Saiba passo a passo como criar como criar um perfil comercial no Instagram

Um passo a passo bem simples para você começar a usar o Instagram de forma profissional!

11 minutos

O Instagram é o campeão de engajamento para vendas, quando falamos em Redes Sociais. Para quem está começando um pequeno negócio e não tem como contratar uma empresa para realizar essa divulgação é importante focar em poucos canais de contato com o cliente para dar o melhor atendimento possível. E o Instagram precisa estar nessa lista.

De qualquer forma, você nem precisa gastar os miolos com dúvidas sobre qual das duas redes escolher para divulgar seus produtos. Como o Instagram também é do Facebook, é obrigatório que você tenha uma fanpage para criar um perfil profissional no Instagram.

Se você ainda não tem uma fanpage, vou deixar o link do passo a passo para criar a sua, ao final deste texto.

E no decorrer dessa conversa também vou contar algumas vantagens dessas duas redes serem conectadas.

Agora, vamos ao Instagram!

Como criar um perfil profissional no Instagram pelo celular

Para cadastrar um novo perfil no Instagram, siga os passos indicados na Central de Ajuda do próprio aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo do Instagram da App Store (iOS) ou da Google Play Store (Android).
  2. Depois de instalar o aplicativo, toque na imagem/ícone do Instagram para abrí-lo.
  3. Toque em “Cadastrar-se com email ou número de telefone” e, em seguida, insira seu endereço de email ou número de telefone (que exigirá um código de confirmação), toque em Avançar. Também é possível tocar em Entrar com o Facebook para se cadastrar com sua conta do Facebook.
  4. Se você se cadastrar com o email ou número de telefone, crie um nome de usuário e uma senha, preencha as informações do perfil e toque em Concluir. Se você se cadastrar com o Facebook, será necessário entrar na conta do Facebook, caso tenha saído dela.

Feito isso, agora vou te dar dicas de como preencher este perfil com foco comercial.

  1. Nome: neste campo é bacana colocar o segmento, produto ou serviço que você vai oferecer. Por exemplo: artesanato mineiro ou brigadeiros gourmet ou o que você fizer! É bacana também colocar um emoji relacionado ao nome. Fica mais simpático!
  2. Nome de usuário: é o que vai aparecer depois do @. Aqui pense num nome fácil das pessoas encontrarem, que te identifique com clareza, enfim, quanto mais simples e direto, melhor. Se você já tem um bom número de amigos, coloque seu próprio nome.
  3. Site: se você não tem um site (muita gente não tem) coloque aqui um link para outra rede social, como o Facebook, por exemplo. O Instagram só permite um link, porém se você deseja incluir mais de um, use um aplicativo chamado Linktree. Vou deixar esse e todos os outros links indicados no texto, no final deste artigo.
  4. Bio: a descrição do perfil no Instagram é a biografia do seu comércio, chamada carinhosamente de “bio”. É uma descrição breve de sua loja ou produto. O espaço é curto, mas isso é bom. Quanto mais direta for essa descrição, melhor! Seguindo um dos exemplo que dei acima, se o nome fosse “artesanato mineiro”, poderia descrever como “artesanato feito pelas mesmas mãos que escrevem essas linhas: bolsinhas, mandalas de crochê, vestidos e camisetas”. Algo que diz, mas não conta tudo. A ideia é instigar a pessoa a passear pelos posts do seu perfil.

O que postar no Instagram

O Instagram é essencialmente imagem. Vídeos, fotos e até uma arte legal. Por isso, capriche no visual! Se você está criando uma conta profissional, seu objetivo principal é divulgar e vender produtos, certo? Então é fundamental que você produza boas fotos de seus produtos (sobre esse assunto vou escrever um texto em breve). Mas além de divulgar produtos é importante criar postagens para envolver e engajar seus seguidores. O Instagram oferece diversos recursos para essa função como os Stories, vídeos e posts com fotos ou qualquer tipo de imagem.

É bacana sempre manter uma linguagem mais coloquial para aproximar você de seus clientes. Faça Stories dando bom dia, mostrando sua produção, fazendo uma brincadeira e contando sobre as novidades. O foco é se relacionar, mas claro, mantendo uma coerência com seu negócio. Não é pra você contar sobre sua intimidade, mas se ocorreu um fato em seu dia que pode ser relacionado ao seu negócio de forma pessoal, mostre, exponha! Por exemplo, você está criando uma nova peça de artesanato ou testando uma nova receita, que tal um stories pra mostrar essa produção? Se a timidez não permite essa exposição, faça fotos em que aparecem suas mãos realizando o trabalho.

Uma dica bacana que ouvi nas minhas pesquisas é deixar seu perfil bem variado. Não repetir temas seguidamente, para que não fique monótono. Por exemplo, se você tirou uma foto em que você aparece, na próxima coloque uma foto de um produto e na próxima uma citação.

Como criar Stories atraentes

Eu sei que você deve saber, mas não custa repetir: Stories são os vídeos de 15 segundos que aparecem como destaque na timeline do usuário por 24 horas. Eles são ótimos para criar envolvimento e aproximar você do seu público de uma forma mais direta, leve e divertida. É bacana que você apareça nesses vídeos, afinal são apenas 15 segundos que não ficarão para sempre visíveis (a não ser que você queira). Mas se a timidez ainda não deixar, brinque com os recursos que o stories oferece, como os textos diferenciados, o Boomerang e os gifs.

Eles são ótimos também para fazer vídeos ao vivo mostrando algum evento. Por que não filmar aquela feirinha de artesanato ou de gastronomia que você está participando ou, simplesmente, acha muito interessante e quer compartilhar?

E, apesar dos Stories ficarem em destaque para seus seguidores somente por 24h, como disse agora há pouco, é possível deixá-los em seu perfil como destaque. E, melhor ainda, organizá-los por temas!

Como criar Highlights (destaques) de Stories no Instagram

É bem fácil criar esses destaques! Basta acessar seu perfil, clicar no sinal de + (como a imagem abaixo) e escolher o stories que você deseja incluir nesse destaque.

Todos os seus stories estarão lá, visíveis somente para você depois das 24 horas que ficaram públicos. Então, basta selecionar aqueles que você deseja destacar e pronto!

Você pode incluir mais de um destaque, porém, não tenho certeza se tem um número máximo. Neste caso é bacana organizar por temas. Crie um destaque, no título coloque um tema e defina uma imagem de capa para aquele destaque. Podemos comparar com um álbum. Por exemplo, se você vende roupa, pode criar um destaque para blusas, outro para calças, outro para saias e assim por diante. Vou mostrar abaixo o Instagram do Kyte (app de vendas). Assim você tem uma ideia melhor de como organizar seus highlights:

Caso você queira excluir ou editar o destaque, basta colocar o dedo em cima e não soltar até que apareçam essas opções:

As #hashtags no Instagram

Elas aparecem em quase toda postagem e são uma ótima forma de pessoas que nem sabem de sua existência, te encontrarem. Use sempre as que se relacionam com o assunto do post e seu produto ou serviço. Usar uma hashtag só porque ela está em alta, sem que ela tenha alguma relação com o tema de seu post, pode gerar um efeito negativo. Afinal, a pessoa que clica numa hashtag espera encontrar conteúdos relacionados a ela.

Capriche no atendimento, afinal o Instagram é, ao mesmo tempo, um canal de relacionamento e vendas

Se você cria um perfil numa rede social, acredite, as pessoas vão entrar em contato com você por lá. Comentários e directs (as mensagens de chat do Instagram) sempre devem ser respondidos. Se o comentário for só uma reação, reaja também com o coraçãozinho. Se for uma pergunta ou sugestão, nem preciso falar, né? Responda o quanto antes e da forma mais clara possível.

A interação com seus seguidores vai reforçar seus laços e aumentar as chances de compra e fidelização. Encare as redes sociais como uma loja e, portanto, esteja disponível num horário definido. É bacana colocar essa informação em sua Bio. Assim, quem pesquisa seu perfil e deseja conversar com você, saberá em qual horário você estará disponível.

Instagram x Facebook

Como falei, essas redes sociais são integradas. Isso significa que tudo o que você postar numa, aparece na outra. Assim mesmo, automaticamente. É um ótimo recurso porque economiza tempo. Mas atenção quando for colocar ou citar links.

No Instagram não é possível criar links nos posts. Neste caso, se você quiser citar um link, coloque-o na Bio e informe no texto “link na bio”. Depois que você publicou, vá até sua fanpage e edite a mesma postagem escrevendo o link diretamente no texto porque o Facebook permite linkar diretamente pelo post.

E o contrário também: quando você criar um post originalmente no Facebook e que contenha um link, edite a mesma postagem no Instagram colocando o link na Bio e informando como falei acima.

Outra vantagem são as lojas integradas. Na verdade, para criar uma loja no Instagram você, obrigatoriamente, deve ter uma loja no Facebook.

Eu já criei um passo a passo para criar uma loja no Facebook. O link está na listinha de links abaixo.

Perfil criado, é hora de vender!

Não vá embora antes de conferir meus links indispensáveis ;)

Kyte | App de vendas pelo celular

Academia do Comerciante | Como criar uma fanpage

Academia do Comerciante | Como criar uma loja no Facebook

Linktree | App que direciona para mais de um link na bio

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