WEAREKYTE

O código de cultura do Kyte

Há mais ou menos 1 ano eu iniciei o processo de escrever o código de cultura da Kyte. 80% do que está no documento atual foi escrito de uma só vez, durante um vôo de Florianópolis para São Paulo em uma das viagens constantes que eu fazia com a família quando morávamos em Floripa.

Faz mais ou menos 1 ano que comecei a formalizar em um texto a nossa cultura. Nos últimos meses cheguei nos principais pontos que acredito retratar bem a "personalidade" do Kyte, nas últimas semanas simplifiquei ainda mais o documento.

Você pode acessar o "Kyte Culture Code" neste link. Ele não estará nas paredes ou em nosso site, pelo menos por enquanto, é um Google Docs em constante transformação.

O maior desafio ao criar este documento foi o de ser verdadeiro com o conteúdo. É muito fácil cair na tentação de colocar coisas que estão na moda ou que você acha que esperam de uma startup atualmente. Todos sabemos que isso não serve para nada. Mas, ao mesmo tempo, é muito difícil identificar o que realmente você acredita e pratica como "cultura".


Combinamos cultura e produto.

Se você gostou do que leu sobre nossa cultura, temos certeza que você irá adorar o nosso produto.

Baixe grátis

Uma vez eu publiquei um artigo com o título "Sua startup não tem cultura, tem personalidade", onde dizia que em uma pequena empresa é a personalidade dos fundadores que dita a cultura da empresa. É exatamente assim. Mas hoje eu acredito também que podemos modelar a cultura da empresa identificando as características pessoais que acreditamos serem as mais fortes e que mais constroem algo positivo (e trabalhando para diminuir a parte que não queremos).

Não há como fugir disso, escrever um código de Cultura que não reflete bem a personalidade dos líderes da empresa só vai criar confusão, pois estará escrito algo no documento, mas a prática será diferente. E é a prática que mais importa. Então, escrever a cultura de uma startup é muito mais um exercício de auto-análise dos líderes / fundadores do que de criar uma narrativa bonita.

Tags relacionadas:

Combinamos cultura e produto.

Quero baixar o app
Para pequenos negócios e vendedores.
APRENDA MAIS