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Como vender pela internet de graça? Passo a passo completo com dicas práticas

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Vender pela internet é uma oportunidade formidável de iniciar o seu negócio de qualquer lugar e sem grandes investimentos. 

Além disso, estar inserido em um ambiente onde há potenciais compradores a todo instante é um prato cheio para suas vendas. 

Evidentemente, para ser um empreendedor de sucesso no universo digital, é preciso muito planejamento e dedicação.

E para te auxiliar nesta jornada, preparamos um passo a passo com tudo que você precisa saber para começar a vender pela internet de graça hoje mesmo

Por que vender pela internet?

De acordo com o Relatório Digital 2021, 75% da população brasileira está conectada à internet. Entre os brasileiros com 16 a 64 anos, 91,4% deles pesquisam um produto na internet antes de comprar

Tendo isso em vista, comprar pela internet está se popularizando mais a cada dia. E a pandemia de Covid-19 teve participação no processo. 

Segundo um levantamento feito em 2020, pequenas e médias empresas tiveram um aumento de 118% no faturamento com vendas online logo no início da pandemia.

Diferentemente de um estabelecimento físico, a internet não tem fronteiras. Então, imagine só ter o seu negócio inserido neste meio e ver pessoas de todos os cantos do Brasil, ou até do mundo, comprando suas mercadorias

Com uma boa estratégia de vendas, você pode conquistar e fidelizar um vasto público

Além disso, os custos para vender pela internet são mais baixos. Você precisa investir apenas em: 

  • aquisição de mercadorias ou matérias-primas; 
  • logística de entrega dos produtos; 
  • manutenção do site;  
  • campanhas e ações de marketing nas redes sociais, se quiser.

E aí, pronto para começar a vender online? Então, confira o passo a passo completo e aproveite esta oportunidade. 

Como vender na internet: passo a passo completo 

como vender produtos pela internet

Anunciar seus produtos no ambiente virtual é uma ótima alternativa para expandir o alcance do seu negócio, se você já tiver um estabelecimento físico.

E se estiver abrindo uma loja, o melhor mesmo é aprender a vender pela internet de graça para não desperdiçar recursos. 

Para não esgotar suas energias executando atividades que não vão dar retorno, planejamento é a chave. Veja abaixo as melhores dicas para investir no comércio online.

1. Escolha o que vai vender

Primeiro, é muito importante que você especifique bem o segmento que pretende atacar. Assim, fica mais viável garantir seu espaço no mercado, pensando em estratégias voltadas para determinado nicho. 

A decisão não é fácil. Há inúmeras possibilidades de mercadorias que você pode comercializar, desde marmitas por delivery até itens de sex shop.

Para facilitar sua escolha:

  • procure algo com que realmente goste de trabalhar ou tenha interesse; 
  • faça uma pesquisa detalhada sobre esse produto;
  • entenda a presença dele no mercado;
  • aprenda formas de reinventá-lo, zelando por sua relevância a longo prazo. 

2. Defina o seu público-alvo

Com o seu produto definido, está na hora de determinar quem será o seu público-alvo, ou seja, o grupo de pessoas com mais chances de consumir o que você vai oferecer

Para isso, tenha em mente os seguintes aspectos:

  • idade;
  • gênero;
  • formação;
  • poder aquisitivo;
  • localização;
  • hábitos de consumo.

A popularidade dos produtos varia bastante de acordo com cada grupo. Então, levando em consideração os tópicos acima, é possível focar em estratégias específicas para atrair consumidores com mais chances de concluir a compra.

3. Determine o canal de vendas

A internet disponibiliza diversas maneiras de empreender gratuitamente. Mas lembre-se de que, para escolher onde vender, você precisa considerar os resultados que deseja alcançar. 

Cada plataforma pode atrair um público diferente e ter uma proposta específica. Por isso, é importante pesquisar bastante, analisar as vantagens de cada uma e comparar com o que você realmente precisa.

Aqui vão alguns tipos de plataformas muito utilizadas hoje em dia. Veja qual faz mais sentido para o seu negócio e comece a vender online agora mesmo!    

• Site próprio

Se você procura um espaço virtual onde seus consumidores possam navegar, visualizar todas as suas mercadorias e fazer pedidos, criar uma loja online só sua pode ser uma alternativa eficiente.

Está em dúvida sobre o verdadeiro potencial deste canal? Então saiba que, somente no 1º semestre de 2021, as vendas online no Brasil bateram recorde e registraram uma alta de 31% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Deu para entender agora, não é?

O Kyte é uma ótima opção para você vender de graça na internet. Ele oferece um ponto de vendas completo, catálogo online e até geração de recibos digitais para os seus clientes.

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• Marketplaces

Os marketplaces – shoppings virtuais – são considerados lugares excelentes para vender pois costumam receber um fluxo grande de visitantes. Logo, a probabilidade do seu produto ser visto é maior.

Alguns exemplos de marketplaces muito populares são Mercado Livre, AliExpress, Submarino e Shopee. No entanto, nem todos eles são 100% gratuitos.

Aliás, até o Facebook e o Instagram têm os seus shoppings virtuais – com mais facilidade e menos custos para anunciar.

• Redes sociais

Além do grande potencial de impactar muitas pessoas de uma vez, vender pelas redes sociais pode ser um ótimo mecanismo para alavancar seu negócio

Ao anunciar no Facebook e Instagram, por exemplo, você pode atrair a atenção de potenciais clientes, apresentando a eles toda a sua vitrine virtual, e aumentar os seus pedidos

4. Analise a concorrência

Analisar a concorrência é fundamental para criar estratégias eficientes de venda.

Para obter uma análise precisa, o primeiro passo é definir quais informações você quer encontrar. Com isso em mente, crie um questionário contendo os principais pontos que deseja analisar.

Por exemplo, se seu objetivo é saber quais os diferenciais que os clientes veem no concorrente, suas perguntas podem ser:

1) Que preço é oferecido? 

2) Quais são os canais de venda? 

3) Qual o diferencial dos produtos? 

4) Como é o atendimento da empresa?

5) O que os clientes falam sobre ela?

Para obter esses dados, você pode realizar pesquisas na internet e nas redes sociais, perguntar aos consumidores ou observar as atividades da empresa. 

Com essas informações, você terá uma boa base para se inserir no mercado com mais acerto e maior diferencial. 

5. Prepare seu estoque

Para não ter dificuldades com o controle de entrada e saída dos seus produtos, organizar o estoque é primordial. Monte uma planilha para controle de venda e registre, por exemplo: 

  • entradas;
  • saídas;
  • descrição da mercadoria; 
  • quantidade à disposição;
  • valor de compra;
  • preço oferecido.

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Com o controle de estoque do Kyte, você recebe um aviso sempre que uma mercadoria estiver perto do fim. Crie sua conta e faça o teste!

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6. Saiba como vai entregar os produtos

como vender online

Quando você vende pela internet, é muito importante garantir que o produto chegue ao consumidor com segurança e dentro do prazo.

Para isso, existem dois modelos de entrega com baixo custo que podem te auxiliar: logística própria e logística parcialmente terceirizada.  

• Logística própria

Neste caso, sua empresa precisa ter estrutura própria para entrega, já que será responsável por estocar o produto, embalar, calcular a taxa de entrega e entregar. Você precisa pensar na quantidade de funcionários necessários e no tipo de transporte que vai utilizar. 

• Logística parcialmente terceirizada

Aqui, você contrata uma empresa para cuidar de parte do processo de entrega. Os exemplos mais comuns são os Correios e plataformas como Loggi, Lalamove e Rappi.

7. Trabalhe a sua marca

Agora é o momento de colocar a mão na massa e organizar todos os detalhes antes de apresentar sua marca aos consumidores. 

Pense em um nome memorável

A partir do nicho que escolheu para trabalhar, busque algumas referências de nome. Inspire-se nos que são marcantes e de fácil memorização

Depois, é só escolher qual melhor se enquadra no seu negócio e verificar se ele está disponível para domínio e registro da marca. Para isso, basta fazer uma consulta nos sites Registro.br e INPI

Crie um catálogo online

O catálogo online é uma maneira moderna e prática de apresentar seus produtos aos consumidores. Seja criativo e pense sempre na experiência do cliente ao navegar. Você pode integrá-lo ao seu site, marketplaces ou redes sociais. 

Para te ajudar nessa missão, você pode contar com ferramentas específicas de criação de catálogo. Com o app Kyte, você cria o seu em poucas etapas e pode até receber pedidos direto pela vitrine virtual. 

Divulgue seus produtos

Com a internet, fazer a divulgação dos seus produtos é ainda mais fácil! Use e abuse das redes sociais: faça stories no Instagram, sorteios, entre em grupos de vendas, publique enquetes para conhecer melhor o seu público e interaja sempre que possível. 

Marque presença nas redes e mostre ao cliente o verdadeiro valor da sua marca.

8. Dedique-se aos clientes

Depois que você tiver organizado tudo e começar os trabalhos, dedique-se ao máximo para ter clientes satisfeitos. Para isso, faça pesquisas de satisfação com frequência, entenda aquilo que seu público-alvo mais precisa e veja como melhorar. 

Lembre-se também de sempre manter uma comunicação clara e agradável com os consumidores. Assim, fica mais fácil fidelizá-los e transformá-los em porta-vozes da sua loja. 

Conclusão

Viu como vender pela internet de graça é possível? No começo pode parecer trabalhoso, pois exige muito estudo e dedicação. Mas é desta forma que você pode conquistar grandes resultados e alavancar de vez suas vendas.

Além disso, existem alguns sistemas, como o Kyte, que auxiliam em todo o processo de vendas e gerenciamento do negócio. Que tal experimentar e ter a oportunidade de tirar o seu negócio do papel?

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