5 Ideias de comidas para vender fora do convencional "salgadinho+docinhos de festa" e começar seu tão sonhado negócio em casa

5 Ideias de comidas para vender fora do convencional "salgadinho+docinhos de festa" e começar seu tão sonhado negócio em casa ou na rua.

6 minutos

Doces

Um dos campeões quando pesquisamos sobre negócios caseiros é a produção de doces de todos os tipos. Os tradicionais para festas de aniversário, os “gourmets”, doces finos para casamento e doces para comer no dia a dia.

Se você está pensando em produzir e vender doces, escolha a receita em que você é especialista e ama fazer. Sabe aquela história de sempre gostar de cozinhar para família e amigos aquele doce que faz todos eles lembrarem de você? Provavelmente esse será seu melhor produto. Como você vai vender algo muito ligado ao prazer, esse sentimento precisa estar presente na forma como você o apresenta para seu cliente.

Mas outros pontos são importantes nessa decisão de qual receita investir. Uma delas é pesquisar a preferência de seu possíveis clientes. Outro ponto importante é saber calcular o custo benefício de optar pela produção e venda daquele produto. Lembre-se de que você começará sozinho/a e a produção que exige muito para ganhar pouco pode não ser a melhor opção, pois você não dará conta de tudo se a demanda aumentar.

Por exemplo, nosso querido brigadeiro tradicional de festa dá um trabalhão para produzir e seu preço médio de venda não é muito alto. Já um brigadeiro gourmet, é produzido com ingredientes diferenciados e visto como algo fora do trivial que o consumidor valoriza pelo sabor e pela exclusividade. Afinal, você não vai encontrar este tipo de doce em qualquer padaria. Neste caso, o cliente não vai se importar em pagar um pouco mais caro.

Quando optar por trabalhar com produtos mais exclusivos, capriche também na apresentação e na foto de divulgação! Separei duas imagens para inspirar:

@angelinabridadeirosfinos | Campo Grande MT
@comdonuts | Florianópolis SC

Para você não se perder, vai aí uma lista de possibilidades:

  1. docinhos tradicionais para festa;
  2. brigadeiros gourmets;
  3. doces finos para casamento;
  4. doces para se comer em qualquer lugar como donuts, cupcakes e pães de mel, por exemplo;
  5. Bolos tradicionais para acompanhar um chá ou café.

Alimentos saudáveis preparados

Esse é um nicho que vem crescendo muito e ainda tem espaço de sobra para novos empreendedores. O bom desse negócio é que a concorrência ainda não é muito forte. Porém é preciso muita atenção à divulgação para encontrar e ser encontrado por estes clientes.

Se o seu produto unir qualidade, custo justo e ainda uma personalização, o sucesso é garantido! A personalização é fundamental neste caso. Para que você não tenha que lidar com muitos cardápios ou receitas diferentes, defina segmentos de clientes com interesses em comum e depois crie perfis de produtos para cada um desses segmentos. Por exemplo, marmitinhas para quem deseja emagrecer, outra para quem tem algum tipo de restrição alimentar e outra para veganos.

Um segmento que já descobriu como criar produtos diferentes para cada necessidade dos clientes são os sucos naturais. É comum encontrarmos lanchonetes hoje em dia com sucos detox, preventivos para gripes ou aqueles que dão energia, por exemplo.

Anote aí algumas possibilidades de produtos saudáveis para vender:

  1. marmitas saudáveis;
  2. sucos detox;
  3. doces veganos.

Produtos coloniais (para quem é do Sul), da “roça” (para quem é do Sudeste) e regionais (para quem é do Norte ou Nordeste)

Produtos regionais (Foto: www.unsplash.com)

Sabe aquele quitute que só quem viveu no interior sabe o “gostim” que tem? Eles são sucesso, principalmente, nas grandes cidades cheias de saudosos migrantes do interior. O que vai “pegar” aqui é a saudade de casa. Então além de caprichar no quitute, cuide também do visual das embalagens. O estilo rústico vai encantar nesses casos.

Invista em embalagens com estética “natural” como papéis pardos, fitinhas de palha e tecido de chita.

Ideias de produtos:

  1. doce de leite;
  2. queijos coloniais;
  3. pães;
  4. licores;
  5. doces caseiros como compotas e geleias.

Biscoitos decorados

A proposta aqui é oferecer aqueles lindos e deliciosos biscoitos de natal o ano todo. Claro que a temática muda, mas eles podem ser uma boa opção para lembrancinha de aniversário, nascimento, chá de bebê, eventos de empresas, enfim, há infinitas possibilidades.

Para te inspirar, veja essas fotos do site Mãe com Açúcar. Além de produzir e vender esses biscoitos encantadores, eles ainda oferecem cursos e kit de cortadores com temas em alta como Minions e Ladybug, por exemplo. Uma boa forma de começar! O link eu coloco no final do texto.

@maecomacucar | São Paulo SP

Vale uma parceria ou, pelo menos, uma boa divulgação em casas de eventos, buffets e organizadores de festas.

Pães artesanais para hambúrguer

Repeti aqui a ideia do pão artesanal, que já havia citado anteriormente para chamar a atenção do que seria um bom nicho de mercado. Afinal, quantas hamburguerias artesanais há em sua cidade?

Este pode ser um negócio mais seguro se você investir muito em sua relação com os compradores e sempre atualizar-se para oferecer receitas diferenciadas.

Oferecendo um bom produto, com pontualidade na entrega e flexibilidade para demandas não programadas, você pode tornar-se o fornecedor oficial de pães para hamburguerias.

Invista sempre em conhecer novas receitas e faça cursos com frequência. Atualize-se e não descuide da qualidade do seu produto.

Para conhecer melhor este segmento, sugiro a leitura do texto “Como montar uma hamburgueria”, com link no final do texto.

Se quiser uma lista de receitas diferenciadas, acesse, ao final deste texto, o post do site Massa Madre com uma lista de 7 pães para hambúrguer.

Crie uma identidade visual para seu produto

Mesmo que seja um negócio caseiro, encare seu produto como uma marca com identidade visual. Isso vai reforçar ainda mais sua divulgação e reconhecimento por parte dos consumidores. Nem é tão complicado assim. Hoje em dia é possível criar logomarcas até com aplicativos. Experimente o site Logo Maker (o link estará na lista ao final deste artigo).

Divulgação

Independente do produto (ou produtos) escolhido para começar seu negócio em casa, lembre-se de que não basta produzir o melhor quitute do mundo e com a embalagem mais caprichada que já se viu se ninguém souber que você existe.

As redes sociais estão aí para ajudar nessa divulgação, então capriche nas fotos e invista na divulgação em redes sociais.

Controle suas vendas pelo celular

Nem pense em começar um negócio sem um controle de vendas! O Kyte é um aplicativo gratuito que além de controlar as vendas ainda gera relatórios que serão muito úteis para entender o que está agradando ou não aos seus clientes. 

Com o Kyte, você pode criar um catálogo digital de produtos, enviar recibos, aceitar pagamentos com cartão de crédito além de muitas outras funções. Isso tudo no seu celular (com ou sem internet) e sem custo.

Baixe agora. É grátis!

Próximo passo

Este texto te inspirou? Então dê o próximo passo: desenvolva sua ideia de negócio antes de tomar qualquer decisão definitiva. Para ajudar, eu preparei um texto bem bacana sobre como elaborar um plano de negócios a partir de uma boa ideia. É simples e divertido. E o mais importante: vai ajudar a diminuir, consideravelmente, possíveis frustrações.

Links prometidos:

Kyte | Aplicativo de vendas pelo celular

Mãe com Açúcar | Para inspirar, se especializar e comprar cortadores

Blog Programa NEX | Como montar uma hamburgueria

Massa Madre | 7 pães para hambúrguer

Logo Marker | Aplicativo para criar logomarca

AUTOR

Leia também...