Quer saber como ser um verdadeiro sucesso no Instagram?
Baixe o nosso ebook e descubra os segredos para alavancar suas vendas! 😉
BAIXE GRÁTIS

As dificuldades e os desafios de ser uma empreendedora no Brasil

Insegurança de deixar um emprego no setor corporativo para se lançar no escuro do negócio próprio faz muitas desistirem no meio do caminho

Empreender no Brasil, de uma forma geral, não é fácil. Para as mulheres, o desafio é ainda maior. A insegurança de deixar um emprego no setor corporativo para se lançar no escuro do negócio próprio faz muitas desistirem no meio do caminho. 

Além disso, as empreendedoras tiveram que lidar com as consequências da pandemia de Covid-19, o que prejudicou ainda mais a situação. Grande parte delas passou a dedicar um tempo maior às tarefas domésticas e ao cuidado dos filhos e/ou idosos, deixando os negócios em segundo plano.

De acordo com um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de 2019 até o terceiro trimestre de 2020, a proporção de mulheres à frente dos negócios caiu de 34,5% para 33,6%. Olhando assim parece pouco, mas em números absolutos o panorama fica mais claro: foi uma perda de cerca de 1,3 milhão de mulheres.

Conciliar trabalho com a vida pessoal

Apesar de já termos evoluído muito neste departamento, a proporção de mulheres que lidam com jornadas duplas e triplas de trabalho é muito alta. Uma parte considerável delas precisa se preocupar com tarefas domésticas, administração geral da casa, educação e acompanhamento dos filhos, além do próprio trabalho.

Uma pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME) realizada em 2020 mostrou que 61% das empreendedoras têm filhos. Conciliar o trabalho com um tempo de qualidade em família e carregar o fardo dos afazeres domésticos é exaustivo e injusto.

A mulher se vê diante de uma situação de pressão emocional, em que precisa escolher onde deve focar mais atenção, no trabalho ou em casa. (Quantos homens você conhece que precisaram fazer essa escolha?)

Vendas, Estoque e Loja Virtual

O Kyte oferece um Ponto de Vendas no celular e uma loja virtual para vender no Instagram, Facebook e WhatsApp!

Baixe grátis

Falta de apoio

É exatamente pelos motivos apresentados no tópico anterior que muitas mulheres não encontram apoio dentro da própria casa para abrir um negócio. A falta de incentivo do companheiro ou companheira pode refletir até na autoconfiança da mulher, o que a leva a deixar a vontade de empreender de lado.

Uma empreendedora que recebe o apoio necessário tem mais chances de sucesso, pois toma decisões com mais segurança e menos preocupações ou pressões externas.

Preconceito

“Lugar de mulher é na cozinha.” Apesar de terem conquistado o direito de trabalhar e decidir os rumos das próprias vidas há algumas décadas, as mulheres ainda ouvem frases como essa por aí. As coisas vêm mudando, mas a passos muito lentos. 

As mulheres precisam batalhar mais para serem aceitas. Diferente dos homens, elas precisam provar que são capazes de realizar o que se propõem a fazer – e isso é colocado à prova a todo momento.

Dificuldade de obter investimento

Diante da falta de confiança apontada acima, as empreendedoras têm mais dificuldades de obter investimentos para seus negócios. Segundo o Sebrae, as linhas de crédito financeiro disponibilizadas a elas são menores e com taxas mais altas do que as oferecidas aos homens. Ao mesmo tempo, a entidade afirma que os homens estão mais endividados do que as mulheres: 38% contra 34%, respectivamente.

Além de tudo isso, apesar de as empreendedoras terem um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens, elas ganham 22% menos, informou o Sebrae, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como se vê, são vários os desafios e algumas barreiras são difíceis de quebrar. Contudo, as mulheres conquistaram muito até aqui e têm força e resiliência de sobra para seguir na batalha. A luta não pode parar.

Tags relacionadas:

Vendas, Estoque e Loja Virtual

Quero baixar o app
Para pequenos negócios e vendedores.
APRENDA MAIS

Conteúdos em destaque