Dia do Cliente 2021: confira 15 dicas para vender mais nessa data

Celebrado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para fazer o seu negócio bombar. Veja algumas técnicas de como aumentar suas vendas nessa data

O Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro, e este é o momento ideal para você mimar e promover ações voltadas para a parte mais importante do seu negócio: o cliente.

A ideia é fazer o consumidor se sentir especial – ainda mais do que nos outros dias do ano. Para isso, invista em coisas como “Promoção Dia do Cliente”, distribuição de cupons de desconto e ofertas diferenciadas.

Essas ações são ótimas formas de aumentar a proximidade com os consumidores e as chances de fidelização deles. No entanto, existem outras estratégias que também podem auxiliar nesse trabalho e ainda ajudar a vender mais no Dia do Cliente. Vamos conhecê-las?

O que é o Dia do Cliente?

promoção dia do cliente

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro no Brasil e foi uma iniciativa criada pelo empresário João Carlos Rego em 2003. O objetivo é aproximar comerciantes e consumidores, além de valorizar estes com ações especiais.

Nesse sentido, vale a pena pensar em formas de homenagear esse público tão importante para você. Afinal, se não fosse por eles, seu negócio nem existiria, não é mesmo?

Vale dizer que também existe o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março (exatamente 6 meses antes do Dia do Cliente), mas isso é papo para outro dia...

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Por que aproveitar o Dia do Cliente como uma data estratégica?

Elaborar ideias para o Dia do Cliente é vantajoso para a sua loja pois é uma oportunidade de aproveitar a onda de interesse pelo assunto para atrair mais clientes, vender mais e fidelizar aqueles que já compram com você.

De acordo com informações do Google Trends, a busca pelo termo “Dia do Cliente” em 2020 foi 4 vezes maior do que no ano anterior. Exatamente por isso, os lojistas têm aproveitado a época para investir em iniciativas variadas. 

Vale desde o envio de uma mensagem no WhatsApp ou e-mail para o querido consumidor, fazer promoção para o Dia do Cliente e até enviar brindes e outros mimos. O importante é colocar a cabeça para funcionar e separar algumas ideias para o Dia do Cliente.

Eu te faço agora duas perguntas: você tem a sua loja há mais de 1 ano? Se sim, já se perguntou o que fazer no Dia do Cliente para o cliente fiel que compra com você há tempos?

Se a resposta for “não”, neste ano as coisas vão mudar. Separe um bloquinho, seja no papel ou no celular, para listar opções do que você pode fazer em 2021. Vamos lá?

Dia do Cliente: como vender mais nessa data?

ideias para o dia do cliente

Para vender mais no Dia do Cliente, a dica básica é fazer como em qualquer outra data comemorativa: tentar se antecipar, pensar em maneiras de inovar e trazer o seu público para mais perto de você.

Pode investir na tradicional “Promoção Dia do Cliente”, mas se possível, tente ir além do óbvio para conseguir se destacar. Veja a seguir dicas de como fazer isso.

Prepare-se para um fluxo maior de visitantes

Esteja preparado para receber mais pessoas no Dia do Cliente, seja na sua loja física ou no seu site. Fique de olho nas mensagens e se esforce ao máximo para tentar dar atenção a todo mundo.

Crie ofertas para girar o estoque

Sabe aqueles produtos que estão meio encalhados, dificultando o seu controle de estoque, ou que terão uma atualização em breve? Aproveite a ocasião para reduzir o preço a partir de queima de estoque, kits de mercadorias ou aqueles esquemas “leve 2, pague 1”

Jamais venda pelo dobro da metade

Uma das táticas que mais se vê nas épocas de Black Friday no Brasil é as lojas subirem os preços dias antes e voltarem ao normal na data comemorativa, como se estivessem fazendo promoções. Não faça isso! 

Preze pela reputação da sua marca. Se puder baixar o valor, faça sem medo. Se não puder, pense em outra solução.

Invista em descontos progressivos

Incentive os consumidores a levarem mais peças. Sabe como? Com anúncios do tipo “levando 1 produto, 5% de desconto; levando 2, 10%; levando 3, 15%” e por aí vai. Calcule a margem de desconto que você pode dar sem ter prejuízo e se jogue.

Ofereça frete grátis

Se tiver condições, conceda essa vantagem ao cliente. Oferecer frete grátis é um empurrãozinho bem eficaz para fazer o consumidor comprar, caso esteja em dúvida. 

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Distribua amostras grátis

Não se restrinja apenas a mandar uma mensagem para os consumidores. No Dia do Cliente, é legal um algo a mais. Iniciativas como enviar uma amostra grátis ou um mimo podem parecer pequenas e sem importância, mas representam muito para os clientes.

Promova sorteios

Não precisa sortear uma viagem para o exterior, barras de ouro ou um carro 0 km. Cupons promocionais já têm um resultado positivo. Às vezes, uma experiência, como conhecer os bastidores da loja ou acompanhar a confecção de um produto, também podem funcionar.

Prepare a loja

Se tiver loja física, prepare uma decoração bem bonita ou uma atração gastronômica, por exemplo. Se você vende pela internet, pode mudar o layout do site nesse dia para destacar que se trata de uma ocasião especial.

Aproveite o momento para fazer lançamentos

Se estiver pensando em lançar algum produto, serviço ou qualquer outra novidade no seu negócio, o Dia do Cliente é o momento ideal para isso. A visibilidade com certeza será maior.

Faça concursos

Convide seus clientes a enviarem fotos, vídeos ou frases relacionados a um determinado assunto, e premie os melhores. É uma excelente oportunidade de promover engajamento com os consumidores.

Divulgue seus planos

Você precisa mostrar às pessoas o que elas vão perder se não visitarem seu estabelecimento ou site no Dia do Cliente. Por isso, divulgue o que pretende fazer pelo WhatsApp, Facebook e Instagram.

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Use e abuse do senso de urgência

Destaque para os clientes que as promoções e demais ações funcionarão apenas naquele dia ou semana. Uma pressão básica contribui para eles efetuarem as compras logo para não perderem os benefícios.

Divulgue seus benefícios

Lembre os consumidores de que quanto mais comprarem na sua loja, mais vantagens eles têm. Considere, por exemplo, oferecer venda fiado ou a prazo para quem compra há um certo tempo com você. Aproveite o Dia do Cliente para divulgar essas informações.

Não se esqueça do pós-venda

Peça avaliações aos consumidores sobre as ações do Dia do Cliente e incentive-os a postar sobre a sua loja nas redes sociais. Quanto mais pessoas souberem o quão especiais os clientes são para você, mais vendas sua loja fará.

Calcule os lucros

Para saber se todo o seu trabalho realmente rendeu os frutos esperados, calcule o lucro do Dia do Cliente e compare com os demais dias. Analise também dados como volume de vendas, faturamento e meios de pagamento mais utilizados. Usando o Kyte, você tem acesso a esses relatórios de forma bem rápida e fácil. 

Conclusão

Agora que você aprendeu as melhores dicas de como vender mais no Dia do Cliente, que tal deixar o Kyte ajudar na organização do seu negócio? Com ele, você realiza mais vendas em qualquer época do ano, administra a loja de forma mais eficiente e pavimenta o caminho para a fidelização dos seus clientes.

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