A segunda rede social mais acessada pelos brasileiros pode ser uma boa opção para presença online. Mas você sabia que o Facebook pode facilitar também as suas vendas? Apesar do recurso “Loja” ainda estar atrasado no Brasil se comparado aos Estados Unidos, se você encarar este recurso como um catálogo virtual para compartilhar em suas redes sociais e facilitar a compra, então ficará feliz.
Para quem tem um comércio em casa, ou deseja vender para além de seu endereço físico, é bacana pensar em como estar visível durante a jornada de compra do cliente.
Com um pouco de dedicação, você consegue realizar todas as etapas deste ciclo usando as redes sociais. É claro que estamos falando em potencial, por isso, seu trabalho é o que vai transformar este potencial/essa promessa de sucesso em realidade.
O primeiro passo é criar uma fanpage. Se você ainda não tem uma página comercial, a fanpage, aprenda como fazer no artigo que escrevi sobre o assunto, clicando aqui. Atenção, para criar a loja, é necessário informar um endereço físico em sua página, mesmo que não fique visível aos visitantes.
No menu esquerdo de sua fanpage, clique na opção Loja. Se esta opção não estiver disponível, vá em: Configurações→ Editar página→ Guias→ Adicionar guia e adicione a Loja. Volte para sua página inicial e clique no link da loja para começar a configurar.
Assim que você concluir a criação da loja, vai aparecer essa tela:
Para começar, inclua uma descrição de sua loja dizendo o que você vende naquele campo “Descreva o que a página está vendendo”. Se for algo produzido por você, vale a pena dizer o que a motivou a criar aquelas peças. Assim, você já começa envolvendo o cliente desde a apresentação.
O próximo passo, claro, é clicar em “Adicionar produto”. Os passos seguintes são autoexplicativos, mas vou chamar a atenção para alguns pontos:
Esse é um ponto que merece atenção: ainda não é possível realizar pagamentos e recebimentos via Facebook no Brasil. Por isso, a forma de pagamento deverá ser combinada direto com o cliente via mensagem. E, apesar de eles disponibilizarem o gerenciamento da loja, na prática, ele não funciona. Isso significa que você vai combinar todos os detalhes da venda com o cliente, por mensagem. Neste caso, você precisará estar disponível no período de atendimento informado, para que o cliente não fique esperando e desista da compra. Durante o período de ausência, configure as mensagens automáticas para que o cliente saiba quando receberá sua resposta. Eu ensinei a fazer isso no texto sobre como criar sua fanpage. Vou relembrar o link no final deste texto.
Além disso, todas as informações relativas aos pedidos deverão ser realizadas com a ajuda de outro aplicativo, já que o Facebook não disponibilizará essa função.
A boa notícia é que há um aplicativo gratuito de vendas pelo celular, que é muito simples de usar e está disponível para qualquer pessoa que tenha um smartphone.
O Kyte, além de controlar as vendas, ainda gera relatórios que serão muito úteis para entender o que está agradando ou não os seus clientes. Você ainda pode criar um catálogo digital de produtos, enviar recibos, aceitar pagamentos com cartão de crédito, além de muitas outras funções. Isso tudo no seu celular (com ou sem internet) e sem custo.
Mesmo que não seja possível realizar as transações de compra e nem acompanhar os pedidos pelo Face, ainda sim é uma boa forma de divulgar seus produtos com um aspecto mais profissional, aumentando a confiança do cliente.
Kyte App de Vendas | Ainda não baixou o aplicativo para controlar e facilitar suas vendas?