Facebook Business: aprenda a criar a Fanpage perfeita para divulgar seu negócio e atrair clientes

Criar um Facebook comercial vai aproximar você de seus potenciais clientes. Clique e aprenda na Academia do Comerciante a criar a Fanpage perfeita!

8 minutos

O Facebook é a segunda rede social mais acessada pelos brasileiros (só perde para o YouTube). Por isso, se você tem um pequeno negócio em casa ou na rua, criar uma fanpage é essencial.

Neste texto, vou mostrar passo a passo como criar uma página no Facebook com aspecto profissional para atrair mais clientes, divulgar seu produto e até vender.

Como criar um Facebook comercial: a fanpage

Antes de começar o passo a passo, é importante lembrar que a Fanpage é diferente de um perfil pessoal no Facebook. Quando se trata de impulsionar seu negócio, é fundamental que você utilize o perfil profissional. Minha orientação é que você jamais deve usar um perfil pessoal para seu o negócio.

Vamos começar?

O primeiro passo é criar um perfil pessoal que será o administrador da Fanpage. Se você já tiver um, basta seguir esses passos:

  1. Clique na seta que há no menu superior direito em seu perfil pessoal;
  2. Selecione “Criar página”;
  3. Na opção “Negócio ou marca”, clique “começar”;
  4. Escolha um nome para sua página. O nome deve ser sua marca, loja, foodtruck, produto, enfim, o nome fantasia que você criou para nomear seu negócio;
  5. Escolha uma categoria que descreva sua atividade ou produto principal. Por exemplo, se você vende doces, comece a digitar que aparecerá automaticamente algumas opções. Escolha a mais adequada e selecione;
  6. Preencha os dados de endereço mesmo que você não tenha uma loja ou showroom físico. Caso você não queria deixar seu endereço visível, basta selecionar abaixo “Não mostre meu endereço. Mostre somente que este negócio se encontra na região da Cidade, Estado.” Dessa forma, se alguém próximo à sua cidade pesquisar no Facebook por doces, sua fanpage pode aparecer nos resultados, independente de seu endereço estar visível ou não;
  7. Inclua uma foto de perfil e a capa.

Como criar o perfil e a capa de sua fanpage

O último item da criação de sua fanpage merece atenção especial. Afinal, esse pode ser o primeiro contato do cliente com sua loja, marca ou produto. Então capriche! Sabemos o quanto essa primeira impressão pode ser determinante.

É importante respeitar as configurações de tamanho da foto de perfil e capa para que o design fique perfeito:

Medida do perfil e capa para fanpage

Como foto de perfil, é bacana usar sua logomarca. Ainda não tem uma? Você precisa fazer! Há dois caminhos: o ideal e o acessível. O ideal seria contratar um design gráfico para criar essa marca. Se você não tem como investir nisso agora, crie você mesmo sua logo utilizando o aplicativo gratuito, Logomaker (o link estará no final do texto). O importante é que sua fanpage tenha o aspecto mais profissional possível e, para isso, a logomarca é fundamental.

Agora que você criou sua foto de perfil, o próximo passo é criar a capa. Continue caprichando. Uma boa dica de início é que a cor de fundo seja a mesma de sua imagem de perfil. Dessa forma, o visual ficará mais uniforme criando uma unidade bacana.

Na capa você pode colocar uma foto ou ilustração, ou simplesmente uma frase. O importante é que este elemento seja totalmente coerente com sua atividade e proposta de valor (se você já leu o texto Canvas, sabe o que é uma proposta de valor). De qualquer forma, vou relembrar o que significa:

Na capa também é possível colocar seu endereço ou forma de contato. Apesar de você poder configurá-lo para aparecer nas informações de seu negócio, a capa pode dar maior destaque.

Um bom exemplo de fanpage é a do Kyte|App de vendas pelo celular, que aparece no início deste artigo.

Perfil e capa criados é só começar a publicar e divulgar seu negócio!

Para saber o quê publicar em sua fanpage, ao final deste texto vou passar o link de um texto que escrevi no blog do Programa NEX, com dicas bem bacanas sobre esse assunto.

Dicas para engajar clientes em sua fanpage

A melhor dica é: faça posts interessantes, que despertem a curiosidade do leitor e que seja coerente com sua marca.

Recentemente, o Facebook fez algumas modificações que geraram mais dificuldade em criar engajamento em fanpages. Uma delas é que o Facebook vai punir páginas que usam posts apelativos ou sensacionalistas,mostrando essas publicações para menos pessoas. Desde que essas modificações foram implementadas, tornou-se ainda mais desafiador conseguir reações, comentários e compartilhamentos de posts comerciais.

Porém, o próprio Facebook orientou sobre formas de manter seu engajamento. Uma das dicas é influenciar seus seguidores a selecionar a opção “ver primeiro” em sua página. Dessa forma, você garante que toda publicação aparecerá na linha do tempo desse seguidor, aumentando as chances de envolvimento.

Ofereça um atendimento incrível respondendo mensagens e comentários

Outra forma de engajamento, que é essencial para manter um bom atendimento, são os comentários e mensagens enviadas pelos clientes. Comemore o interesse de seu cliente e seja o mais eficiente possível: responda a essas mensagens com rapidez e configure a resposta automática (chatbot) de sua Fanpage.

O que é um chatbot

Dessa forma, o tempo estimado de atendimento será o menor possível. Como o Facebook mostra essa informação em sua página, o cliente que entra ali pela primeira vez sente mais confiança em se comunicar e comprar com aquela empresa ou pessoa, se o tempo de espera do atendimento for baixo.

Minha sugestão é que você configure duas respostas automáticas no chatbot do Facebook: a saudação (assim que o cliente clica em mensagens) e o aviso de ausência (quando a pessoa chama fora do horário de atendimento). Para ficar mais fácil de entender, vou mostrar onde e como configurar as respostas automáticas no Facebook e dar um exemplo de como criar cada uma delas:

IMAGEM 1

Como configurar a resposta automática no Facebook

Para configurar, vá em: Configurações→ Mensagens→ Assistente de Resposta. A mensagem indicada pela seta 1 é aquela que vai aparecer quando você estiver ausente. É importante informar ali qual seu horário de atendimento e, caso você tenha atendimento 24h por whatsapp por exemplo, inclua essa informação e o número de contato. Como modelo eu criei uma assim:

“Olá, Fulano (aqui você pode inserir uma personalização)! Agradeço sua mensagem. Não estou disponível no momento. Meu horário de atendimento é de segunda a sexta, das X às Xh. Assim que retornar às atividades, responderei sua mensagem.”

Essa mensagem é importantíssima para que seu cliente não sinta-se ignorado quando chamar inbox. Mas para que ela funcione corretamente, você vai precisar “avisar” o Facebook que está ausente. Para fazer isso, basta acessar a Caixa de Entrada de sua fanpage e clicar no ícone de conversa. A imagem abaixo mostra onde ele está localizado:

IMAGEM 2

Não esqueça de habilitar sua caixa de entrada

Você precisa lembrar de desativar este ícone assim que retomar o atendimento, para que a mensagem não seja enviada em horário de funcionamento. Pense que você está abrindo sua loja. Assim que chega, você abre a porta (no caso, deixa o ícone verde) e quando termina o expediente você fecha (habilita o ícone vermelho).

A segunda mensagem que você deve configurar é a de saudação automática (seta 2 da imagem 1). Ela aparece assim que seu cliente abre uma conversa com você. O texto pode ser algo mais ou menos assim: “Olá, Fulano, como posso te ajudar?”. Ela é bacana porque dá a sensação de atendimento agilizado. Mas, para que isso não seja frustrado, é claro que você precisa estar sempre de olho em sua caixa de mensagem, para responder o quanto antes.

Seguiu todos os passos? Então parabéns! Sua fanpage foi criada e está pronta para oferecer um atendimento incrível para seus clientes.

Agora é hora de vender!

Links prometidos:

Blog Programa NEX | Post com dicas de publicações para sua fanpage

Logo Marker | Aplicativo para criar logomarca

Kyte | Aplicativo de vendas pelo celular

Agora que você criou sua fanpage, que tal dar o próximo passo e começar a vender pelo Facebook? Vem que eu te mostro como faz ;-).

TÓPICOS
AUTOR

Leia também...