo pode ser demorado mas receberá uma resposta negativa ou positiva.

Integre com o Facebook

Integre seu negócio com o Facebook para aproveitar as ferramentas de marketing e gerencie seus resultados para expandir suas vendas.

Baixe grátis

‍Adicione seus produtos à sua loja no Facebook

Com a página e a loja criadas, só falta adicionar e organizar seus produtos. O Facebook oferece um passo a passo para adicioná-los manualmente, mas existem opções para tornar este processo mais eficiente. Se você tem uma plataforma de comércio eletrônico, como a Kyte, não precisa registrar produto por produto, basta integrar seu catálogo e todas as alterações que fizer em seus produtos serão atualizadas em massa e automaticamente pelo próprio Facebook. 

  1. Em seu navegador, acesse o Gerenciador de Catálogo e escolha sua loja;
  2. No menu lateral, procure pela opção Fonte de dados;
  3. Toque no botão Adicionar produtos;
  4. Selecione a opção do meio, Usar o carregamento em massa;
  5. Escolha a opção que deseja para adicionar os produtos em massa; 
  6. Selecione a frequência com a qual o Facebook verificará atualizações em seu catálogo. Dessa forma, quaisquer alterações feitas no aplicativo serão refletidas na loja no Facebook;
  7. Nomeie sua fonte de dados, se desejar e selecione a moeda em que os preços aparecerão na loja; 
  8. O tempo de processamento dependerá de quantos produtos possui em seu catálogo, mas ao final poderá confirmar se as quantidade são equivalentes. Caso ocorram erros, mais informações sobre eles serão listadas abaixo do Resultado.


Os primeiros passos são trabalhosos, mas assim que a configuração tiver sido finalizada, o gerenciamento será dinâmico e extremamente útil para analisar o crescimento de seu negócio e decidir a melhor forma de investir nele.

Integre com o Facebook

Quero baixar o app
Para pequenos negócios e vendedores.
APRENDA MAIS